quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Debate na BBC sobre execução de gays gera polêmica no Reino Unido

A rede britânica BBC criou polêmica no Reino Unido ao organizar uma pesquisa em seu site na internet com a seguinte pergunta: "Deveriam os homossexuais estar expostos ao perigo (de contato com outros gays contaminados com o vírus HIV) ou ser executados"?

Colocada em uma seção de interação em que o público pode expressar sua opinião sobre temas da atualidade, a pesquisa surgiu a partir de um projeto de lei proposto ao Parlamento de Uganda que penalizaria com morte "a homossexualidade agravada" --manter relações com pessoas com deficiência, adolescentes, ou quando o acusado é portador do vírus HIV.

O projeto prevê pena de morte aos soropositivos que participem de um ato homossexual e a prisão perpétua para as toda pessoa acusada pelo "crime" de homossexualidade.

Mais de 80 pessoas criticaram a pesquisa da BBC, poucos se mostraram favoráveis a penas, mas a grande maioria se espantou com a pergunta.

"É certo o que estou lendo? Onde estamos? Será que a próxima pergunta será sobre o fuzilamento de negros?", questionou um das pessoas que criticou a pesquisa.

A polêmica chegou à Câmara dos Comuns, onde o deputado Erick Joyce afirmou que, em vez de fazer esse tipo de pergunta, a BBC deveria limitar a condenar o que ocorre em Uganda, como "condenamos a violência sexual no Congo e o genocídio em Ruanda e Darfur".

"É função da BBC emprestar sua credibilidade a uma vil discussão em torno de um projeto legislativo abominável e selvagem?", questionou o deputado trabalhista, que encorajou as pessoas a enviar mensagens pelo Twitter para acabar com a polêmica.

A decisão da BBC foi também fortemente atacada por Ben Summerskill, diretor-executivo de Stonewall, ONG dedicada a defender os direitos dos homossexuais.

Summerskill criticou a BBC por não dedicar espaço para notícias com temas relacionados ao mundo gay, como os assassinatos de homossexuais, e classificou de "estranho" que, diante da pouca atenção ao assunto, a empresa se dedique a questionar a execução de gays.

fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...