quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pernambuco: Após dez anos, assassino de gay é preso

Depois de dez anos foragido da justiça, o comerciante Robson Alves da Silva, de 33 anos, foi preso no município de Escada, na Mata Sul de Pernambuco. Ele havia sido condenados pela morte de um homossexual no ano de 2001, em Nova Descoberta, no Recife. Robson foi apresentado na manhã desta quarta-feira (17) pela delegada Beatriz Gibson, na sede da Delegacia de Capturas, no bairro de Tejipió.

Robson foi condenado a 19 anos e seis meses de reclusão em regime fechado pelo crime que aconteceu em 21 de maio de 2001, na Rua Edgar Barbosa dos Anjos, em Nova Descoberta. Após uma noite inteira de comemoração, quando todos já haviam ido embora, a vítima, Jairo Pereira de Barros, teria pedido ao dono da casa, Gledson Dias de Melo, para dormir em sua residência, pois a vizinhança era muito perigosa.

Uma discussão começou entre Robson, Gledson e outro amigo, Ricardo José da Silva, e Jairo, que foi espancado até a morte. Depois de constatar que tinham matado Jairo, os três ocultaram o cadáver em uma vala no quintal da casa de Gledson.

Robson foi preso na tarde dessa terça na sua residência no município de Escada, onde possuía uma fábrica de bolsas artesanais. O criminoso já estava foragido desde a época do assassinato e a sentença de prisão só foi dada em abril deste ano.

Segundo a delegada Beatriz Gibson, esse é um dos primeiros casos no Estado onde o juiz reconheceu em sua sentença que o crime foi cometido por causa da homofobia. "Essa é a primeira vez que eu me deparo com um caso onde o juiz reconhece a homofobia no ato, como um crime fútil e sem motivo", afirma. Robson será encaminhado para o Cotel e depois cumprirá pena na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá.

Dono da casa onde foi encontrado o cadáver, Gledson Dias de Melo foi condenado a dois anos de regime aberto, em dezembro de 2010. Segundo o juíz responsável, Gledson, que na época tinha menos de 21 anos, não teria tido participação no crime, apenas na ocultação do corpo. Já Ricardo José da Silva continua foragido da polícia.

fonte: NE10

Minas Gerais: Juiz de Fora realiza a 35º edição do Miss Brasil Gay

35 edicao do Miss Brasil GayO Miss Brasil Gay é o maior e mais importante concurso de beleza brasileiro, que há 35 anos elege o mais belo transformista do Brasil. O concurso nasceu de uma brincadeira entre amigos e, ao longo dos anos, foi se transformando no mais importante evento da cidade de Juiz de Fora. Em 20 de agosto de 2011, acontecerá a 35º edição do concurso Miss Brasil Gay. Pesquisas apontam o evento como o mais importante da cidade e um dos mais representativos do gênero em todo o mundo.

serviço: 35º edição do Miss Brasil Gay
onde? Ginásio do Sport Club – Av. Barão do Rio Branco, 1303 – Juiz de Fora/MG
quando? 20 de agosto de 2011
site oficial: www.missbrasilgay.com
contato: (32) 8829-4538 (horário comercial)

fonte: G.Online

Austrália: Religiosos realizam ato contra o casamento gay

protesto casamento gay AustráliaOpositores ao casamento gay na Austrália realizaram hoje, terça-feira (16), um ato contra a união igualitária em frente ao Parlamento australiano. Liderada pela Liga Cristã Australiana, cerca de 500 pessoas compareceram ao protesto que recebeu o título de "Dia Nacional do Casamento". Com a presença de parlamentares e de personalidades da mídia, que também são contra o casamento gay, os manifestantes alardearam que a união civil entre pessoas do mesmo sexo "é egoísta" e que vai dará "direito aos pedófilos". Bob Katter, do Partido Liberal da Austrália, declarou que ser contra ao casamento gay é "uma grande piada".

fonte: G.Online

Ismael de “Insensato Coração” diz que recebe cantadas de homens

Juliano CazarréNo ar como Ismael, em "Insensato Coração", o ator Juliano Cazarré, 30, disse à revista "Contigo!" que o papel tem lhe rendido cantadas de homens e mulheres.

"Não é a minha, mas levo na boa", disse o ator.

Cazarré disse que já teve fases de mulherengo.

"Tive um momento na solteirice que ficava com várias, mas não tinha um relacionamento. Todo mundo saía ganhando."

Com o fim da novela na próxima sexta, Cazarré disse que tem medo de ficar com o rótulo de "gostoso".

"Nem sempre vou ter de explorar esse sex appeal. Gosto de me manter neutro para assumir personalidades diferentes".

fonte: Folha.com

Rio Grande do Sul: Um dos suspeitos de agredir transexual em Porto Alegre foi identificado

Conforme noticiamos no início da semana, um acidente de trânsito envolvendo uma médica transexual de 43 anos, terminou em violência em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Depois de uma simples colisão, os três homens, com idades entre 28 e 30 anos,agrediram a motorista.

“Eles fecharam a frente do carro. Tentei fugir e não consegui porque eles me apertaram contra um poste, me tiraram de dentro do carro e me puxaram pelos cabelos”.

A polícia civil investiga o caso e um dos suspeitos já foi identificado. A polícia confirma que o homem é morador da capital e não apresenta antecedentes criminais.

fonte: Cena G

Piauí: Prefeito de Teresina veta a Parada Gay 2011

Elmano FerrerO prefeito de Teresina, Elmano Ferrer, negou um pedido do Grupo Matizes que defende os direitos dos homossexuais para a realização da ‘Parada Gay de Teresina’, versão 2011, na avenida Frei Serafim, Centro da capital.

O oficio pede a liberação da avenida mais movimentada da cidade, a Frei Serafim, no dia 26 de agosto, que cai numa sexta-feira, a partir das 17h30. O prefeito indeferiu, alegando que o dia e a hora são impróprios para esse tipo de evento.

Foi oferecido ao grupo Matizes o domingo, 28 a qualquer hora, mas a proposta foi rejeitada.

O caso pode parar na Justiça. Desde o início de sua realização, a ‘Parada Gay de Teresina’, como é apelidada a ´Parada da Diversidade´, acontece no Centro, a partir da Praça da Bandeira em trechos menos movimentados, até chegar à Praça Pedro II.

fonte: Cena G

Nepal: Gays e lésbicas serão reconhecidos pela primeira vez no censo do país

Pela primeira vez, os cidadãos do Nepal podem escolher uma terceira opção nas categorias de gênero no questionário do censo oficial.

A contagem oficial de gays, lésbicas e transexuais, abre caminho para um maior reconhecimento dos direitos das minorias sexuais e de gênero na prestação de serviços públicos no país.

A nova opção de escolha surge após a decisão da Suprema Corte, em 2007, de assegurar os direitos da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais.

A decisão de 2007, exigia que todos os certificados de cidadania que servem como identidade, indicassem claramente a identidade de gênero de cada indivíduo.

Documentário
A situação das minorias sexuais no Nepal é retratada em um documentário de 10 minutos, chamado “Fora do Armário”, produzido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud e pode visto no site da agência.

Segundo o diretor nacional do Pnud no Nepal, Shoko Noka, a decisão de implementação vai ajudar a reduzir as barreiras e ampliar o acesso a serviços essenciais – particularmente no reforço da prevenção do HIV e da Aids, tratamento e cuidados.

O Nepal é o único país sul-asiático a reconhecer os direitos de terceiro gênero. Os resultados do censo deste ano serão publicados até o final de outubro.

fonte: Jornal do Brasil

YouTube classifica vídeo com beijo gay como impróprio para menores de 18 anos

O vídeo com o título 'Beijo Gay na Novela' foi classificado para maiores de 18 anos no YouTube. Trata-se de um protesto em forma de paródia à não exibição de beijos homossexuais nas novelas brasileiras, escrito e dirigido por Rafael Puetter. 

A principal mensagem passada pelo vídeo é uma TV sem preconceitos ajuda a criar uma sociedade sem preconceitos. Confira:

A classificação para maiores de 18 anos no YouTube é dada para vídeos que contêm sexo, nudez, apologia ao ódio, imagens chocantes ou repugnantes e atos perigosos e ilegais. 

O autor fez outro vídeo, no qual questiona a decisão do YouTube: "Eu gostaria de saber em qual dessas categorias se encaixa o beijo entre dois homens".

fonte: MTV

Espanha: Beijos gays, ‘Via Crúcis Alternativa’ e polêmica aguardam Papa

Como ocorreu em outras visitas do papa ao exterior, Bento 16 enfrentará o protesto de grupos contrários à sua visita à Espanha, que começa em Madri na quinta-feira.

protesto Papa na Espanha 01Mais de cem instituições laicas e católicas críticas em relação o Vaticano, como os grupos Europa Laica e Ateísta, Associação de Livres-pensadores de Madri e Redes Cristãs, lideram a campanha que reclama dos custos do evento.

A campanha "Não com meus impostos" está convocando a população a se manifestar nas ruas durante os quatro dias da Jornada Mundial da Juventude, e promete levar cartazes para os trajetos por onde circulará o papamóvel.

O primeiro evento - que está sendo divulgado pela imprensa e redes sociais - acontece nesta quarta-feira, véspera da chegada do Pontífice. Será a passeata laica pelo centro da cidade, apoiada, segundo os organizadores, por cinco mil espanhóis, muitos deles teólogos, homossexuais, laicos, militantes e dirigentes de partidos políticos de esquerda e católicos de base (que seguem uma linha crítica em relação ao Vaticano e pedem diálogo sobre questões como o aborto, celibato e a participação de mulheres no clero).

Os manifestantes definiram como "escandaloso" que os custos da visita superem os 50 milhões de euros (cerca de R$ 115 milhões) e que o governo contribua com a metade destes gastos, além de conceder isenções fiscais a empresas que financiem os outros 50%.

Lista humanitária
O grupo elaborou uma lista alternativa de situações onde acham que o dinheiro poderia ser melhor empregado, na forma de ajuda humanitária.

Nas propostas divulgadas para a população no chamado "Manifesto Democrático Não com meus impostos - para o Papa nenhum centavo", eles citam a fome na Somália e as mais de um milhão de famílias espanholas sem fonte de renda.

"Porque todos os cidadãos temos que financiar uma viagem de caráter privado por um evento que só atende a parte da cidadania?", questiona o manifesto.

protesto Papa na Espanha 02O governo espanhol, que não tem publicamente uma boa relação com o Vaticano, desde que aprovou as leis do aborto e casamento gay, teve de se defender das acusações.

O secretário-geral do Partido Socialista e Ministro de Administrações Públicas, José Blanco, disse que "queixar-se num debate gastos-lucros não é justo".

"Inclusive porque, fazendo as contas, estaríamos falando de um saldo líquido positivo, somando as arrecadações de impostos e taxas aeroportuárias", completou.

"O governo pede respeito para as ideias de quem vê o papa como uma referência, tanto quanto para os que criticam seus postulados e querem se manifestar".

Os homossexuais prometem ser outro ponto polêmico na visita de Bento 16.

Grupos que defendem direitos dos homossexuais estão convocando participantes para cerimônia de beijos gays no trajeto do papamóvel.

Além disso, os chamados Indignados, milhares de jóvens que acamparam nas praças espanholas repetindo os atos da primavera árabe, farão, na sexta-feira, a "Via Crucis alternativa": um protesto onde pretendem criticar os casos de violência sexual contra menores cometidos por sacerdotes.

Em alerta
Diante deste clima de confronto, a polícia está em estado de alerta por todos os eventos.

Nesta terça-feira, um mexicano ultracatólico foi preso em Madri, acusado de preparar um atentado contra os manifestantes que criticam a visita do Papa.

José Alvano Pérez Bautista, 24 anos, supostamente elaborou um coquetel químico para lançar sobre o público durante os protestos.

"Existia um risco evidente: era uma pessoa preparada e potencialmente perigosa. Precisamos averiguar se as ameaças eram reais", disse um porta-voz da polícia, que acrescentou que "depois do caso da Noruega, as precauções são altas".

fonte: BBC Brasil

Equador fecha 30 clínicas que prometiam “cura” para gays

As autoridades do Equador fecharam ao longo deste ano cerca de 30 clínicas ilegais que consideravam homossexualidade uma doença e que ofereciam "cura" a ela, enquanto grupos simpatizantes à causa gay estimam que haja cerca de 200 centros deste tipo no país. "Dizem que são 200 no país, é possível. Se nós fechamos quase 30, seria muito importante que denunciassem (os afetados) para que todas (as clínicas ilegais) fossem fechadas", disse em entrevista o vice-ministro da Saúde Pública do Equador, Nicolás Jara.

Karen Barba, representante da ONG equatoriana Causana, explicou que essas clínicas funcionam em centros de reabilitação de dependentes químicos, aparentemente legais, mas que violam a Constituição ao oferecer "tratamento" para a homossexualidade. Paola Ziritt, 28 anos, ficou dois anos internada em um desses centros, onde "foi perdendo as forças para viver", após sofrer abusos - inclusive sexuais -, insultos e tortura, como ficar algemada, permanecer dias sem comer e levar surras. Os guardas do estabelecimento chegaram a jogar urina e água gelada nela.

"Foi humilhante, horrível", afirmou Ziritt, que sofreu tudo isso em apenas três meses no centro, algemada em um quarto sem nada, nem sequer luz. A mãe de Ziritt foi quem a internou na clínica, pois na época acreditava em "cura" para a homossexualidade, mas depois acabou tirando-a de lá após receber uma carta secreta da filha.

fonte: Terra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...