terça-feira, 24 de novembro de 2009

1º Encontro Carioca de Jovens LGBT pretende formar novos militantes

jovens O Grupo Arco-Íris e a Prefeitura do Rio de Janeiro promoverão, entre os próximos dias 26 e 27 de novembro, o 1º Encontro Carioca de Jovens LGBT. O objetivo é construir um espaço para a nova militância LGBT, através do debate sobre os novos rumos do movimento homossexual.

Os jovens participarão de rodas de conversas sobre o poder da juventude, dinâmicas de trocas de experiências, atividades culturais, oficinas de arte e grupos de trabalho sobre os diversos temas que passem pelas demandas LGBT.

“A juventude carioca formada por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais há tempos busca seu espaço. Novos militantes aparecem e novos grupos surgem. Hoje, se faz importante agregar outros jovens, com novos ideais, força e objetivos. Contamos com a participação de todos os jovens interessados em contribuir com esse processo”, afirma a presidente do Grupo Arco-Íris, Gilza Rodrigues. 

serviço: 1º Encontro Carioca de Jovens LGBT
Quando: 26 e 27 de novembro (quinta e sexta-feira)
Horário: 8h30 às 17h
Onde: Prefeitura do Rio de Janeiro
Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova 
Contatos: entregarotos@arco-iris.org.br 
               lacoseacasos@arco-iris.org.br
Telefones: (21) 2222-7286 / (21) 2215-0844
Entrada franca

fonte: G Online

Governador do Paraná assina pacto que promove a diversidade sexual

governador do Paraná, Roberto Requião O governo do Paraná, liderado por Roberto Requião, assinou na manhã desta terça-feira, 24 de novembro, um pacto que promove a igualdade racial e a diversidade sexual. "O governo trabalha com política pública voltada aos que realmente precisam e com movimentos sociais, que estão junto conosco, elaborando e fiscalizando a aplicação dessas políticas inclusivas", contou Nizan Pereira, secretário especial de Assuntos Estratégicos. "Temos que romper com o senso comum e fazer com que a minoria da população possa ser representada e beneficiada com ações do Governo."

O presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), Toni Reis, aprovou a iniciativa e disse que o Governo do Paraná é parceiro do movimento LGBT nas áreas de educação, saúde e segurança. "Temos bom acesso com o governo nessa discussão. Com esse trabalho nós vamos conseguir monitorar e avaliar as propostas, principalmente as que se referem à segurança, área que atinge a todos nós", afirmou Reis.

Declaração homofóbica
Apesar da iniciativa positiva em relação à comunidade gay do Paraná, o governador Roberto Requião irritou personalidades e ativistas por uma declaração homofóbica, feita em outubro, durante uma reunião que visava combater o câncer de mama no estado. "A ação do Governo não é só em defesa do interesse público, é [em defesa] da saúde da mulher também. Embora hoje câncer de mama seja uma doença masculina também, né? Deve ser consequência dessas passeatas gay", disse Requião na ocasião.

O jornalista Arnaldo Jabor foi um dos que reprovou publicamente a postura de Requião. "Por que será que agora os políticos deram para chamar uns aos outros de gays?... O que os move? Por que essa súbita homofobia?", questionou o jornalista. "O governador não precisava dar uma dessa. Só falta dizer que no Paraná não existem gays", completou Jabor se referindo ao presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que recentemente negou a existência da homossexualidade no seu país.

fonte: G Online

Drogas: especialistas sugerem tratamento diferenciado para gays

adolescentes_drogas Especialistas sugerem que gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros devem receber um atendimento diferenciado dos heterossexuais no tratamento do abuso de drogas. O tema, que ainda é pouco debatido no Brasil, foi discutido hoje no 12º Simpósio Internacional sobre Tratamento de Tabagismo, Álcool e Drogas, que termina amanhã no Rio.

Segundo a presidente do simpósio, Analice Gigliotti, no País ainda não existem ofertas de atendimento específicas para esse público. Mas ela considera importante discutir sobre o tema. "É uma população que, pela própria opção sexual, têm maior propensão ao uso e abuso de drogas", disse ela, acrescentando que o preconceito é um fator que aumenta a angústia. "Sempre digo que se fosse uma escolha, ninguém seria homossexual. É muito mais difícil", afirma.

O especialista norte-americano Petros Levounis, do Instituto de Adicção de Nova York, que veio ao congresso para participar da mesa sobre o tema, disse que gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros têm um perfil de usuário diferente dos homossexuais. "Os gays usam mais drogas sintéticas, e as lésbicas fumam mais maconha".

Segundo ele, no instituto onde trabalha, foi criado um grupo de terapia apenas para homossexuais. "O psiquiatra tem que ter mais habilidade para lidar com eles. Além da questão da droga, a opção sexual e a discriminação são temas centrais da terapia".

A experiência, afirma ele, mostra que essas minorias não se sentem confortáveis quando estão em um grupo com heterossexuais. "Eles se sentem julgados, principalmente os travestis, e o essencial da terapia cognitivo-comportamental é o paciente se sentir acolhido em um grupo", concluiu.

fonte: AthosGLS

Segundo pesquisa, HSH são responsáveis por disseminação do HIV na América Latina

89784 A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Programa Conjunto da ONU HIV/ Aids (Unaids) divulgaram hoje (24/11) números que apontam para a redução de infectados pela Aids. Houve recrudescimento de 17% desde 2001.  Segundo o relatório, todas as regiões do mundo progrediram, seja na estabilidade ou queda no número de infectados pelo HIV.

Na África Subsaariana, local onde há 60% dos infectados do mundo, houve uma queda 15% nas transmissões, o que significa 400 mil infectados a menos. Na Ásia Oriental houve queda de 25% nas contaminações.

A Europa Oriental, segundo o relatório, é a região com o pior índice, pois, devido ao uso de drogas injetáveis e compartilhamento de seringas, a doença estabilizou, ou seja, não aumentou, mas também não diminuiu.

O diretor da Unaids, Michel Sidibé, acredita que os resultados estão ligados ao trabalho de prevenção, mas salientou que tal fato não é regra. "As descobertas mostram que, às vezes, os programas de prevenção não resultam em nada, e que se melhorarmos a obtenção de recursos para que os programas atuem onde há mais impacto, haverá um progresso maior e se salvarão mais vidas".

Segundo a nova pesquisa, no mundo há 33,4 milhões de pessoas infectadas com o vírus da Aids. Comparado com 2007 (33 milhões), o número atual é maior, porém, a Unaids atenta para o fato de as pessoas infectadas estarem vivendo por mais tempo, isso por conta da disponibilidade de medicamentos para o tratamento do HIV.

Em 2007, 7% dos infectados tinham acesso ao tratamento. Esse numero saltou para 42% em 2008. Nesse período estima-se que 2,7 milhões de pessoas tenham se infectado e que menos de 2 milhões morreram.

O novo relatório da Unaids também traz luz à doença na América Latina, onde o número total de infectados pelo HIV é de 2 milhões. Houve um crescimento de 25% em relação a 2001, quando a região possuía 1,6 milhão de infectados.

Também aumentou o número de crianças latinas contaminadas pelo HIV. De 6.200 para 6.900, isso no intervalo de oito anos. No mesmo período o número de óbito também cresceu: de 55 mil para 77 mil. Segundo o relatório da OMS os números indicam uma estabilização do HIV na região.

E mais uma vez o programa nacional de combate a Aids do Brasil foi motivo de elogio. O relatório diz que as políticas de prevenção brasileira ajudaram a mitigar a epidemia no país. Mas, na América Latina como um todo, o controle epidêmico foi considerado "altamente variável".

Um dado interessante apresentado e que mostra onde as campanhas devem agir é a respeito dos homens que fazem sexo com homens (HSH). Segundo o relatório uma boa "fatia das infecções da América Latina é atribuída aos HSH". O pior caso está no Peru: cuja atividade sexual é responsável pela contaminação de 54,97%.

fonte: A Capa

Ouro e Bronze para o Brasil em torneio de vôlei gay

outgames(1) O Brasil foi sede do o Torneio Internacional de Voleibol Gay de 2009 que aconteceu de 19 a 22 de novembro em São Paulo, que é organizado pela CDG Brasil, Comitê Desportivo LGBT Brasileiro, com parceria da CADS (Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual de São Paulo), Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo, Departamento de Humanidades da Cidade de Santo André e da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.

O evento atraiu 16 seleções incluindo o Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, México, Peru, Porto Rico e a brasileira.

A final aconteceu no domingo e a equipe brasileira (Cariocas da Gema) ficou com a medalha de bronze, vencendo a equipe do México; já a São Paulo Outgames foi a grande vencedora do torneio, derrotando o time do Canadá e ficando com a medalha de ouro.

fonte: Cena G

Adam Lambert “causa” durante apresentação em premiação

Adam Lambert O cantor americano Adam Lambert, revelado em um famoso “reality show”, simulou sexo oral com um dançarino, beijou na boca do tecladista e gesticulou para o público com o dedo médio levantado durante apresentação do single "For your entertainment" no programa ao vivo.

Depois ele defendeu sua apresentação no American Music Awards no domingo, dizendo que seu objetivo era promover "a liberdade artística" e não aborrecer o público.

"Artistas mulheres vêm fazendo isso há anos, mas no minuto em que um homem faz isso, todo mundo enlouquece", disse Lambert, que declarou ser gay depois que o programa de televisão "American Idol", onde ele foi descoberto, acabou em maio.

imagens do show "Estamos em 2009; é hora de correr riscos, ser um pouco mais corajoso, é hora de abrir os olhos das pessoas, e se isso as ofender, então talvez eu não seja para elas", disse o cantor de 27 anos à revista Rolling Stone. "Meu objetivo não era enfurecer as pessoas, era promover a liberdade de expressão e a liberdade artística".

A performance de Lambert está sendo considerada a mais provocadora em show de premiação da indústria musical desde que Madonna e Britney Spears trocaram um beijo apaixonado no MTV Video Music Awards em 2003.

fonte: Cena G

Judeus protestam contra legalização do casamento gay nos Estados Unidos

lê-se no cartaz: "união gay - uma rebelião contra o Todo-Poderoso" Três judeus ortodoxos protestaram, nesta segunda-feira, do lado de fora da Câmara Estadual de Nova Jersey, em Trenton. A manifestação era contra a proposta de votação para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, informou a AP.

Por outro lado, uma organização de direitos civis marchou pelas ruas da cidade com cerca de 300 pessoas para apoiar a iniciativa. Alguns manifestantes usavam uma camiseta com a mensagem: "Igualdade, o sonho americano".

fonte: Terra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...