segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Mundo gay está representado no Festival de Cinema do Rio

A homossexualidade é a temática principal de 15 dos mais de 300 filmes exibidos no Festival de Cinema do Rio de Janeiro 2010 em uma mostra dedicada a uma questão que ainda desperta polêmica no mundo todo.

A programação "Mundo Gay", oferecida anualmente no maior evento cinematográfico de Rio, conta com oito longas sobre as vidas, profissões, relações e dificuldades enfrentadas por este universo.

"A mostra busca destacar anualmente a produção de filmes gays com poucas oportunidades de chegar ao circuito comercial", explicaram os organizadores do evento, que começou no dia 23 de setembro e terminará na próxima quinta-feira.

A Itália, país onde os vínculos com o Vaticano influenciam na aceitação social dos homossexuais e que, no ano passado, registrou vários ataques homófobicos, está presente este ano com três produções.

Com o objetivo de diminuir a ignorância frente a este grupo, o cineasta italiano Stefano Consiglio entrevistou nove casais homossexuais europeus para o documentário "O Amor, e Basta", que conta com naturalidade as relações e, em alguns casos, a frustração por não poderem se casar, como é o caso na Itália.

De tom mais leve, "BearCity", do americano Douglas Langway retrata uma divertida visão das relações entre os "gordinhos e peludos", que buscam o amor e o compromisso na cidade de Nova York.

Com filmes como este os organizadores do festival promovem a diversidade de estilos na mostra, que conta com documentários filmes, dramas e comédias. "Apesar do tema, a seleção ''Mundo Gay'' e as demais obras que abordam a homossexualidade não se dirigem a um nicho específico, mas a todo o público do festival", informa a página oficial do evento.

Além das oito fitas da mostra, outros sete filmes que tratam do tema estão em exibição no festival brasileiro, país que, aparentemente, é aberto à homossexualidade, mas que ainda não legalizou o matrimônio entre casais do mesmo sexo.

O brasileiro Marcelo Laffitte exibirá "Elvis & Madona", que retrata uma polêmica, mas moderna, história de amor entre uma lésbica e um transexual que adotam os nomes das estrelas do rock e do pop. "Após cinco minutos de projeção, se esquece totalmente que os personagens são uma lésbica e um travesti. O mais interessante é a história de amor humana, verdadeira e divertida que conta", disse Lafitte.

Argentina, França e China também estão representadas nas exibições de temática homossexual do festival, que fechará suas salas no dia 7 de outubro.

fonte: Terra

Cyndi Lauper protesta contra perseguição a jovens gays

Em vídeo, cantora faz campanha pelos diretos dos homossexuais

Cyndi Lauper 2Depois das recentes notícias de suicídios de jovens gays americanos que sofreram perseguições e assédios devido a homossexualidade, a cantora Cyndi Lauper resolveu gravar um vídeo como apelo para que se respeitem as diferenças.

Na mensagem, a cantora comenta o fato de que existem ainda muitos casos de homossexuais que sofrem preconceito e que, mesmo isso acontecendo o tempo todo, muitos não vêm à tona.

"Quatro jovens tiraram suas vidas. Eles tiraram suas vidas pois foram oprimidos. Eles foram oprimidos por serem gays. Isso é uma epidemia. Esses são quatro jovens dos quais sabemos. Existem muitos outros (dos quais não sabemos) e isso acontece o tempo todo... nós temos que nos envolver, temos que ensinar as nossas crianças que ser diferente é normal. O ódio é que não é (normal)", afirmou.

fonte: Dykerama

Confira como ficou a votação dos candidatos LGBT

Apenas dois candidatos LGBT se elegem em 2010, veja lista completa de votação

As Eleições 2010 registraram 88.396 votos nos candidatos assumidamente LGBT, mas infelizmente apenas dois gays se elegeram: Jean Wyllys (PSOL) como deputado federal no Rio de Janeiro e Alirio Neto (PPS/DF) como deputado distrital no Distrito Federal. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo menos 135 milhões de eleitores votaram no último domingo, 3.

Dentre os LGBT não-eleitos, a drag Salete Campari (PT/SP) foi a candidata à deputada estadual mais votada, com 5.402 votos. Já para deputado federal, o LGBT não-eleito com maior número de votos foi o vereador alfenense Sander Simaglio (PV/MG), que conquistou 7.945 eleitores.

Veja a lista:

Deputado estadual
Samara - PCdoB/BA (L) - 82
Nirvana Aquino - PSOL/CE (L) - 306
Alirio - PPS/DF (G) - 19.207 - Eleito
Julio Cárdia - PV/DF (G) - 663
Paulo da Saúde PTB/DF (G) - 773
Michel Platini - PT/DF (G) - 964
Moa - PR/ES (T) - 4.812
Fernanda Benvenuty - PT/PB (T) - 2.782
Claudinha - PSTU/PR - (L) - 1.749
Gloria Crystal - PMDB/RS (T) - 4.535
Eduardo Amaral - PSOL/SP (G) - 3.728
Prof. Luis Dias - PTC/SP (G) - 393
Salete Campari - PT/SP (T) - 5.402

Deputado federal

Osmar Resende - PV/MG (G) - 615
Sander Simaglio - PV/MG (G) - 7.945
Dr. Claudio Rocha - PCdoB/RJ (G) - 3.487
Jean Wyllys - PSOL/RJ (G) - 13.018 – Eleito
Sergio Camargo - PV/RJ (G) - 1.740
Maicon Nachtigall - PSOL/RS (G) - 3191
Roberto Seitenfus - PSOL/RS - (G) - 436
Leonel Camasao - PSOL/SC (B) - 1.674
Marcia Lima - PSB/SP (T) - 521
Sargento Fernando - PSB/SP (G) - 3.363

fonte: MixBrasil

Ator de Ti-ti-ti, Caio Castro revela que já levou cantadas de homens

Caio CastroO ator Caio Castro, que interpreta o empresário Edgar em Ti-ti-ti, afirmou, durante entrevista ao jornal Extra, que já levou cantadas de homens.

Caio comentou que, embora alguns rapazes se aproximem dele e mostrem interesse, sempre faz questão de deixar suaorientação sexual bem clara.

Mesmo sendo apontado com um dos principais galãs da Globo e com um corpo que causa inveja, Caio disse que não pretende posar nu e nunca ficaria com uma fã.

fonte: Cena G

Estados Unidos: Universidade faz vigília por estudante que se matou após ser exposto na internet

A vigília na Universidade Rutgers durou uma hora

A Universidade Rutgers, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos, realizou uma vigília à luz de velas em homenagem ao estudante que cometeu suicídio após ter sua homossexualidade exposta na internet.

Tyler Clementi, um violinista de 18 anos, teria descoberto que dois colegas de dormitório filmaram clandestinamente seu encontro íntimo com outro homem e colocaram as imagens na internet.

Os dois jovens, Dharun Ravi e Molly Wei, foram indiciados por invasão de privacidade, crime que tem pena máxima de cinco anos de prisão, mas esta pena pode dobrar caso a promotoria decida levar adiante acusações de discriminação sexual.

'Civilidade e compaixão'
A vigília na universidade durou uma hora e, segundo o reitor da Rutgers, Richard McCormick, foi "uma oportunidade de união em um momento difícil para reafirmar nosso compromisso com valores de civilidade, dignidade, compaixão e respeito mútuos".

No sábado, a universidade também prestou homenagem a Clementi durante um jogo de futebol americano. O locutor pediu um momento de silêncio em memória do jovem que estava em seu primeiro ano como universitário.

Segundo relatos de estudantes, houve sérios confrontos no campus na semana passada. Enquanto um grupo de universitários defendia que tudo não passou de uma brincadeira que deu errado, outro grupo dizia que as ações do colega de quarto de Clementi, Dharun Ravi, foram motivadas por homofobia.

O caso de Clementi é o último em uma série de suicídios de adolescentes que sofreram abusos verbais e físicos ou foram vítimas de campanhas na internet por causa de sua sexualidade.

Um estudo feito pela Gay, Lesbian and Straight Education Network (GLSEN) com 7.261 alunos de escolas americanas concluiu que 9 entre dez estudantes sofreram algum tipo de abuso no ano passado e quase dois terços acham que sua segurança está em risco por causa de sua orientação sexual.

Timidez
Tyler Clementi tinha fama de reservado e tímido.

No dia 19 de setembro, Dharun Ravi postou uma mensagem no twitter que dizia: "Colega de quarto pediu o quarto até meia-noite. Eu fui para o quarto da Molly e liguei minha webcam. Eu o vi tendo um amasso com outro cara. Uhu".

Naquela noite, segundo as autoridades, Ravi teria colocado o vídeo do encontro íntimo de Tyler Clementi na internet.

No dia 21, outra mensagem postada por Ravi parece fazer referência a uma segunda tentativa de expor Clementi: "A todos com iChat: vocês precisam me encontrar online entre 9h30 e 12. Sim, está acontecendo de novo".

Não se sabe exatamente quando o violinista descobriu o que seu colega de quarto havia feito, mas o incidente teria se tornado a grande fofoca do dormitório.

Na noite do dia 22, o violinista pulou da ponte George Washington, que liga Nova Jérsei a Nova York. No mesmo dia, ele recebeu a notícia de que havia conseguido o tão sonhado lugar como violinista na orquestra sinfônica da universidade.

fonte: G1

Piauí: Travesti de Teresina é impedida de votar vestida de mulher

Em Teresina, travesti foi impedida de votar por mesário e promotor

travesti teresinaUma travesti de Teresina não pôde votar neste domingo, 3. O motivo? Ela foi barrada na 62ª seção eleitoral, da 95ª zona eleitoral porque o mesário não a reconheceu na foto do documento, em que está vestida de homem. O presidente da seção chegou a consultar o promotor eleitoral, que não permitiu a votação de Penélope Reis.

A mãe da travesti, Grécia Siqueira, registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia e quer ingressar uma ação judicial por danos morais contra o mesário e o promotor Claudio Bastor, por discriminação. Segundo ela, todos da cidade conhecem a filha, sabem quem ela é, e que é a única travesti da cidade.

“Todo mundo em São Raimundo Nonato conhece. É o único travesti da cidade. O mesário foi um preconceituoso por barrar meu filho”, declarou Grécia. Ela disse que sua filha só foi barrada porque estava vestida de mulher. “Considerei isso uma humilhação e não vai ficar assim”, acrescentou a mãe.

O município de São Raimundo Nonato fica a 517 quilômetros ao sul de Teresina e tem uma população de 30.894 habitantes, sendo que 19.145 são eleitores.

fonte: MixBrasil

Uruguai terá primeiro complexo hoteleiro gay da América do Sul

Praia de nudismo está incluída

A partir do próximo ano, o balneário uruguaio de Punta del Este, a 140 quilômetros de Montevideo, terá o primeiro complexo hoteleiro nudista e homossexual da América do Sul.

O projeto é do empresário Alejandro Molinari e se chamará "Chihuahua Resort Nude Beach". A previsão é de que seja inaugurado no próximo ano com duas torres de apartamentos independentes. Uma delas, com 34 apartamentos, é para hóspedes homossexuais e a outra, com 46 suítes para heterossexuais.

O complexo de hoteis ficará a 100 metros da praia de Chihuahua, a única de nudismo do Uruguai. Com 10 mil metros quadrados de área construída incluindo três restaurantes, cinco bares, uma boate, várias piscinas e uma sauna.

Na praia, famosa por ser muito frequentada por gays, será construído um disco clube para os sócios do complexo. As reservas já podem ser feitas a partir de janeiro do próximo ano.

fonte: Toda Forma de Amor

Espanha: Gays e feministas farão prostesto contra o Papa

Manifestação será três dias antes do dia da visita

papa(16)No dia 04 de novembro, três dias antes da visita do Papa a Barcelona, na Espanha, sindicalistas, feministas, grupos de homossexuais e até católicos críticos do pontífice irão se reunir em protesto contra Bento XVI.

O protesto foi convocado pelo Movimento Laico e Progressista e vai reivindicar um "Estado laico" e protestar contra os privilégios da Igreja Católica explicou o secretário-geral da entidade, Jofre Villanueva.

"Por um Estado Laico" e "Eu não te Espero" são dois dos slogans da campanha da manifestação. Os organizadores já confirmaram o apoio de sindicalistas, livre pensadores, homossexuais e feministas.

"Nós convocamos a manifestação para três dias antes da visita porque não vamos brigar com o católicos, queremos apenas sentir as nossas reivindicações" ressaltou Villanueva.

A direção do Movimento critica ainda o uso do dinheiro do contribuinte espanhoal para pagar a visita do Papa e considera isso "intolerável". "Cada vez que o Papa vem custa 800 mil euros (cerca de 2 milhões e 400 mil reais)" reclama ele.

fonte: Toda Forma de Amor

Paraguai: Igrejas fazem ato contra casamento gay

A igreja católica e algumas evangélicas do Paraguai reuniram cerca de 5 mil pessoas para protestar contra o projeto de lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país.

O Festival pela Vida e pela Família foi realizado no sábado (2) no centro da capital do país, Assunção. Os manifestantes disseram que a proposta seria inconstitucional porque casamento deve ser apenas entre homem e mulher.

fonte: Cena G

Boato sobre homossexualidade do Príncipe Charles causa polêmica na família real inglesa

Príncipe CharlesA história da família real inglesa não pára de ser abalada e remexida. A “bola da vez” agora é um boato em torno da sexualidade do príncipe Charles.

A revista ‘Globe’, anuncia que o príncipe Charles é gay, e acrescenta que a atual mulher, Camilla Parker Bowles “está disposta a contar toda a verdade” sobre o assunto.

Segundo a publicação, nos últimos 30 anos, o príncipe manteve diversas relações extraconjugais, entre elas, com três amantes secretos. O casamento com Diana foi, por isso, "uma fachada", que serviu apenas para esconder a sua verdadeira opção sexual.

O Palácio de Buckingham ainda não comentou as declarações e revelações da revista.

fonte: Cena G

Governo federal amplia uso de antirretroviral para prevenir aids

O uso de remédios antiaids como uma espécie de "pílula do dia seguinte" para evitar a doença foi ampliado pelo governo. Documento com recomendações a profissionais de saúde que será lançado hoje prevê a oferta dos medicamentos como prevenção de emergência para pessoas que mantiveram relação sexual sem camisinha com portadores do vírus, profissionais do sexo, usuários de drogas e gays.

Atualmente, antirretrovirais já são usados como prevenção de emergência em hospitais para reduzir o risco de infecção, mas apenas para vítimas de violência sexual ou em caso de acidentes, principalmente entre profissionais de saúde.

Chamado de Consenso Terapêutico, o texto também traz um capítulo com recomendações para soropositivos que desejam ter filhos. A ideia é esclarecer casais sobre todas as metodologias existentes para reduzir ao máximo o risco de contaminação do bebê e do parceiro, caso ele não tenha o vírus.

"É um direito de todos. Se ter filhos é a decisão do casal, cabe ao governo orientar para que esse desejo seja colocado em prática com a maior segurança", afirmou o assessor técnico do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Ronaldo Hallal.

Integrantes de um grupo técnico convocado pelo governo para preparar o documento levaram pelo menos cinco meses para acertar os detalhes finais das recomendações. O debate começou em abril, conforme mostrou o jornal O Estado de S. Paulo na época. Hallal sabe que os temas agora abordados podem provocar polêmica. "É uma proposta corajosa. Mas é preciso encarar o debate." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

fonte: Estadão

Rio de Janeiro: Jean Wyllys é eleito deputado federal

Wyllys será 1º gay assumido eleito com plataforma pró-direitos LGBT em Brasília

Jean Wyllys 3Jean Wyllys se elegeu deputado federal. Com cerca de 13.018 mil votos, ele é o segundo mais votado do PSOL no Rio de Janeiro e único homossexual no Brasil a ser eleito para o cargo. O primeiro foi Chico Alencar, que com seus 250 mil votos ajudou a garantir a vaga de Wyllys no Congresso Nacional em Brasília.

Primeiro gay assumido a ser eleito deputado federal usando os direitos LGBT como plataforma, Wyllys já vem sendo chamado no Twitter de "Milk brasileiro". O simpático apelido faz referência a Harvey Milk, primeiro político assumido a conquistar um cargo eletivo nos EUA e interpretado no cinema por Sean Penn.

"É uma enorme responsabilidade ser aquele em quem se deposita tanta esperança. Quase 99% das mensagens que recebi são de esperança e alegria!", publicou na página de microblog na manhã desta segunda-feira, 04, depois da noite de comemorações.

Entre suas propostas, Jean Wyllys se comprometeu em fiscalizar a implantação do Plano Nacional de Direitos Humanos e do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT, dar atenção especial ao ensino público e propor leis que possibilitem o desenvolvimento sustentável.

Fato a ser comemorado.

fonte: MixBrasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...