quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Argentina: País divulgará casamento LGBT para estrangeiros em Feira de Turismo

País foi pioneiro na América Latina a reconhecer união civil entre pessoas do mesmo sexo e agora promove matrimônio igualitário também para estrangeiros homossexuais.

A maior e mais importante feira de turismo do continente, que acontecerá neste ano entre os dias 24 e 26 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro (RJ), a ABAV – A Feira de Turismo das Américas constitui excelente oportunidade para negociações e relacionamento com profissionais do trade turístico. O evento, palco que expõe a maior diversidade de produtos, serviços e destinos voltados à indústria de viagens e turismo, prioriza em sua estratégia de crescimento facilitar o entrosamento entre buyers e suppliers, além de muito networking. Com a presença de expositores de cerca de 50 países, neste ano apresenta uma série de novidades e, também, é ponto para encontros de entidades públicas e privadas e importantes aco rdos internacionais.

A Argentina participa da ABAV desde a 25ª edição da feira, em 1997, ainda quando o seu atual ministro do Turismo, Carlos Enrique Meyer, era secretário de Turismo da Nação. A expectativa do país é levar uma delegação entre 60 e 90 participantes, encabeçada pelo próprio Enrique Meyer, o secretário de Turismo Nacional, Daniel Aguilera, e o secretário Executivo do Inprotur, Leonardo Boto. Além deles, também estarão presentes as principais autoridades turísticas das províncias e municípios argentinos, bem como os principais dirigentes das câmaras dos grêmios do empresariado turístico.

Animados para o evento, os argentinos avaliaram positivamente as mudanças implementadas para este ano. “São modificações muito interessantes. Para os prestadores turísticos argentinos, a possibilidade de estabelecer contatos em rodadas de negócios é muito valiosa. Além disso, para os expositores que prestam serviços gastronômicos [Aldeia dos Sabores], culturais e de produto, os espaços específicos planejados serão uma ótima oportunidade para mostrarem seus atributos e diferenciais”, complementa Boto.

“Assim como no ano passado, em 2012 estaremos acompanhados de empresas privadas que compõem essa oferta, dando visibilidade a esse nicho de mercado, que é um dos que mais crescem no contexto do turismo mundial”, afirma Leonardo Boto, secretário Executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur). Ainda de acordo com Boto, o foco principal será a promoção do casamento igualitário também permitido aos estrangeiros no território argentino, sem necessidade de estabelecer residência permanente no país.

Segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, a Argentina já é presença garantida na ABAV – A Feira de Turismo das Américas, que será realizada entre os dias 24 e 26 de outubro, no Riocentro (RJ). Para este ano, os nossos vizinhos de fronteira levarão para o evento novidades sobre o casamento igualitário para o segmento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT).

fonte: AthosGLS

Vaticano apoia iniciativa da Igreja da França a favor da família tradicional

Oração feita na véspera provocou polêmica no país. Monsenhor negou que iniciativa vá contra os direitos individuais.

Vincenzo PagliaO presidente do Conselho Pontifício para a Família, Vincenzo Paglia, manifestou nesta quinta-feira (16) o apoio do Vaticano à iniciativa da Igreja da França de rezar a favor da família tradicional e contra a legalização do casamento gay.

"Ninguém quer negar os direitos individuais, absolutamente não", declarou monsenhor Paglia à emissora Rádio Vaticano ao ser indagado sobre a suposta homofobia da Igreja.

"O casamento é outra coisa; a família nasce justamente do casamento. Acho que é preciso defender esse princípio cultural, que, para nós, é religioso. É um grande desafio que devemos enfrentar em todos os cantos do planeta",a firmou.

Milhares de católicos franceses rezaram na quarta-feira pela família e pelo direito das crianças de ter um pai e uma mãe tradicionais, causando polêmica em relação à disposição do governo socialista da França de legalizar o casamento e a adoção por parte de casais homossexuais.

Por ocasião do Dia da Assunção, festa católica que celebra a ascensão aos céus da Virgem Maria, cerca de 20.000 fieis rezaram em Lourdes, famoso local de peregrinação dedicado à mãe de Jesus, e outros milhares na catedral Notre-Dame de Paris e nas demais igrejas da França.

Os bispos católicos franceses criaram polêmica ao pedir aos fieis que fizessem essa determinada oração, o que foi interpretado como uma tomada de posição contra o casamento entre homossexuais.

A Igreja francesa pediu aos fieis que orassem para que as crianças "deixem de ser objeto dos desejos e conflitos dos adultos para se beneficiarem plenamente do amor de um pai e de uma mãe".

O direito ao casamento e à adoção para casais homossexuais são compromissos de campanha do presidente François Hollande.

Segundo uma pesquisa do Ifop publicada nesta terça, 65% dos franceses são favoráveis ao casamento homossexual, em avanço de dois pontos em relação a uma pesquisa realizada há um ano.

Em relação à adoção, 53% dos franceses seriam favoráveis, ou seja, cinco pontos a menos em relação a 2011.

fonte: AFP

Distrito Federal: Lésbicas lançam campanha virtual para falar de violência

Campanha virtual que informar sobre violência sexual entre lésbicas

ação lésbica DFComemorando o mês da visibilidade lésbica, a 8ª Ação Lésbica do Distrito Federal lançou uma campanha virtual sobre o consenso sexual entre lésbicas. O objetivo é informar as pessoas sobre as diversas formas de abuso que podem haver entre meninas que curtem meninas e alertar sobre a lesbofobia. Ao todo são três artes que revelam algumas das falsas ideias que podem haver na relação.

A campanha nas redes sociais busca divulgar informações sobre violência a partir da Lei Maria da Penha (LMP) em casos de lesbofobia, da ONG Coturno de Vênus, e da cartilha Consenso Sexual para Jovens Lésbicas do Portal Quitéria de Elisa Gargiulo e Geisa França. A ação faz parte de uma série de ações e atividades promovidas no mês de agosto e que serão finalizadas no dia 26, durante a Caminhada Lésbica. Na ocasião haverá uma feira de artesanato, roda de conversa e lançamento de uma cartilha. A concentração acontece no estacionamento das quadras 502/503 Sul a partir das 14h.

No sábado, 18 de agosto, acontecerá o Sarau/Ocupação na passagem subterrânea da 203 norte, a partir das 21h. O ato faz parte da série de festas e saraus que têm acontecido durante todos os fins de semana de agosto.

fonte: MixBrasil

Estados Unidos: Voluntário de grupo gay tenta matar membros de entidade cristã

Floyd Lee CorkinsFloyd Lee Corkins, de 28 anos, é acusado pela polícia federal dos Estados Unidos, o FBI, de tentar atirar contra integrantes do grupo Family Research Council, uma entidade cristã.

De acordo com a polícia, ele invadiu o escritório da organização no centro da cidade de Washington armado, mas o plano deu errado depois que um segurança rendeu Corkins e tomou a arma dele.

"Eu não gosto da política deles" disse o acusado para justificar o que iria fazer.

Ao ser rendido pelo segurança ele jsutificou: "Não atire em mim, não era para você, era pelo que este lugar significa".

O segurança, que ficou ferido, está sendo tratado como heroi.

Corkins era voluntário de um grupo de defesa de gays, lésbicas, bissexual e transgêneros. Ele participava das ações há seis meses de acordo com o diretor executivo David Mariner. Ele frequentava a entidade aos sábados e tinha aparecido há cerca de duas semanas.

Agentes do FBI encontraram na mochila de Corkins 50 cartuchos de munição.

fonte: Toda Forma de Amor

Mais empresas permitem a inclusão de parceiro gay no plano de saúde

Segundo pesquisa, percentual dessas companhias subiu de 41% para 66% desde 2010

O número de empresas brasileiras que aceitam que funcionários com parceiros do mesmo sexo incluam o companheiro como beneficiário do plano de saúde aumentou nos últimos anos. Segundo pesquisa da consultoria internacional Towers Watson, hoje essa é a realidade em 66% das companhias. Em 2010, a fatia era de 41%.

O levantamento com quase 200 empresas nacionais e multinacionais destacou as mudanças em relação aos benefícios oferecidos a colaboradores. A extensão do plano de saúde a aposentados, prevista na lei 9.656/98, é oferecida hoje por 42% das empresas, 5% a mais do que em 2010.

Outro tipo de benefício que está ganhando popularidade é o EAP (sigla para o termo em inglês “employee assistance program”), serviço que oferece apoio jurídico e psicológico a funcionários com problemas pessoais que podem afetar o desempenho. O número de empresas com esses tipos de programa aumentou de 20% para 36%.

fonte: O Globo

Estados Unidos: Após fim de união civil lésbica, mãe é acusada de sequestrar filha

Caso causa polêmica nos país por envolver religião e homofobia. Direitos em casamentos entre mesmo sexo também são questionados.

Janet e IsabellaO sequestro da filha de um casal de lésbicas por uma das mães da menina está causando polêmica nos Estados Unidos ao envolver um pastor menonita, questões de homofobia, religião e direitos em casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Apesar de toda a atenção da mídia e do alarde por parte de grupos ativistas com visões extremamente opostas, a menina Isabella, hoje uma pré-adolescente, continua desaparecida há mais de três anos. A polícia acredita que ela viva às escondidas na Nicarágua, em companhia de Lisa Miller, uma de suas mães. Janet Jenkins, a outra mãe de Isabella, viu a filha pela última vez quando a menina tinha apenas 6 anos, em janeiro de 2009.

A história ilustra a diversidade da sociedade contemporânea e a falta de um arcabouço jurídico definido para assegurar direitos a pessoas que mantêm relacionamento com pessoas de mesmo sexo.

Lisa e Janet se conheceram em 1997, em um encontro de um grupo de Alcoólatras Anônimos, no Estado da Virgínia. Até então, Lisa tinha tido uma vida atribulada, incluindo problemas de dependência de drogas e depressão, mas nunca havia considerado que poderia ser lésbica. Janet era uma homossexual assumida e estava novamente solteira, depois de alguns anos de relacionamento estável com outra mulher.

Lisa e Janet decidiram se mudar para Vermont, o primeiro Estado americano a legalizar uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. E foi lá que o casal oficializou seu relacionamento. Era o ano de 2000, e as duas faziam parte do seleto grupo de pioneiras com uma união homossexual formalmente celebrada.

Vermont é um dos Estados americanos mais liberais do país, e Lisa e Janet foram bem recebidas na pequena, porém aberta, comunidade de Fair Haven.

Inseminação artificial
O casal decidiu que Lisa, com 34 anos, teria mais chances de engravidar por meio de inseminação artificial por doador desconhecido. Um dos critérios para a seleção do doador é que ele tivesse olhos verdes, assim como Janet, que, na época, tinha 37 anos. Em abril de 2002, nasceu Isabella Miller-Jenkins, um bebê com olhos cor de esmeralda. A mãe de Janet, Ruth, estava presente na sala de parto e viu a filha cortar o cordão umbilical que unia Isabella à Lisa.

A menina, segundo lembram os parentes e amigos da família, estava sempre risonha e chamava Lisa de 'Mommy' e Janet de 'Mama', dois termos carinhosos em inglês para 'mamãe'.

Mas um turbilhão de emoções começava a se formar dentro de Lisa que, de acordo com relatos de amigos, gradualmente passou a questionar o estilo de vida do casal e a redescobrir o cristianismo. Ela também voltou a ter crises depressivas depois de tentar engravidar mais uma vez, mas não ter sucesso.

A transformação psicológica, moral e religiosa de Lisa culminou com seu retorno ao Estado da Virgínia e o término da união civil com Janet. Em 2004, a justiça de Vermont deu a guarda de Isabella à Lisa, garantindo direitos de visita por parte de Janet. Além disso, o casal concordou que Janet pagaria pensão à menina.

O casamento havia se dissolvido, mas a separação ainda seguia os moldes dos casais tradicionais. Nada indicava que se tornaria uma disputa emocionalmente amarga e juridicamente complexa, servindo de bandeira tanto para grupos religiosos e organizações contra casamento entre homossexuais quanto por movimentos pelos direitos de gays e lésbicas.

Lacuna jurídica
Logo depois da mudança, Lisa passou a impedir que Janet visitasse Isabella e seu fervor religioso e sentimento homofóbico aumentaram significativamente. A Justiça da Virgínia - Estado que não reconhece união civil nem casamento entre pessoas do mesmo sexo - primeiro declarou que Janet não tinha direito a visitar a menina. Dois anos depois, a Suprema Corte do Estado do sudeste dos EUA criou um importante precedente na área de direito civil para casais homossexuais ao determinar que a decisão da Justiça de Vermont prevalecia.

Outro efeito desse complicado caso é que ele força a sociedade americana a ter uma maior discussão sobre a necessidade de uma legislação que reja os direitos de custódia de filhos no caso de separação de casais do mesmo sexo. A Convenção de Haia, que combate o sequestro internacional de crianças e da qual os EUA fazem parte, não endereça circunstâncias que envolvam filhos de casais do mesmo sexo.

Lisa continuou a descumprir as ordens da Justiça, não permitindo que Janet se encontrasse com Isabella. Em agosto de 2009, ela foi advertida por um juíz de Vermont de que poderia perder a guarda da filha, caso insistisse em bloquear as visitas da ex-companheira.

Religiosos menonitas
Tudo indica que, ao se autoquestionar e condenar o relacionamento lésbico que tivera com Janet, Lisa recebeu o apoio de um grupo de menonitas baseados na pequena cidade de Stuart Draft, na Virgínia. Os menonitas fazem parte de uma corrente com raízes cristãs tradicionalmente pacífica e apolítica, mas que considera o homossexualismo uma desobediência inadmissível às ordens de Deus.

Ao abordar o caso, um site menonita diz que 'como Deus não teve a intenção de que dois homens nem duas mulheres criassem filhos como uma família, esses casais não podem produzir filhos por conta própria. Isso cria um problema na sua agenda de criar a percepção de que o comportamento homossexual é normal. Por isso, eles têm de adotar crianças ou usar inseminação artificial de um doador masculino, no caso de um relacionamento entre mulheres. Imagine como é uma criança crescer em um ambiente assim?'.

Kenneth Miller (sem parentesco com Lisa), líder de uma facção do grupo fundamentalista passou a elaborar um plano de sequestro internacional para possibilitar que Lisa fugisse com Isabella para a Nicarágua. Com a ajuda e a aprovação de menomitas localizados nos EUA, Canadá, El Salvador e Nicarágua, a complicada operação foi executada.

Apesar de os advogados de Kenneth terem afirmado que ele não sabia que estava colaborando com um sequestro internacional, a promotoria de Vermont estabeleceu, esta semana, que o pastor foi uma peça fundamental para que Lisa e Isabella pudessem sair dos Estados Unidos rumo à Nicarágua em 21 de setembro de 2009, sem deixar traços.

Ele arranjou para que as duas se disfarçassem com roupas no estilo menonita - usando vestidos longos e lenços para cobrir a cabeça - e fossem transportadas de carro de Buffalo, no Estado de Nova York, para o Canadá. De lá, Lisa e Isabella voaram rumo à América Central. As passagens aéreas foram compradas com cartão de crédito dos sogros do pastor.

Condenação
Nesta terça-feira (14), um júri de um tribunal federal de Vermont condenou o pastor como participante do sequestro de Isabella.

'Janet está satisfeita por Kenneth Miller ter sido considerado culpado pelas ações dele, mas seu único interesse é que isso ponha pressão nas pessoas para que ajudem a trazer Isabella de volta para casa em segurança', disse à BBC Brasil, Sarah Star, advogada de Janet.

O líder menonita, apesar de condenado, ainda está em liberdade e pode ter de cumprir uma pena de até três anos de prisão.

O FBI e a Interpol continuam à procura de Lisa e Isabella (também conhecida como Lydia pela comunidade menonita na Nicarágua). Os membros do grupo religioso dizem que viram as duas pela última vez em 2010, no vilarejo de Wasala e sabem que estão sendo monitorados por autoridades investigativas internacionais.

fonte: G1

Namorado de Anderson Cooper é flagrado beijando outro homem

Ben Maisani e Anderson CooperNão faz muito tempo que o apresentador do canal de TV a cabo norte-americano “CNN”, Anderson Cooper, saiu do armário (um daqueles casos que todos já sabiam, mas nunca havia sido oficialmente confirmado pelo próprio). No entanto, o que ele não contava agora é que o namorado fosse flagrado aos beijos com outro homem.

As fotos foram divulgadas pelo jornal “Daily Mail” e ganharam as capas de diversos tablóides. Elas reforçam os rumores de que o relacionamento entre os dois não andava nada bem. Cooper e Ben Maisani namoram há três anos.

Maisani e o suposto novo affair foram fotografados se beijando em um parque na cidade de Nova York. Até o momento, Cooper não falou nada sobre as imagens. Veja os flagras:

flagrante de Ben Maisani em parque em Nova York
flagra Ben Maisani 03
flagra Ben Maisani 02

fonte: GOnline

Eleições 2012: Candidaturas contra o preconceito ganham espaço no Brasil

Gerson NetoLevantamento do site Congresso em Foco mostra um aumento nas candidaturas que defendem os direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). Serão mais de cem candidatos a veredadores em todo o Brasil nas eleições 2012. No Amazonas, porém, existe apenas um representante: Gerson Neto, que concorrerá pelo PRB de Manaus.

Gerson Neto tem uma produtora de eventos e marketing. Ele trabalhou nos últimos oito anos em ações sociais para o público homossexual. O candidato se filiou ao partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus e tem como plataforma de campanha a criação de um centro de apoio ao público LGBT na capital do Amazonas.

A pesquisa do Congresso em Foco indica onze candidatos que levantam a bandeira LGBT no Rio Grande do Sul. Três deles irão concorrer em Porto Alegre. Ao Congresso em Foco, o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, afirmou que o número de representantes pode aumentar para 150, pois a associação busca outros candidatos.

Ele avalia que isso mostra diminuição do preconceito no país e união dos movimentos pelos direitos dos homossexuais. A ABGLT foca seu apoio nos candidatos que buscarão leis que coíbam a discriminação e defendam a criminalização da homofobia.

Gloria CrystalEm Porto Alegre, concorre Glória Crystal (PMDB), transexual que tenta uma vaga na Câmara de Vereadores da Capital. "Existem candidatos que não são gays e levantam a bandeira LGBT, mas depois de eleitos não fazem nada, pois não é prioridade. Só quem sofre com o preconceito sabe como é", garante ela, que já concorreu ao Legislativo estadual no último pleito.

fonte: Correio do Povo

Adam Levine sobre casamento gay: “Nós temos que legalizar isso”

Adam LevineO cantor Adam Levine, líder da banda californiana Marron 5, foi entrevistado pela revista "Pride Source". Para a publicação, o gato falou sobre sua irmão gay e defendeu o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

"Pra mim não faz nenhum sentido que as pessoas não possam se casar com quem elas querem se casar. Isso não é da nossa conta. Eu não sei porque nesse país (EUA) somos obcecados em tomar conta da vida dos outros. Nós temos apenas que legalizar (o casamento gay) isso", disse Adam.

"As pessoas tem preferências pessoais para fazer o que elas querem fazer com suas vidas, e eles tem todo o direito de fazerem isso, assim como os casais gays também têm. É por isso que eu sempre digo 'O que torna você melhor do que eles?''.

Levine tem um irmão gay assumido e falou se suas opiniões sobre o casamento gay tem a ver com ele. "Eu não acho que ter um irmão gay tenha afetado a maneira como vejo o assunto. Aconteceu de eu ter um irmão gay, mas isso não significa que eu vá lutar mais pelos direitos humanos. As relações que eu tenho com as pessoas, seja meu irmão ou um amigo, hétero ou gay, não são interferidas por isso. Eu julgo as pessoas baseadas nas coisas que elas fazem. Eu julgo as pessoas pelo seu caráter", declarou Adam.

Para quem quiser conferir o fofo e engajado de perto, o Marron 5 se apresenta por aqui nos dias 24 de agosto em Curitiba, 25 no Rio e 26 em São Paulo.

fonte: A Capa

Pará: Parada LGBTT deve reunir 200 mil pessoas em Ananindeua

Comunidade gay pedirá agilidade na votação de leis. Evento terá bandas e apresentações das drag queen.

Muitas cores e diversão vão movimentar a cidade de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, durante a VII Parada da Diversidade Sexual, que será realizada neste domingo (19). Cerca de 200 mil pessoas devem participar do evento, que este ano tem o tema: “Ananindeua e Diversidade: Votando por Justiça e Cidadania”. A passeata terá início às 14h, com saída da Praça da Bíblia, no conjunto Cidade Nova 3 e segue até o ginásio Abacatão, na Avenida Dom Vicente Zico.

O evento da comunidade LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) propõe um debate sobre as mudanças que a comunidade gostaria de alcançar nas eleições deste ano, como a agilidade na votação de leis que criminalizam a homofobia e concede a gratuidade no transporte coletivo para pessoas que vivem com HIV, ambas em fase de tramitação na Câmara Municipal.

Durante todo o percurso, DJs e bandas devem animar a Parada. A passeata encerra no estacionamento do Ginásio Almir Gabriel (vulgo Abacatão) e o show vai ficar por conta de bandas e apresentações das drag queen, às 22h.

Segundo a organizadora do evento e presidente da Associação pela Livre Orientação Sexual de Ananindeua (Alessa), Heloisa Freitas, a ideia é dar continuidade no formato estabelecido em 2011, de tornar a Parada LGBTT um evento politizado. “Nós vamos discutir questões importantes e pertinentes a realidade vivida pelos homossexuais. Muitos ainda são vítimas da intolerância”, afirma Heloisa.

Direitos
Heloisa destaca ainda que este ano não devem faltar argumentos de defesa para a consolidação e implementação de políticas públicas em favor dos homossexuais, pois tramitam na Câmara Municipal de Ananindeua dois projetos de leis. Um deles garante a gratuidade nos ônibus urbanos para as pessoas que vivem com HIV/Aids. O segundo Projeto de Lei atende a um anseio nacional do movimento LGBTT, que é o criminaliza a homofobia.

fonte: G1

Ator de 'Precisamos falar sobre o Kevin' diz que é gay em entrevista

'Não estou apaixonado por ninguém em particular', disse Ezra Miller à revista 'OUT'.

Ezra MillerEzra Miller, O Kevin do filme "Precisamos falar sobre o Kevin", assumiu sua homossexualidade em recente entrevista à revista "OUT". Ele tem 19 anos e já namorou a atriz Zoe Kravitz.

"Sou gay. Tenho muitos amigos maravilhosos de vários gêneros e orientações sexuais. Não estou apaixonado por ninguém em particular. Tenho tentado entender os relacionamentos, sabe? Não sei se é um ato responsável um garoto da minha idade ficar tentando out magazine 09 12desesperadamente ter relacionamentos monogâmicos, porque eu não sei se estamos prontos para isso. O romatismo de nossa cultura diz que é isso o que devemos fazer. Aí, quando encontramos aquilo que achamos que é amor, nós ainda não temos as ferramentas para vivê-lo", filosofou Miller.

fonte: EGO

Espirito Santo: Ministério Público recorre e primeiro casamento civil entre mulheres é suspenso

Juiz de Colatina havia decidido a favor de casamento entre duas mulheres. Matrimônimo de Kamila e Ediana aconteceria nesta quinta-feira (16).

O Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) recorreu da decisão do juiz de Colatina, na região Centro-Oeste do Espírito Santo, que autorizava o casamento civil entre duas mulheres no município. O matrimônio havia sido aprovado no dia 3 de agosto pelo juiz Menandro Taufner, da Vara da Fazenda Pública, e aconteceria nesta quinta-feira (16), mas precisou ser suspenso.

Às vésperas do casamento, a notícia surpreendeu as noivas Kamila Roccon, de 20 anos, e Ediana Calixto, de 23. "Foi muito tenso, me deu até vontade de chorar quando o tabelião falou", contou Kamila. "A mulher do salão deu tudo para a gente de presente. Agora temos que ir lá para ver se ela vai deixar o presente para a próxima vez", afirmou Ediana.

Com o sonho das estudantes adiado, agora a realização do primeiro casamento civil homoafetivo do Espírito Santo depende da decisão do desembargador Fábio Cleim, do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES). "Tomara que seja rápido. A gente quer muito casar", disse Kamila.

Brasil
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu, em julgamento concluído no dia 25 de outubro de 2011, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Quatro dos cinco ministros da quarta turma do tribunal decidiram autorizar o casamento de um casal de gaúchas que vivem juntas há cinco anos e desejam mudar o estado civil.

A decisão que beneficia o casal gaúcho não pode ser aplicada a outros casos, porém abriu precedente para que tribunais de instâncias inferiores ou até mesmo cartórios adotassem posição semelhante. Foi a primeira vez que o STJ admitiu o casamento gay. Outros casais já haviam conseguido se casar em âmbito civil em instâncias inferiores da Justiça. Neste caso, porém, o pedido chegou ao STJ porque foi rejeitado por um cartório e pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

fonte: G1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...