sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Mato Grosso: Centenas de pessoas enfrentam o calor de Cuiabá durante a Parada Gay

O lema do evento em Cuiabá foi "Homofobia tem Cura". Público percorreu avenidas da capital na tarde desta sexta (31).

Parada Gay Cuiaba 2012 01Centenas de pessoas participaram da 10ª Parada da Diversidade Sexual, conhecida como Parada Gay, em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (31). A concentração foi na Avenida Mato Grosso e uma passeata guiada por trios elétricos seguiu pela Avenida Rubens de Mendonça (CPA) até a Praça das Bandeiras, no Centro Político Administrativo. Com o lema “Homofobia tem cura: educação ou criminalização'', milhares de pessoas dentre gays, lésbicas, simpatizantes e solidários com a causa se reuniram com alegria e entusiasmo diante da diversidade.

Segundo o membro da comissão organizadora do evento, Menotti Griggi, o movimento é uma manifestação da liberdade de escolha sexual e pela criminalização da homofobia. "Vivemos em uma sociedade democrática e temos o direito de expressar as nossas escolhas. O objetivo dessa manifestação é mobilizar o poder público sobre a necessidade de se criar uma lei contra a homofobia e instigar a população a conviver com respeito à diversidade sexual", explicou.

Ainda conforme Griggi, a homofobia precisa ser erradicada com o apoio e a conscientização da população. "É preciso que a mudança comece pela base e as crianças passem a entender que diversidade na orientação sexual é natural, é uma realidade dos nossos dias", afirmou.

Parada Gay Cuiaba 2012 02Ao lado da filha de nove anos de idade, Tuka Bonfim é simpatizante do movimento e garante querer ensinar a pequena Maria Clara a conviver com a diferença, além de saber respeitar as pessoas desde criança. "Somos uma família muita aberta, a irmã dela tem uma relação homoafetiva e queremos demonstrar o apoio a sua escolha", afirmou Tuka.

O jovem Willian da Rocha Vilela, de 17 anos, participou da passeata mesmo de cadeira de rodas ao lado dos amigos e afirmou que o esforço vale à pena quando o objetivo é lutar pelos direitos de escolha. "A população precisa abrir a cabeça para perceber que a sociedade mudou e hoje temos como escolher o nosso jeito de ser e pensar, afinal todos somos iguais perante a Lei".

Demonstrando sua indignação contra o preconceito e homofobia, a estudante Poliana Minervina declarou ser homossexual há 12 anos e contou que sofreu quando foi a um bar com um grupo de amigas, mas a proprietária do local pediu para que elas se retirassem pois o local, segundo a dona, não era para o público homossexual. "Aquilo para mim foi uma ofensa muito grande, uma prova de como a sociedade precisa mudar seu pensamento", relatou a jovem.

Os participantes do movimento reivindicam ainda a criação do Conselho de Direitos Humanos e para que novas propostas de combate à homofobia sejam discutidas pelo governo estadual.

fonte: G1

Grupo cristão ataca Jennifer Lopez por personagem lésbica

Jennifer Lopez 02A série em que Jennifer Lopez vai interpretar uma lésbica nem sequer estreou, mas já causa polêmica.

O grupo conservador cristão One Million Moms atacou o seriado em carta enviada para a rede ABC, emissora responsável pela trama.

A história é sobre um casal de mulheres e seus filhos. "A ABC perdeu a cabeça. (…) Isso (a série) vai ao ar logo, a menos que a gente faça alguma coisa. Como cristãos, a Bíblia diz que nós devemos protestar contra esse pecado" diz a carta.

A série já foi batizada com o título de "The Fosters" e tem como produtora executiva a própria Jennifer Lopez. O tom é de comédia envolvendo uma família com formação fora do tradicional.

fonte: Toda Forma de Amor

Após 'A Fazenda', Gretchen e seu hit 'Conga' voltam às pistas na batida de 2012

DJ e produtor Péricles Martins (aka Boss in drama) lança remix gratuito da Rainha do Rebolado

conga REMIXQuem nunca dançou ao som de Conga, que atire um CD de música clássica. O hit lançado por Gretchen em 1981 ganhou nova roupagem essa semana, com assinatura do dj e produtor paranaense Péricles Martins, a.k.a. Boss in Drama. Não precisa se preocupar porque a energia e 'latinidade' da música original não foram alteradas, o rapaz só atualizou o hit para o atual clima das pistas. 

"Eu acho a original muito divertida, mas não funciona num set de música eletrônica atual. Foi daí que veio a idéia de remixar a faixa num clima ‘mambo eletrônico’, com a estrutura da música pop de hoje e com apelo para a nova geração", explica Péricles.

A faixa pode ser baixada gratuitamente no Soudcloud do Boss (clica AQUI), mas o que a coluna mais curtiu foi a montagem em vídeo do remix, com direito a mini flashback do rebolado, da forma e do cabelo de Gretchen nos anos 80. Dá play!

fonte: Jornal do Brasil

Em entrevista, Zeca Camargo diz que não se importa com boatos sobre namoro com Raí

Zeca CamargoDepois de muito se falar sobre um suposto relacionamento amoroso seu com o jogador de futebol Raí, o apresentador Zeca Camargo declarou em entrevista à revista “A” deste mês, a publicação oficial de Ana Maria Braga, sempre na capa, que não liga nem um pouco para o que falam sobre os namoros dele.

Aos 49 anos, o apresentador do "Fantástico" disse sobre os boatos de julho deste ano que "a gente cria um escudo quando está na vida pública". E diz também: "já tive filho, já namorei um monte de gente. Quando eu falo bem de alguém, 'Ah, tá namorando'. Quando falo mal, 'Tem um problema, brigou'. Não me abalo nem um pouco”.

Na mesma entrevista, Zeca se diz imune a tanta falação sobre ele e confessa que o falatório nunca o abalou. "Magoar nunca, porque o bicho aqui é forte."

fonte: MixBrasil

Parlamentares evangélicos discutem novo Código Penal e voltam a criticar criminalização da homofobia

A  Frente Parlamentar  Evangélica e a Frente Parlamentar da Família realizaram na última quinta-feira, 30 de agosto, uma reunião para tratar de pontos polêmicos do projeto da reforma do Código Penal (PLS 236/12) que tramita no Senado.

O senador Pedro Taques (PDT-MT), relator do projeto, apresentaou os trechos da reforma relativos a temas que prsenador Pedro Taqueseocupam o segmento evangélico como a criminalização da homofobia, a descriminalização do aborto, a regulamentação da eutanásia, a redução da idade do consentimento da relação sexual de 14 para 12 anos de idade e a legalização da prostituição. Segundo a bancada envagélica, as inovações do texto geraram preocupação dos líderes religiosos por todo o país e por isso é necessário organizar uma força-tarefa para combater “o mais agressivo ataque aos valores cristãos da história da Nação”.

Os parlamentares reclamaram da possibilidade de criminalização da homofobia. “Devo aos homossexuais o meu respeito e não sou homofóbico. Agora, é preciso ter liberdade de expressão. Por exemplo, se você descobre que a babá do filho é homossexual e você não quer que ela oriente seu filho, já que isso vai contra o que acredita, contra a orientação de Deus, você não pode despedi-la? Que conversa é essa?” questionou o senador Magno Malta (PR-ES).

Plenário do Senado <br /><br />O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) acrescentou: "Tenho de ter o direito de condenar o homossexualismo como uma prática pecaminosa. Não tenho nada contra os homossexuais em si, até porque trabalhamos para que eles possam deixar essa prática”.

“Permitir que o Senado discuta, debata e vote a reforma de um código em um semestre é um contrassenso. É verdade que a sociedade evolui. Resta saber se a proposta dessa comissão de juristas corresponde à vontade da maioria ou se só de algumas minorias. Só poderemos avaliar isso após um debate amplo, que exigedeputado João Campos mais tempo”, argumentou o deputado João Campos (PSDB-GO).

A reforma do Código Penal deve ser votada entre o fim de setembro e o início de outubro deste ano. Enquanto o projeto causa discussões no Senado, na Câmara a estratégia adotada foi tentar se afastar de temas com grande resistência, para que a proposta seja analisada com mais facilidade. O texto em análise na Casa é menos polêmico e não trata de assuntos como aborto e eutanásia. A proposta ainda precisa ser aprovada pela Subcomissão de Crimes e Penas para começar a tramitar.

fonte: MixBrasil

Eleições 2012: Candidato gay a prefeito de João Pessoa faz vídeo bacana para se apresentar ao eleitor

Renan Palmeira é o único candidato gay a prefeito no país

Renan PalmeiraA internet é um dos meios mais eficazes de divulgação e está sendo usada pelo único candidato assumidamente gay a prefeito nestas eleições para levar sua plataforma de governo que, se eleito, pretende executar na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. Renan concorre à vaga de prefeito pelo PSOL, mesmo partido do deputado federal Jean Wyllys (RJ).

Com divulgação no YouTube e nas redes sociais, os vídeos da campanha de Renan são bem feitos e passam longe dos horrores que podem ser vistos no horário eleitoral gratuito brasileiro. De forma séria, mas simpática, ele se apresenta ao eleitor e diz a que veio, o que quer fazer e porque merece o voto do povo paraibano.

fonte: MixBrasil

São Paulo: Travesti é morto com diversos golpes de enxada em Clementina

Suspeito detido é dono da residência onde corpo foi encontrado. Em Rio Preto, ex-policial atirou contra quatro travestis no começo do mês.

Uma travesti de 23 anos foi morto em Clementina (SP) na noite desta quarta-feira (29), no centro da cidade. O suspeito teria atingido a vítima com diversos golpes de enxada. O corpo foi encontrado por vizinhos, no quintal da residência do suspeito do crime.

O dono da residência, de 24 anos, foi visto por testemunhas, em um bar  horas antes do crime junto com o travesti. O suspeito foi encontrado pela Polícia Militar e negou o homicídio. Ele foi encaminhado para a cadeia de Penápolis (SP).  Uma outra pessoa vista com o travesti também foi detida. Ela prestará depoimento na delegacia da cidade ainda nesta quinta-feira (30).

Crimes contra travestis têm chocado a região noroeste paulista. Em São José do Rio Preto (SP), quatro travestis foram baleadas no começo deste mês. Duas morreram e as outras duas foram levadas para hospitais da região.

O suspeito do crime foi encontrado e preso. Uma travesti, suspeita de ser mandante do crime, também foi detida. O homem que cometeu o crime, era ex-policial e tinha passagens por vários crimes, dentre eles, homicídios, roubo e estupro e estava sendo procurado pela Justiça após fugir da penitenciária de Iaras (SP).

fonte: G1

Lady Gaga revela que não dá a mínima sobre o que as pessoas dizem sobre ela e Madonna

Lady Gaga 02Já é pública e notória, e bota pública e notória nisso, a suposta briga entre Lady Gaga e Madonna, que nada mais é do que a repetição de disputas do mundo da música que servem para fazer vender mais e mais. Prova disso é que a própria Gaga revelou que somente ela e Madonna sabem exatamente o que rola entre elas.

Em show no último dia 28 na capital da Finlândia, Helsink, com sua “Born This Way Ball Tour”, que passa pelo Brasil em novembro, Lady Gaga fez várias referências à Madonna em seu figurino e disparou: "Eu não dou a mínima para o que as pessoas dizem. Nós não damos a mínima. Nós sabemos a verdade."

fonte: MixBrasil

Léo Áquilla sobre participação em A Fazenda: “Não queria os R$ 2 milhões, não estou preparada para ganhar tanto dinheiro”

Léo Áquilla não faturou os R$ 2 milhões em "A Fazenda", reality show da Record que teve sua final ontem (29), com Viviane Araújo a grande campeã.

Em entrevista ao programa "Hoje em Dia", Léo Áquilla, que ficou em terceiro lugar, afirmou que não estava preparada para o prêmio. A performer surpreendeu a todos ao dizer que não queria os R$ 2 milhões por temer a segurança de sua família.

"Eu não estou preparada para ter esse dinheiro. De verdade. Eu não tenho estrutura. Sou de uma família muito simples, ia ficar apavorada com medo de sequestro. Meu filho mora no Capão Redondo ainda e as pessoas já sabem que ele é meu filho, eu ia ficar muito preocupada com isso. Talvez não fosse uma coisa boa pra mim por enquanto”, afirmou.

A ex-peoa disse acreditar na sabedoria de Deus e que na hora certa ele vai dar tudo que ela merece.

fonte: A Capa

Para Daniel Rocha, o Roni de “Avenida Brasil”, os homossexuais não são mais tão recriminados

Daniel Rocha 2A gente não vê a hora que o clima esquente entre Roni (Daniel Rocha) e Leandro (Thiago Martins) em Avenida Brasil. Agora que a dupla está morando junto com Suelen (Isis Valverde), Roni tem feito de tudo para agradar o colega.

Pelas ruas, Daniel Rocha diz que o povo quer saber sobre a polêmica em torno da sexualidade do personagem. Mas para ele, não há tanta polêmica assim.

"Isso é bobagem do ser humano. Os homossexuais têm cada vez mais seu espaço. Não é mais tão recriminado. O futuro do ser humano tem que ser sem preconceito nenhum", disse o ator em entrevista ao site da novela.

O futuro de Roni ainda é incerto, mas pelo jeito João Emanuel Carneiro, autor da trama, vai deixar a saída ou não saída do armário do jogador para o final da novela.

fonte: A Capa

Maria Berenice Dias, especialista em Direito Homoafetivo explica necessidade de licença para pais gays

Maria Berenice DiasQuem pariu que embale!

Este é um antigo ditado que atribuiu exclusivamente à mãe todos os encargos com relação ao filho.

Afinal, antes era assim. A mulher era a única responsável pela criação e educação dos filhos. Também a ela cabia as lides domésticas e o cuidado para com os idosos e os doentes. Claro que ainda precisava atender ao marido, pois ele tinha, como único dever, assegurar o sustento do lar.

Mas há um tempo, tudo vem mudando. No momento em que a mulher entrou no mercado de trabalho houve um embaralhamento de papéis. Dos homens passou a ser exigida a participação nas questões familiares e eles acabaram descobrindo as delícias da paternidade.

Não é por outro motivo que, de forma cada vez mais frequente, quando do rompimento do vínculo conjugal, eles buscam a guarda exclusiva dos filhos ou a guarda compartilhada.

No entanto há novidades outras. O próprio formato da família mudou e agora se fala em Direito das Famílias. Antes, só era reconhecido o vínculo do casamento. Depois a união estável ganhou o a condição de entidade familiar. E, há uma década - por honra e graça da Justiça - também os vínculos homoafetivos passaram à condição de união estável. Um punhado de direitos é assegurado à população LGBT, inclusive a possibilidade do casamento.

Todas estas mudanças, no entanto, não tiveram o condão de mudar a antiga concepção de que é a mãe a beneficiária da licença maternidade, sendo concedido ao pai escassos cinco dias. Tal, inclusive, impõe alguma restrição às mulheres no mercado de trabalho. Muitas vezes não são aceitas por haver a possibilidade de engravidarem e permanecerem longo tempo afastadas.

Esta disparidade não mais pode prevalecer, pois não atende à realidade dos dias de hoje. Primeiro por que se está vivendo a era da paternidade responsável e é preciso assegurar direitos iguais a pais e mães. Ao depois pode acorrer o falecimento da mãe, o que não pode retirar do filho do direito a ser cuidado pelo pai.

Também a adoção de filhos por casais do mesmo sexo pode gerar alguns impasses. Fazem ambas as mães direito à licença maternidade? Se forem dois pais, depois de cinco dias, ambos voltam às atividades profissionais?

Daí o enorme significado da concessão, pelo INSS, de licença paternidade a um pai que, juntamente com o seu parceiro, adotou uma criança recém-nascida. Só que a licença foi concedida quando o filho já tinha dois anos de idade.

Em face dessa demora, quando a criança tinha apenas 15 dias teve que ser deixada na creche. Esta falta da presença de um cuidador, nos primeiros meses de vida, não há como ser suprida.

Assim, está mais do que na hora de se instituir a licença natalidade. Afinal, trata-se de um benefício a favor do filho e não a sua mãe. Esta é a proposta do Estatuto da Diversidade. Assegura licença natalidade de 180 dias, independente da orientação sexual dos pais. Durante os primeiros 15 dias o benefício é usufruído por um. No período subsequente, por qualquer deles, de forma não cumulativa, e fracionada da forma desejada pelos pais.

Inquestionavelmente um enorme avanço para assegurar a todas as crianças o direito de serem cuidadas por quem tem mais disponibilidade de tempo, ou maior desejo de se dedicar, com exclusividade, para dar-lhes o que elas mais precisam: a segurança de ter alguém que as embale, que as acalente, que as alimente. Enfim, que lhes assegure o direito de crescerem com a certeza de ser muito amadas.

*Maria Berenice Dias é presidente da Comissão da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB e uma das criadoras do Estatuto da Diversidade Sexual (www.estatutodiversidadesexual.com.br).

fonte: MixBrasil

Rio de Janeiro: 9ª Parada do Orgulho LGBT de Nova Iguaçu acontece neste domingo

A 9ª Parada do Orgulho LGBT de Nova Iguaçu acontece neste domingo, na Via Ligth. O evento, cujo tema é a luta contra a exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes, está marcado para 15h.

De acordo com o presidente da Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu e Mesquita (Aganim), Neno Ferreira, o objetivo da iniciativa é chamar atenção para a homofobia.

— A população precisa voltar o olhar para esse tema. O homossexual da Baixada sofre bastante preconceito, morre constantemente e sofre com a violência. Isso precisa acabar — destaca.

A concentração será na altura da prefeitura do município.

fonte: Extra

Argentina: Professor volta de férias como travesti com nome inspirado em ex

José D'Oro é 1º professor a mudar de gênero na rede pública da Argentina. Agora Melissa, ele dá aula de xadrez em Buenos Aires.

Melissa DoroO professor de xadrez da rede pública de Buenos Aires José D'Oro assumiu, há pouco mais de um mês, que é travesti, como se define, e adotou o nome de Melisa em homenagem às ex-namoradas.

''Melisa é um anagrama em homenagem às namoradas que tive. Mercedes, Estela, Ana. Foram muitas'', disse à BBC Brasil. Ele decidiu assumir de vez a nova identidade após as férias escolares deste inverno.

Nos últimos dias, Melisa foi notícia nos principais jornais do país, como o La Nación e o Página 12, e entrevistada nas emissoras de TV locais, como a CN23. Ela é a primeira professora transexual da rede pública da capital argentina e nos últimos dias substituiu calças compridas por vestidos e saias, além dos cabelos mais longos.

"Nos últimos seis anos, decidi iniciar minha transição. Mesmo usando roupas masculinas, passei a fazer as sobrancelhas e as unhas. E usei roupas mais soltas para que não percebessem meus seios de silicone'', afirmou. Quando era José D'Oro, foi casado e pai de duas filhas, que agora têm 16 e 21 anos.

''Elas me apoiam completamente. E adoramos fazer coisas de moças juntas, como maquiagem, por exemplo'', disse. Diante da pergunta de como as filhas a chamam, se pai ou mãe, Melisa respondeu: ''Por enquanto ainda me chamam de 'Pa' (diminutivo de papai), mas quem sabe será diferente no futuro, não é?'', respondeu.

Melissa Jose'Tirei a capa de homem'
Melisa disse que desconhece a opinião da ex-mulher, mas disse não estar preocupada. ''Somos separadas há mais de dez anos. Tenho o apoio das minhas filhas, dos meus amigos e dos outros professores. Só não esperava tanta repercussão à minha decisão'', disse.

Melisa dá aulas de xadrez em seis escolas da rede pública da cidade de Buenos Aires que, como a escola número 23, do bairro portenho de Flores, incluem a atividade para os alunos que estudam em tempo integral. Ensina xadrez há mais de 20 anos e acha que desde que passou a ser Melisa tem uma atitude ''mais dócil'' com as outras pessoas.

''Eu sempre soube o que eu era e, quando era criança, por causa da minha delicadeza, sofri violência de gênero e tive que mudar de escola. Hoje, depois que tirei a capa de homem, me sinto muito melhor comigo mesma'', disse.

De acordo com a imprensa local, cada escola onde ela trabalha teria comunicado aos pais dos alunos que sua aparência seria ''diferente'' depois das férias. ''Ela é uma excelente professora e as crianças têm que se acostumar'', disse uma das mães de uma aluna ao jornal La Nación.

Sua colega e professora Claudia Araujo disse ter explicado a mudança aos alunos por meio de contos para abrir o debate sobre a questão. ''As crianças e jovens têm muitos exemplos que veem na televisão. Eles têm muita informação e entendem essas questões melhor que os adultos. Estamos em uma sociedade que muda frequentemente e acho que a decisão de Melisa foi corajosa'', afirmou.

Lei de identidade de gênero
Melisa é a primeira a assumir sua nova condição no trabalho escolar. Recentemente, outra professora de Quilmes, cidade vizinha de Buenos Aires, assumiu ser transexual, mas ela havia iniciado a carreira de mestra com a condição sexual de aparência feminina.

Melisa foi a primeira a mudar de aparência após passar anos como professor e não como professora, como contou. Para ela, a lei de identidade de gênero foi o ''broche de ouro'' que faltava para que ''cada um assuma quem é''.

A lei entrou em vigor em junho passado, permitindo a troca de nome nos documentos e tratamento médico para mudança de sexo na rede pública do país.

Mas Melisa disse que ainda iniciará os tramites para a mudança de nome nos documentos e que passará a se chamar Melisa Estela D'Oro, mas não fará a cirurgia para mudança de sexo. "Eu sou travesti e não tenho conflito com meu corpo", afirmou.

fonte: G1

São Paulo: Piracicaba estrutura eleição para criar Conselho da Diversidade Sexual

Prefeitura divulgou edital de inscrições ao conselho, que terá 20 membros. Para secretário, mecanismo irá aproximar grupos GLBTT do poder público.

A Prefeitura de Piracicaba (SP) divulgou edital de inscrições para a eleição do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CMADS). Poder público e sociedade civil vão dividir o controle do conselho, com 10 membros cada um (cinco titulares e cinco suplentes). As inscrições estão abertas até 14 de setembro e a documentação exigida deve ser entregue na Secretaria de Governo. A assembleia de eleição está marcada para 29 de setembro às 9h no Centro Cívico.

Cada membro da sociedade civil irá representar um segmento do movimento GLBTT. Haverá gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. Pelo poder público, os eleitos deverão fazer parte das secretarias da Ação Cultural, Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Governo e serão indicados pelo titular de cada Pasta.

O interessado da sociedade civil deve encaminhar nome completo e nome social, endereço completo, telefone, número de documento de identidade, e-mail (se houver) e para qual segmento está se inscrevendo, além de indicar se pretende concorrer como membro efetivo ou suplente.

Aproximação
Para o secretário de Governo, José Antônio de Godoy, o conselho servirá para aproximar os grupos GLBTT do poder público. "Esse conselho é importante porque é uma forma do poder público se aproximar da sociedade civil para discutir assuntos pertinentes à comunidade e chegar ao melhor caminho em todos os setores. Para que essa interação funcione, é fundamental que os representantes de todos os segmentos participem e apresentem suas propostas", disse.

fonte: G1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...