segunda-feira, 20 de agosto de 2012

São Paulo: Policia Militar prende suspeito de matar travestis no interior do estado

A Polícia Militar de São José do Rio Preto prendeu na última sexta-feira, 17 de agosto, o homem acusado de promover uma chacina contra quatro travestis, sendo que duas das vítimas morreram no ataque.

Durante um patrulhamento de rotina na avenida Clóvis Oger, os policiais abordaram o suspeito ao perceberem que sua aparência era a mesma do atirador. Benedito de Jesus Carvalho, de 51 anos, é fugitivo da polícia e tem extensa ficha criminal.

O suspeito disse ter sido confundido com o assassino, mas confessou o crime após ter sido reconhecido por uma das vítimas. A PM confirmou a autoria dos crimes e Benedito acabou confessando, sem revelar o motivo. "Ele alegou certo ódio em relação a homossexuais. Mas isso será trabalhado, já que existe a participação de outra pessoa", afirmou o delegado Fernando Augusto Nunes Tedde, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG).

A polícia também prendeu um segundo envolvido, uma travesti de 31 anos, que seria responsável por vários pontos de prostituição na cidade. Algumas testemunhas informaram ao delegado terem sido ameaçadas pela travesti por não pagarem uma taxa cobrada pelo ponto, o que leva a teoria de que as vítimas não efetuaram os valores exigidos e ela teria encomendado as mortes a Carvalho.

Os dois acusados responderão por duplo homicídio e dupla tentativa de assassinato. Caso seja confirmada a participação de outras pessoas, poderão responder também por formação de quadrilha.

fonte: MixBrasil

Bahia: Governo quer fortalecer Salvador como destino LGBT

Salvador BAEstá ficando para trás o tempo em que a regra geral era governos no Brasil ignorarem a cidadania LGBT. Atualmente, até como investimento LGBT têm sido vistos pelos governantes. Exemplo é o Poder Executivo da Bahia.

É projeto da secretaria do turismo do Estado, Bahiatursa, tornar a Parada do Orgulho Gay feita em Salvador em atração para visitantes saídos do Brasil a fora.

O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, deseja, aos poucos, fortalecer o evento na agenda de viagens de LGBT. Para isso, a ação deve ser ampla. “Além de contarmos com o apoio do trade, trabalhamos na sensibilização da polícia militar e receptivo de hotéis, bares, restaurante para este público específico”, disse.

Se quiser já conferir o que a parada de Salvador tem, agende-se: o evento ocorre em 9 de setembro e há muitos eventos paralelos.

fonte: ParouTudo

Eleições 2012: LGBTs querem carta assinada em Curitiba

Associação vai enviar reivindicações aos candidatos à prefeitura; ela pede lei que criminalize homofobia

Os candidatos à prefeitura de Curitiba devem receber nos próximos dias uma carta de compromisso elaborada pela ABGLT-PR (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). A associação quer que os concorrentes oficializem compromisso com as reivindicações deles.

O documento foi elaborado depois de conferência nacional, estadual e municipais, com a participação de ONGs, sociedade civil e gestores públicos, e traz diretrizes e propostas para os LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

Segundo o coordenador da Associação da Parada da Diversidade e da ONG Dom da Terra, Márcio Marins, as políticas públicas devem se dar em três áreas mais urgentes. A primeira delas é a segurança. “Em 2009, foram 198 homicídios de LGBTs notificados no País. Desses, 25 ocorreram no Paraná e 14 em Curitiba. Proporcionalmente e vergonhosamente, a capital paranaense mata mais LGBT do que o Rio de Janeiro e o Recife”, aponta.

Para ele, o perfil conservador da cidade e a impunidade são os principais fatores que contribuem para os números. “Antes de tudo, precisamos de leis municipais que reconheçam a homofobia como crime, como já ocorre em mais de 100 cidades, em 17 estados”, alerta Marins, que também integra o Conselho Nacional de Segurança Pública e o Coped (Conselho Permanente dos Direitos Humanos no Paraná).

Calcanhar de aquiles
De mãos dadas com o cerco à homofobia, Marins coloca a educação, que classifica como o “calcanhar de Aquiles” dos LGBTs. Ele lembra a pesquisa da Unesco “Juventude e Sexualidade”, de 2004, que aponta que 45% dos alunos do sexo masculino e 17% do sexo feminino não gostariam de ter um colega LGBT, 35% dos pais não gostariam que seu filho estudasse com um LGBT e 45% dos professores não sabem o que fazer quando ocorre um conflito que envolve orientação sexual e identidade de gênero.

O resultado, diz Marins, é a violência, física e moral, e o alto índice de LGBTs que não completam sequer o ensino fundamental. “De acordo com a Fundação Rosa Luxemburg, mais de 90% das travestis e transexuais não conseguem concluir o ensino fundamental por conta da rejeição e homofobia no espaço escolar”.

Mudança de sexo
A terceira área focada pela ABGLT-PR é a saúde. Marins afirma que é necessário um centro para acompanhamento, tratamento e realização de cirurgia de transexualização (mudança de sexo).

“Hoje, ela é feita pelo SUS fora do Paraná, em Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Rio de Janeiro e São Paulo, as únicas cidades que têm centros especializados neste atendimento”, conta. 

Eles defendem o ‘tripé da cidadania’
Para que as políticas públicas sejam criadas e tenham continuidade, a ABGLT-PR defende o chamado tripé da cidadania. O objetivo é garantir a participação de LGBTs na gestão municipal.

O primeiro ponto, diz Márcio Marins, é a criação de uma coordenadoria, ligada ao Executivo, dos direitos e da cidadania LGBT. O outro é o desenvolvimento do Plano Municipal de Políticas Públicas e Cidadania para LGBT.

“É fácil de ser elaborado porque já foi construído, em conjunto, pela sociedade civil e gestores nas conferências”, comenta Marins. O terceiro é a criação do Conselho Municipal de Direitos LGBT, composto por sociedade civil e entes municipais. “Seria deliberativo e discutiria e definiria políticas”, explica.

A reportagem ouviu os principais candidatos à Prefeitura de Curitiba sobre os problemas apontados na reportagem. Confira as respostas:

Ratinho Junior (PSC): “A nossa gestão será baseada no que diz a Constituição Federal em seu Artigo 5°: “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (...)”. O nosso projeto para Curitiba é de inclusão para todos, sem qualquer exceção. Não segregamos ninguém e defendemos o que manda a Constituição Federal Brasileira, portanto inclusão também ao Movimento LGBT de Curitiba.” 

Gustavo Fruet (PDT): “A administração municipal vai respeitar a diversidade humana no que se refere a gênero, cor, raça, etnia. Vamos combater toda forma de discriminação e adotar um conjunto de ações afirmativas no âmbito do poder público municipal. Essas ações estão sendo construídas em conjunto com a comunidade.” 

Rafael Greca (PMDB): “Vamos acolher reivindicações de todos os cidadãos. Pessoas LGBT terão seus direitos sociais plenamente respeitados, como pede a Constituição. Governarei para promoção da cidadania, sem excluir ninguém. Quero inclusão social e igualdade de oportunidades. Até porque já fiz isto quando prefeito. Vou combater a desigualdade e a discriminação, educar para a saúde e para a vida. Quero proteger os mais fragilizados, em risco social, expostos à violência. Curitiba moderna, bela e justa.” 

Luciano Ducci (PSB): “Os direitos LGBT estão contemplados como direitos de qualquer cidadão. O plano de governo tem como valores o respeito à diversidade étnica, religiosa, sexual e de gênero; a crença de que pessoas são mais iguais do que desiguais e que os benefícios devem ser distribuídos com equidade, que a justiça social é componente do projeto de sociedade que o governo sustentará e a solidariedade com cada cidadão, acolhendo todos os problemas, debatendo- os e reconhecendo-os.”

fonte: Band

Minas Gerais: Parada Gay leva 20 mil às ruas de Poços de Caldas

Dois trios elétricos participaram da 7ª edição do evento. Amor foi o tema central da festa contra homofobia.

Parada Gay Poços de Caldas 2012Cores, animação e nada de preconceito. Assim pode ser resumida a 7ª Parada do Orgulho Gay em Poços de Caldas (MG) que aconteceu neste domingo (19). Organizada pelo Movimento Gay de Poços de Caldas (MGPC), a festa teve dois trios elétricos, DJs, drags queens, gogo boys e girls e um discurso voltado para o amor. A festa reuniu cerca de 20 mil pessoas no centro da cidade para celebrar o tema “Intolerância ao Amor Gera Homofobia”.

A prova da conquista pelos direitos é notada pela presença de jovens, crianças e até bebês, além de idosos que pararam para observar a algazarra. “É interessante. Acho que é preciso que estas manifestações chamativas aconteçam para que a sociedade desperte. Eles não querem nada demais, apenas respeito”, pontua a professora Helena Gonçalves, da cidade de Petrópolis (RJ), que estava em visita na cidade e aproveitou para conferir a festa.

Mais um ponto para o evento foi um stand do programa municipal DTS/Aids, que distribuiu cerca de 10 mil preservativos. O evento teve também um stand de conscientização sobre a pedofilia.

“Mais importante do que toda festa é discutir questões de afirmação da cultura gay no país”, diz Alexandre Marins da Silva, 22 anos, que viajou de Paulínia (SP) com os amigos para a festa.

Há quem concorde, como Cristóvão Dias Sallien, 25 anos. “A festa vai além da baderna externa que as pessoas insistem em ver e comentar apenas isso. É mais do que duas pessoas do mesmo sexo de mãos dadas ou se beijando. É a busca pelo amor, pela aceitação, pelo respeito e a cada ano estamos conseguindo isso, de maneira honesta”, acredita.

fonte: G1

Rapper 50 Cent revela que sua minha mãe era lésbica

50 CentJá foi o tempo em que um rapper evitava falar de sexualidade diferente, principalmente ao se tratar da própria mãe. O cantor 50 Cent contou que a mãe era lésbica e como compreendeu isso.

"Minha mãe era lésbica. Sim, ela gostava de mulheres. Toda minha infância foi marcada por isso" disse o rapper ao "Perez Hilton Blog".

Ele explicou que não estava sempre claro que sua mãe era gay, mas sua avó o ajudou a entender a natureza da sexualidade da genitora dele.

"São duas coisas diferentes demais - a partir de uma perspectiva feminina, quando você vê duas mulheres juntos, você pensa, oh, elas são namoradas, estão juntas. Mas, no caso da minha mãe, a ausência de um homem era sentida" declarou o cantor.

O rapper revelou também que via a mãe com outra mulher. "Minha avó dizia coisas do tipo 'esse beijo foi um pouco diferente de todos os outros beijos que você viu'".

Todo mundo se surpreendeu também com o fato de 50 Cent ter apoiado o posicionamento do presidente Barack Obama a favor do casamento gay.

"Obama é a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Se o presidente está dizendo isso, então quem sou eu para ir por outra direção" declarou.

fonte: Toda Forma de Amor

Eleições 2012: No Rio, Eduardo Paes pede respeito aos LGBT em evento religioso

Eduardo PaesCandidato à reeleição pelo PMDB, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, fez uma declaração a favor da diversidade e contra a intolerância no último domingo, 19 de agosto, em um evento religioso da Igreja Assembleia de Deus, em Senador Camará, zona oeste da cidade.

"Vocês podem contar comigo, sem pregar o ódio e respeitando a diversidade e as diferenças", declarou Paes.

O candidato declarou ainda que foi a Igreja no intuito de receber forças na campanha e não para pedir votos. "Não vim pedir voto, vim pedir oração para iluminar e ter forças para seguir e construir um Rio muito melhor", explicou.

Recentemente, o coordenador especial da Diversidade Sexual do Rio e estilista Carlos Tufvesson gravou participação na campanha de Paes (PMDB). No vídeo, Tufvesson ressalta o trabalho pela diversidade sexual realizado pela administração nos últimos quatro anos. 

fonte: MixBrasil

Rússia: Tribunal de Moscou mantém proibição de marchas gays pelos próximos 100 anos

Nikolai AlexeyevO Tribunal Superior de Moscou recusou na última sexta-feira, 17 de agosto, a apelação dos LGBT do país contra a proibição governamental de impedir a realização das marchas do orgulho gay ou qualquer manifestação pública pelos direitos gays.

A proibição já existia, mas sua validade se encerrava este ano. Com a decisão, a ordem judicial se estende, a partir de agora, para o ano de 2112.

Nikolai Alexeyev, ativista que encabeçou o recurso à instância jurídica máxima da cidade, anunciou que recorrerá da decisão junto ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos. Em entrevista ao El País, ele alegou que “a decisão não é uma surpresa”, já que “os tribunais russos raramente se colocam a favor dos direitos de gays e lésbicas”.

fonte: MixBrasil

Rio Grande do Sul: Estado começa a emitir Carteira de Nome Social a travestis e transexuais

Foram encaminhados mais de 20 pedidos do documento na quinta (16). Estado é o 1º do país a adotar a carteira, válida em território gaúcho.

O processo de emissão da Carteira de Nome Social para travestis e transexuais começou na tarde de quinta-feira (16) no Rio Grande do Sul. Segundo o governo, mais de 21 pedidos do documento foram encaminhados junto ao Instituto Geral de Perícias (IGP), em Porto Alegre. Com a ação, o estado torna-se o primeiro no país a adotar o documento que, em um primeiro momento, terá validade apenas em território gaúcho.

Para fazer a carteira, os interessados devem procurar os postos de identificação da capital, munidos da certidão original de nascimento e da última carteira de identidade. A primeira via do documento é gratuita. No caso de 2ª via, será cobrada a mesma taxa da confecção do Registro Geral (RG), que é de R$ 45,50. O documento deve ser entregue no prazo de aproximadamente 20 dias no endereço fornecido no cadastro.

"Nosso objetivo é de que, até o final do ano, outros municípios também possam dar mais esse passo e fazer o documento nos órgãos competentes", afirmou a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Tâmara Biolo Soares.

O decreto de instituição da Carteira de Nome Social no Rio Grande do Sul foi assinado no dia 17 de maio. O documento, que terá função de carteira de identidade, permitirá que travestis e transexuais sejam identificadas por nomes femininos.

fonte: G1

Pesquisa indica em qual posição de dormir a pessoa tem mais sonhos eróticos

Os deliciosos sonhos eróticos podem ser incentivados para acontecerem. Pelo menos é o que sugere uma nova pesquisa guiada por Calvin Kai-Ching Yu, na Shue Yan University, em Hong Kong. Segundo ela, dependendo da posição em que a pessoa dorme, ela terá mais ou menos sonhos eróticos.

A intensidade e os temas dos sonhos são definidos pela maneira como você se deita. Este é o balanço do estudo realizado com 670 pessoas que descreveram suas viagens noturnas em detalhes, da frequência de temas (como estar voando ou caindo) até a posição do corpo na hora de dormir.

O estudo publicado no jornal Dreaming mostra a soma desses fatores. O grupo que dorme de bruços revelou que sonha mais com temas de perseguição ou sexo. Ou seja, a experiência onírica de quem dorme com a barriga para baixo pode ser quente.

Segundo Kai-Ching Yu, dormir de bruços provoca mais estímulos físicos, a respiração fica difícil e os órgãos genitais entram em contato com a cama, o que pode desencadear ações cerebrais para os sonhos eróticos.

fonte: MixBrasil

Canadá: Marcha do Orgulho Gay é realizada em Montreal

Ativistas protestaram contra testes anais realizados no Líbano; Montreal é uma das cidades mais favoráveis aos gays do mundo

Parada Gay Montreal 2012Milhares de ativista e simpatizantes participaram neste domingo da tradicional marcha do Orgulho Gay, em Montreal, considerada uma das cidades mais favoráveis aos gays do mundo.

Os organizadores lembraram que a homofobia existe em todo o mundo e clamou para que as pessoas lutem contra ela.

Alguns dos manifestantes ainda denunciaram os tratamentos que supostos homossexuais sofrem no exterior, como o uso de exames anais no Líbano. Os testes foram impostos a dezenas de homens presos recentemente em Beirute, durante um ataque a um cinema suspeito de exibir de filmes pornográficos.

fonte: Band

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...