sexta-feira, 1 de abril de 2011

ABGLT entra com representação contra Bolsonaro na Procuradoria

A ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) entrou nesta sexta-feira com uma representação na PGR (Procuradoria Geral da República) contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ).

A representação pede que a PGR instaure um inquérito de investigação criminal contra o deputado para apuração dos crimes de racismo, injúria e difamação contra mulheres, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

"Como homofobia não é crime, queremos que ele seja investigado por racismo. Estamos perplexos diante de tanta asneira de um parlamentar destilando homofobia e racismo. Mesmo sabendo da impunidade de um parlamentar, queremos que ele seja ouvido, investigado e punido", afirmou o presidente da associação, Toni Reis.

No início da semana, em entrevista ao programa "CQC", da TV Bandeirantes, Jair Bolsonaro disse que "não viajaria em avião pilotado por cotistas nem aceitaria ser operado por médico [ex-cotista]". Em resposta à cantora Preta Gil sobre a eventualidade de um filho ter envolvimento amoroso com uma mulher negra, o deputado respondeu: "não vou discutir promiscuidade. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem-educados e não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu".

Em nota divulgada hoje, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, condenou as declarações supostamente racistas e homofóbicas do deputado e disse que Bolsonaro violou a Constituição.

"A Constituição é muito clara nisso, de não incentivar violência, desigualdade, e ele faz tudo ao contrário", afirmou Toni Reis.

De acordo com o presidente da OAB, as declarações são "incompatíveis com a dignidade do Parlamento e com a relevância do cargo de deputado federal' e revelam "um preconceito inominável contra os negros". Cavalcante afirmou ainda que a Câmara deve abrir um processo contra o congressista por quebra de decoro e, se for o caso, afastá-lo das funções.

A ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, também disse hoje que as declarações do deputado sobre cotas raciais e a possibilidade de um filho se apaixonar por uma mulher negra são "caso explícitos de racismo". "Não podemos confundir liberdade de expressão com a possibilidade de cometer um crime. O racismo é crime previsto na Constituição", disse Luiza.

fonte: Folha.com

Críticos detonam performance "ao vivo" de Britney Spears

GMA Concert Britney SpearsDepois da apresentação de Britney Spears no Good Morning America, críticos de música, dos mais diversos veículos do mundo, não pouparam em detonar a performance da princesinha do pop. Num palco repleto de efeitos pirotécnicos, Britney dublou três das canções do disco Femme Fatale, lançado oficialmente na última terça-feira (29). Até aí nenhuma novidade já que a cantora costuma dublar seus hits desde sua segunda turnê, que veio ao Brasil no Rock in Rio de 2001. O problema, segundo jornais como o San Francisco Chronicle e o site Aceshowbiz, é que Britney vive à sombra da estrela pop que foi, sem sustentar o título e o status que lhe foi dado ao longo desses mais de dez anos de carreira sólida.

Jerry McLeod, jornalista de Nova Orleans, colaborador da Times, escreveu que aos 29 anos, é uma "vergonha" que Britney Spears continue enganando seus fãs, mesmo num mini-concerto para promover um disco que, segundo a crítica especializada, é o seu mais bem produzido. Para ele, o fato das canções de Britney serem repletas de efeitos sonoros não serve de desculpa para uma dublagem: "Lady Gaga e muitas outras divas do pop provaram que é possível criar versões ao vivo de músicas super produzidas. Até Ke$ha fez isso em sua apresentação no Today Show".

Kevin O´Donnel, da revista Spin, poupou a dublagem e detonou mais a postura de estrela do pop, que ela já não mais seguraria. "Spears sempre fez playback, mas o que a fazia fantástica perto das outras eram suas coreografias de deixar o público boquiaberto. Na performance que vimos, no entanto, ela optou apenas por se mover pelo palco, fazendo caras de perigo em cima de seus saltos. No medley de Big Fat Bass, lembramos até mesmo de seu retorno desastroso no Video Music Awards de 2007".

O diretor associado da Billboard, a maior parada de músicas do mundo, Keith Caulfield, afirmou em entrevista que, num show de Britney Spears, se espera ferocidade nas execuções das músicas: "como você sabe que ela vai dublar, o mínimo que precisa é um espetáculo de dança. Se ela não dança mais, não pode fazer dublagem. Não dá para enganar duplamente".

Anna Sanclement, do Examiner, escreveu que ela não se esforça mais como suas concorrentes. No entanto, ela afirma que o show de retorno foi infinitamente superior à turnê Circus (que ela apresentou pelos Estados Unidos, Europa e Austrália em 2008), uma "bomba", em sua opinião.

Maldoso, Cristin Maher, do PopCrush sustentou que Britney Spears falou muito do show, mas não mostrou nem metade do que prometia. O crítico diz que em determinado momento da canção Hold it Against Me, Britney chegou a se perder na coreografia e não acompanhou os dançarinos, improvisando. Ele ainda ironiza a postura dos fãs, incapazes de ver o problema da cantora, afirmando que mesmo com a falha, ela venderá milhões de ingressos para sua próxima turnê.

Em outro artigo, o site do Examiner tentou explicar a decepção diante de uma plateia de cinco mil pessoas. O médico Drew Pinsky, uma das cabeças do reality show Celebrity Rehab, afirma que os movimentos robóticos da cantora são muito provavelmente devido aos remédios que ela toma para tratar um transtorno bipolar, que afetariam a performance física de um indivíduo. "Ela parecia muito boa até onde eu olhei. Ela tem desordens psiquiátricas que vão precisar de tratamento para o resto da vida. É muito provável que ela nunca mais pareça a mesma", disse em entrevista.

Femme Fatale
Apesar das críticas, o novo disco da cantora, Femme Fatale é apontado, até o momento, como o melhor de sua carreira. McLeord, de Nova Orleans, finaliza seu texto afirmando que Britney precisará de muito jogo de cintura para cativar os fãs em seu novo espetáculo, colocando a sua procura por um cantor para performar com ela (Enrique Iglesias já tinha confirmado, mas pulou fora) como a principal prova de que ela não o sustenta sozinho, algo que os agentes da popstar teriam plena consciência.

fonte: Terra

Rio Grande do Sul: Negada pensão em decorrência de relação homossexual

“Decisão extremamente conservadora, que se baseia na falta de previsão legal para negar o direito de pensão a o viúvo de uma união homossexual.” (Luísa Helena Stern)

Para o Juiz de Direito Mauricio Alves Duarte, da 11ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, como não existe legislação facilitando a conversão da relação homoafetiva em casamento, a figura do companheiro previdenciário resta restrita ao convivente de união heteroafetiva. Com esse entendimento, o magistrado julgou improcedente a ação em que um homem pede habilitação como pensionista de um outro homem junto ao IPE (Instituto de Previdência do Estado do RS).

"Essa discussão não pertence ao Poder Judiciário mas, sim, ao Parlamento Nacional, a chamada Casa do Povo, que, após debate democrático e cidadão, tem a legitimidade privativa para conferir direitos às relações desamparadas pelo ordenamento jurídico", analisa o Juiz.

E prosseguiu: "se a nossa legislação é conservadora e atrasada, busque-se a modernização, pois não cabe ao Judiciário imiscuir-se nas atribuições privativas dos Poderes Executivo e Legislativo, assumindo papel de ordenador de despesas e suprimindo o indispensável prévio debate político e financeiro, permeado por estudo técnico, sério, responsável e atuarial, para decidir onerar verticalmente o instituto público com despesas não previstas".

Observou o Juiz Mauricio na sentença, proferida em 18/3/2011, que a cobrança de alíquota previdenciária do servidor público não está condicionada à existência de efetivos beneficiários futuros (...). Ademais, continuou, os termos do §5º do art. 195 da Constituição Federal informa que: Nenhum benefício... poderá ser... estendido sem a correspondente fonte de custeio total.

fonte: Gay1

Estados Unidos: Problemas de saúde dos homossexuais precisam ser mais estudados, diz comissão

O governo federal deve coletar sistematicamente dados demográficos sobre gays, lésbicas e homossexuais, bem como realizar pesquisas biomédicas para entender por que motivo eles apresentam maior probabilidade de sofrer de certas doenças crônicas, anunciou na quinta-feira (31) a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Em um relatório solicitado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, a academia propôs uma ambiciosa agenda de pesquisas para investigar a ocorrência e as causas da obesidade, da depressão, do câncer, das doenças cardiovasculares e de outras enfermidades entre a população homossexual.

Autoridades federais pediram ao Instituto de Medicina da academia que identifique lacunas que possam existir nas pesquisas sobre a saúde dos homossexuais norte-americanos. O médico Robert Graham, o diretor da comissão responsável pelo estudo, disse que isso é impossível.

“Os dados disponíveis sobre a saúde de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais são esparsos”, diz Graham, um professor de medicina familiar da Universidade de Cincinnati. “Os pesquisadores precisam fazer muito mais do que simplesmente preencher lacunas”.

A comissão, criada pelo Instituto de Medicina, disse que o governo deveria financiar pesquisas para a criação de medidas padronizadas de orientação e identidade sexual - “a percepção básica da pessoa de ser homem, mulher ou membro de outro gênero, como transexual”.

“Os homossexuais muitas vezes enfrentam barreiras para o recebimento de tratamento de saúde equivalente ao recebido pelo resto da população, recusam-se a procurar tratamento em momentos de necessidade e recebem assistência de pior qualidade quando procuram ajuda”, observou o relatório. “Temendo discriminação e preconceito, muitos gays, lésbicas, bissexuais e transexuais acabam não revelando a sua orientação ou identidade sexual aos pesquisadores e provedores de serviços de saúde”.

Além disso, segundo o relatório, muitos médicos carecem do treinamento necessário.

“As escolas de medicina ensinam muito pouco sobre a sexualidade em geral e pouco ou nada a respeito das características únicas de saúde dos gays, das lésbicas e dos bissexuais”, disse o documento.

Segundo a comissão, o Instituto Nacional de Saúde deveria encorajar fortemente os pesquisadores a incluir as “minorias sexuais” nos seus estudos, sempre que possível, da mesma maneira que já incluem mulheres, negros, norte-americanos de origem asiática e hispânicos.

No seu relatório, que oferece uma pesquisa abrangente das informações sobre a saúde dos homossexuais norte-americanos, a comissão faz as seguintes observações:

- “Em média, os homens tendem a demonstrar um maior interesse pelo sexo e um desejo de fazerem sexo mais frequentemente dos que as mulheres. Esses padrões parecem ocorrer tanto nas populações heterossexuais quanto nas homossexuais”.
- “Jovens e adultos homossexuais são geralmente bem ajustados e mentalmente saudáveis, mas algumas pesquisas indicam que eles apresentam maior probabilidade de sofrer de depressão, ter pensamentos suicidas e tentar o suicídio”.

- “As mulheres lésbicas e bissexuais apresentam um maior risco de sofrer de câncer de mama do que as mulheres heterossexuais”.

- “Alguns estudos sugerem que o uso de longo prazo da terapia hormonal pelos transexuais pode fazer com que aumente o risco de câncer. No entanto, são necessários mais estudos sobre isso”.

Além disso, o relatório disse: “Algumas pesquisas indicam que as mulheres lésbicas e bissexuais correm um risco mais elevado de obesidade do que as mulheres heterossexuais”. As lésbicas podem também apresentar índices mais altos de consumo de tabaco e álcool do que as mulheres homossexuais.

fonte: UOL

Na Holanda, primeiro casamento entre mulheres no mundo completa 10 anos

primeiro casamento lesbicoHelene Faasen, 44 anos, e a esposa Anne-Marie Thus, 41 anos, foram as primeiras lésbicas do mundo a se casarem.

Elas se conheceram em 1998 e se casaram em 2001, na Holanda, o primeiro país a legalizar o casamento homo.

Nesta sexta-feira (01), as duas completam 10 anos de casamento.

fonte: Cena G

ONU quer mais verba para luta contra AIDS junto aos gays

onuA Organização das Nações Unidas quer reduzir em 50% a transmissão da AIDS através das relações sexuais. Outro objetivo da ONU é garantir o tratamento para 13 milhões de pessoas que vivem com a doença e realizar campanhas focadas em homens que fazem sexo com homens.

Um relatório, que será discutido em junho, em Nova York, com representantes de diversos países, inclusive o Brasil, mostra que 30 anos depois do início da epidemia, as estratégias precisam ser mais ousadas para atingir meta também pretensiosa: nenhuma novas infecções, zero mortes provocadas pela doença, zero discriminação.

fonte: Cena G

Estados Unidos: Governo deixa de rejeitar visto para companheiros homossexuais

Até pouco tempo atrás, escritórios de imigração dos Estados Unidos rejeitavam de pronto qualquer pedido de visto para companheiros estrangeiros de cidadãos americanos homossexuais. Entretanto, essa política agora está mudando.

A ordem agora é esperar para conceder uma decisão. A modificação se deve à postura do governo do país, que passou a não mais defender uma lei contra o casamento homossexual. Com isso, o setor de imigração aguarda uma posição mais definitiva vinda de Washington. Enquanto aguardam, os casais podem ficar juntos no país.

fonte: G.Online

Presidente do OAB avalia que Bolsonaro violou a Constituição

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, divulgou em nota que as declarações de Bolsonaro dadas no programa CQC violoaram a Constituição.

As declarações são “incompatíveis com a dignidade do Parlamento e com a relevância do cargo de deputado federal” e revelam “um preconceito inominável contra os negros”.

Para o presidente da OAB, a Câmara deve abrir um processo contra Bolsonaro por quebra de decoro. A OAB do Rio de Janeiro já havia entrado com pedido na Câmara com o mesmo fim e pediu para a Comissão da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB (coordenado pela ex-Desembargadora Maria Berenice Dias), pedindo subsídios para reforçar o processo.

fonte: MixBrasil

Paraná: Rapaz leva garrafada no rosto por ser gay em karaokê

Violência aconteceu em Curitiba

violencia em CuritibaA noite da última sexta-feira, dia 25, não foi de diversão como previa um casal gay de Curitiba. Uma proposta de uma noite entre amigos no karaokê Gold Premium, no São Francisco, terminou no hospital. O chefe de cozinha F.M., 28 anos, seu namorado e mais quatro amigos estavam cantando a música Dancing Queen, do grupo ABBA, quando dois homens se levantaram e tentaram fazer com que eles descessem do palco do local, sob xingamentos de “bando de bicha” e “viado”. O grupo retrucou as palavras e a confusão foi apartada. Ele conversou com a Lado A mas pediu que seu nome não fosse revelado pois ainda não contou aos pais sobre o ocorrido.

Quando apenas F.M. e seu companheiro estavam no local, após parte do grupo ir embora, os rapazes, que estavam com suas namoradas e embriagados, foram novamente agredir verbalmente os rapazes e cercaram F.M. que foi atingido no rosto com uma garrafa quebrada, o que provocou um corte profundo na bochecha esquerda e precisou de oito pontos para ser fechado. Os seguranças do local retiraram os agressores que ainda saíram sem pagar a conta. F.M. foi, coberto de sangue, direto ao hospital e registrou queixa policial no dia seguinte. Ele, que mora há 7 anos em Curitiba e veio do interior, afirma que jamais esperava tamanha violência. “Eu e maus amigos já fomos várias vezes ao local. Ninguém espera por isso”, disse a vítima que pretende processar o estabelecimento por danos morais e estéticos. Ele diz que processará os agressores na vara criminal, inclusive por tentativa de assassinato.

Segundo o gerente do Karaôke Gold Premium, Gustavo Arruda, foi tudo muito rápido e não teve como reagir a situação mas que pretende ajudar F.M. a identificar os agressores. Os seguranças agiram conforme o padrão da casa, de imobilizar e expulsar o causador da confusão. Arruda conta que sua irmã, que não é gay, também já foi vítima de violência gratuita em uma balada de cidade. “Ela foi até o fim, processou, e a menina teve que pagar 20 cestas básicas”, contou sobre o caso de sua irmã, que levou uma copada no rosto. Segundo ele, por lei, toda casa precisa registrar seus clientes e isso ajudará nas investigações.

fonte: Lado A

Papa Bento XVI confirma primeira reunião com entidade gay da Alemanha

Papa vai se reunir com gays na Alemanha, em setembro

Papa Bento XVIPela primeira vez na história do catolicsmo, um Papa vai se reunir com uma entidade de defesa dos direitos LGBT. No caso, o Papa Bento XVI confirmou que vai receber a LSVD (Associação Lésbica e Gay de Berlim-Brandemburgo) no dia 22 de setembro próximo, em sua visita à Alemanha.

A reunião é a primeira tentativa de aproximação da Igreja com o movimento LGBT.

fonte: MixBrasil

Militantes saem esperançosos de encontro com Ministro Ayres Britto sobre união civil gay

ABGLT tem audiência com Ministro Ayres Britto, relator do processo que pode permitir união gay

encontro ministro do supremoComo o mundalternativo adiantou, o relatório do Ministro Carlos Ayres Britto que pode permitir a união civil gay no Brasil foi concluído e aguarda agenda para ser votado em plenário. O relatório é favorável à permissão da união civil entre homossexuais no Brasil, mas é no Plenário do Supremo que a matéria será decidida de fato.

Campos de ação contra e a favor da união civil gay se movimentam nos bastidores do Supremo. Políticos como a Senadora Marta Suplicy e a Ministra Maria do Rosário já visitaram os Ministros do Supremo para tratar do assunto. Também a CNBB _aliada a outros 16 grupos_ entrou com petição para participar da discussão em plenário (mas essa petição deverá ser votada ainda). Agora foi a vez da ABGLT _a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros_ se reunir com o Ministro Carlos Ayres Britto, relator do projeto. O encontro aconteceu na última segunda-feira, 28, e os nove ativistas presentes saíram bastante confiantes do encontro.

Carlos Ayres disse que sempre o Poder Judiciário esteve à frente, com decisões judiciais favoráveis às pessoas LGBT, no Brasil. “Este encontro demonstra o quanto conseguimos pautar nossas questões. Hoje temos que recorrer à justiça para garantir a nossa cidadania. Acredito que avançaremos mais no judiciário do que no legislativo”, afirmou Toni Reis, presidente da ABGLT, presente no encontro.

O Ministro Carlos Peluzzo, que é presidente do Supremo, deve marcar a data da votação em 15 dias. Mas é certo que muita discussão sobre o assunto vai rolar até o fim deste processo.

fonte: MixBrasil

MEC não comenta declarações de Bolsonaro e diz que kit é para Ensino Médio

O Ministério da Educação informou, há pouco, que não vai comentar as declarações do deputado federal Jair Bolsonaro, que, em entrevista à rádio Estadão/ESPN nesta quinta-feira, disse que o MEC vai estimular o homossexualismo e “abrir as portas para pedofilia” ao distribuir um “kit gay para as escolas de primeiro grau”.

O MEC esclareceu que o kit de combate a homofobia nas escolas ainda está em análise em uma comissão da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do ministério. O lkit, segundo o ministério, não se destina a crianças de Ensino Fundamental, como afirmou Bolsonaro, mas a 6 mil escolas de Ensino Médio. Ele é composto por três vídeos e um guia de orientação aos professores. “Os vídeos, com duração em média de 5 minutos, tratam dos temas: transexualidade, bissexualidade e a relação de duas meninas lésbicas”, disse o ministério, em nota.

fonte: Extra Online

São Paulo: Preso suspeito de tráfico sexual e de matar 2 travestis

A Polícia Civil de São Paulo prendeu um homem suspeito de matar dois travestis.

A prisão faz parte da ação policial que desmontou um esquema de tráfico sexual envolvendo 85 travestis.

Segundo a polícia, o suspeito também aliciava rapazes em Belém, no Pará, e os levava para São Paulo para exploração sexual.

O acusado foi preso na casa da avó, em São Vicente, litoral de São Paulo.

fonte: Cena G

Bolsonaro diz que MEC ‘abre as portas para pedofilia’ e estimula o homossexualismo

deputado Jair BolsonaroO deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) afirmou nesta quinta-feira, em entrevista à Rádio Estadão/ESPN, que o Ministério da Educação vai estimular o homossexualismo e "abrir as portas para pedofilia" ao distribuir um "kit gay para as escolas de primeiro grau". Segundo Bolsonaro, o kit contém "filmetes pornográficos", que mostram um garoto pintando as unhas na escola e cenas de beijo lésbico, além de cartazes e cartilhas. Na segunda-feira, o deputado já havia provocado polêmica ao dizer que seus filhos não 'correm risco' de namorar negras ou virar gays porque foram 'muito bem educados', no programa CQC, da Band.

- Atenção pais, os seus filhos vão receber um kit que dizem que é para combater a homofobia, mas que na verdade estimula o homossexualismo. Com a mentira de estar combatendo a homofobia, eles estão estimulando o homossexualismo e abrindo as portas para a pedofilia - disse o deputado na entrevista.

Por causa das declarações, a OAB - RJ ingressou com uma representação na Câmara dos Deputados contra o deputado por quebra de decoro parlamentar. A cantora Preta Gil também informou que vai processar o deputado. Internautas organizaram no Twitter e no Facebook abaixo-assinado pela cassação de Bolsonaro.

Bolsonaro também criticou o Plano Nacional de Promoção à Cidadania e Direitos Humanos, lançado pela ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário. Segundo ele, o plano "cria cotas para professores gays em escolas de primeiro grau", fazendo com que professores gays consigam vagas de emprego apesar de tirarem notas mais baixas. Além disso, Bolsonaro afirma que o plano cria "cota para homossexual" ou uma "bolsa-gay" ao incentivar a qualificação profissional de travestis. O parlamentar disse ser contrário a políticas de cotas.

Questionado sobre se achava que homossexualismo era uma doença, o deputado disse que não admite "apologia ao homossexualismo".

- Para mim, é grave. Não admito se fazer apologia ao homossexualismo, idolatrar o homossexual - disse.

Para Bolsonaro, homossexualismo passa pela educação da criança, apesar de em outros casos "já vir no gene" da pessoa.

Bolsonaro aproveitou para saudar os militares pelo dia 31 de março, data do golpe militar de 1964 e criticou as pessoas que acham que "tudo é culpa da ditadura".

- Se me permite saudar os militares, que junto com a imprensa, com a Igreja Católica, os trabalhadores, as mulheres na rua, proporcionaram o 31 de março, e fizeram com que nós hoje não estivéssemos cortando cana, a exemplo do pessoal de Cuba.

O parlamentar afirmou não ter medo de perder o mandato pelas declarações polêmicas que tem dado sobre homossexualismo e golpe militar.

- Eu não estou preocupado em perder o mandato por minhas declarações. Eu tenho imunidade para roubar ou para falar? Para se corromper ou para emitir opiniões? - questionou.

Segundo ele, toda a sociedade pediu que os militares assumissem o poder em 1964, para que o país não ficasse igual a Cuba.

O filho de Jair Bolsonaro, o vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PP), em entrevista ao site da revista Alfa, defendeu o pai das acusações de homofobia.

- Nenhum pai tem orgulho de um filho gay - disse Carlos Bolsonaro.

fonte: Extra Online

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...