segunda-feira, 24 de maio de 2010

Evangelistas americanos fomentam homofobia na África

Grupos de evangelistas americanos contribuem para fomentar a homofobia nos países africanos, segundo religiosos de outras denominações cristãs.

O reverendo Kapya Kaoma, um anglicano da Zâmbia que dirige o projeto da fundação progressista americana "Political Reseach Associates", denunciou hoje ao jornal britânico The Times.

Após entrevistar durante 16 meses dezenas de pessoas em Uganda, Quênia e Nigéria, o sacerdote concluiu que a intolerância dos africanos aos gays é em parte importada dos Estados Unidos.

"Com ajuda de suas amplas redes de comunicações na África, os projetos de bem-estar social, as escolas bíblicas e os professores, os conservadores americanos advertem dos riscos que representam os homossexuais e se apresentam como representantes do evangelismo desse país", assinala Kaoma em seu relatório.

"Não discutimos o fato de que parte do dinheiro enviado à África (os evangelistas) tenha fins louváveis, mas nos preocupa o doutrinamento de uma ideologia conservadora dos que recebem essas ajudas", declarou o sacerdote anglicano ao jornal The Times.

O resultado pode ser visto, por exemplo, no Malauí, onde nesta semana um casal foi condenado a 14 anos de prisão e trabalhos forçados, e em outros países do continente, onde gays e lésbicas estão cada vez mais expostos a ira popular.

fonte: Terra

Humoristas do "Pânico na TV!" se declaram contra a homofobia e a favor da inclusão gay

Antes mesmo de ir ao ar, a participação dos humoristas do programa "Pânico na TV" na I Marcha Nacional LGBT contra a homofobia, que aconteceu na última quarta-feira (19/05) em Brasília, já havia causado polêmica e discussões na internet entre aqueles que estiveram presentes no ato e presenciaram os momentos de tensão entre Bixesar (Márvio Lucio) e Serginho (Cesar Polvilho) com alguns ativistas.

A questão é: quem esteve contra? Quem esteve a favor? A reportagem do A Capa estava presente na hora em que tudo aconteceu. A impressão que ficou é de que a maioria queria mesmo se divertir com os meninos do programa. Alguns mais nervosos jogaram água em Polvilho, gritavam que ali não era lugar de brincadeiras e perguntavam por que a Rede TV! não havia mandado uma equipe jornalística para cobrir o evento.

Mas a confusão logo passou e a multidão continuou a seguir Bixesar e Serginho, que acabaram indo para debaixo da bandeira do arco-íris. Além de tudo, no inicio da matéria, que foi ao ar ontem (23/05) no Pânico, os personagens, em tom de brincadeira, explicaram o que é a homofobia, e que ainda há muita gente contra a união civil gay. Pedagógico.

Quem disse que a comédia não pode subverter valores e sistemas para o bem? E ainda mais o deboche, grande arma para se falar coisas que muitos jornalistas e programas televisivos não dizem, pelo contrário, se calam e colaboram para o conservadorismo homofóbico.

Ao final da esquete, o programa se utilizou da ironia e exibiu o vídeo com a música "Fuck you", da cantora Lily Allen, onde ela critica as pessoas homofobicas e diz que estas tem o cérebro pequeno. Foi um "foda-se" em rede nacional para o preconceito contra os LGBTs.

Durante todo o quadro os humoristas falaram a respeito da homofobia. Com a ex-BBB Angélica discusaram sobre a dificuldade de se assumir e participar de um reality de grande audiência, mostraram também uma adolescente lésbica que contou que sua mãe não aceita sua orientação sexual. Em resumo, abordaram um tema sério para milhões de pessoas do Brasil, que certamente nem tinham conhecimento da Marcha que acontece em Brasília.

Como se não bastasse, quando o programa retornou ao estúdio, o apresentador do "Pânico na TV", Emílio Surita, disse que todos eles, que trabalham no programa, são a favor "da inclusão das minorias" e contra qualquer tipo de "fobia".

Os produtores da atração poderiam muito bem fazer uma edição que desse a entender que os participantes da Marcha eram contra a presença dos humoristas. O que não é verdade. Honestos e aliados fizeram uma edição positiva. Brincaram, que é típico do quadro e não fizeram humor caricato e estereotipado, coisa que muitos ativistas e pessoas da comunidade gay reclamam. Às vezes, um tema abordado de maneira lúdica pode ser mais transformador do que quando é tratado com números e caras tensas.

fonte: A Capa

Quadro do ‘Fantástico’ mostra travesti que faz doutorado em universidade pública

Veja mais esta história descoberta por Lázaro Ramos.

Como funciona o primeiro curso para gays, lésbicas e simpatizantes, aberto em São Paulo?  E Quem é o primeiro travesti a fazer um curso de doutorado numa universidade pública brasileira?
O curioso, de Lázaro Ramos, embarcou em uma viagem para o Ceará para conhecer mais sobre a história de Luma Andrade.

E em Campinas, a equipe da TV Tigela visitou a escola LGBT, onde os alunos têm aulas de teatro, web design, revista, cinema e dança.

fonte: Globo.com

'Nunca encontrei amizade pura em um hétero', diz Lady Gaga

Cena do clipe de "Alejandro" de Lady GaGaCantora diz que seu novo clipe, 'Alejandro', é uma ode a seus amigos gays

A cantora Lady Gaga contou que seu novo clipe, "Alejandro", é uma homenagem a seus amigos gays. "Nunca consegui encontrar amizade pura em um relacionamento com um hétero. É uma celebração ao amor gay - a confissão da minha inveja pela coragem que eles precisam para ficar juntos", diz a cantora, que é bisexual assumida.

fonte: EGO

Argentina: Padres católicos saem em defesa do casamento gay

Grupo de doze sacerdotes divulga texto pedindo legalização da união gay na Argentina.

Padre Nicolas Alessio e seu grupo defendem união gay Um grupo de padres católicos na Argentina publicou um documento defendendo o casamento gay. Na última semana, os doze sacerdotes de Córdoba que integram o Grupo Sacerdotal Enrique Angelelli contrariaram os posicionamentos oficiais da Santa Sé e deram opiniões muito mais tolerantes acerca do projeto de reforma do Código Civil argentino, que vem sendo discutido pelo parlamento do país e que inclui o reconhecimento legal de uniões entre pessoas do mesmo sexo.

No texto, que você confere na íntegra logo abaixo, os padres usam passagens bíblicas para afirmar que Jesus Cristo nunca condenou a homossexualidade.

É óbvio que a iniciativa gerou reações por parte dos setores conservadores da Igreja Católica. O bispado de Córdoba se apressou em declarar que a opinião dos doze padres "não representa de forma alguma o sentimento da Igreja Católica". Em nota, as autoridades religiosas pediram que senadores se oponham ao projeto "para o bem do país e de suas futuras gerações".

Leia o texto divulgado pelos padres defensores da união gay:

Contribuição ao debate sobre as alterações na lei do casamento civil

"Deus é amor, quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele." São João.
"Deus é espírito, onde está o Espírito está a liberdade." São Paulo aos Coríntios.
"Não há diferença entre judeu e grego, escravo e livre, homem e mulher, porque todos vós sois um só em Cristo Jesus." São Paulo aos Gálatas.

Diante da possibilidade de uma lei permitindo que pessoas do mesmo sexo se tornem um "matrimônio", e vivam uma experiência profunda do amor e da sexualidade, entendemos que a sua aprovação, acompanhamento e aprofundamento nos coloca no caminho do Evangelho de Jesus. Um Jesus que revelou o rosto amoroso de Deus. A Igreja oficial e seus pontos de vista nem sempre ou necessariamente coincidem com o Evangelho. Este assunto é um exemplo.

Vejamos:

- Jesus nunca estabeleceu uma doutrina fechada sobre casamento, simplesmente seguiu os costumes do seu tempo, e avançou ao reconhecer e defender de maneira especial as mulheres, em um contexto social machista e patriarcal...

- Jesus jamais condenou ou mencionou a homossexualidade, mas sim enfrentou os soberbos, os que acreditavam ser puros, aos que tinham o poder opressor, os que escravizavam, os que humilhavam...

- Jesus sempre colocou a lei a serviço de uma humanização maior, onde o centro seja a pessoa, sobretudo os excluídos, os esquecidos, os últimos...

- O termo "homossexual" não aparece na literatura até o final do século 19. Nos tempos bíblicos não havia uma compreensão do que atualmente entendemos por orientação sexual... mal se poderia condenar a homossexualidade ....

- Toda a Revelação bíblica aponta para a prioridade do amor, sem qualquer exclusão, e com predileção pelos marginalizados, pelos proscritos, pelos párias, pelos negligenciados, pelos acusados...

- Se alguns textos do Antigo Testamento parecem condenar a homossexualidade, na verdade o que rejeitam é a idolatria a que tal prática se ligava, ou, como no caso de Sodoma, a falta de hospitalidade. Em Ezequiel 16,49-50, por exemplo, "Sodoma" é soberba, gula e não socorrer o pobre e o indigente; ou seja, não tem nada a ver com um "pecado sexual". Além disso, os textos do Antigo Testamento nunca se referem às lésbicas, só falam de varões.

- Se alguns textos das cartas apostólicas incluem a homossexualidade em suas listas de "pecado", é apenas para adaptar-se aos códigos morais greco-romanos, e neste sentido recordar o pecado de idolatria que tais costumes significavam, ou condenar as práticas de abuso, prepotência, exploração sexual, sejam estas hétero ou homossexuais, mas de maneira nenhuma expressar uma condenação à homossexualidade enquanto tal...

- Toda a Revelação bíblica, e com mais razão o Novo Testamento, não é um código de moral. Citar textos isoladamente para condenar a homossexualidade é um fundamentalismo anacrônico, incapaz de compreender os textos em seu ambiente histórico específico. É utilizar alguns textos para justificar seus próprios preconceitos. Fazer da Bíblia um manual de moral sexual seria cair em um legalismo judaico criticado por Jesus. A Bíblia é a Revelação de um Deus que nos quer ver livres, alegres e felizes, e por isso nos convida a enfrentar tudo o que oprime, discrimina, rejeitada, expulsa, odeia, segrega e separa.

Entendemos a homossexualidade como uma maneira distinta, diferente e diversa de se viver a sexualidade e o amor; e não como uma raridade e menos ainda como uma doença. Fez 37 anos que a homossexualidade já não é considerada um transtorno psiquiátrico, e Organização das Nações Unidas (ONU), através da OMS (Organização Mundial de Saúde),    a excluiu da classificação de transtorno mental em 17 de Maio de 1990, por considerar com critérios científicos que não correspondia a uma patologia, mas que é parte da diversidade do ser humano.

Quem pode negar que pessoas do mesmo sexo não possam viver de maneira adulta, livre e responsável a sua própria sexualidade? Ninguém pode, e menos ainda em nome de Deus, afirmar que só haja uma maneira de se viver a sexualidade e o amor. A natureza, rica em multiplicidade, também nos ensina que a diversidade não lhe faz oposição, mas a embeleza. Citar a “lei natural” para colocar-se contra esta legislação é apenas uma posição fixista, dura e congelada da realidade pretendida como "natural", sem entender os complexos processos culturais.

Entendemos que um legislador pode professar profundamente sua fé cristã e católica e, ao mesmo tempo, com total liberdade de consciência, pensar, definir e agir diferentemente do que propõe a hierarquia eclesiástica. Na Igreja Católica não há um "pensamento único", há lugar para a diversidade e para a pluralidade. Além do mais, um legislador não legisla para a comunidade católica, legisla para todos os cidadãos. Ninguém deveria se ofender ou se incomodar, pelo contrário, deveria ser motivo de alegria que pessoas do mesmo sexo - tradicionalmente ridicularizadas, discriminadas, condenadas, estigmatizadas, amaldiçoadas, vítimas de preconceitos e obrigadas a viver na clandestinidade, ocultando seus sentimentos mais profundos – hoje possam se sentir livres e amparadas por uma lei da Nação que reconhece seu direito ao amor e à família, não como uma concessão relutante, mas como um direito inalienável.

Grupo Sacerdotal Enrique Angelelli
Pe. Nicolás Alessio
Província de Córdoba
Argentina

fonte: Mix Brasil

República Dominicana: Paciente fugiu do hospital para não perder o pênis

Um homem fugiu do hospital, na República Dominicana, após saber que teria o pênis amputado.

Internado com priapismo, que quando existe uma ereção prolongada e dolorosa, o homem de 45 anos, corria o risco de sofrer uma gangrena no órgão. Segundo os médicos, ele estava hospitalizado há mais de três semanas.

O priapismo teria sido causado pela ingestão de uma grande quantidade de estimulante sexuais, mas o paciente negou ter tomado qualquer “reforço” para melhorar sua performance sexual.

fonte: Cena G

Marina Silva diz que governar para todos, gays inclusive

Marina Silva defende direitos civis dos homossexuais em Salvador

Marina Silva A pré-candidata a Presidência Marina Silva, PV, reclamou do preconceito por ser evangélica e disse que, caso vença as eleições, governará para todos, incluíndo aí a população homossexual. A declaração foi dada diante de líderes religiosos, incluíndo dom Geraldo Majella Agnelo, ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em reunião realizada na manhã desta sexta-feira na Cúria Metropolitana de Salvador.

Marina reiterou que suas convicções religisosas _ela é batizada na Assembléia de Deus_ não interferirão em suas posições de governo já que o Estado brasileiro é laico.

Na reunião ela ainda defendeu o direito dos homossexuais e a obrigação do Estado em desenvolver políticas para todos e negou que tenha escondido a bandeira do movimento gay entregue pelo vereador Sander Simaglio, do PV de Alfenas (MG):

- Ele não me pediu para abrir a bandeira. Digo isso diante de Deus e dos homens.

fonte: Mix Brasil

Marido que trocou mulher por homem ganha ação na justiça

Ela queria indenização por danos morais

Um homem casado, que trocou a mulher por outro homem, foi absolvido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo de ter que pagar indenização a ex-mulher.

Ela pediu na justiça indenização por dano moral depois que o casal se separou por conta do relacionamento do marido com outro homem.

Para o Tribunal de Justiça, o fato do marido ter trocado a companheira por outro homem não configurou ato ilícito.

O casamento dos dois durou 23 anos. No entendimento da justiça, a relação homoafetiva não pode ser vista como dano moral, uma vez que não se diferencia de uma traição heterossexual.

fonte: Toda Forma de Amor

“Existem gays no futebol brasileiro”, afirma Andrés Sanchez

Andrés Sanchez O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, afirmou que existem jogadores gays atuando no futebol brasileiro. O dirigente corintiano disse isso em entrevista à Folha de S.Paulo. Perguntado se no Brasil existem jogadores que são gays, o presidente corintiano foi enfático ao responder que sim, mas preservou o nome dos atletas quando foi questionado sobre quem seriam.

Sanchez ainda afirmou que se Ronaldo tivesse sido flagrado com oito mulheres no motel, o jogador seria aclamado como herói nacional, ao se referir sobre o caso em que o jogador do Corinthians teria sido flagrado com três travestis em um motel no Rio de Janeiro. De acordo com Sanchez, o preconceito ainda é muito grande, principalmente no futebol brasileiro.

fonte: Terra

Ativista gay é espancado e ataque filmado

Polícia tem imagem do suspeito

ataqueagayontario O ativista gay e diretor de um dos eventos contra a homofobia em Windsor, Estado de Ontario, nos Estados Unidos, foi brutalmente espancado numa das ruas.

Chris Rabideau, 26, contou que ele foi roubado e espancado por dois homens que disseram que o ataque, ocorrido na última sexta-feira, 21, era por causa da sua homossexualidade.

Tudo começou quando um homem se aproximou dele fora de uma loja de conveniências e o seguiu até se deparar com o outro agressor na esquina.

De acordo com a polícia, a dupla tomou a carteira do ativista e tentou forçá-lo a ir em um caixa eletrônico. Rabideau correu e os dois começaram a agredi-lo.

115573gayespancadoontario "Isso se tornou um crime de ódio porque eles começaram a me chamar de bicha, gay e outras palavras mais" contou Rabideau em entrevista coletiva.

"Eles disseram: agora que você é gay, isto nos dar mais motivos para fazer o que estamos fazendo" contou ainda.

O ataque foi filmado por uma câmera de segurança de um edifício. As imagens mostra Rabideau caído no chão e os suspeitos saindo.

fonte: Toda Forma de Amor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...