sábado, 7 de agosto de 2010

Bélgica: Político é ameçado de morte por ser gay

Ele é provável primeiro ministro do país

Homem considerado de todos os acordos e capaz de promover a pacificação, o presidente do PS e provável primeiro ministro, Elio di Rupo, foi ameaçado por morte por ser gay.

A ameaça chegou em uma carta. O material foi enviado para o canal VTM que encaminhou a carta para a Polícia Federal em Bruxelas.

Um porta-voz da polícia disse que as ameaças são sérias e que a investigação já está em andamento.

Na abertura, a carta tem a frase "em nome de Alá". A pessoa que escreveu prossegue dizendo que "um homossexual não pode se tornar o Primeiro Ministro de um futuro estado Islâmico como a Bélgica".

"O pecador e homossexual Di Rupo vai morrer com a espada branca" diz a carta.

Rupo tem uma vida discreta, mas todos sabem que ele é homossexual, o que não nega para ninguém.

fonte: Toda Forma de Amor

Gay Games reiteram atmosfera liberal para gays e lésbicas na Alemanha

Condenados pelos nazistas a campos de concentração, ameaçados de punição pela lei até o final da década de 1960, os homossexuais têm hoje aceitação incomparavelmente mais fácil na Alemanha. Mas há quem note retrocesso.

gay games 2Com o encerramento dos Gay Games 2010 em Colônia, neste sábado (07/08), confirmou-se a tendência crescente na Alemanha de homossexuais de ambos os sexos estarem integrados na chamada "normalidade" quotidiana.

Confinados pelos nazistas a campos de concentração no passado, até o final da década de 1960, os homossexuais ainda eram ameaçados de punição pela lei na Alemanha. Porém hoje boa parte dos gays e lésbicas alemães pode seguir sem temor suas tendências e seu estilo de vida.

Essa atmosfera liberal em relação à homossexualidade no país se deve em grande parte à atuação de intelectuais, artistas e ativistas, mas também de políticos como o prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, que não faz nenhum esforço para disfarçar do olhar público sua opção sexual: antes pelo contrário.

Um passo corajoso, pois justamente nos meios políticos a homossexualidade continua sendo considerada um defeito, oferecendo aos adversários um flanco para o ataque. Já no mundo da arte e dos espetáculos, há muito que os gays não precisam mais se esconder: afinal de contas, eles são considerados especialmente criativos e "loucos".

Mas isso não passa de mais um clichê, ainda que positivo. Na realidade, à parte o fato de amarem pessoas do mesmo sexo, a maioria dos gays e lésbicas prefere levar uma vida pouco espetacular, antes "normal". Para tal, contribuiu a lei alemã que, a partir de 1º de agosto de 2001, conferiu aos casais homossexuais equiparação parcial do ponto de vista conjugal, permitindo-lhes selar seu relacionamento no registro civil.

Não perder campo
Porém liberdade e aceitação precisam ser conquistadas a cada dia, isso os homossexuais sabem melhor do que ninguém. Em diversos setores, como a Igreja, a polícia, as Forças Armadas e em numerosas profissões, eles continuam sendo maciçamente discriminados.

Os gays e lésbicas do século 21 tornaram-se mais politizados. O mais tardar desde o debate em torno da aids, em meados dos anos 80, quando certos políticos propuseram que eles fossem internados em campos de quarentena. Parte da comunidade mantém-se alerta, e se manifesta imediatamente quando percebe qualquer sinal de agitação discriminatória na política.

"Em parte, também se nota um retrocesso", afirma a ativista lésbica Annette Wachter, que trabalha como conselheira econômica em Colônia. Em sua opinião, os homossexuais ainda não são plenamente aceitos. "Por isso precisamos sempre mostrar presença, apresentar nossas exigências para que não voltem a nos esquecer, nos reprimir e nos estereotipar."

"Vila Diferente"
Como a discriminação ainda é bastante difundida nas zonas rurais, muitos procuram cidades maiores, como Berlim, Frankfurt ou Colônia. Esta última desenvolveu-se, nos últimos anos, em capital secreta da vida cultural gay na Alemanha. O anonimato da cidade, aliado ao relativo laissez-faire dos colonianos diante daqueles que pensam e sentem de forma diferente, tornou-se também um importante fator econômico para a cidade.

Por isso, os responsáveis pela administração de Colônia têm enorme interesse em festas de grande porte, como o Dia do Orgulho Gay (Christopher Street Day – CSD) ou os recentemente encerrados Gay Games. O prefeito Jürgen Roters expressou essa ambição durante a abertura do torneio esportivo: "Colônia vai novamente pôr à prova sua reputação de metrópole aberta ao mundo, simpática e receptiva às inovações".

Específica da cidade renana é também a Villa Anders ("Vila Diferente"). Nesse projeto, iniciado pela sociedade de construção de edifícios residenciais GAG e por associações de homossexuais, moram, lado a lado, gays, lésbicas e heterossexuais, longe de qualquer sugestão de gueto.

"Pois parte das residências fica disponível para gente que não é gay, mas que quer morar na Villa Anders. Tanto faz se são jovens, velhos, pobres, ricos, solteiros, casais, famílias", descreve Elmar Lieser, da GAG. E sublinha: o importante é "que as pessoas queiram conviver e que tenham respeito pela individualidade do outro".

fonte: Deutsche Welle

Lady Gaga deixa os seios a mostra durante festival em Chicago

lady gaga chicagoO Lollapalooza, festival de música norte-americano, começou nessa sexta-feira, em Chicago, e a estrela do dia de abertura foi Lady Gaga que, mais um vez, fez uma apresentação que chocou muitos. Para começar, os figurinos escolhidos foram bem ao estilo Gaga, inusitados e reveladores. Durante as duas horas de show, ela usou 15 looks – sim, 15.

lady gaga chicago (2)Um deles, o mais extravagante, era feito de um tecido de tela, que deixava os seios de Gaga a mostra. Em um ponto do show, ela se jogou na plateia e levou todos à loucura. O festival, que acontece até domingo, contou com um público de 90 mil pessoas só no primeiro dia. Além de Lady Gaga, as bandas Hot Chip, The Strokes também já se apresentaram por lá.

fonte: Glamurama

Pessoas com mais de 50 anos diagnosticadas tardiamente com HIV morrem mais cedo

Pessoas com mais de 50 anos com HIV têm mais probabilidade de serem diagnosticadas com o estágio avançado da doença do que adultos jovens, segundo um estudo britânico.

Elas também têm duas vezes chances de morrer dentro de um ano após o teste de HIV do que os jovens, mesmo que eles sejam diagnosticados tardiamente.

'Existe um grupo de pessoas que não faz o teste porque imagina que não está em risco', disse Valerie Delpech, da Agência de Proteção da Saúde do Reino Unido Centro de Infecções em Londres, que trabalhou no estudo.

Ela disse que o número de britânicos infectados pelo HIV triplicou nos últimos dez anos, atingindo mais de 55.000 em 2007. Enquanto os idosos representam apenas cerca de um em cada seis desses casos, o número de novos diagnósticos está crescendo mais rapidamente entre aqueles com mais de 50 anos.

"Os números ainda são pequenos", disse Delpech, cujos resultados foram publicados na revista AIDS. Ela estimou que menos de mil britânicos foram infectadas com o HIV. Mas "todos podem estar em risco, e precisamos pensar sobre isso", disse Delpech.

De 2000 a 2007, o número de pessoas recém-diagnosticadas com mais de 50 anos saltou de 299 para 710. Em comparação aos mais jovens, a maioria dos idosos soropositivos eram homens brancos homossexuais.

"Não eram todos homens gays", salientou Delpech. "Na verdade, houve uma grande proporção de homens e mulheres heterossexuais."

Quase metade deles foram diagnosticados em estágio avançado da doença. Cerca de 14% destas pessoas tinham morrido um ano depois, em comparação a apenas 1% dos indivíduos testados rapidamente.

Embora as razões não fossem claras, ela disse que mais divórcios e melhores condições de saúde podem ter colaborado para o aumento da atividade sexual entre os idosos.

Em um estudo anterior de doenças sexualmente transmissíveis, Anupam B. Jena, do Massachusetts General Hospital, em Boston, que não esteve envolvido no estudo, descobriu que os homens de 60 anos que tomavam Viagra, remédio para disfunção erétil, tinham o dobro da taxa de DSTs do que aqueles não medicados.

Ele disse que o novo estudo deixou claro pela primeira vez que o número crescente de idosos soropositivos não se deve apenas às pessoas que vivem mais com medicamentos mais eficazes. De fato, os pesquisadores foram capazes de mostrar que cerca de metade das pessoas diagnosticadas após o 50º aniversário também tinham sido infectadas com 50 anos ou mais.

Delpech disse que devem considerar fazer o teste todos os homossexuais, pessoas que viajaram para fora do país e tiveram relações sexuais com moradores, ou quem iniciou um novo relacionamento. Se diagnosticados e tratados prontamente aos 30 anos, ela disse que as pessoas podem facilmente viver até 75 anos.

"Não é tudo má notícia", acrescentou. "Se você for diagnosticado precocemente, há medicamentos altamente eficazes."

fonte: BOL

Parada do Orgulho Gay reúne 500 mil pessoas em Amsterdã

Debate sobre relação dos gays com a sociedade holandesa marcou evento. Cerca de 80 barcos se apresentaram no canal Prinsengracht.

Os participantes da Parada do Orgulho Gay anual de Amsterdã quase dobraram o número da população local neste sábado (7), apesar da chuva e de discussões em curso sobre como receber os gays entre todos os setores da sociedade holandesa.

Cerca de 500 mil pessoas seguiram para o evento, que apresenta cerca de 80 barcos no canal Prinsengracht. O "Europa Pride" (Orgulho Europeu), um barco de transporte de membros do Parlamento Europeu, abriu o caminho do desfile.

A cor rosa tomou a cidade --chapéus rosa, penas rosa, camisas rosa-- com grupos trajando roupas diferentes, incluindo um barco cheio de pessoas vestidas de Papai Noel e homens usando asas de anjos.

Mas, apesar de toda a festividade, os sinais de inquietação entre os membros da comunidade gay e sua relação com a sociedade holandesa também vieram à tona.

"Estamos fazendo a nós mesmos uma paródia de ser homossexual", disse Hans Bruggeman, de 83 anos, um ex-conselheiro da cidade e membro do Parlamento holandês na véspera do desfile. "Portanto, eu prefiro ficar em casa e não me juntar a eles."

Bruggeman, vestindo uma camisa de manga curta e suspensórios, tinha um particular desdém pelo tom do desfile. "Quando eu deveria participar da festa, eu deveria estar vestido como estou agora, e não só com alguma coisinha miúda", afirmou.

Bruggeman abordou uma questão que tem gerado crescente controvérsia para a segurança dos gays em Amsterdã: a mostra pública da homossexualidade.

A edição local da revista Time Out, em sua mais recente edição, publicou um artigo questionando se Amsterdã havia se tornando um lugar inseguro para os gays viverem --quase 200 anos depois de ter se tornado um dos primeiros lugares no mundo a aceitar a homossexualidade explicitamente.

fonte: G1

Casamento gay busca aceitação na África do Sul

Lei que autoriza união de pessoas do mesmo sexo abre caminho para maior tolerância à homossexualidade, mas preconceito resiste

Foi outro casamento perfeito ao pé da Montanha da Mesa, recorda o reverendo Daniel Brits. Dentro da capela, uma mulher cantou "Wind Beneath My Wings", antes que ele pedisse ao nervoso casal que repetisse seus votos diante da família e de amigos há algumas semanas.

O fato dos noivos serem dois homens surpreendeu poucos convidados.

Para Brits, era apenas mais um dia de trabalho. Afinal de contas, ele diz ter casado mais de 500 casais gays nos últimos quatro anos desde que a África do Sul se tornou o primeiro país do hemisfério a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, uma distinção que só terminou este mês, quando a Argentina fez o mesmo.

Mais de 3 mil casais do mesmo sexo se casaram na África do Sul, com cerca de metade dos casais incluindo pelo menos um estrangeiro, afirma o governo.

A lei que autoriza a união entre pessoas do mesmo sexo começou a abrir caminho para uma maior tolerância à homossexualidade, alegam os defensores, e os casamentos impulsionaram as empresas de festas de casamento.

"O Apartheid suprimia a tolerância, mas uma vez que ele acabou a nossa sociedade mudou muito rápido e a maioria das pessoas apenas segue o fluxo", disse Brits.

As proteções legais na África do Sul estão em forte contraste com o sentimento antihomossexual que foi visto recentemente em outras partes da África, seja no julgamento de um casal gay no Malawi ou na proposta legislativa para tornar a homossexualidade um crime capital em Uganda.

Mas mesmo conforme os defensores dos direitos humanos elogiam a abertura legal do país e o crescimento econômico que tem acompanhado o turismo para casamento de pessoas do mesmo sexo, eles temem que a lei, como tantos aspectos da promessa de prosperidade da nova África do Sul, tem deixado de lado muitos dos cidadãos do país, principalmente os negros.

Anthony Manion, diretor do grupo Ação de Memória para Gays e Lésbicas, disse que a lei não beneficia os negros que vivem nos bairros pobres que se estendem por quilômetros na Cidade do Cabo e em Johanesburgo. Neles, gays e lésbicas são muitas vezes vítimas de discriminação e violência.

Os defensores dos grupos homossexuais dizem que um número cada vez maior de lésbicas se tornou vítima dos chamados estupros corretivos, que visam livrá-las de sua orientação sexual. Mas para muitos casais de gays e lésbicas estrangeiros, a África do Sul oferece uma tolerância legal muitas vezes negada em seus próprios países.

Em 2007, o americano Damon Bolden se casou com seu parceiro no Constitution Hill, uma antiga prisão do Apartheid que agora abriga a Corte Constitucional da África do Sul e vários grupos de direitos humanos.

"Foi uma honra casar em uma democracia tão jovem e progressista", disse Bolden em Nova York. "Se isso pode acontecer lá, também pode acontecer aqui".

fonte: Último Segundo

São Paulo vai receber conferência internacional LGBT

A 25ª Conferência Mundial da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexos será realizada entre 04 e 09 de dezembro em São Paulo.

Na última conferência, em 2008, em Viena, a cidade do Rio de Janeiro havia sido escolhida para sediar o próximo evento, mas por problemas logísticos, a entidade e os organizadores brasileiros concordaram em mudar o local da conferência para a capital paulista.

O tema deste evento será “Construindo o caminho a seguir em tempos de crise”. A conferência irá abordar como a comunidade arco-íris está respondendo à crise e como criar estratégias para trazer mudanças positivas.

fonte: Cena G

Schwarzenegger defende casamento gay na Califórnia

arnoldO governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger surpreendeu defensores dos direitos dos homossexuais ao pedir a um juiz federal dos EUA que autorizasse a retomada do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Estado.

Na quarta-feira, o juiz norte-americano Judge Vaughn Walker rejeitou uma emenda à Constituição da Califórnia aprovada por votação segundo a qual "apenas o casamento entre um homem e uma mulher" seria reconhecido no Estado. No entanto, os patrocinadores da emenda apelaram da decisão e pediram ao juiz que a proibição ao casamento de pessoas do mesmo sexo seguisse vigorando enquanto não houvesse decisão de um tribunal de maior instância a respeito do assunto. O juiz aceitou o pedido.

Diante disso, os advogados de Schwarzenegger, o procurador-geral Jerry Brown, dois casais gays e a cidade de São Francisco entraram com moções na sexta-feira pedindo que Walker derrubasse efetivamente a proibição ao casamento gay. "O governo acredita que o interesse público é melhor servido ao se permitir que a decisão do tribunal entre em vigor, restaurando dessa forma o direito aos casais de mesmo sexo que se casem na Califórnia.

Schwarzenegger anteriormente havia vetado duas vezes um projeto de lei que legalizaria o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Estado. Apesar disso, ele foi contrário à emenda quando ela foi colocada em votação, em novembro de 2008. As informações são da Associated Press.

fonte: Estadão

Justin Timberlake vai dublar personagem gay em série animada

justin_timberlakeJustin Timberlake se prepara para interpretar seu primeiro personagem gay. Mas antes que o público se empolgue, é bom avisar: será no ramo da animação.

O cantor será a voz de um rapaz gay na série animada "The Cleveland Show", exibida nos EUA pelo canal Fox. Justin dublará o moço pelo qual o personagem Terry se apaixona. No Brasil, a série é exibida pelo canal FX.

O episódio dublado por Justin vai ao ar nos EUA somente em fevereiro de 2011.

fonte: A Capa

Islândia: Prefeito da capital abre parada do orgulho LGBT vestido de mulher

Depois de ter o primeiro chefe de Estado abertamente gay (a primeira-ministra Jóhanna Sigurdardottir), o prefeito de Reykjavík, capital da Islândia, abriu as comemorações da parada gay da cidade vestido de mulher.

Jón Gnarr, que é heterossexual e pai de cinco filhos, é comediante e tornou-se prefeito da cidade em 15 de junho deste ano.

Ele subiu ao palco dizendo que “infelizmente, o prefeito não poderia comparecer”. Uma lição de bom-humor e tolerância.

fonte: Cena G

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...