segunda-feira, 5 de abril de 2010

Netinho reclama do "Fantástico" após entrevista sobre homossexualidade

Para Netinho, discussão sobre homossexualidade no Fantástico foi superficial Neste domingo, 04, o programa Fantástico exibiu uma matéria sobre saída do armário, aproveitando o gancho do outing de Ricky Martin. Além de contar um pouco da trajetória do porto-riquenho que cultivava a imagem de galã hétero, a reportagem conversou com o cantor baiano Netinho, que há algum tempo havia revelado que já se relacionou com homens.

Mas o artista não gostou nada da maneira como sua entrevista foi editada. Através de um post publicado em seu blog nesta segunda-feira, Netinho lamentou que o Fantástico tenha disperdiçado "uma bela oportunidade de aprofundar o assunto sem ser tão superficial como foi". Segundo Netinho, ele só concordou em dar a entrevista para passar sua visão sobre o assunto. Ele aproveitou para publicar a íntegra da entrevista e você confere o relato a seguir:

"Vivi uma experiência de relação com uma pessoa do mesmo sexo, relação essa que teve a mesma base de sustentação de qualquer outra relação: a paixão, o amor, o companheirismo e tudo o que de positivo você conseguir imaginar que pode acontecer entre duas pessoas. O fato de ter tido junto a mim uma pessoa do mesmo sexo não me modificou em nada como homem, como pai, como filho, como irmão e como amigo. Ao contrário, apenas me acrescentou. Me mostrou que o amor tem uma dimensão muito maior do que a que eu imaginava. Me mostrou que o amor está acima de cor, raça, idade, condição financeira, sexo, de tudo!

Meu jeito de falar, de andar, de vestir, de pentear... nada disso foi alterado. Eu continuei a ser a mesma pessoa, prezando a minha masculinidade, gostando de fazer as mesmas coisas, tendo a mesma relação com o espelho, com o meu eu interior e com os outros.

Nunca falei em lugar algum que sou "gay" pois não gosto da conotação que esta palavra tem aqui no Brasil. E não gosto de me rotular. Em nada. Não sinto que tenho que me situar numa categoria. Hoje o meu amor, o meu desejo podem estar direcionados a uma pessoa do sexo oposto e amanhã a uma do mesmo sexo. Isso pra mim não importa desde que estas relações sejam sempre motivadas pelo amor.

Na minha opinião, a palavra 'Homossexual' tomou uma conotação por demais ligada ao corpo e ao sexo. Este fato transmite uma idéia errada a quem nunca viveu esse tipo de relação. Na verdade, o que une duas pessoas do mesmo sexo numa relação é o sentimento que sentem uma pela outra. E no amor, você não escolhe, não direciona. Aquilo que todos chamamos de orientação sexual deveria ser antes chamada de orientação afetiva.

Quando você já está vivendo uma coisa intensa e ainda não conseguiu encontrar dentro de você a forma de lidar com a 'novidade', com a 'realidade', seu instinto é se esconder, preservar ainda mais a sua privacidade de forma que ninguém invada um terreno que você ainda não conhece bem para poder falar a respeito. Com o tempo você adquire a certeza de que nada mudou. Com o tempo me vi o mesmo, só que muito mais feliz, apaixonado!

Passo à minha filha, aos meus amigos, e a quem posso, através da minha profissão, a mensagem de que nada que você faz por amor é em vão. Encorajo a que as pessoas corram atrás do verdadeiro amor nas suas vidas, esteja ele onde estiver. Sinto-me um homem muito completo e realizado com as experiências que tive. Aos que neste mundo ainda não entenderam que as coisas acontecem assim, só posso lamentar e desejar que encontrem o seu verdadeiro amor pois lhes trará muita luz com respeito a este assunto e a muitos outros."

fonte: Mix Brasil

Mais um casal gay consegue se casar na Argentina

O juiz de Buenos Aires, Guillermo Scheibler, autorizou o casamento entre Carlos Álvarez e Martín Canevaro (foto), o terceiro no país.

De acordo com a agência "EFE", a decisão foi contestada pela promotora Mariana Pucciarello. Um tribunal de segunda instância deverá defini nos próximos dias se o casamento permanecerá válido ou não.

"É importante: eu posso me transformar no primeiro afro-americano do país a participar do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Esse também é um marco. Há muitos irmãos africanos que não ver isso muito bem, mas outros tomara que sim", disse Carlos Álvarez à imprensa local.

Como destacou a agência, em março, parlamentares governistas e entidades sociais apresentaram um projeto de lei para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo e autorizar a adoção de crianças por casais homossexuais.

Também em março, a união entre Damián Bernath, 39, e Jorge Salazar Capón, 43, foi anulada pelo juiz Félix Igarzábal, com a afirmação de que a Constituição obriga o consentimento somente entre "homem e mulher" para se casarem.

fonte: A Capa

Cantor argentino Pablito Ruiz disse que já beijou Ricky Martin

pablito ruiz Na última segunda-feira, 29 de março, o cantor Ricky Martin saiu do armário e assumiu sua Homossexualidade.

Poucos dias se passaram, e o primeiro caso do ex-Menudo já apareceu na imprensa internacional. Trata-se do cantor argentino Pablito Ruiz, de 34 anos, Gay assumido.

Segundo a agência de notícias Grosby, Ruiz contou ter dado alguns beijos em Ricky Martin quando tinha apenas 17 anos, e o ex-Menudo, 22, em uma festa.

"Fui levado por minhas bailarinas em uma festa particular onde estava ele com as suas dançarinas. Aí, aconteceu. Mas não passou disso porque eu era virgem, nunca havia ido para a cama com um homem", declarou o cantor argentino.

fonte: Central de Notícias Gays

Veja os artistas internacionais que já "saíram do armário"

Ricky Martin, Angelina Jolie e Michael Stipe são algumas das celebridades internacionais que saíram do armário Na última semana, Ricky Martin virou manchete de todos os meios de comunicação ao assumir publicamente sua homossexualidade. Pai de dois filhos gêmeos, gerados por meio de uma mãe de aluguel, o cantor admitiu sua opção sexual em um comunicado divulgado em seu site oficial.

Aos 38 anos, o ex-Menudo afirmou que os anos de silêncio e reflexão o tornaram mais forte e que se considera "muito abençoado" por ser quem é, recebendo o apoio de fãs e personalidades por sua postura.

No entanto, o cantor não é o único artista que decidiu "sair do armário". Outras celebridades internacionais também já tiveram o mesmo ato de coragem para revelar sua verdadeira opção sexual. Para refrescar sua memória, o Terra listou algumas delas. Veja a lista completa abaixo:

Cynthia Nixon
Em maio de 2009, Cynthia Nixon, que interpreta a personagem Miranda na série e no filme Sex and The City, confirmou que estava noiva da namorada, Christine Marinoni, após exibir o anel durante um evento sobre os direitos civis dos homossexuais, em Nova York. A atriz tem dois filhos, frutos do casamento com o fotógrafo Danny Mozes, de quem se separou em 2003.

Ellen DeGeneres
A comediante Ellen DeGeneres assumiu sua homossexualidade na capa da revista Times, em abril de 1997, com a chamada "Sim, sou Gay", e também na série Ellen. Engajada, DeGeneres se casou em 2008 com a atriz Portia De Rossi e chegou a ser eleita a homossexual mais influente dos Estados Unidos pela revista Out.

Rosie O'Donnell
Em 2002, a atriz e apresentadora americana Rosie O'Donnell tornou pública sua homossexualidade, casando-se, em 2004, com Kelli Carpenter, com quem teve quatro filhos, três adotados e um gerado por Carpenter, sua ex-mulher, por meio de inseminação artificial. Símbolo da luta pela adoção de crianças por casais de mesmo sexo, O'Donell também afirmou que já teve um flerte com Angelina Jolie durante participação no programa de TV de Howard Stern, embora nunca tenha concretizado o encontro após alguns telefonemas. Atualmente, ela namora Tracy Kachtick-Anders.

Sean Hayes
Após anos interpretando o papel de um homossexual na série Will and Grace, Sean Hayes assumiu que é gay em recente entrevista à revista The Advocate, porta-voz da comunidade homossexual. Segundo o ator, ele teve receio de admitir sua opção sexual anteriormente porque achava que poderia diminuir suas chances de conseguir personagens heterossexuais ao longo de sua carreira.

Rupert Everett
Rupert Everett, 50, se arrependeu de ter assumido sua homossexualidade há 20 anos. Em entrevista ao jornalThe Guardian em novembro de 2009, ele afirmou que sua postura lhe custou papéis de protagonistas em Hollywood, aconselhando qualquer ator que esteja pensando em sua carreira a não "sair do armário".

Anna Paquin
Na mesma semana em que Ricky Martin colocou sua homossexualidade em pauta, a atriz canadense Anna Paquin, 27, resolveu assumir que é bissexual enquanto filmava um anúncio público para a TV dos EUA. Conhecida por seu papel em O Piano (1993), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante quando tinha apenas 11 anos, Paquin participava de um evento promovido pela True Colors Fund, organização fundada pela cantora Cyndi Lauper que arrecada dinheiro para os direitos gays.

Angelina Jolie
Angelina Jolie assumiu que era bissexual aos 22 anos, quando viveu um romance com a atriz Jenny Shimizu, sua companheira de elenco no filme Foxfire, de 1996. Na época, Jolie ainda era casada com o ator inglês Jonny Lee Miller. Tempos mais tarde, mesmo após Jolie ter engatado um relacionamento com Brad Pitt, Shimizu afirmou que elas continuariam tendo um caso e que o relacionamento de 10 anos era "profundo e mais do que simplesmente sexo", completando que a atriz não conseguiria ficar só com uma pessoa.

Lance Bass
Após boatos maldosos sobre sua vida pessoal, Lance Bass, ex-integrante da boy band N'Sync, resolveu "sair do armário" em entrevista à revista People, em julho de 2006. Na época, ele namorava o ator Reichen Lehmkuhl e justificou que não tinha assumido sua homossexualidade anteriormente para não prejudicar a popularidade do grupo e a carreira de seus parceiros.

George Michael
Em 1998, George Michael assumiu sua opção sexual logo após ser flagrado cometendo atos obscenos com outro homem em um banheiro público de Los Angeles, nos Estados Unidos. Devido ao incidente, o cantor foi obrigado a pagar uma multa de US$ 810 e realizar 80 horas de serviços comunitários. Dez anos mais tarde, ele afirmou que a situação causou um "alívio enorme".

Christian Chávez
Após a veiculação de fotos em que aparecia ao lado de seu suposto companheiro, BJ Murphy, Christian Chávez, ex-integrante do sexteto mexicano RBD, resolveu acabar de uma vez por todas com as especulações em torno de sua opção sexual. Em março de 2007, o cantor assumiu que é gay por meio de um comunicado publicado no site oficial da banda. Segundo Christian, havia chegado "a hora de crescer, não só como ser humano, mas também como artista".

Lindsay Lohan
Em julho de 2008, Lindsay Lohan admitiu a jornalistas que estava vivendo um romance com a DJ Samantha Ronson, durante uma festa para comemorar seu aniversário. As duas eram amigas havia anos e engataram um relacionamento conturbado, marcado por idas e vindas. Em fevereiro de 2010, a atriz concedeu uma entrevista ao tabloide inglês The Sun afirmando que Ronson foi a única mulher pela qual já se apaixonou em toda sua vida e que esperava por uma reconciliação com a ex-namorada.

Michael Stipe
Em entrevista à revista Spin de março de 2008, Michael Stipe, vocalista da banda R.E.M., assumiu publicamente que era gay alegando que gostaria de ajudar os jovens homossexuais. Segundo o cantor, ele nunca tinha notado o quanto sua revelação seria útil para os outros, já que achava positivo o fato de personalidades públicas tratarem o assunto com menos preconceito e de forma aberta.

fonte: Terra

Cidade do México realiza 88 casamentos gays em um mês

casamento Um mês depois da lei que permite o união entre pessoas do mesmo sexo ter entrado em vigor na Cidade do México, a capital registrou a realização de 88 casamentos homossexuais, informou nesta segunda-feira o Governo da metrópole.

Foram 50 casais de homens e 38 de mulheres; a maioria dos noivos tem entre 31 e 40 anos, embora também tenham sido registradas uniões entre menores de 20 anos.

A norma, que tem efeito apenas no Distrito Federal, foi impulsionada pelo Governo de esquerda da cidade e provocou rejeição, principalmente do governista Partido da Ação Nacional (PAN).

Vários estados governados por este partido apresentaram controvérsias constitucionais perante a Suprema Corte, que foram desprezadas pelos magistrados. A Promotoria federal também se opôs, e a impugnação segue sob o exame do alto tribunal.

A lei aprovada na Cidade do México permite aos casais diferenciar o regime legal de seu casamento, como podem fazer os casais heterossexuais: a maioria optou pelo regime de comunhão de bens (59), e o resto pelo de separação.

O Registro Civil da metrópole tem 37 bodas entre pessoas do mesmo sexo pendentes marcadas para abril, maio e junho.

A capital é o estado do país onde a comunidade homossexual se manifesta mais abertamente, apesar dos líderes ativistas considerarem que ainda existe uma homofobia considerável e que é preciso trabalhar mais pela conquista de direitos.

Já nos outros estados do país, particularmente os rurais e de governo conservado, a situação dos homossexuais está pior segundo os coletivos gays.

Nos últimos anos, o Executivo da capital aprovou uma série de leis que tiveram uma forte rejeição da direita, como a criação das sociedades de convivência (precursoras dos casamentos gays) e a do bom morrer.

A mais polêmica foi a descriminalização do aborto em 2007 e sua prática em hospitais públicos, que contrasta com a tendência contrária que se vive em mais da metade dos estados do país, que optaram por penalizar esta prática.

fonte: EFE

Ellen DeGeneres rouba as atenções no 'American Idol' ‎

Ellen Degeneres é jurada do reality show Ellen DeGeneres não desperdiça nenhuma oportunidade, nem mesmo alguns segundos de conversa no American Idol.

Casey James, o galã de cabelos loiros da temporada, esperava DeGeneres, a mais nova jurada de American Idol, avaliar sua apresentação do sucesso dos Rolling Stones It's All Over Now. DeGeneres começou falando da beleza do cantor - e mencionando a própria personalidade pública dela.

"Casey, os corações da maioria das mulheres vão começar a acelerar só de olhar para você, certo, só que pessoas como eu..." Ela fez uma pausa, segurando o embalo enquanto os jurados e o público reprimiam o riso sobre a alusão implícita de que ela era lésbica. Quando a risada aumentou, DeGeneres continuou com o dedo estendido, prolongando a piada. Então, com um sorriso astucioso, ela terminou a piada: "loiras..."

DeGeneres, uma das comediantes e apresentadoras de talk-show mais populares dos EUA, também é uma das mais queridas artistas gays - e uma das poucas que vendem sua imagem dessa forma. E ela encontra um jeito de lembrar o público de sua sexualidade em quase todo episódio do American Idol. Mais do que em qualquer outra de suas empreitadas, a atuação de DeGeneres no programa predileto de TV dos EUA sugere como ela trabalha duro para parecer naturalmente engraçada e como ela está determinada a ser abertamente gay, mas de forma não ameaçadora. Ela não precisa desse trabalho, mas parece querer atingir esse público - Idol é sua chance de conquistar um público mais jovem e obcecado pelo pop, a geração Hulu de espectadores, que preferem baixar seus programas no computador ao invés de apertar o controle remoto. E DeGeneres, engraçada, irreverente e também bastante cautelosa no palco, está se consolidando emIdol como uma figura ao estilo de Jon Stewart, na qual pessoas com menos de 30 anos podem confiar.

Ela já conquistou os pais desse público. Seu talk-show, The Ellen DeGeneres Show, foi um sucesso instantâneo quando estreou em 2003, ressuscitando sua carreira que entrou em declínio depois que ela revelou ser lésbica em 1997. Agora, ela é a principal candidata ao trono de Oprah Winfrey, quando o programa The Oprah Winfrey Show acabar no ano que vem. E esse é apenas seu reinado no horário diurno.

Ela fez de cada trabalho um sucesso de público: ela foi um peixe no desenho animado da Disney-Pixar Encontrando Nemo, apresentou a premiação do Emmy e do Oscar, e atualmente aparece em anúncios da American Express, Vitaminwater Zero e da linha de comésticos Simply Ageless, da Olay e CoverGirl ¿ uma vitória para uma lésbica de 50 e poucos anos, mais conhecida por seu visual masculinizado e sem maquiagem.

Até mesmo sua vida pessoal é uma empreitada de sucesso, tendo servido de afirmação do casamento gay numa moldura de romance arlequim. DeGeneres e Portia de Rossi mostraram seu vídeo de casamento no programa Oprah ano passado, como parte de uma grande campanha pelo amor verdadeiro e a felicidade gay. Agora, DeGeneres está levando tudo isso ao reality show mais convencional da América.

É uma versão de músicas pop de Mutual of Omaha's Wild Kingdom, um programa ao qual pais e filhos comuns dos EUA assistem juntos, e, apesar de todos os seus trajes e cantos sensuais, American Idol é surpreendentemente careta. Na temporada passada, o segundo colocado, Adam Lambert, não confirmou ser gay antes de o vencedor ser escolhido, embora tenha exibido sua sexualidade em cada arranjo musical e traje exuberante. O jurado de Idol Simon Cowell e o apresentador do programa Ryan Seacrest fazem provocações mútuas com acusações de homossexualidade, como moleques do ginásio durante ensaios da banda.

DeGeneres tem pouca experiência no negócio musical, mas já na metade de sua primeira temporada, ela conquistou a todos, não fazendo papel secundário em relação a ninguém, nem mesmo ao insuportável Cowell. Ela elevou o tom do programa com seu próprio estilo espirituoso e levado, e charme afiado e humilde. Ela não poderia ser mais simpática ou agradável, mas não se encaixa muito bem com os outros jurados; às vezes, suas expressões faciais revelam sua distância cômica em relação aos momentos mais bregas do programa. Isso facilita muito a identificação dos espectadores com Ellen, mas, ao mesmo tempo, ela faz com que os outros jurados pareçam ainda mais personagens medíocres do show business.

DeGeneres não se senta ao lado de Cowell, e essa distância significa muita coisa. É Kara DioGuardi, a jurada nova da temporada passada, que ficou com o papel abduliano de jurada saco de pancadas de Cowell. Eles brigam e às vezes se batem de brincadeira, e ele ignora as opiniões dela com um desprezo misógino. Quando ela disse a um participante que ele não havia mostrado emoção antiguerra suficiente na música dos StonesGimme Shelter, Cowell respondeu, "o que você quer, um tanque no palco?". Depois que DioGuardi elogiou uma apresentação, Cowell levantou o queixo dela com a mão, como se fosse o focinho de um cachorro, e disse, "então acho que, como a senhorita aqui amou, essa é uma boa razão para achar o oposto."

Ele não faria isso com a outra mulher na mesa dos jurados.

fonte: Terra

Brasil ganha sua primeira central turística para público LGBT

Entidades firmam parceria e inauguram em maio a Central de Informação Turística GLS

São Paulo vai ganhar na segunda quinzena de maio sua Central de Informação Turística GLS (CIT GLS), a primeira da cidade e do Brasil. O serviço vai funcionar na ONG Casarão Brasil, na Rua Frei Caneca, 1057, e tem como objetivo informar o turista colorido sobre eventos, atrativos turísticos e mais um monte de lugares de interesse do público LGBT. A Central vai funcionar gratuitamente das 10 às 19h com atendentes bilíngües para garantir que todo mundo seja entendido, sem trocadilhos, claro.

A iniciativa é uma parceria da São Paulo Turismo (SPTuris), São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (Cads), Associação Brasileira de Turismo para Gays Lésbicas e Simpatizantes (Abrat-GLS) e Casarão Brasil. Para o titular da Cads, Franco Reinaudo, “a criação da CIT GLS reafirma o compromisso da prefeitura de São Paulo com a hospitalidade inclusiva e o respeito em relação à  diversidade sexual”.

Mais informações no site o www.cidadedesaopaulo.com.

fonte: Mix Brasil

Mel Gibson viverá George Michael nos cinemas

mel gibson O ator Mel Gibson foi escalado para viver o cantor gay George Michael em um filme biográfico da vida do astro. Gibson se declarou "encantado" por ter sido convidado para interpretar o polêmico cantor.

"Estou honrado por ter sido escolhido para interpretar George Michael", disse Mel Gibson. O ator disse que George é "um homem que tem lutado com a sua identidade que caiu em desgraça e que está tentando voltar ao topo do mainstream".

George Michael disse que será no "mínimo interessante" ver Mel Gibson nas telas interpretando a sua vida. Em tom de humor ele disse esperar que Gibson "recupere os tempos de glória de seu cabelo na época em que fez Coração Valente". O inicio das filmagens está prevista para este semestre.

fonte: A Capa

Madonna é a cantora mais tocada da década, diz pesquisa

Madonna5 Em uma pesquisa realizada pela Radio BBC, a cantora Madonna foi a artista mais tocada na televisão, rádio, lugares públicos, pubs e casas norturnas, entre 2000 e 2009. Depois da cantora vem Beatles, Robbie Williams, Queen e Take That.

Madonna é a primeira artista feminina a configurar no top 10. No momento a rainha da música pop está de férias. Ela esteve no Brasil no último Carnaval para visitar a família do seu namorado brasileiro, Jesus Luz, e participar do camarote da cerveja Brahma.

No ano passado foi lançado um CD e um DVD com as melhores músicas e vídeo de sua carreira. Além dos antigos singles, duas musicas inéditas estão no trabalho: Celebration e Revolver. Na semana passada o CD e DVD da Sticky & Sweet Tour, que passou pelo Brasil em 2008, começou a ser vendido nas lojas do país.

fonte: A Capa

Travestis podem usar nome social nas chamadas escolares em 9 estados

Identificação será feita nas cadernetas, históricos e certificados.Medida já foi aprovada em SC, PR, SP, RJ, BA, AL, PB, PA e GO.

Bianca disse que abandonou os estudos por causa do preconceito em sala de aula (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)O desconforto que travestis e transexuais passam quando estão em sala de aula e têm de responder à tradicional chamada de presença com o nome de batismo está com os dias contados em pelo menos nove estados brasileiros. A medida vale para os alunos com mais de 18 anos.

Esse é o caso de Abimael de Lima Alves, 26 anos, que estuda na Escola Estadual Maria Ivone, em Maceió, e vai passar a responder como Bianca. "Sofri muito em ser chamada pelo meu nome de batismo. Fiquei muitos anos sem ir à escola por causa do preconceito. Agora que estou voltando aos estudos, ser tratada pelos professores como Bianca vai ser ótimo, muito mais agradável e gentil comigo". Alagoas está entre os estados mais violentos contra homossexuais.

Segundo a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), as secretarias estaduais de Educação de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba, Pará, Goiás e Alagoas já permitem que o aluno tenha o nome social escrito em sua documentação escolar. "Em alguns lugares só está faltando pequenos ajustes para isso entrar em prática", disse o Toni Reis, presidente da associação, lembrando que nem todos os estados já regulamentaram a maneira como isso será feito durante o ano letivo.

Bianca disse que sua sexualidade começou a se transformar aos 14 anos. "Pouco tempo depois, fiquei três anos sem estudar. Eu tentava voltar para a escola, mas tinha de parar no meio do ano por causa da violência que eu sofria, sem falar do preconceito, tanto dos alunos como dos professores. Fisicamente,  tenho cabelos compridos, uso maquiagem, mas ainda não tenho silicone. Não sou tão diferente assim."

Toni Reis disse que o uso do nome social nas escolas será uma importante ferramenta para diminuir a falta de inclusão dos transexuais e travestis na sociedade. "Percebemos que muitos deles têm baixa escolaridade, o que inevitavelmente acabava levando essas pessoas para a prostituição. Quando o preconceito deixar de existir nas escolas, não tenho dúvidas que veremos travestis e transexuais com formação superior, com títulos de mestre e de doutor."

Número de homossexuais assassinados em 2009 no Brasil:

Estado Gays Travestis Lésbicas Total
Bahia 21 3 1 25
Paraná 8 15 2 25
São Paulo 7 7 - 14
Pernambuco 10 3 1 14
Minas Gerais 6 8 - 14
Alagoas 7 4 - 11
Goiás 3 6 - 9
Mato Grosso 4 4 - 8
Rio de Janeiro 4 4 - 8

Paraíba

5 3 - 8
Ceará 2 4 1 7
Distrito Federal 5 2 - 7
Rondônia 5 - 1 6
Espírito Santo 2 - 3 5
Pará 3 2 - 5
Mato Grosso do Sul

3

1 - 4
Rio Grande do Norte 3 1 - 4
Amazonas 4 - - 4
Tocantins 4 - - 4
Rio Grande do Sul 4 - - 4
Sergipe 2 1 - 3
Maranhão 1 1 - 2
Piauí 2 - - 2
Roraima 1 - - 1
Santa Catarina 1 - - 1
Total 117 69 9 195

* fonte: Grupo Gay da Bahia (GGB)

Violência x Inclusão social
Quatro dos nove estados que passarão a usar nome social dos transexuais e travestis nos documentos escolares estão entre os que mais registram casos de homicídio contra homossexuais GLBT. De acordo com pesquisa realizada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) em 24 estados e o Distrito Federal, foram registrados 195 assassinatos contra gays, travestis e lésbicas em 2009. O levantamento não conta com dados do Acre e do Amapá.

A Bahia contabilizou 21 gays, uma lésbica e três travestis mortos. O Paraná somou oito gays, 15 travestis e duas lésbicas assassinadas. Os dois estados lideram o ranking feito pelo GGB e já autorizaram o uso de nome social nas escolas.

São Paulo registrou a morte de sete gays e sete travestis. Pernambuco vem em seguida com o assassinato de dez gays, uma lésbica e três travestis. Minas Gerais teve seis mortes de gays e oito travestis. Dos três estados, apenas São Paulo já prevê o uso de nome social nas instituições de ensino.

Alagoas somou sete gays e quatro travestis assassinados no estado em 2009. O estado já está capacitando professores e funcionários de escolas a chamar travestis e transexuais pelo nome escolhidos por eles.

Os profissionais do sexo estão entre os que mais morrem no país, com 37 vítimas no total, ainda segundo a pesquisa do GGB. O levantamento mostra que 13 professores e nove cabeleireiros foram mortos com violência. As vítimas que não tiveram a profissão identificada somaram 71 casos em 2009.

Capacitação profissional
Segundo Irani da Silva Neves, gerente de Educação Étnicorracial e de Gênero da Secretaria de Educação de Alagoas, o nome social vai ser usado nos livros de chamadas, cadernetas escolares, históricos, certificados e declarações das instituições. “A sociedade já reconhecia a orientação sexual do público GLBT e a escola estava negando esse reconhecimento."

Para Nildo Correa, presidente do Grupo Gay de Alagoas, a possibilidade de poder ser tratado com o nome diferente do que está nos documentos oficiais vai permitir que muitos transexuais e travestis veoltem ao estudo. "É muito importante que isso ocorra não só em Alagoas, mas no país todo. Só assim poderemos quebrar a barreira do preconceito e da violência, principalmente no ambiente escolar. Muitas vezes, o que acontece dentro da escola não chega aos olhos das autoridades."

Desde 2008, o Ministério da Saúde reforçou a orientação aos funcionários de postos de saúde e hospitais de usar os nomes sociais de pacientes gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.

fonte: G1

Cantor Netinho fala sobre como é assumir a homossexualidade

Artista baiano embalou multidões com o sucesso 'Milla'. Ricky Martin mexeu com fãs no mundo todo ao revelar que é gay.

netinhoRicky Martin declarou na última semana, em seu site, com todas as letras, que tem orgulho de dizer que é homossexual. A notícia mexeu com as fãs do cantor no mundo todo, inclusive no Brasil.

“No início, a gente se surpreendeu um pouco. A gente ficou preocupada com a carreira dele”, conta Daniela Witzkii, integrante de um fã-clube brasileiro do cantor. “Ele é um símbolo sexual, a gente vai continuar sonhando”, acrescenta Helena Antunes, outra fã.

Foram anos mantendo fama de galã sem assumir a verdadeira sexualidade.

“Assumir a homossexualidade é sempre uma situação que causa muito conflito quando uma pessoa pública assume a homossexualidade. No dia-a-dia da pessoa, do homossexual, não causa nenhuma diferença, mas, com o passar do tempo, sim, porque a mídia vai trazendo informações, discussões, reflexões que podem ajudar ele e a sociedade como um todo a poder aceitá-lo de uma forma melhor”, analisa a psicóloga e sexóloga Jaqueline Ferreira Lopes, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Ricky Martin é mais um nome na lista de famosos que nos últimos tempos assumiram gostar de pessoas do mesmo sexo. A atriz Anna Paquin, a vampira da saga “X-Men”, declarou ser bissexual. O mágico James Randi, que teve um quadro no Fantástico em 2002, aos 82 anos, também assumiu que é gay.

A lista continua: a atriz Cynthia Nixon, do seriado "Sex and the City", a cantora e atriz Lindsay Lohan, o ex-N’Sync Lance Bass.

Netinho
No Brasil, quem assumiu é Netinho, o cantor baiano que nos anos 90 embalou multidões com a música “Milla”.

Dois anos atrás, Netinho passou por uma situação parecida com a de Ricky Martin. Ele deu uma entrevista para uma revista de celebridades e, pela primeira vez, falou sobre sua sexualidade. “Eu falei que eu já tinha vivido uma experiência com uma pessoa do mesmo sexo que eu”, recorda Netinho.

Não é fácil falar de um assunto tão íntimo, ainda mais para ele, que foi casado com uma mulher e tem uma filha, hoje com 10 anos. Mas como foi para Netinho perceber que estava se sentindo atraído por um homem? Foi uma crise existencial?

“Eu acho que todo mundo que passa por isso, quem vive esse tipo de relação. É um choque. Foi aquela sensação de não aceitação: 'Por que eu estou sentindo isso?’ Mas, com o tempo, você percebe que é um sentimento que nasceu dentro de você. Quando você coloca para fora, conta para alguém, eu acho que você passa a ser mais feliz”, explica Netinho.

fonte: G1

Relação gay representa 60% dos casos de abusos sexuais na Igreja Católica

Segundo levantamento feito pelo próprio Vaticano, nos últimos 50 anos foram recebidas cerca de 3 mil denúncias de abuso sexual praticado por sacerdotes. Destes, 60 % dos casos relacionam-se a práticas homossexuais, 30 % a relações heterossexuais e apenas 10% ao crime de pedofilia.

Os abusos, apontariam, portanto, um problema muito maior relacionado ao celibato do que a pedofilia. Ainda de acordo com os dados, a maioria das crianças violentadas eram do sexo masculino e o crime foi praticados por homens.

fonte: ParouTudo.com

Dourado vai estudar convite para participar de campanha contra homofobia

marcelo dourado vencedor bbbO vencedor da décima edição do BBB esteve  no palco do Domingão para contar, também, um pouco da sua história de vida.

Para ajudar a remontá-la, mãe, irmãos e alunos deram depoimentos que emocionaram o lutador:

“Não seria nada sem a família que eu tenho”

Mas, não é só a família que compõe a vida do lutador. O lugar onde mora também foi lembrado e, sobre esse assunto, o ex-BBB parece não ter gostado muito do que saiu na imprensa:

“Achei um absurdo fotografarem a minha casa sem a minha autorização. Não é porque eu participei do Big Brother que todo mundo tem que saber a cor da cueca que eu to usando. Nâo é vergonha nenhuma morar na comunidade”

Muitas outras notícias também o abalaram. A história de homofobia, parece ter deixado Dourado bastante irritado e chateado. Durante a participação do ex-BBB no palco, um integrante da  ONG Arco Íris, Julio Moreira, afirmou que ele foi homofóbico e, para que ele desfaça essa impressão, o convidou para uma próxima campanha.

Dourado se defendeu e disse que se sentia no direito de não participar das brincadeiras dentro da casa, que sua consciência está tranquila e que vai estudar o convite:

“Minha barra está limpa, se tiver alguém que realmente tenha alguma acusação que prove…”

fonte: Globo.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...