sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

"Odeio homem de sombrancelha tirada", diz Ney Matogrosso

Ney Matogrosso O cantor Ney Matogrosso é o convidado do programa de rádio Sexo MPB, do jornalista Rodrigo Faour, entre os dias 07 e 13 de dezembro. De segunda a sexta, o especial sobre sexo na música brasileira é transmitido por volta da meia-noite e, aos sábados, é reapresentado em edição compacta, às 22h, pela emissora carioca MPB Brasil.

Além das músicas escolhidas por Rodrigo, Ney gravou uma entrevista exclusiva e falou sobre a carreira, vida pessoal e até sexualidade masculina. "Hoje em dia os homens estão de sombrancelha feita. E eu odeio homem de sombrancelha tirada, aquelas sombrancelhas fininhas. Acho tão feio, antiestético, não me dá o menor tesão. Os homens também estão depilados por inteiro, a depilação virou questão de honra. Antigamente os homens depilados eram os nadadores e eles tinham vergonha de ir à praia depilados", disse.

Ney também opinou sobre os artistas homossexuais se assumirem em público: "Se no mundo de hoje, todas as pessoas que são homossexuais assumissem sua homossexualidade e todas as pessoas que consomem drogas assumissem que consomem drogas, nós seríamos obrigados a repensar esses dois assuntos. Seria um número tão elevado e de gente tão importante em todos os níveis, da arte à política. Que todos teriam que olhar para esses dois assuntos de outra maneira".

O cantor também falou sobre sua polêmica teoria sobre o vírus HIV: "Acredito muito mais que seria um vírus já existente que foi manipulado para botar em cima de gente. Não se esqueça que os EUA estavam em guerra e eles jogavam Napalm em cima das pessoas e eles jogariam um vírus que matasse rapidamente. Eu acredito muito mais nisso do que em Deus castigando a humanidade porque praticava sexo. Dá um tempo!", enfatizou.

fonte: G Online

Professor é acusado de trocar nota por convite para festa gay

Estudantes da Escola Estadual Joaquim Murtinho, uma das mais tradicionais e localizadas no Centro de Campo Grande, denunciaram um professor de Artes de trocar nota por convite, no valor de R$ 60, para uma festa no Bistrô, clube voltado para o público gay e simpatizantes.

Um vídeo mostra a reação do docente contra reclamação, usando palavrões em sala de aula, ameaçando os estudantes e admitindo a troca de um ponto e meio na nota pelo ingresso.

No vídeo, gravado por um estudante durante a aula da turma do 3º ano do ensino médio B, na manhã de ontem, Orion Dias da Silva, admitiu que ofereceu o convite para um estudante em troca de “um ponto e meio” na média. “Eu fiz um a proposta para o Alex, se você for na festa, eu dou um ponto e meio pra você”, admitiu.

Em seguida, revoltado com a reclamação feita na direção, ele deixou claro que o reclamante terá dificuldades em sua disciplina. “O pior é que quem foi reclamar, já passou de ano comigo. O que é pior, tinha passado até agora mesmo. Tinha!”, anunciou.

Em seguida, o professor ameaça reprovar os estudantes. “Eu vou fazer uma prova tão fu.., que eu quero ver corno nenhum que vai passar nessa prova... na minha prova não passa nenhum f.d.p.”, alertou, recorrendo a um palavrão para se referir aos estudantes.

Troca
Os estudantes confirmaram a oferta feita pelo professor para obter o convite. O aluno Thiago Melgarejo, 17 anos, contou que recebeu a proposta para comprar oito convites para conseguir dois pontos na prova. A proposta foi feita quando o aluno pediu uma nova oportunidade, garante o rapaz, mas sem apresentar provas.

A estudante Emily Monge, 17, também confirmou a oferta para comprar convites em troca de nota. Ela ainda contou que na manhã de hoje, os alunos fizeram uma avaliação e estava fácil. A suspeita é de que após a repercussão do caso na escola, Dias tenha aliviado a barra dos alunos.

Alex Loureiro, 17, contou que precisava de um ponto e meio e comprou o convite. No entanto, ele não se sentiu pressionando nem subornado com o convite. Ele disse que não considerou justa as denúncias feitas contra o docente e que a acusação de troca de ingresso por nota não procede.

Pais
Na manhã de hoje, o diretor da escola, Lucílio Souza Nobre, se reuniu com os estudantes e assegurou que ninguém será reprovado aleatoriamente. Ele contou que recebeu reclamação de três pais, que foram orientados a protocolar a denúncia por escrito.

Contudo, Nobre tentou minimizar o caso. Ele disse se tratar de um problema interno da Escola Joaquim Murtinho, que chamará o professor para conversar sobre as reclamações. Pais reclamaram dos termos e palavrões usados pelo professor de Artes em sala de aula, como p. e f.d.p.. No vídeo, chega a chamar os alunos de “um bando de retardado”.

A festa a ser promovida numa boate gay acontecerá na próxima terça-feira, 8 de dezembro.

O Campo Grande News tentou falar com o professor Orion Dias da Silva, mas não o localizou na escola nem por telefone.

fonte: Campo Grande News

Homofobia no futebol: jornalista é ameaçado de morte após artigo

jornalista Oswaldo Braga Um artigo publicado no jornal mineiro O Tempo, no último sábado, 28 de novembro, resultou em ofensas e ameaças de morte ao jornalista e ativista LGBT Oswaldo Braga. Na primeira parte de seu artigo, Braga descreve o momento seguinte após um gol. "Um caloroso momento íntimo-coletivo em que corpos suados, mãos, caras, bocas e sexos se esfregam sem censura ou qualquer tipo de limite machista".

Em seguida, o jornalista diz que a final do Campeonato Brasileiro o fez refletir sobre o machismo no futebol. Nos demais parágrafos, ele tenta desvendar por que o Cruzeiro, time pelo qual o jornalista torce, é associado aos gays. Chega, então, a conclusão que as afirmações são preconceituosas e que a homofobia precisa ser questionada.

Braga recebeu alguns elogios, mas seu artigo mexeu com a ira de alguns leitores que chegaram o ameaçar de violência e de morte. Por isso, na última segunda-feira, 30 de novembro, Braga enviou um pedido as chefes de segurança pública de Minas Gerais para que as providências necessárias sejam tomadas. O Chefe de Gabinete da Polícia Civil de Minas Gerais, Jesus Barreto, encaminhou a solicitação a outras autoridades do estado. O pedido, no entanto, ainda não foi respondido.

Leia o polêmico artigo, clicando aqui.

fonte: G Online

Eleita primeira deputada lésbica e negra nos EUA

Simone Bell A primeira deputada abertamente lésbica e afro-americana foi eleita no Estado da Georgia para ocupar uma vaga na Assembléia estadual. Simone Bell venceu a eleição representante o distrito 58 área da cidade de Atlanta.

Ela é a segunda lésbica a ser eleita no Estado, mas a primeira afro-descendente. "O aspecto hostórico disso tudo nunca foi minha vitória. Na verdade, alguma coisa atraiu a atenção para a mim durante a campanha" disse Simone, em entrevista para o portal "Advocate."

A vitória dela foi comemorada pelos ativistas em todo Estado. "Isso é uma tremenda vitória dos gays, lésbicas, bissexuais e transgênerosdo Estado da Georgia. Simone é, há muito tempo, uma líder na sua comunidade e terá um prodigioso mandato na Assembléia da Georgia" comemorou o presidente do grupo Gay & Lesbian Victory Fund.

Abertamente lésbica, Simone venceu as eleições em um estado que aprovou, em 2006, uma emenda constitucional proibindo o casamento gay. Apesar disso, ela não foi alvo de nenhuma ação, durante a campanha, com base na sua orientação sexual.

"Nosso distrito é muito diversificado e progressivo em diferentes aspectos, por isso que atacar uma candidata LGBT não poderia cair bem particularmente nesse distrito" explicou Simone.

fonte: Toda Forma de Amor

Polícia prende 7 e atribui bomba em Parada Gay a neonazistas

A Polícia Civil identificou nove pessoas, entre elas dois adolescentes, apontadas como responsáveis por jogar uma bomba caseira em participantes que dispersavam do desfile da Parada Gay, na região do largo do Arouche (centro de São Paulo), no dia 14 de junho. Duas delas foram presas há alguns dias e outras cinco, nesta sexta.

De acordo com a polícia, o ataque foi planejado por um grupo neonazista, identificado como Impacto Hooligan. Ao contrário das informações divulgadas à época --de que o artefato havia sido jogada de um prédio--, a Polícia Civil agora afirma que a bomba caseira foi atirada para o alto, no meio dos participantes. Ao menos 22 pessoas ficaram feridas, e parte registrou boletim de ocorrência.

Estão presos quatro homens e três mulheres. Apesar de identificados, os dois adolescentes não foram apreendidos. Os maiores de idade devem responder por lesão corporal contra 12 dos feridos e formação de quadrilha.

Os policiais afirmam que imagens de segurança de uma boate e um e-mail com a ameaças à Associação da Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) foram determinantes para identificar o grupo.

Presos
Dois dos suspeitos foram presos há alguns dias por agressão a punks, grupo rival, informou a polícia. Os outros cinco presos nesta sexta foram encaminhados a um CDP (Centro de Detenção Provisória). A polícia afirma que entre eles está um universitário de 19 anos, líder do grupo.

Na casa dos suspeitos, a polícia afirma ter apreendido documentos, livros e material neonazista. De acordo com as investigações, eles agem com gangues de outros Estados, principalmente do Paraná e do Rio Grande do Sul.

fonte: Folha Online

Produtora quebra tabu com irmãos gêmeos idênticos em pornô

milo-elijah-peters A produtora de vídeos pornôs Bel Ami, diz quebrar o último tabu com os gêmeos Milo e Elijah Peters em cenas super quentes e com sexo total entre os dois. Eles já haviam protagonizado outras cenas, mas nunca tinham chegado as vias de fato.

Outra polêmica que envolve o filme é a relação desprotegida, afinal, mesmo sendo irmãos eles deveriam estar usando camisinha.

fonte: Cena G

Eva Mendes revela que tem queda por Kate Winslet

Eva Mendes Em entrevista ao tabloide The Sun, a atriz Eva Mendes assumiu que tem uma queda pela colega Kate Winslet.

Segundo a publicação, Mendes sempre se sentiu atraída pela atriz de “Titanic”. “Eu adoro a Kate Winslet – eu a idolatro e ela é tão linda”, disse Mendes. “Ela fez cenas de nudez tanta vezes no cinema, mas não ficou conhecida por isso e sim pelo seu trabalho como atriz”, acrescentou.

“Nunca a conheci e acho que talvez escreva uma carta de amor para ela”, confessou. “Ela é um colírio para os meus olhos”, concluiu.

fonte: Dykerama

Polícia prende quatro acusados de atirar rojão na Parada Gay de SP

Quatro pessoas foram presas em São Paulo acusadas de ter jogado um rojão do alto de um prédio durante a Parada do Orgulho LGBT, em junho passado, na cidade. O ato criminoso ocorreu na dispersão do evento, por volta das 21h, próximo ao Largo do Arouche, região central.

O acidente deixou mais de 40 feridos. Os fragmentos do artefato causaram ferimentos no rosto, braços e pernas das vítimas.  A responsável pela prisão foi a Delegacia de Crimes Raciais e Crimes de Intolerância (Decradi), que pertence ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

fonte: ParouTudo.com

Ator de "Glee" assume homossexualidade em programa de TV

chris-colfer Como nem sempre a arte imita a vida, o ator da série "Glee", Chris Colfer, resolveu de uma vez por todas acabar com os rumores sobre sua sexualidade e se assumiu gay em uma entrevista na TV ontem.

A comediante Chelsea Handler brincou com o ator em seu programa, dizendo: "Seu personagem é gay, e nós sabemos que você é gay", apostou Handler. Sem ao menos pestanejar, Colfer respondeu enfático com um simples "sim".

Percebendo certo incômodo, a comediante continuou e jogou panos quentes sobre a polêmica: "Não fique envergonhado", disse, acrescentando que o fato de Colfer ser gay poderia ajudar outras "centenas" de pessoas a saírem do armário.

Mais à vontade, o ator concluiu brilhantemente: "Minha resposta para isso, antes de me assumir, era que eu era gay como todo e qualquer ator de Hollywood."

Em "Glee", exibida no Brasil pelo canal pago Fox, Chris Colfer interpreta Kurt Hummel, um soprano ligado em moda. Na série, Kurt revelou sobre sua sexualidade ao seu pai ainda no começo da primeira temporada.

fonte: A Capa

Carolina Ferraz será madrinha de encontro de travestis e transexuais

Carolina Ferraz A atriz global Carolina Ferraz, que se prepara para viver no cinema uma travesti, será madrinha do 16º Entlaids, o evento mais importante das travestis militantes.

O Encontro Nacional de Travestis e Transexuais tem início no próximo domingo (6), no hotel Golden Park, e vai até o dia 11/12. O estilista carioca Carlos Tufvesson, "batizado militante na pia da Astra-Rio (Associação de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro, que organiza essa edição do evento)", também será padrinho.

Cerca de duzentas ativistas travestis e transexuais participarão da maratona de atividades que incluem mesas de debates, oficinas de cidadania (elaboração de projetos, advocacy e organização institucional) e rodas de conversa, e projeção de vídeos.

Com o tema "Muito prazer, eu existo!", a ideia do encontro é formar uma discussão identitária. Durante o evento, deliberativo, elas construirão o conceito do que é ser travesti e transexual e de como querem ser vistas.

O Governador fluminense Sérgio Cabral, e o prefeito carioca Eduardo Paes, marcarão presença no evento.

Durante o encontro será apresentada uma proposta de se ter um processo travestilizador para o Sistema Único de Saúde. Atualmente, o SUS já realiza um processo transexualizador, que consiste em administração de hormônios antes da cirurgia, acompanhamento anual das taxas hormonais e acompanhamento por equipe multidisciplinar por dois anos antes e após a cirurgia de transgenitalização.

A proposta prevê ações como terapia com hormônios. Segundo as travestis, isso reduziria o uso de silicone líquido, utilizado para modelar o corpo, diminuindo, também, o risco de morte pelo uso da substância. O evento também pretende discutir o aumento do número de cirurgias de adequação sexual, e o acesso de homens transexuais às políticas de saúde, que não são contemplados atualmente pelo SUS.

Para a presidente da Astra-Rio, Majorie Marchi o encontro representa "um importante momento de protagonismo para nós, justamente porque temos urgência em debater temas como trabalho, educação, segurança, renda, emprego, gênero e saúde".

"No Brasil, há poucas políticas que atendam as demandas da nossa realidade porque nossos governantes se baseiam em estudos internacionais que não condizem com que nós TTs vivenciamos no dia-a-dia em nosso país", conclui.

O evento conta com o patrocínio do Governo Federal (através do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde e da Secretaria Especial de Direitos Humanos/PR); do Governo do Estado do Rio de Janeiro (através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e da Secretaria de Saúde e Defesa Civil); da Prefeitura do Rio (através das Secretarias de Turismo, Saúde e Assistência Social); e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU); além do apoio da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e da PACT Brasil.

fonte: A Capa

Ex-marido de Jennifer Lopez agora tira a roupa em calendário

Ojani Noa Na cabeça ele só tem um pensamento: dinheiro. Depois de perder a briga na justiça para usar cenas de sexo com sua ex-mulher, a atriz Jennifer Lopez, em um documentário sobre sua vida, Ojani Noa, anuncia o lançamento de um calendário em que aparece em poses sensuais. As vendas começam na próxima semana. Ojani alega que está sendo injustiçado ao ser proibido de usar 11 horas gravadas com as cenas de sexo entre ele a a atriz e pior: nega que esteja fazendo tudo isso por dinheiro.

fonte: Toda Forma de Amor

Criado em Pernambuco um centro de combate à homofobia

bandeira de Pernambuco O acordo que efetivou a criação do projeto do Centro Estadual de Combate à Homofobia foi assinado na última quinta-feira (3), pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco com a ONG Grupo Gay Leões do Norte. A atividade integrou as comemorações da 4ª Semana de Direitos Humanos: Iguais na Diferença e os 61 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

As ações desta quinta-feira estavam voltadas para a descriminalização dos homossexuais. A Torre Malakoff sediou o seminário “Desafios e perspectivas da Política Nacional para LGBT”, (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), que discutiu a homofobia, preconceito e as propostas do Plano Nacional da LGBT. O evento marcou a implantação do Centro Estadual de Combate à Homofobia e o lançamento do Plano Nacional LGBT na cidade do Recife.

Dentre as propostas do plano estão o reconhecimento dos direitos civis de casais homossexuais; o fim da perseguição e criminalização de militares homossexuais; a articulação de uma rede nacional de combate à homofobia; o estímulo ao turismo LGBT e o encaminhamento de mulheres transexuais e travestis condenadas para presídios femininos.

Além dos seminários haverá, ainda, shows e apresentações artísticas diariamente até o próximo domingo (6) em pontos descentralizados do Recife, com show de encerramento no Marco Zero. Todas as atividades da 4ª edição da Semana de Direitos Humanos são gratuitas e abertas ao público.

fonte: AthosGLS

"Pornografia também é cultura", diz senador

senador Augusto Botelho (PT-RR) Aprovada na última segunda-feira, 30, a criação do vale-cultura segue para votação em plenário, ainda sem data definida. Se passar, vai para sanção do presidente Lula.

A proposta, elaborada pelo Ministério da Cultura, prevê que os trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos recebam R$ 50 mensais das empresas credenciadas para utilizar no consumo de produtos culturais, como shows, peças de teatro e livros.

Durante a tramitação do projeto pelo Senado, houve ainda a inclusão da possibilidade de compra de jornais, revistas, fascículos, guias e almanaques.

A emenda, incluida pelo senador Augusto Botelho (PT-RR), é alvo de questionamento devido a brecha para que o trabalhador possa adquirir, dentre outras coisas, revistas pornográficas com os recursos do vale.

Botelho cogitou retirar a emenda por conta dessa possibilidade, mas voltou atrás. "Temos somente cinco livrarias em Boa Vista, no interior não tem. Mas há bancas de jornal em todos os municipios. Revista e jornal também são fontes de cultura", diz. "Se você analisar bem, pornografia é um tipo de cultura".

Terra Magazine apurou haver um lobby no Congresso pela inclusão de períodicos no vale-cultura, feito pela ANJ (Associação Nacional de Jornais) e pela ANER (Associação Nacional dos Editores de Revistas).

Por meio de seu diretor-executivo, Ricardo Pedreira, a ANJ negou estar pressionando parlamentares pela aprovação. Mas apoiou a medida, qualificada por ele como "muito positiva".

Já a ANER admitiu o lobby. "Trabalhamos bastante, eu mesmo passei por todas as comissões lá em Brasília", diz Roberto Muylaert, presidente da entidade. "A receptividade foi muito boa".

Umas das relatoras do projeto do vale-cultura na Câmara, a deputada Manuela D'Avila diz que houve um debate com o ministério da Cultura sobre a idéia de criar um selo para identificar qual periódico é, de fato, cultural.

"Mas é um debate complicado, porque pode cair em um dirigismo cultural", pondera.

De acordo com a ANER, dentre as 4 mil revistas cadastradas pela associação, apenas 3% são tidas como inadaquedas para o consumo pelo vale-cultura.

"O que é acessível para todo mundo é a revista. O resto, só nos grandes centros", defende Muylaert. "Revista é o primeiro passo para o livro", diz.

As empresas que optarem pelo fornecimento do vale-cultura poderão deduzir do imposto de renda o montante pago aos trabalhadores. O desconto em folha salarial será de no máximo R$ 5, o equivalente a 10% do valor do vale.

Empregados com salário superior a cinco salário mínimos também podem ser beneficiados, caso todos os funcionários de menor faixa salarial já estejam recebendo o bônus da empresa.

fonte: Terra

Brasileiro é preso no sul da Itália por esfaquear transexual

A polícia de Nápoles, no sul da Itália, prendeu um brasileiro identificado por Helton Oliveira dos Santos por tentativa de homicídio. Ele é acusado de ter esfaqueado um transexual de 46 anos. As informações são da agência Ansa.

Segundo as autoridades, o transexual morava há cerca de dois meses em uma casa oferecida pelo brasileiro, que gerenciava o trabalho de prostituição. A vítima sofria ameaças diárias e era obrigada a pagar 100 euros por dia, mesmo quando não trabalhava. Ela foi agredida quando resolveu ir morar com uma amiga.

O crime ocorreu no último dia 29, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira. Ainda segundo a agência, inicialmente, o brasileiro tinha a intenção de "assustar" o transexual, mas a ação não teve o resultado esperado. Com isso, ele tentou esfaqueá-lo. O golpe atingiu a mão da vítima.

fonte: Terra

Empresa lança vinhos voltados para o público gay

publicidade do vinho Os fabricantes de vinhos também estão de olho no mercado gay. A vinícola espanhola UO! Wines criou uma linha especialmente para homens Gays.

A embalagem e a descrição do sabor da bebida foram pensadas para agradá-los. O Antinoo, por exemplo, é descrito como um vinho suave.

Na página da empresa há dicas de como degustá-lo. "Ao provar, feche os olhos e imagine que está lambendo um doce líquido derramado sobre o corpo do seu parceiro", ensina o produtor. As garrafas são estampadas com fotos de homens em poses sensuais.

Sobre a estratégia de marketing da vinícola, que remete bebida ao prazer, a UO! afirma que o objetivo é ser direto, mas com criatividade. "Desde o momento que o cliente vê o produto na prateleira, nós queremos assegurar que a garrafa fala mais que o conteúdo. Ela tem a ver com a personalidade do consumidor, com atitude dele e vai além de uma simples bebida".

fonte: Cena G

Transformistas disputaram o 'Troféu Taís Araújo' em noite de glamour

a atriz Tais Araujo, e su aclone tranformista A protagonista da novela Viver a Vida, comandou na noite de quinta-feira a entrega do prêmio que leva seu nome, prestigiando transformistas e talentos da dublagem em 2009, a premiação foi em Jacarepaguá, zona oeste do Rio.

Taís ganhou até mesmo um clone, uma “drag” com vestido bege igualzinho a ela e que chamou a atenção da platéia.

A atriz convidou vários amigos e a noite estava repleta de vips. Estavam  presentes Thiago Lacerda, que foi acompanhado pela mulher Vanessa Lóes; Alinne Moraes, Mateus Solano,  José Mayer, Cecília Dassi, Adriana Birolli e Paloma Bernardi. A campeã foi Thamara Taylor.

fonte: Cena G

Ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, recebeu ativistas gays

ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi Na terça-feira (01/12) a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) acompanhada de ativistas se encontrou com o ministro dos direitos humanos, Paulo Vannuchi,  e cobrou ações concretas e maior foco em relação às questões LGBT e no combate a homofobia.

Ao ministro, a entidade deixou claro que é "parceira", mas constata que há uma lentidão na implementação do Plano Nacional de Combate a Homofobia e pede que o movimento participe da construção do Conselho LGBT e também da segunda Conferência Nacional LGBT.

Por sua parte, o ministro Vannuchi disse que é "preciso" um esforço para mudar o quadro atual e reafirmou o seu "compromisso" com as lutas de garantia a cidadania LGBT. Na ocasião do encontro foi apresentada oficialmente a coordenadora nacional da promoção dos direitos LGBT, Mitchelle Meira.

Os ativistas também entregaram uma carta ao ministro onde informam que desde que o Plano Nacional foi lançado e publicado, ele não foi formalizado. Constatam ainda que, após 17 meses da realização da I Conferência Nacional GLBT,  "há menos ações em desenvolvimento do que havia antes do evento". Outro fator grave diz respeito aos Centros de Referências que, eram 45 e hoje não passam de 20.

Estiveram presentes na reunião o presidente da ABGLT, Toni Reis, o  coordenador-adjunto do grupo Corsa e consultor do projeto Aliadas, Julian Rodrigues, Fernanda Benvenutty, da Associação das Travestis da Paraíba, e Rafaelly Wiest, representando a Articulação Nacional de Travestis e Transexuais. Da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), além do Ministro, participaram a chefe de gabinete Maria Victória, a nova coordenadora LGBT Mitchelle Meira, além de Jeter Souza, George Beserra e Eduardo Santarello, da equipe da Coordenação-Geral dos Direitos de LGBT.

Confira abaixo os principais trechos da carta entregue ao ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi:

"O Plano Nacional foi lançado sem que houvesse, em cada Ministério ou Secretaria, mecanismos reais para sua execução, como, por exemplo, ações e rubricas orçamentárias específicas, que correspondessem ao anunciado. Mais grave ainda: o Plano foi publicado, mas não foi formalizado. Não existe o decreto que institucionaliza o Plano em nível governamental. Também foi publicado sem a instituição simultânea de um comitê gestor, gerente, coordenador ou órgão de controle social. Várias ações deveriam ser executadas em 2009, conforme previsão do próprio Plano. Chegaremos ao final do ano com percentual irrisório de implementação.

(..) Constatamos que, decorridos 17 meses desde a I Conferência Nacional, há, atualmente, menos ações em desenvolvimento do que havia antes da Conferência. Em  2006,  tínhamos 45  Centros de  Referência,   em 2009  não  passam  de  20. Em 2007 nos articulamos  com SEDH  para  execução  do  projeto  ASTRAL  TOP ( trabalho, oportunidades  e  previdência) dirigido  as  pessoas  trans.  Fizemos um seminário envolvendo  vários  ministérios,  infelizmente  não  foi   implementado  o  projeto até momento.

Até hoje, as políticas LGBT não se encontram institucionalizadas no Plano Plurianual. A LOA 2010 foi enviada ao Congresso sem que houvesse previsão de recursos para as políticas LGBT - aliás, sem, que ao menos fossem criadas as rubricas (ações e programas) que pudessem corresponder às mesmas políticas. Isso, apesar de a ABGLT ter articulado uma reunião com o Ministro do Planejamento, que solicitou que lhe fossem enviadas -  por meio dos Ministérios -  as propostas referentes ao Plano. A reunião, embora articulada pela sociedade civil, contou com representação da SEDH. Nada foi enviado.

No último mês de outubro, tivemos uma ótima notícia, pois foi anunciada a criação da Coordenação Geral de Promoção dos direitos LGBT, antiga reivindicação do movimento. Foi anunciada também a criação do cargo de secretário executivo do Conselho LGBT, cuja criação também é reivindicação antiga e ainda não realizada.  Sugerimos que também seja criado  um   Grupo  de  Trabalho permanente interministerial  para articulação,  implementação, acompanhamento, monitoramento e avaliação  das  ações do Plano Nacional.

Contudo, resta outra preocupação. Em nenhum momento, a sociedade civil organizada no geral e a ABGLT em particular foi chamada para discutir o formato e composição do Conselho. Ora, como institucionalizar um novo espaço de controle social e monitoramente das políticas públicas sem dialogar com a sociedade civil?"

fonte: A Capa

Cliente ganha indenização por receber cartão com dizeres “você é gay”

A Justiça do Rio condenou a rede de drogarias Drogasil a indenizar em R$ 7 mil o cliente Alexandre Faour, por danos morais, após ele receber em casa um cartão do estabelecimento com os dizeres “Alexandre, você é um gay”. A decisão é do desembargador Agostinho Teixeira, da 20ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, que confirmou a sentença.

Segundo informações do Tribunal de Justiça, o cliente comprou um medicamento em uma das lojas da rede, onde lhe foi oferecido um cartão para a obtenção de desconto em compras futuras. Quando fazia o cadastro de seus dados para a confecção do cartão, no entanto, ele teria discutido com um funcionário.

Motivo de chacota em prédio
Dias depois, o cliente recebeu uma correspondência da drogaria contendo o cartão com os dizeres “Alexandre, você é um gay”, que também constavam no envelope. Em sua ação, Alexandre afirmou que, por conta disso, foi motivo de zombaria na portaria do prédio em que reside.

“O quantum indenizatório deve ser suficiente para compensar o constrangimento sofrido e adequado à efetiva punição do causador do dano, não devendo gerar o enriquecimento ilícito do beneficiário. Na hipótese, entendo que o montante de R$ 7 mil foi fixado corretamente, com observância dos princípios da proporcionalidade e razoabilidade”, afirmou o desembargador na decisão.

Procurado pelo G1, o escritório Alves Vivona informou que ainda está analisando se recorre ou não da decisão, no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na ação, a defesa argumentou que a responsabilidade seria da empresa que emitiu o cartão.

fonte: G1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...