quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Rio Grande do Sul: Governo dará benefícios a servidores estaduais gays

O governo do Rio Grande do Sul editou norma estendendo a casais homossexuais benefícios previdenciários e garantias concedidas a servidores do Estado.

A mudança permite ainda que casais de gays e lésbicas que adotarem uma criança tenham direito a licença-maternidade ou paternidade.

O governador Tarso Genro (PT) assinou nesta quarta-feira um parecer normativo, com efeito de decreto, com a determinação. O prazo de adaptação é de até 180 dias.

O documento foi elaborado pela Procuradoria-Geral do Estado, que diz ter levado em conta a necessidade de oferecer tratamento igualitário e sem discriminação aos cidadãos.

Em discurso, Tarso falou que a iniciativa do governo tem um significado ainda maior pelo fato de o Estado ter uma cultura "originalmente machista, que tem a ver com a semeadura do preconceito".

"A nossa democracia, com esse parecer normativo, faz o Estado dizer que a união homoafetiva é um amor que ousa dizer o seu nome", disse o governador.

Isabel, 50, é uma das servidoras estaduais que pleiteavam esses benefícios no Rio Grande do Sul. Ela vive em união estável com uma companheira há 24 anos.

"São muitas conquistas juntas. Quando a gente não tem os direitos garantidos, nunca se sabe o que vai acontecer depois. Quando um heterossexual morre, não tem um risco de chegar um parente e dizer: isso é meu."

Segundo a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, o governo do Rio de Janeiro já adotou medida semelhante para os funcionários do Estado.

fonte: Folha.com

Paraná: Exame de HIV é uma das exigências para aceitar candidato em concurso público de cidade litorânea

A partir de um edital, a prefeitura de Matinhos, no litoral do Paraná, exige que os candidatos a concurso público apresentem teste de HIV. O concurso é para vagas em setores de administração, educação, saúde e serviços gerais. A apresentação do exame tem caráter eliminatório.

Em entrevista ao portal UOL, o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, disse que a obrigação de se apresentar o exame de HIV é "absurda" e que contraria as normas adotadas pelo Brasil na Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Reis disse ainda que a associação solicitou ao prefeito que retificasse os editais, mas que até agora ninguém se pronunciou. O presidente da ABGLT frisou que se não houver mudanças entrará com um mandado de segurança no Ministério Público Estadual.

fonte: A Capa

Bahia: Sem patrocínio para Parada Gay, GGB ameaça boicotar empresas

ONG critica ausência de apoio privado para Parada Gay de Salvador, em setembro

Diante da falta de apoio privado para a Parada Gay de Salvador, o Grupo Gay da Bahia, associação de defesa dos direitos dos homossexuais mais antiga do Brasil, quer promover uma campanha de boicote a empresas que não patrocinam eventos gays no País. 

A 10ª edição da Parada Gay da Bahia ocorre no próximo dia 11 de setembro, e estima-se que vá reunir 1 milhão de pessoas pelas ruas da capital baiana. Com gastos estimados em R$ 150 mil, que incluem pagamento de 160 pessoas, entre seguranças e pessoal de logística, 2.000 lanches e ações de publicidade, não recebeu recursos de empresas de porte, segundo o GGB.

A associação diz ter encaminhado pedidos de patrocínio a oito grandes empresas – duas do ramo de telefonia, uma de alimentação, três shoppings e uma de combustíveis. Sem sucesso nas tentativas de captação, aponta preconceito do empresariado e sugere uma campanha de boicote a essas empresas em 2012.

“Empresários brasileiros são muito preconceituosos e pouco antenados com este mercado ‘cor de rosa’, diferentemente do que ocorre em Nova York, Amsterdã ou Roma. Por isso, estão perdendo um rico nicho de consumidores com alta renda”, afirmou, em nota, o fundador do GGB Luiz Mott.

Na avaliação da associação, o público LGBT representa 10% da população brasileira, e cerca de metade desse contingente ganha de oito a dez salários mínimos por mês, com gastos elevados em itens como viagens, bebidas, informática, telefonia, cultura e roupas de grife. “Muitos executivos ainda não se deram conta do potencial econômico desses 10% de brasileiros”, afirma a associação, em nota.

Presidente do GGB, Marcelo Cerqueira diz que até agora a associação arrecadou cerca de R$ 100 mil para a organização da parada - a maior parte dos recursos, contudo, veio na forma de permutas e convênios. O ativista critica o fato de o evento ter apoio de órgãos públicos - como governo da Bahia e Prefeitura de Salvador - e ser ignorado pelo empresariado mais abastado.

“Queremos lançar essa discussão para gerar constrangimento (a empresas que evitam apoiar eventos gays). A gente tem que promover a conscientização de algum modo”, afirma Cerqueira, sobre a possível campanha de boicote. “Uma campanha bem feita de boicote a alguma firma homofóbica é um pesadelo que nenhum empresário gostaria de enfrentar”, diz a nota da ONG.

Em que pesem as dificuldades de captação de recursos, o presidente do GGB diz que a parada está garantida, com cerca de dez trios elétricos e até 1 milhão de participantes nas ruas de Salvador, estimativa da Polícia Militar da Bahia.

fonte: Último Segundo

Estudo mostra que o desejo bissexual existe

Pesquisadores da Northwestern University encontraram evidências científicas de que alguns homens que se identificam como bissexuais são, de fato, sexualmente excitados por homens e mulheres

BissexualidadeA constatação não é surpresa para bissexuais, que, há muito tempo, afirmam que a atração erótica, muitas vezes, não se limita a um sexo. Mas por muitos anos a questão da bissexualidade tem intrigado cientistas. Um estudo amplamente divulgado, publicado em 2005, também feito por pesquisadores da Northwestern University, relatou que "em relação à excitação sexual e atração erótica, a bissexualidade masculina existe e pode ser comprovada."

Mas o estudo pareceu também apoiar o estereótipo de homens bissexuais como homossexuais enrustidos. Agora, num novo estudo, publicado online na revista Biological Psychology, os pesquisadores tiveram critérios mais rigorosos de selecção dos participantes. Para melhorar suas chances de encontrar homens estimulados por mulheres, assim como homens estimulados por homens, os pesquisadores recrutaram sujeitos de espaços on-line especificamente dedicados a promover encontros entre bissexuais.

Os pesquisadores também exigiram que os participantes tivessem experiências sexuais com pelo menos duas pessoas de cada sexo e um relacionamento romântico de no mínimo três meses com pelo menos uma pessoa de cada sexo.

No estudo de 2005, por outro lado, os homens foram recrutados através de anúncios em publicações gays e alternativas e foram identificados como heterossexuais, bissexuais ou homossexuais, critério baseado em respostas a um questionário padrão.

Em ambos os estudos, os homens assistiram vídeos eróticos feitos para homens e mulheres, mostrando intimidade com ambos os sexos, enquanto sensores genitais monitoravam suas respostas em termos de ereção. Enquanto o primeiro estudo relatou que os bissexuais geralmente tinham reações físicas que se assemelhavam às de homossexuais em suas respostas, o novo estudo encontrou os homens bissexuais que responderam fisicamente aos dois tipos de vídeos, masculinos e femininos. Já os homens gays e heterossexuais que participaram do estudo não apresentaram a mesma resposta física, independentemente do vídeo exibido.

Ambos os estudos também descobriram que os bissexuais relataram excitação subjetiva para ambos os sexos, não obstante as suas respostas genitais.

— Alguém que é bissexual pode dizer, 'Bem, não posso acreditar" — comentou Allen Rosenthal, o principal autor do estudo da Northwestern University, estudante de doutorado em psicologia na universidade. — Mas esta será a resposta a muitos homens bissexuais que tinham ouvido falar sobre o trabalho anterior e que sentiram que os cientistas não os estavam reconhecendo.

O estudo da Northwestern é o segundo publicado este ano para relatar um padrão distinto de excitação sexual entre os homens bissexuais. Em março, um estudo na revista Archives of Sexual Behavior relatou os resultados de uma abordagem diferente para a questão. Como no estudo de Northwestern, os pesquisadores mostraram aos participantes vídeos eróticos de dois homens e duas mulheres. Os participantes foram também monitorados genitalmente, assim como sua excitação subjetiva. Os vídeos também incluíram cenas de relações sexuais entre homens, assim como entre uma mulher e outro homem,.

Os pesquisadores Jerome Cerny, professor de psicologia aposentada da Indiana State University, e Erick Janssen, cientista sênior do Instituto Kinsey descobriram que os homens bissexuais eram mais suscetíveis do que os heterossexuais ou gays a experimentar excitação tanto genital e quanto subjetiva, enquanto assistiam esses vídeos.

A Dra. Lisa Diamond, professora de psicologia da Universidade de Utah e especialista em orientação sexual, disse que os dois novos estudos, em conjunto, representaram um passo significativo para demonstrar que os bissexuais têm padrões de excitação específica.

— Entrevistei um monte de pessoas sobre como é desanimador quando seus próprios familiares acham que eles estão confusos ou passando por uma fase ruim ou em negação de sua condição sexual — disse ela. — Estas linhas convergentes de evidências, usando diferentes métodos e estímulos dá-nos a confiança científica para dizer que a condição bissexual é algo real.

Os novos estudos são relativamente pequenos em tamanho, tornando-se difícil traçar generalidades, especialmente desde que os homens bissexuais podem ter níveis variados de atração sexual, romântico e emocional para os parceiros de ambos os sexos.

Os estudos não revelam nada sobre os padrões de excitação entre as mulheres bissexuais. O estudo incluiu 100 homens selecionados pela Northwestern, estritamente divididos entre bissexuais, heterossexuais e homossexuais. O estudo feito por Archives of Sexual Behavior incluiu 59 participantes, entre eles 13 bissexuais confessadamente.

O novo estudo da Northwestern foi financiado em parte pelo Instituto Americano de Bissexualidade, um grupo que promove pesquisa e educação sobre bissexualidade. Ainda assim, defensores expressam sentimentos mistos sobre a pesquisa.

Jim Larsen, 53 anos, presidente do Projeto de Organização Bissexual, grupo de defesa baseado em Minnesota, disse que as descobertas poderiam ajudar bissexuais ainda estão lutando para aceitar a si mesmos.

— É ótimo que os cientistas publiquem a afirmação que a bissexualidade existe. Tendo dito isso, eles estão provando o que nós, na comunidade, já conhecemos. Eu acho que é lamentável que alguém duvide de um indivíduo que diz: 'Isto é o que eu sou e quem eu sou."

Ellyn Ruthstrom, presidente do Centro de Recursos Bissexuais em Boston, repetiu desconforto Larsen.

— Assim é a sexualidade e são as relações de estimulação sexual. Os pesquisadores querem enquadrar a atração bissexual em uma pequena categoria — você tem que ser exatamente o mesmo, atraído por homens e mulheres, e então você é bissexual. Isso é um absurdo. O que eu amo é que as pessoas expressam sua bissexualidade em tantas maneiras diferentes.

Apesar de seu louvor ao cuidado com a nova pesquisa, Dr. Diamond também observou que o tipo de excitação sexual testada nos estudos é apenas um elemento de orientação sexual e de identidade. E simplesmente interpretar os resultados sobre a excitação sexual é complicado porque o monitoramento da resposta genital para imagens eróticas em um ambiente de laboratório não pode replicar uma real interação humana, acrescentou.

— A excitação sexual é uma coisa muito complicada. O fenômeno real no dia-a-dia é extremamente confuso e multifatorial...

fonte: Extra Online

Rio Grande do Sul: Porto Alegre terá 1ª Conferência Municipal LGBT

A I Conferência Municipal de Políticas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Porto Alegre será realizada nos dias 26 e 27 de agosto, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e irá reunir representantes do poder público e LGBTs da sociedade civil para debater as demandas desta população na capital gaúcha. O evento é preparatório para a Conferência Estadual, que acontece no mês de outubro.

“A sociedade brasileira, de regra, exclui e marginaliza diferentes formas de expressar e de viver as sexualidades e identidades de gênero, concebendo como natural e ideal apenas um modo: chama-se isso de heteronormatividade. Não raras são as vezes em que tal normativa, diante da intolerância, do jugo fundamentalista, do machismo e do patriarcalismo, implica em violência materializada no preconceito e na discriminação contra a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – cujos modos de vida, segundo essa visão equivocada, não se enquadram no modelo historicamente desenhado como ideal”, explica o Grupo Somos, de Porto Alegre, que participará do encontro.

Ao final do evento, serão votadas as propostas de cada tema e será elaborado um relatório consolidado e serão eleitos os delegados para a II Conferência LGBT do Rio Grande do Sul. A I Conferência LGBT de Porto Alegre será realizada na Câmara de Vereadores da cidade (Av. Loureiro da Silva, 255), no Centro da cidade.

fonte: Lado A

Inglaterra: Coral gay assina contrato com a Universal

The Brighton & Hove Gay MenO coral gay britânico The Brighton & Hove Gay Men assinou um contrato de 1 milhão de libras com a Universal Records, gravadora que conta com nomes como Lady Gaga, U2, Grace Jones e PJ Harvey, entre seus artistas. As informações são do El País.

O grupo é composto por 30 homens com diversas profissões, como professores, padeiros e garçons, e é liderado por John Hamilton e Pimlett Jason.

Essa é a primeira vez que um coral gay assina um grande contrato para o lançamento de álbuns - o primeiro chega às lojas no dia 3 de outubro. De acordo com uma nota oficial da Universal, o CD contará com versões originais e arranjos alternativos de canções de artistas como Radiohead, David Bowie e Nine Inch Nails, junto com uma canção inédita do coral, formado há seis anos.

"Ao invés de sermos um coro gay, nós somos um coro de homens que vieram a ser gays", disse John Hamilton em entrevista. "Quando começamos o coral, parte do que queríamos fazer era ajudar a quebrar algumas barreiras e preconceitos do que os gays são", completou.

fonte: Jornal do Brasil

São Paulo: Vítima de homicídio na Oscar Freire concorreu ao Mister Brasil

Murilo Rezende da SilvaMorto a facadas em um apartamento da rua Oscar Freire, área nobre de São Paulo, na madrugada desta terça-feira, o modelo Murilo Rezende da Silva, 21, foi eleito Mister Piauí 2011 e ficou em sexto lugar no concurso Mister Brasil deste ano, segundo os organizadores do evento.

O corpo dele foi encontrado em um quarto do apartamento do analista de sistemas Eugênio Bozola, 52, no bairro de Pinheiros, zona oeste, que também foi assassinado na madrugada de hoje.

Bozola foi encontrado na cozinha pela diarista, quando ela chegava para fazer faxina no apartamento.

A polícia suspeita que uma terceira pessoa tenha matado os dois e depois fugido com o carro de Bozola, um Honda Civic que, até as 20h30 de hoje, não tinha sido encontrado.

No Twitter, os organizadores do Mister Brasil disseram que o modelo Silva era uma pessoa de "caráter irretocável, admirado por todos".

O analista assassinado é irmão do diretor-presidente da Prodesp (Companhia de Processamento de dados de São Paulo) Célio Bozola. Segundo seus familiares, ele não tinha inimigos e nunca relatou ter sido ameaçado.

Conforme a Polícia Civil, Bozola estava morando havia quatro meses com um companheiro em seu apartamento. Os investigadores, no entanto, não souberam informar se essa pessoa era Silva.

A polícia informou que o corpo dos dois homens tinham ferimentos e que há indícios de luta corporal, pois havia muitas manchas de sangue no imóvel.

O carro de Bozola, um Honda Civic, foi levado da garagem do prédio, que não possui câmeras de segurança. Manchas de sangue também foram encontradas na garagem.

O caso foi registrado no 14º DP, mas deve ser encaminhado ao DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa).

A principal testemunha do caso é o porteiro que trabalhava no turno da madrugada. Até as 20h30, ele ainda não tinha prestado depoimento.

fonte: Folha.com

Senador Marcelo Crivella cita a Bíblia para criticar os homossexuais

Marcelo CrivellaO Senador Marcelo Crivella, que também é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, durante um discurso no plenário do Senado, citou versículos bíblicos que teoricamente condenam a homossexualidade e classificou a atitude como “de maneira arrogante e antidemocrática” e “atentado à liberdade de expressão e de religião”, referindo-se à retirada do outdoor Bíblico da Igreja Casa de Oração em Ribeirão Preto, São Paulo.

“Isso aqui é a Bíblia, isso aqui é a palavra de Deus. Isso aqui é o primeiro livro impresso nas prensas de Gutemberg e o mais lido nas civilizações ocidentais de origem cristã. Isso não pode ser censurado. Esse país iniciou-se com uma missa. Esse país começou com princípios cristãos, de família, com a Bíblia aberta nos lares. E nós não podemos abrir mão de que essa palavra seja pregada. Eu não estou fazendo nada mais do que citar a Bíblia.”

fonte: Cena G

André Gonçalves surge como drag queen em cena de novela da Globo

Andre Gonçalves em Morde e AssopraCom a melhor das intenções, Áureo (André Gonçalves) vai deixar seu pai morto de vergonha nos próximos capítulos de "Morde & assopra". Com o objetivo de arrecar fundos para a campanha eleitoral de Isaías (Ary Fontoura), o rapaz dará vazão à toda a sua criatividade e organizará um show no hotel de Preciosa. O que o prefeito não imaginará, ao topar a iniciativa, é que seu filho aparecerá no palco montado como uma drag queen.

Áureo terá a ideia depois que seu pai disser que está falido. A revelação virá quando Minerva (Elizabeth Savalla), Abner (Marcos Pasquim) e Josué (Joaquim Lopes) forem até a casa do prefeito cominucar-lhe que irão processá-lo por ter mandado incendiar os cafezais de Abner.

Isaías dirá que a ideia foi de Minerva, mas Josué terá armado com a ex-mulher do prefeito e irá formalizar uma denúncia contra ele.

- Essa gente só veio aqui me trazer prejuízo - reclamará Isaías. - Depois que você raspou o meu cofre eu fiquei sem dinheiro até para o dia a dia - dirá o prefeito para Minerva.

Penalizado com a situação financeira do pai, Áureo se oferecerá para fazer um show, com o objetivo de levantar fundos para sua campanha de reeleição. Isaías não só aceitará a proposta como convidará todos os políticos da região para o evento.

Um palco será montado no restaurante do hotel de Preciosa e a cidade em peso irá comparecer ao show. Só que quando as cortinas se abrirem, Isaías levará um choque: Áureo estará usando botas, calça legging, um vestido de fitas e maquiagem carregadíssima. No repertório, "It's raining men", sucesso de Gloria Gaynor.

Estarrecido, o prefeito mandará interromper a música e tentará parar o show. Mas será vaiado pela plateia, que começará a jogar salgadinhos e canapés em sua direção. Duplamente envergonhado, Isaías deixará o local. E Áureo seguirá brilhando no palco.

A cena está prevista para ir ao ar no próximo dia 30 na novela de Walcyr Carrasco.

fonte: patríciakogut.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...