quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Chile: Militância gay irá à Comissão Interamericana contra proibição ao casamento gay

O Movimento Homossexual de Integração e Libertação (Movilh) anunciou que entrará com uma solicitação na Comissão Interamericana de Direitos Humanos contra o Chile pela proibição que impede o casamento gay no país.

O grupo formou na última segunda-feira, 3 de setembro, uma comissão de advogados composta por Ciro Colombara e Hunter T. Carter, que tem assessorado Hillary Clinton na luta pelo casamento gay nos EUA. Segundo o Movilh, a proibição infringe no mínimo cinco artigos da Convenção Americana de Direitos Humanos, que obriga o Estado a respeitar os direitos e liberdades reconhecidos e a garantir a plena liberdade de exercício dos direitos na Justiça.

A medida inédita no continente americano é uma resposta à Suprema Corte do Chile que em Abril recusou três pedidos de registro civil do casamento de casais gays. "Com está ação esperamos que o Chile avance de forma definitiva na discussão parlamentar e na aprovação do casamento igualitário", declarou Rolando Jiménez, presidente do Movilh. Em 2010, um projeto de lei que pede a legalização das uniões civis gays começou a tramitar no Congresso chileno, no entanto está estagnado e aguarda votação.

fonte: MixBrasil

Pernambuco: Anúncio homofóbico de ONG será investigado

Um dia após publicação de uma polêmica peça publicitária na qual o Instituto Pró-Vida - uma Organização Não Governamental com atuação na área social em Pernambuco - afirmava que o Estado não quer conviver com prostituição, exploração sexual de jovens e menores, pedofilia e "homossexualismo", a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) divulgou, na terça-feira, uma nota de repúdio contra a campanha intitulada "Pernambuco não te quer". Pela manhã, representantes da ONG Leões do Norte, que defende a liberdade sexual e milita junto à comunidade LGBT (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), estiveram na sede do Ministério Público (MP-PE) onde formalizaram uma denúncia contra o Instituto Pró-Vida. O MP-PE acatou o pedido, que será investigado pela promotoria de Direitos Humanos.

Na última terça-feira, o caso ganhou grande repercussão nas redes sociais e na mídia local. O Instituto não se pronunciou oficialmente. Revoltados, integrantes de movimentos de Direitos Humanos exigem uma retratação. O anúncio do Pró-vida contém elementos gráficos e visuais claramente associados à campanha da Secretaria de Turismo - "Pernambuco te quer". Em reserva, fontes ligadas ao Instituto afirmam que a intenção do grupo foi mostrar que a sociedade pernambucana não estaria disposta a receber o que eles classificam como "turismo de má qualidade". O Governo do Estado e a Prefeitura do Recife também condenaram a campanha por meio de representantes das secretarias de Saúde e Direitos Humanos.

Horas depois da publicação, o jornal Folha de Pernambuco divulgou em seu site um pedido de desculpas e garantiu não ter "qualquer responsabilidade sobre o anúncio". A comunidade LGBT, no entanto, afirmou estar disposta a acionar juridicamente o veículo. "Ninguém divulga um anúncio sem saber o que está escrito. O jornal sabia. E se sabia, tinha obrigação de recusar. Ora, estamos falando de um material recheado de preconceito. O jornal errou, no mínimo, porque foi omisso", destacou o advogado George Andrade, do Fórum de Direitos Humanos do Recife.

O caso também ganhou destaque fora do Estado. O deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ) divulgou nota repudiando a publicidade do Instituto Pró-Vida. "Como 2º vice-presidente da Comissão de Inquérito (CPI) de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e homossexual assumido que tem orgulho de sua orientação e escolhas, não posso deixar de manifestar minha indignação", disse o parlamentar.

Para o deputado, "o perigo do turismo sexual está na exploração sexual e no tráfico de pessoas - sejam adultos ou menores - que são crimes gravíssimos, mas o anúncio mistura tudo com o claro objetivo de associar esses crimes horríveis a grupos sociais específicos. Isso se chama calúnia", comentou.

Nota
Em seu repúdio, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República destacou que em relatório sobre violências homofóbicas no Brasil, divulgado recentemente pela instituição, o Brasil apresentou 278 homicídios de LGBT no ano de 2011. Pernambuco figura em sexto lugar entre os Estados brasileiros com maior número de homicídios de caráter homofóbico.

Ainda na nota, a SDH/PR informou que a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos está solicitando ao Ministério Público Federal que verifique a situação e tome as providências necessárias para imediata retirada de circulação da peça.

fonte: UOL

Em ensaio para revista Trip, Thammy Gretchen diz: "Acho que eu deveria ter nascido homem"

Thammy Gretchen Trip 01Thammy Gretchen é destaque da edição de setembro da revista "Trip". A moça falou sobre sua personagem na novela "Salve Jorge", que entra no lugar de "Avenida Brasil".

Na trama de Glória Perez, ela será Joice, uma policial civil. Thammy contou que está tendo a ajuda do pai, que também é policial, para compor a personagem e que está confiante no trabalho.

"Se a Gloria Perez acreditou em mim, quem sou eu para não acreditar? Estou amando os ensaios, as leituras de texto, tudo. É como se finalmente eu tivesse encontrado algo de que eu realmente goste. Antes eu desistia de tudo, sempre", contou a nova atriz.

Thammy Gretchen Trip 02A filha de Gretchen falou ainda sobre o seu visual, que mudou bem depois que se assumiu. "Eu não ia com a minha cara. Olhava uma coisa e me sentia outra. Minha mãe comprou roupa para mim enquanto eu fui menina. Eu não sabia combinar um brinco com uma pulseira, um sapato com uma saia, sabe? Se considerar como eu me sinto internamente, acho que eu deveria ter nascido homem. Porque é como se eu não conseguisse pensar como mulher", disse.

Já para o ensaio da revista, Thammy deixou o visual masculino de lado e encarnou uma lady dyke.

fonte: Dykerama

Rio Grande do Sul: Porto Alegre tem lançamento de livro e curta LGBT nesta quarta

ontem livroA cidade de Porto Alegre recebe na noite desta quarta-feira, 5 de setembro, a partir das 20h, no Café da Oca, o coquetel de lançamento do livro "Transviados: deslocamentos em saúde na perspectiva da arte". A obra é resultado do Projeto Transviados, desenvolvido pelo grupo SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade.

A obra que será lançada traz relatos dos monitores, oficineiros/as e participantes. Na mesma noite, será lançado ainda o curta-metragem "Ontem", realizado por alguns dos participantes do Transviados. O Café da Oca fica na Rua General João Telles, 512 - Bom Fim. A entrada é gratuita.

fonte: MixBrasil

Irã diz que Israel espalha a homossexualidade pelo mundo e pede cura para os gays

Gays entram na briga entre os povos judeu e muçulmano

TelAviv prideHá muito tempo os povos judeu e árabe brigam pela Terra Prometida no Oriente Médio e a rusga violenta e que já deixou incontáveis mortos de ambos os lados agora chegou aos gays. Sim, a briga entre os descendentes de Abraão ganhou combustível com a acusação pelo muçulmano Irã de que Israel, terra dos judeus, espalha a homossexualidade pelo planeta – como se isso fosse algo negativo.

A entrada dos gays na milenar luta monoteísta teve início na semana passada, quando o jornal religioso iraniano Mashregh News disse que o “regime sionista” (Israel) está “espalhando a homossexualidade” pelo mundo. Segundo a publicação, os EUA e o Reino Unido usam dinheiro de judeus para “espalhar a homossexualidade” com o objetivo de dominar o mundo.

O artigo também critica Israel por promover manifestações pelos direitos dos homossexuais e diz que Tel Aviv é o “paraíso dos gays” na Terra (e é, a gente adora). O artigo tenta ridicularizar o judaísmo conservador por aceitar rabinos gays e critica Hollywood por mostrar os homossexuais de maneira positiva.

Por fim, o Mashregh News apela aos governos ocidentais para que impeçam as pessoas de se envolverem com ações de homossexuais e providenciem “tratamento médico” para que os gays mudem de conduta.

fonte: MixBrasil

Estados Unidos: Casamento gay tem destaque na plataforma de campanha de Barack Obama

O Partido Democrata lançou oficialmente a candidatura de Barack Obama à reeleição da presidência dos Estados Unidos.

Barack ObamaA plataforma de campanha e o plano político do partido colocaram a defesa do casamento gay em destaque. Apesar de Obama já ter declarado seu apoio ao tema nesse ano, é a primeira vez que um partido político do pais declara oficialmente que vai defender a união entre pessoas do mesmo sexo.

A plataforma, aprovada na última terça (4), faz um contraponto com as ideias do Partido Republicano e o candidato Mitt Romney. Enquanto Obama e sua turma defendem o aborto e o casamento gay, os republicanos são totalmente contrários.
No plano econômico, Obama promete a redução de impostos para a classe média, enquanto os opositores querem deixar esse privilégio apenas para os mais ricos. Nas últimas pesquisas, os dois aparecem tecnicamente empatados. A disputa vai ser acirrada.

fonte: A Capa

Richarlyson faz afirmações fortes sobre homossexualidade e futebol

Jogador do Atlético diz que brincadeiras das torcidas adversárias quando está em campo não preocupam

RicharlysonRicharlyson, que atualmente joga pelo Atlético Mineiro, foi entrevistado pela revista Veja BH. O foco principal da entrevista girou em torno da sexualidade do jogador.

Richarlyson diz que não liga mais para os comentários maldosos, principalmente vindos das torcidas adversárias, como do Cruzeiro, principal rival do seu time atual.

"Dou risada, e não é pouca. Sou do jeito que sou, faço o que quero e não estou nem aí", disse o jogador. O atleta falou que a principal preocupação quando os boatos de que era gay surgiram era proteger sua família. "Não queria que eles sofressem com isso, até os chamei para conversar, mas vi que estavam tranquilos", contou.

Richarlyson relembrou que os comentários começaram em 2005, quando ele assinou com o São Paulo e não aceitou uma proposta do Palmeiras. Na época, José Cyrillo Júnior, ex-diretor palmeirense, teria insinuado que ele era gay. "Eu entrei com processo, ganhei, ele se retratou, mas a fama ficou", disse para a publicação.

Agora, aos 29 anos, o jogador tem certeza que o mundo do futebol é homofóbico. "Nenhum jogador vai assumir que é gay". Ele afirma ainda que é impossível sair do armário sem colocar sua carreira em risco.

Deixando de lado a sexualidade, Richarlyson entrega que é bem vaidoso. Usa hidrantes, tem vários frascos de cremes da Victoria's Secret e perfumes importados. Quanto as roupas, ele diz que não é fissurado em marcas famosas. "Se vejo na revista Vogue um casacão Dolce & Gabanna, não digo: 'Nossa! Esse eu tenho de comprar'. Não gosto de nada muito certinho, gosto de ser diferente. Sei onde usar uma calça colada, uma camisa mais justa e um tênis de cor".

fonte: A Capa

Austrália: Médico é punido por receitar remédio de castração a paciente gay

medicamentosQuando se pensa que já aconteceu de tudo, eis que um médico australiano, membro de uma seita religiosa, perde sua licença após prescrever um tratamento de castração química a um jovem que queria se "curar" da homossexualidade.

O fato aconteceu em 2008. Mark Christopher James Craddock, 75, receitou acetato de ciproterona ao paciente, que não teve sua identidade revelada. O medicamento provoca baixa na libido e é utilizado em tratamentos contra o câncer de próstata.

Em audiência, realizada no mês passado, Craddock confirmou às autoridades médicas que não submeteu seu paciente a exames clínicos e que não falou dos efeitos colaterais do tratamento, como a impotência.

O médico foi considerado culpado e perdeu o direito de praticar a medicina.

fonte: A Capa

Malvino Salvador deve interpretar gay em nova novela

Segundo "Diário de S. Paulo", personagem do ator deverá tentar adotar criança em trama de Walcyr Carrasco

Malvino SalvadorMalvino Salvador já está confirmado no elenco principal da nova novela de Walcyr Carrasco, que substituirá "Salve Jorge", na faixa das 21h, em 2013 e, segundo o colunista Flávio Ricco, do jornal "Diário de S.Paulo", o ator fará um papel polêmico.

De acordo com a publicação, ele pode viver um gay, envolvido em um complicado caso de adoção - o do filho abandonado pela protagonista. A atriz central ainda não foi definida e pode ser interpretada por Paolla Oliveira.

Todas as questões relativas à montagem deste elenco estão sendo conduzidas por Mauro Mendonça Filho e Wolf Maya. O autor já entregou uma lista de mais de 40 personagens, com as características de cada um. As definições sobre os atores caberão a eles, os seus diretores.

fonte: Quem

Santa Catarina: Beijo gay em horário eleitoral causa polêmica em Joinville

beijo gay Psol JoinvilleSe na televisão brasileira o beijo gay ainda representa um tabu, o programa de um candidato a prefeito de Joinville, maior cidade de Santa Catarina, derrubou essa barreira em seu horário eleitoral. Mostrando um beijo entre dois homens, Leonel Camasão (Psol) marcou posição pelo respeito à diversidade e trouxe o assunto para o centro da campanha eleitoral, causando reação em setores conservadores da cidade.

"O Psol tem na cidade uma trajetória na questão LGBT, muitos filiados do partido participam do movimento. Como já existia essa peça publicitária, que foi utilizada na campanha do Plínio para presidente, em 2010, nós decidimos reaproveitar essa peça", afirmou Camasão.

A veiculação do material nos pouco mais de dois minutos de programa do Psol ganhou projeção e não ficou restrita ao horário eleitoral. "Não esperava a repercussão que está tendo no momento, inclusive o ataque que a gente recebeu do Jornal da Cidade, um jornal local do município, o que ampliou ainda mais a repercussão do caso. Um ataque gratuito levou isso para outro patamar. estou surpreso, mas ao mesmo tempo estou feliz, porque mostrar o beijo gay no horário eleitoral é justamente para promover o debate e a gente está fazendo com que as pessoas parem pra pensa nessa questão".

Leonel CamasãoO ataque a que o candidato do Psol se refere partiu do editor-chefe do jornal, João Franciso da Silva, em sua coluna no periódico. "Nojento aquele beijo gay exibido no programa eleitoral do Leonel Camasão, do PSOL. Tão asqueroso quanto alguém defecar em público ou assoar o nariz à mesa. Gostaria de saber qual a necessidade de exibir suas preferências sexuais em público? Para mim isso é tara, psicopatia. No mínimo falta de decoro. E a "figura" quer ser prefeito e se diz jornalista", escreveu o editor.

Reagindo à publicação, Camasão e o Psol acionaram a Justiça contra o jornal e o jornalista em questão. "Já protocolamos o direito de resposta e ainda não teve uma decisão do juiz. Eu pessoalmente vou entrar contra o jornalista e contra o jornal por calúnia e difamação, porque ele não só faz a comparação mas me faz ofensas pessoais e também por dano moral por questionar minha formação de jornalista", disse Camasão.

"Vamos esperar que a Justiça diga quem tem razão. Sou o editor do jornal , o beijo gay é uma coisa asquerosa. Não somos contra gay, não somos homofóbicos, mas se tivesse um sujeito cagando de porta aberta, um casal hétero fazendo sexo na sala da tua casa, o que tu ia achar?", respondeu João Francisco da Silva .

Segundo o editor, seu posicionamento está de acordo com os valores defendidos por seu jornal. "Eu faço jornal pra um grupo social dominante, com valores dominantes, mas com aceitação das minorias sejam de cotas, de gays, de negros, mas tem que defender valores éticos, familiares, estéticos. (O beijo gay) fere meu senso estético. Eu tenho amigos gays, dois dos colunistas do jornal são gays assumidos, são meus amigos, agora aquilo ali vou combater o resto da minha vida. A Globo vem discutindo o beijo gay na novela há três anos e até hoje não colocou no ar. Por que será?", questiona o jornalista.

Candidato manterá programa no ar
Não foram somente ataques e críticas que Camasão recebeu por veicular o beijo gay em seu programa eleitoral. Em carta, o deputado federal Jean Willis (Psol) manifestou apoiou à iniciativa de seu companheiro de partido. "Algumas pessoas podem ver isso como uma provocação - necessária - mas eu vejo, principalmente, como um ato pedagógico. Leonel teve a coragem de aproveitar os poucos segundos que ele tem na televisão para dizer aos habitantes de Joinville que ele vai governar para todos e todas, inclusive para as minorias historicamente injuriadas. Leonel teve a coragem de dizer que o governo dele vai ser inclusivo e que ele não vai aceitar qualquer forma de racismo, seja por gênero, cor da pele, sexualidade ou o que for", escreveu o parlamentar.

"O espírito da nossa campanha é diferente de verdade. A gente está trabalhando com temas polêmicos e com novas ideias para a cidade para estimular o debate, então a repercussão eleitoral disso nos votos ela foi analisada, mas não é o elemento principal. Nós não vamos tirar o comercial do ar como medo de perder votos. A gente sabe vai causar uma rejeição, principalmente numa parcela mais conservadora, mas estamos enfrentando a batalha de peito aberto, na expectativa de fazer o debate acontecer e trabalhar para que no futuro a gente tenha uma cidade menos conservadora, onde as pessoas tenham mais liberdade, possam ser felizes, não precisem ser apontadas ou xingadas no jornal por um simples ato de demonstração de afeto", finalizou Camasão.

Veja abaixo o programa eleitoral que gerou a polêmica:

fonte: Terra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...