terça-feira, 9 de novembro de 2010

Inglaterra: Casal hétero quer registrar união só permitida a gays ‎

Tom Freeman e Katherine Doyle foram até um cartório de Londres, mas não conseguiram registrar a união civil

casal britanicoO casal de londrinos Tom Freeman e Katherine Doyle está apaixonado e quer oficializar a relação - mas eles não querem se casar. Freeman e Doyle, ambos de 26 anos, pedem autorização para ter uma união civil, uma forma de registro legal apenas para casais do mesmo sexo na Grã-Bretanha.

Grupos que lutam pelos direitos dos homossexuais apoiam a ideia do casal, em uma tentativa de legalizar o casamento gay, segundo a agência AP. O ativista Peter Tatchell afirma que "negar a casais heterossexuais o direito de ter uma união civil é heterofóbico".

Casamento e união civil são quase idênticos para a lei britânica, e manifestantes homossexuais acreditam que ambos deveriam estar disponíveis para todos os casais.

Tom Freeman e Katherine Doyle fizeram o pedido à prefeitura local nesta terça-feira. Caso seja negado, eles afirmam que recorrerão aos tribunais.

A Grã-Bretanha aprovou a legislação sobre união civil em 2005.

fonte: Terra

Estados Unidos: Jovem gay de 14 anos se mata após sofrer bullying

Brandon BitnerO jornal “The Daily Item” publicou reportagem sobre o jovem Brandon Bitner, que se suicidou aos 14 anos. Segundo os colegas do garoto, o que levou o jovem a encerrar a sua vida foi o bullying.

Na madrugada da última sexta-feira (05), Brandon saiu de casa, deixou um bihete de suicídio e se jogou na frente de um caminhão. Segundo relataram alguns colegas de Brandon, ele foi vítima de humilhação pública e foi intimidado por um grupo de rapazes que estudam no mesmo colégio. Takara Folk, amiga do jovem, escreveu uma carta à redação do jornal.

Na carta, ela afirma que Brandon era vítima constante de bullying. “Ele era perseguido e intimidado por conta de sua orientação sexual e também por causa do seu estilo de se vestir”, revelou a amiga do estudante.

Brandon era estudante da High School MiddWest, em Middleburg. Segundo a reportagem, o jovem se vestia no estilo “emo” e por conta disso era motivo de piadas. “Qualquer um em nossa escola que é diferente é torturado”, declarou ao jornal Emily Beall, estudante da escola.

Poucos dias antes do suicídio de Brandon, a escola havia promovido atividades e assembleia a respeito do bullying, mas, segundo os alunos, ninguém levou a sério.

fonte: A Capa

Arábia Saudita: Homem leva 500 chicotadas e é preso por vídeo gay

No vídeo ele imita uma mulher

500 chicotadas e 5 anos na prisão. Foi o que determinou à justiça da Arábia Saudita para um homem, de 27 anos, cujo nome está sendo mantido em sigilo.

O castigo foi motivado pelo vídeo que ele gravou onde aparece imitando uma mulher e falando abertamente sobre sexo.

De acordo com ele, as cenas foram gravadas dentro de uma prisão, apesar da administração dos presídios negar.

Depois de preso, o homem foi julgado pela Comissão para a Promoção da Virtude e Prevenção de Vício. A Comissão o considerou culpado por homossexualidade, imitação de mulher e porte de filme pornográfico.

Além disso, ele teve que pagar uma multa no valor de SR 50.000 (cerca de 24 mil reais). Na Arábia Saudita, as leis restringem a homossexulidade e punem atos considerados homossexuais com prisão e chicotadas.

fonte: Toda Forma de Amor

Na TV, Madonna condena preconceito contra gays

Declarações foram feitas na TV

A cantora Madonna falou sobre bullying contra jovens gays no programa da apresentadora lésbica Ellen DeGeneres. A diva pop disse que como fala sobre o assunto com os filhos. "Falamos muito sobre a importância de não julgar as pessoas que são diferentes" disse a cantora. Ela considerou o bullying contra gays o mesmo que o linchamento de negros ou ação nazista contra os judeus. A cantora disse ainda como se sentia na escola durante a adolescência. "Nunca me senti como parte integrante da escola. Eu não era uma alteta. Eu não era uma intelectual. Não tinha grupo do qual eu me sentia parte. Eu me sentia como um estranho" contou. Ela disse também que, graças a professora de balé, que era gay, descobriu que ser diferente não significa um problema.

fonte: Toda Forma de Amor

Rio Grande do Sul: Feira do Livro de Porto Alegre terá sarau erótico gay

A edição 2010 da Feira do Livro de Porto Alegre terá "Sarau Erótico" produzido pela ONG LGBT "Somos - Comunicação, Saúde e Sexualidade". A atividade integra a programação chamada "O cordão da saideira" e tem com objetivo abordar a literatura, o erotismo e a sexualidade a partir da atuação artística, textos e músicas.

O evento vai ser dirigido por Karine Capiotti e contará com participação especial de Laurita Leão, personagem de Lauro Ramalho, e apresentação de Valéria Houston, cantora trans conhecida do público gaúcho.

A ideia do sarau é trabalhar um gênero pouco explorado pela Feira do Livro, que é a temática LGBT. Sandro Ka, coordenador do Pontão de Cultura LGBT do grupo SOMOS, afirma que o "Sarau Erótico é uma oportunidade para que se possa apreciar este gênero, que representa diferentes formas de amor e de sexo na arte das palavras".

serviço: Sarau Erótico - Feira do Livro de Porto Alegre
quando? quinta-feira, 11/11 - horário: 20h30

fonte: A Capa

Croácia: “Não há lugar para gays na seleção”, diz dirigente de futebol

Repudiando presença de gays, Vlatko Markovic diz que só pessoas normais jogam futebol

Vlatko MarkovicO movimento gay croata está indignado com Vlatko Markovic, presidente da federação de futebol do país. E é fácil entender o por quê. Falando ao jornal "Vecernji List", Markovic deu uma aula de intolerância ao afirmar que não há lugar para gays na seleção croata. E foi além: colocou a mão no fogo para defender a heterossexualidade dos jogadores que vestem a camisa da Croácia nos gramados: "Enquanto eu for presidente da Federação Croata de Futebol, não haverá homossexuais jogando no time nacional", afirmou.

Quando o jornal perguntou se Vlatko Markovic já havia conhecido algum jogador gay durante sua carreira, a resposta foi: "Felizmente, só pessoas normais jogam futebol". Obviamente entidades LGBT anunciaram que irão processar o presidente da federação por discriminação, além de estudar a possibilidade de levar o caso à União das Federações Europeias de Futebol - UEFA.

Contando com participação do brasileiro naturalizado Eduardo Silva, a Croácia não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo de 2010. O time perdeu uma vaga na repescagem disputada nas eliminatórias europeias contra a Ucrânia.

fonte: MixBrasil

Jogador do Botafogo mostra pênis para torcedores

Atacante Jóbson teria exibido sua ferramenta depois de jogo em Florianópolis

Jóbson 2O empate de 0 a 0 no jogo realizado entre o Avaí e Botafogo no último domingo, 07, em Florianópolis, rendeu torcedores enfurecidos e jogador mostrando o pinto. O atacante Jóbson, do Botafogo, está sendo acusado de praticar ato obsceno na saída da partida.

O bafôn teria acontecido quando o ônibus do time do Rio de Janeiro, ao sair do estádio da Ressacada, foi cercado por alguns torcedores do Avaí. A multidão teria aproveitado um engarrafamento para xingar os atletas. Irritado, o atleta baixou os shorts e exibiu o dote para quem estava do lado de fora, de acordo com denúncia apresentada à polícia por um vendedor ambulante.

A delegada que registrou a queixa informou que emmitiu uma carta precatória para que Jóbson seja ouvido no Rio de Janeiro. Anderson Barros, supervisou do Botafogo, foi ao distrito policial tentar esclarecer a história. "Disse às autoridades que não tinha cabimento as coisas terem acontecido da forma como tinham sido relatadas. É uma injustiça grande falarem isso de um garoto que já tem um histórico complicado", disse o dirigente.

Barros fazia referência a episódios polêmicos envolvendo Jóbson, que já foi flagrado em exame antidoping por ter usado cocaína.

fonte: MixBrasil

Mateus Solano será um gay enrustido no cinema e um cientista na TV

mateus-solanoFlora, a primeira filha de Mateus Solano, ainda não completou 1 mês de vida, mas já está aprendendo que pai ator não tem rotina. Para viajar no fim do mês para o Japão, onde vai gravar como Ícaro, protagonista de “Dinossauros & robôs”, próxima novela das sete, Mateus está correndo contra o tempo e adiantando as suas cenas do filme “A novela das oito”. No longa, aliás, a performance do ator promete surpreender mais uma vez: ele será um executivo casado com uma mulher, mas que sente desejo por homens. Já na novela, ele viverá um cientista viúvo, que vai criar um robô com a imagem bem semelhante à da esposa, Naomi (Flávia Alessandra), que morreu num acidente.

fonte: Extra Online

México: Mãe dá à luz bebê de filho gay

Mexicana emprestou o ventre para realizar sonho do filho de ser pai. 'Foi meu 1º neto, e não o sinto assim porque também é meu 4º filho', disse.

Uma mexicana de 50 anos se transformou em mãe e avó ao mesmo tempo ao emprestar seu ventre para que o filho homossexual pudesse ser pai. "Foi meu primeiro neto, e não o sinto assim porque também é meu quarto filho”, disse a mãe de Jorge, um empresário mexicano de 31 anos, ao jornal “Reforma”.

Para realizar o sonho do filho, o desafio da família começou em novembro de 2009. Cinco meses mais tarde, a mãe de aluguel estava grávida, após ter sido inseminada com o embrião gerado por Jorge e os óvulos doados por uma amiga.

A mãe, que não quis se identificar, disse ter tido a ideia após assistir a um programa de TV em que especialistas diziam que a melhor barriga de aluguel era a avó. No início, Jorge resistiu à proposta da mãe, mas depois viu que esta podia ser a melhor alternativa.

“Minha mãe me dizia: ‘pense na criança, uma mãe barriga de aluguel luta o tempo todo para não amá-lo porque vai doá-lo, e eu não, porque vai ser meu neto’”, contou o empresário.

Além de ajudar ao filho, a intenção da mãe era retribuir Jorge, que anos antes doou um rim para salvar a vida do pai.
“Nunca me arrependi. Ao contrário, é um prazer e um privilégio. Também é certo que sofri mudanças hormonais. Logo comecei a engordar”, disse ela ao argentino “Clarín”.

A notícia foi contada a amigos e familiares quando os dois tiveram certeza que a mãe substituta estava grávida, 21 anos depois de ter dado à luz o último filho. Embora houvesse riscos pela idade da mãe, Jorge disse que ao ver o filho no primeiro exame de ultrassom, soube que todo esforço valeu a pena.

O bebê, um menino chamado Darío, nasceu na última última segunda-feira (1º), com 2,4 quilos e 49 centímetros e receberá os dois sobrenomes do pai.

fonte: G1

Estados Unidos: Havaí aprova legislação que permite o casamento homossexual

aliancasA Câmara dos Representantes do Havaí aprovou, na semana passada, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e enviou a medida para o governador.

O documento legal foi aprovado no Senado em janeiro e a Câmara concluiu o processo legislativo com a aprovação por 31 votos contra 20.

O governador Democrata, Neil Abercrombie disse que vai assinar o documento assim que o projeto de lei chegar em suas mãos.

Ao ser aprovado, o Havaí vai se tornar o sexto Estado norte-americano a legalizar ocasamento gay já em 2011.

fonte: Cena G

Congo: Deputado quer punir homossexuais

Deputado do Congo apresenta projeto de lei para punir quem for homossexual

Na República do Congo, África, o deputado Evariste Ejiba Yamapiale apresentou ao Congresso do país um projeto de lei que ele elaborou para criminalizar e punir a homossexualidade, a necrofilia e a zoofilia, como se as três coisas estivessem no mesmo patamar, fossem o mesmo. Segundo ele, seu projeto de lei é um “plano moral” para o país.

Para o deputado do Congo, “nós queremos que essa lei puna a homossexualidade, a zoofilia e a necrofilia” alegando que “a homossexualidade é um desvio no plano moral e também no plano espiritual. É uma aberração”.

As Nações Unidas e a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex (ILGA) já estão acompanhando de perto o andamento do projeto de lei, que tem sete artigos e se aprovado pretende multar homossexuais e até fazê-los cumprir serviços comunitários.

fonte: MixBrasil

Escola LGBT de Campinas é alvo de ataque

Garrafa de vidro foi lançada contra sede da Escola Jovem LGBT de Campinas

escola lgbt garrafadaA noite da última segunda-feira, 08, foi de susto para a equipe da Escola Jovem LGBT, em Campinas. Por volta das 22 horas o local foi atingido por uma garrafa de vidro, que se espatifou e cobriu de cacos as escadas e parte do pátio da escola. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Segundo Lohren Beauty, presidente do E-Jovem, este não foi o primeiro ataque cometido contra o espaço, que oferece diversos cursos para a comunidade LGBT da cidade. "Há cerca de mês atiraram pedras contra as janelas, mas nem demos muita importância. Achamos que era molecagem. Mas a violência desta segunda-feira foi mais séria, poderia ter machucado alguém", contou ao Mix.

Apesar do ato, Lohren conta que não pensou em registrar Boletim de Ocorrência por acreditar que a polícia "faria pouco caso". No entanto, a Escola Jovem LGBT pretende iniciar ações de conscientização junto a alunos de uma escola de Ensino Médio que funciona nas redondezas, para falar de tolerância e esclarecer sobre riscos que atos violentos podem acarretar.

"Acreditamos que os ataques podem ter sido cometidos por alunos desta escola, já que em ambas as vezes os objetos foram atirados no horário de saída dos alunos", esclarece Lohren.

fonte: MixBrasil

Argentina: 100 mil comemoraram as vitórias recentes na Parada Gay de Buenos Aires

parada gay buenos airesA 19ª Marcha do Orgulho Gay neste domingo (7), teve gostinho de vitória. No ano em que o país reconheceu o casamento gay, 100 mil pessoas tomaram as ruas de Buenos Aires. Saindo de frente da Casa Rosada e seguindo pela Avenida de Maio até o Congresso, a diversidade explodiu em alegria durante o trajeto com famílias, fantasiados e muita animação, porém com um viés mais político do que as manifestações brasileiras.  Com quase o dobro de participantes do ano anterior, o evento mostrou que a nova lei deu novo fôlego aos gays no país para celebrar as cores do arco-íris.

O casal de lésbicas formado pela argentina Norma Castillo e a uruguaia Cachita Arévalo, juntas há 31 anos e as primeiras mulheres a se casarem no país chamava a atenção dos participantes do evento.

fonte: Lado A

Estados Unidos: Revogação do veto a gays no Exército perde força no Senado

A possível revogação do veto a homossexuais nas Forças Armadas dos Estados Unidos está perdendo impulso no Senado, onde legisladores negociam a exclusão da reforma, informou a edição digital do The Wall Street Journal nesta segunda-feira, 8.

Os principais líderes do Comitê de Serviços Armados do Senado, o democrata Carl Levin e o republicano John McCain, negociam eliminar a revogação da medida do projeto de lei de gastos de defesa, segundo o jornal.

Se Levin e McCain conseguirem um acordo, o veto da medida "Don't ask, don't tell", que proíbe a participação de soldados abertamente gays e lésbicas no Exército, ficaria praticamente sem nenhum veículo legislativo.

Em setembro passado, os republicanos conseguiram bloquear o debate sobre o projeto de lei de gastos de defesa, nos quais os democratas haviam incluído a remoção do veto atual e o chamado "Dream Act" para a legalização de estudantes sem documentação.

A revogação do veto a gays nas Forças Armadas, em vigor desde 1993, teria ainda menos possibilidades no ano que vem, após a vitória dos republicanos nas últimas eleições legislativas, nas quais a oposição recuperou o controle da Câmara de Representantes e reduziu a maioria democrata do Senado.

O presidente Barack Obama reiterou várias vezes seu desejo de que homossexuais possam participar do serviço militar. O secretário de Defesa Robert Gates fez essas mesmas declarações no domingo.

No entanto, segundo especialistas, é mais provável que o destino da política "don't ask, don't tell" seja decidido somente nos tribunais.

fonte: Estadão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...