terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ativistas fazem protesco contra norma da Anvisa que proíbe gays de doarem sangue

campanha matizesA coordenadora do grupo Matizes, Marinalva Santana informou que pretende ter uma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que deve comparecer a Teresina no próximo sábado (05). O principal assunto que deverá ser debatido é a norma que a Anvisa estabelece de que gays e bissexuais não podem doar sangue. Visando debater a causa, a Liga Brasileira de Lésbicas – LBL e o Grupo Matizes realizaram ontem (31) um protesto pedindo a alteração da resolução. Durante o evento familiares e amigos de LGBT’s compareceram ao Hemopi doando sangue e se inscrevendo para a doação de medula óssea. Outras manifestações estão sendo feitas, inclusive pela internet, e esperamos que resultem no fim de mais esse ato discriminatório.

fonte: G.Online

Ex-namorado de Ariadna, do BBB, faz tatuagem em homenagem a transexual

ex ariadnaGabriel, o ex-namorado da big sister Ariadna, quis fazer uma surpresa daquelas para a ex-participante. Ele foi até um estúdio de tatuagens e tatuou o nome da transexual em seu antebraço direito e pretende ir até a casa de vidro onde Ariadna volta a ficar confinada, para mostrar o mimo. Desde que saiu da casa do BBB, Ari se acertou com Gabriel e os dois já foram vistos em público aos beijos. Vale lembrar que Ari também tem uma tatuagem no mesmo lugar em homenagem ao amado.

fonte: G.Online

Após tentativas de suicídio, campeão do ciclismo se assume gay

Atleta recordista do ciclismo supera depressão e sai do armário

Graeme ObreeRecordista do ciclismo mundial, o escocês Graeme Obree assumiu ser gay. Com a  revelação, o atleta que dominou as pistas de corrida sobre duas rodas nos anos 90 espera deixar para trás um histórico de depressão, abuso de drogas e tentativas de suicídio.

Atualmente com 45 anos, ele deu uma entrevista ao jornal "Scottish Sun" explicando porquê demorou para sair do armário:

"Cresci pensando que é melhor você estar morto do que ser gay. Soube que eu era gay e isso era inaceitável. Nasci de uma geração da guerra - eles cresceram quando gays eram levados à cadeia. Ser homossexual era tão inaceitável que você simplesmente não era gay. Eu não fazia ideia de nada, então simplesmente me fechei. As pessoas dizem: 'Como você pode ser gay e se casar e ter filhos, sem saber?' Mas quando eu fui à psicóloga, ela disse que eu tinha a idade emocional de um adolescente de 13 anos por ter me fechado".

Quando estava no auge da carreira, Obree foi diagnosticado com depressão, supostamente causada pela bipolaridade. O problema persistiu durante décadas. As dificuldades em aceitar a própria homossexualidade o levaram a tentar o suicídio inalando gás tóxico. Em outra ocasião ele tomou uma overdose de medicamentos. Já atleta de alta performance, Obree tentava escapar de seus próprios questionamentos inalando o gás usado para soldar sua bicicleta.

fonte: MixBrasil

RuPaul reclama que seu programa foi ignorado em prêmio gay

RuPaul3A drag queen RuPaul não ficou nem um pouco satisfeita com os indicados ao prêmio da ONG GLAAD (Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação).

RuPaul reclamou que seu programa, "RuPaul's Drag Race", não entrou na lista dos indicados na categoria Melhor Programa Reality. "Ru Paul acredita que deveria ser lembrada no prêmio e não deseja dividir os holofotes com Heidi Klum, que foi indicada por 'Project Runway', porque Heidi não é gay", disse uma fonte ao jornal "New York Daily News".

De acordo com o jornal, o programa de RuPaul não foi ao menos inscrito pelo canal Logo, onde ele é exibido nos EUA, e que a GLAAD não vai homenageá-lo porque ele não representa a comunidade LGBT.

No Brasil, a atração recebeu o título de "RuPaul & A Corrida das Loucas", e vai ao ar todas as quintas, às 21h, pelo canal pago VH1. No reality, 12 drag queens disputam o título de America's Next Drag Queen Superstar e um prêmio no valor de US$ 25 mil, além de protagonizar campanhas para diversos produtos.

fonte: A Capa

Estados Unidos: Illinois legaliza união civil de pessoas do mesmo sexo

Illinois converteu-se nesta segunda-feira (31) no décimo segundo estado americano a reconhecer legalmente os casais homossexuais, após seu governador autorizar as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo.

A lei não permite os casamentos de gayse lésbicas, mas garante a eles os mesmos direitos legais dos casais heterossexuais.

Os estados de Massachusetts, Connecticut, Iowa, Vermont e New Hampshire, assim como o distrito deColumbia, já reconhecem os casamentos homossexuais.

Nova Jersey permite uniões civis, enquanto Oregon, Nevada, Hawai, Maine,Wisconsin e o estado de Washington estendem alguns direitos aos casais do mesmo sexo através das leis de concubinato estatais.

Na Califórnia, a lei sobre os casamentos homossexuais foi levada para os tribunais para determinar sua legalidade.

fonte: Cena G

Sergipe: Garotos de programa matam professor que não quis pagar pelo serviço

miche sergipeO professor Jackson de Jesus, 35 anos, foi assassinado por dois garotos de programa, em São Cristóvão, Sergipe. O crime aconteceu no apartamento da vítima.

Segundo a polícia, os garotos de programa, identificados como Diego Alvese Maicon Massarato, amarraram emataram o professor estrangulado. Após executarem Jackson de Jesus, os acusados ainda levaram alguns objetos do apartamento.

Vizinhos disseram que ouviram um barulho estranho no apartamento do professor e por isso resolveram acionar a polícia. Os acusados acabaram presos quando se preparavam para fugir do local.

Maicon e Diego confessaram o crime e contaram que só mataram o professor porque ele os contratou para fazer um programa por 50 reais e se recusou a fazer opagamento quando o serviço foi completado.

fonte: Cena G

Após votar a favor de adoção gay, Luiz Fux é indicado por Dilma ao STF

Supremo Tribunal Federal (STF) pode ganhar ministro friendly

Luiz FuxO movimento LGBT deve ganhar um aliado na mais alta instância da Justiça brasileira. Nesta terça-feira, 01, a presidente Dilma Rousseff indicou o nome de Luiz Fux para ocupar a 11ª vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal.

Hoje ministro do Superior Tribunal de Justiça, Fux é tido como friendly e foi um dos que votaram, em 2010, a favor de um casal lésbico do Rio Grande do Sul que queria adotar duas crianças.

Luiz Fux deve ocupar a vaga que era de Eros Grau, aposentado no ano passado.

Segundo contas da militância, a possível aceitação de Fux para o cargo pode significar 9 votos favoráveis a demandas da comunidade LGBT.

O STF retoma suas atividades nesta terça-feira, após recesso de fim de ano. De acordo com o ministro Celso de Mello, a união gay é um dos primeiros temas da agenda.

fonte: MixBrasil

Filha do ex-presidente Bush apoia casamento gay

Uma das filhas gêmeas do ex-presidente George W. Bush disse que apoia o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O grupo pelos direitos humanos dos Estados Unidos Human Rights Campaign divulgou um vídeo, no qual Barbara Bush, de 29 anos, fala sobre o tema.

Barbara se definiu como "uma nova-iorquina pela igualdade no casamento" e disse que toda pessoa deve poder se casar com quem ama. O ex-presidente era contrário ao casamento gay e propôs uma emenda constitucional para proibi-lo em nível nacional.

Ativistas pelos direitos gays acreditam que os parlamentares de Nova York podem votar para legalizar o casamento gay no Estado este ano. O governador Andrew Cuomo já se declarou a favor do casamento gay e partidários acreditam ter os votos suficientes para aprovar o tema em 2011. Barbara Bush vive em Manhattan e comanda uma organização sem fins lucrativos que promove questões de saúde globais. As informações são da Associated Press.

fonte: Estadão.com

Reino Unido: Vítimas gays do Holocausto são lembradas

gays holocaustoUma celebração silenciosa relembrou os dias de horror que foram responsáveis pela morte de mais de 6 milhões de pessoas na Europa na década de 40, durante o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial, sob o regime nazista. No dia mundial em memória das vítimas do holocausto, 27 de janeiro, uma celebração em especial lembrou os mais de 60 mil homossexuais perseguidos e mortos pelos nazistas. Uma bandeira negra com um triângulo rosa invertido – símbolo usado por Hitler para demarcar os homossexuais presos nos campos de concentração – foi hasteada no último sábado no Memorial da Paz de Liverpool, na Inglaterra.

Dois minutos de silêncio marcaram a cerimônia que foi organizada pelo prefeito Cllr Hazel Williams e representantes de ONGs que também celebram na cidade o mês LGBT. O diretor do grupo Homotopia, Gary Everett, um dos organizadores do evento, afirmou: “O Holocausto foi um dos capítulos mais horripilantes e desumanos da história moderna. É importante nós relembrarmos a execução de homossexuais antes e nos dias de hoje e prestarmos nossas homenagens às almas perdidas”. Lembrou ele, referindo-se a discriminação e mortes que acontecem em países que criminalizam a homossexualidade, como o Malawi, Uganda e o Iran.

fonte: Lado A

ABLGT pede que senadores votem projeto contra homofobia

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) encaminhou, nesta terça-feira (1), data do início da nova legislatura do Congresso Nacional, uma carta aberta aos senadores, pedindo o desarquivamento do Projeto de Lei Complementar 122 (PLC 122), conhecido como lei pela "criminalização da homofobia".

A matéria, originada há 10 anos a partir do Projeto de Lei 5003, sofreu modificações em sua redação, sendo aprovada, em 2006, pelo Plenário da Câmara, na forma de substitutivo.

Encaminhado ao Senado, já com a denominação de PLC 122, o projeto foi alvo de ataques da ala mais conservadora, sobretudo, da bancada religosa. Enviado para Comissão de Direitos Humanos da Casa, começou a tramitar, mas foi arquivado com a chegada da nova legislatura.

Na carta, a ABGLT justifica o desarquivamento, alegando que o ato permitirá que "o debate seja feito pelo Senado e também aprofundado pela sociedade brasileira. Solicita, ainda, que votem favoravelmente ao projeto e que integrem a Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT.

Confira a carta na íntegra

"Senadores e Senadoras:

O PLC 122, diferentemente do que às vezes é divulgado, não atenta nem contra a liberdade de expressão, nem contra a liberdade religiosa. O que o projeto visa a coibir são manifestações notadamente discriminatórias, ofensivas ou de desprezo. Manifestações que induzam ou legitimem o ódio, ou que igualem a homossexualidade à doença. Particularmente, o projeto visa a proibir os discursos que incitem a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Com o intuito de deixar mais claro que não se trata de "privilégio" ou de perseguição religiosa, ou de agravamento penal excessivo, a então senadora Fátima Cleide apresentou um substitutivo, tecnicamente mais rigoroso e que, inclusive, ampliou o escopo do PLC 122 para punir outras formas de discriminação.

A nova redação do projeto, aprovada em 10.11.2009, pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, acrescenta também a proibição de discriminar idosos e pessoas com deficiência. O novo caput da lei é o seguinte:

"Define os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, origem, condição de pessoa idosa ou com deficiência, gênero, sexo, orientação sexual ou identidade de gênero."

As Conferências Nacionais de Direitos Humanos, Educação, Segurança Pública, LGBT, entre outras, aprovaram moções de apoio à aprovação do PLC 122/2006, e seu propósito de combater a discriminação contra LGBT se encontra respaldado pelo Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT e pelo Programa Nacional de Direitos Humanos III.

Infelizmente, com a chegada da nova legislatura, o PLC 122/2006 foi arquivado, por determinação do regimento do Senado.

Portanto, a ABGLT - Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, entidade de abrangência nacional com 237 organizações congêneres afiliadas e também credenciada junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, vem por meio desta carta aberta solicitar aos senadores e às senadoras da legislatura que ora se inicia que:

- apóiem o desarquivamento do PLC 122, permitindo que o debate seja feito pelo Senado e também aprofundado pela sociedade brasileira.

- debatam o projeto e votem favoravelmente à sua aprovação, nas Comissões e no Plenário do Senado

- que integrem a Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT

Na expectativa de contarmos com o apoio do Senado para combater todas as formas de discriminação e violência, agradecemos antecipadamente.

1º de fevereiro de 2011".

ABGLT - Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais

Comemorando 16 anos de luta contra homofobia

fonte: Jornal do Brasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...