quinta-feira, 24 de março de 2011

Vaticano diz que os homofóbicos são as verdadeiras vítimas da intolerância

Arcebispo Silvano TomasiO Vaticano afirma que as pessoas que demonizam pessoas LGBT estão sendo atacadas por causa de suas crenças.

Quem disse isso foi o Arcebispo Silvano Tomasi no conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas na terça-feira (22):

“Pessoas estão sendo atacadas por não estarem de acordo com o comportamento sexual entre pessoas do mesmo sexo. Quando eles expressam suas crenças morais ou crenças sobre a natureza humana... eles são estigmatizados, e pior - eles são difamados, e julgados. Esses ataques são violações dos direitos humanos fundamentais e não podem ser justificados em nenhuma circunstância”.

fonte: G.Online

Espanha: Monumento para homenagear gays é inaugurado

monumento gay BarcelonaNo último domingo (20) a cidade de Barcelona recebeu um monumento em homenagem aos LGBTs vítimas de repressão e perseguição no passado. O evento de inauguração foi realizado pelo prefeito da cidade, Jordi Hereu e contou com a presença de mais de 200 pessoas. O objeto é um triângulo rosa esculpido em pedra bruta com os dizeres “Em memória de gays, lésbicas e transgêneros que sofreram perseguição e repressão ao longo da história”.

Para Hereu, embora a Espanha seja um país que possuí leis que promovem os direitos homossexuais, existem algumas melhorias que podem ser feitas. “ainda há um longo caminho a percorrer, principalmente na vida cotidiana e aceitação de toda a sociedade espanhola”.

Confira o vídeo que mostra a cerimônia de inauguração:

fonte: G.Online

Mãe do assumido Christian Chávez, ex-RBD, vai escrever biografia dele

Christian ChávezO ex-integrante do grupo Rebelde, Christian Chávez, vai ganhar uma biografia ainda neste ano.

O livro será lançado pela mãe dele Oliva Garza.

A autora já adiantou que a obra não será apenas sobre Christian, mas sim sobre a homofobia que ela presenciou durante toda a sua vida.

“Será sobre a homossexualidade, como aceitar e apoiar um filho gay.”

fonte: Cena G

Jean Wyllys relata ameaças de morte à Comissão de Direitos Humanos

Deputado do PSOL-RJ diz ter sido ameaçado por meio do Twitter. Comissão de Direitos Humanos aprovou moção de repúdio.

deputado Jean WyllysDefensor das causas homossexuais na Câmara, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) relatou à Comissão de Direitos Humanos ter sofrido ameaças de morte.

O relato foi feito na reunião da comissão desta quarta-feira (23). A presidente da comissão, Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), apresentou uma moção de repúdio às ameaças sofridas pelo deputado.

“Desde que eu assumi o mandato, eu tenho sofrido com esse movimento de intimidação, mas eles [agressores] não vão conseguir me intimidar. Eu não quero fazer generalizações, mas eu sei que são fanáticos religiosos que estão fazendo isto”, disse o deputado.

Segundo Jean Wyllys, as ameaças vieram por quatro mensagens postadas na sexta-feira (18) na página do deputado no Twitter. Ele afirma que não conseguiu identificar os agressores, pois as páginas foram bloqueadas.

O deputado disse acreditar que as ameaças estejam partindo de pessoas que são contra suas propostas, especialmente a de uma emenda à Constituição (PEC) que prevê o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

“Casamento civil é um direito de todos, e eu vou lutar por esse direito”, afirmou o deputado.

O deputado afirmou que já está reunindo provas para registrar na polícia as ameaças. “Eu vou procurar a Justiça e buscar meus direitos. Eu não estou amedrontado, mas vou tomar todas as medidas que me são de direito”, afirmou.

Além da defesa do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, Jean Wyllys articula a criação da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania GLBT [Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênero], que tem lançamento previsto para a próxima terça-feira (29).

fonte: G1

Lady Gaga diz que tem tattoos só no lado esquerdo do corpo por causa de seu pai

Cantora explicou que ele queria que pelo menos um lado ‘fosse normal’

Lady Gaga revelou que tem tatuagens apenas no lado esquerdo do corpo a pedido de seu pai. “Meu pai pediu que eu mantivesse um lado do corpo normal. Por isso, eu só faço tatuagens do lado esquerdo”, disse a cantora em entrevista à equipe do “Google”.

Gaga revelou também como seu pai encara o seu lado sem tatuagens. “Eu acho que ele vê o meu lado direito como sendo o meu lado Marilyn Monroe”, disse.

fonte: EGO

Santa Catarina: Grupo repudia homofobia em universidade de Blumenau

Grupo se manifesta contra homofobia dentro da Universidade Regional de Blumenau

FURB Universidade Regional de BlumenauO grupo LGBT Liberdade, de Blumenau, publicou uma nota oficial contra o caso de homofobia ocorrido no último dia 15 no Auditório do Bloco J da Universidade Regional de Blumenau (FURB), quando estudantes teriam chamado de “bicha” o coordenador da entidade, Lenilso Luis da Silva. Confira:

Nota oficial contra a violência homofóbica

O Grupo de Lésbicas, Gays, Bissexuais Travestis (LGBT) – LIBERDADE, que tem por finalidades as lutas pela conquista e garantia dos direitos humanos plenos das pessoas, considerando sua orientação afetivo-sexual, e contra quaisquer formas de discriminação, sejam elas jurídicas, sociais, políticas, religiosas, culturais, econômicas ou de gênero, vem, por meio desta tornar público o repúdio ao fato ocorrido no último dia 15 de março às 19 horas, no Auditório do Bloco J da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Fato este que contou com o incentivo do presidente do Diretório Central dos Estudantes da FURB - Jeferson Thiago Schwerz – para que alguns estudantes praticassem ato de Homofobia ao proferirem em coro a palavra “Bicha, Bicha” ao Coordenador do Grupo LGBT de Blumenau LIBERDADE, Lenilso Luis da Silva.

O incentivo do DCE da FURB a práticas homofóbicas é uma grave demonstração de intolerância que deve ser combatida. O episódio demonstra que a banalização da violência e o preconceito contra homossexuais ainda é forte mesmo entre os estudantes que tem acesso ao ambiente universitário.

Diariamente, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) sofrem violência desta natureza em nossa cidade e na universidade. E pior, a cada dois dias, em média, uma pessoa LGBT é assassinada no Brasil, em razão de práticas homofóbicas.

Portanto, O Grupo LGBT LIBERDADE vem se manifestar, mais uma vez, pelo fim imediato de toda e qualquer violência homofóbica, e pela promoção de uma cultura de paz e respeito à diversidade, conclamando:

1. Que a Universidade tome as medidas cabíveis e apure os fatos deste crime de violência cometido, identificando e punindo exemplarmente os culpados, sem deixar os crimes impunes. A impunidade gera mais violência;

2. Que a Universidade promova a educação para o respeito à diversidade sexual, para que as novas gerações e alunos possam aprender a conviver e respeitar as diferenças;

3. Que a sociedade blumenauense se conscientize da gravidade do problema da homofobia e da difusão de preconceitos. E que Universidade aja para garantir direitos e reprimir exemplarmente atitudes de violência e discriminação.

Precisamos dar um basta a todo e qualquer tipo de preconceito. Vivemos em um país e cidade democrática, onde a igualdade e a não-discriminação são preceitos fundamentais. Esta violência há de parar.

Grupo de Lésbicas, Gays, Bissexuais Travestis – Liberdade

fonte: MixBrasil

Igreja fará protesto anti-gay no funeral de Elizabeth Taylor

A igreja batista Westboro, do estado americano do Kansas, está planejando fazer um protesto no funeral de Elizabeth Taylor, que morreu nesta quarta-feira (23) aos 79 anos em Los Angeles.

A informação sobre o protesto foi dada por Margie Phelps, filha do pastor Fred Phelps, através do Twitter.

“Nada de descanse em paz para Elizabeth Taylor, que passou a vida no adultério e fazendo gays se sentirem orgulhosos”, escreveu. “Eles estão maldizendo ela no inferno hoje.”

A mesma igreja planejou protestos nos funerais de Heath Ledger e de Natasha Richardson, mas eles não aconteceram.

Ainda não foram revelados detalhes sobre o funeral de Elizabeth Taylor, apenas que haverá uma cerimônia fechada para amigos e familiares.

fonte: Cena G

Nova novela do SBT, “Amor e Revolução”, também terá núcleo gay

Cinco personagens gays formam núcleo de nova produção

SBT logoEnquanto o núcleo gay da novela Insensato Coração está quase formado, a nova novela do SBT, Amor e Revolução, escrita por Tiago Santiago, também divulga seu elenco de personagens gays. Serão cinco:

- Marcela: a advogada lésbica vivida por Luciana Vendramini

- Chico (Carlos Thiré), diretor de teatro bissexual, vai se apaixonar por João (Paulo Leal)

- Marta (Dani Moreno), uma assaltante a bancos, tem um amor não correspondido por  Bete (Natália Vidal)

- Fritz (Ernando Tiago), “carrasco nazista” que vai se apaixonar por Chico no decorrer da trama

“Os gays fazem parte do nosso convívio, toda família tem. E o público GLS gosta de se ver retratado nas tramas”, diz o autor Tiago Santiago, que fez carreira na Globo e deslanchou como autor de novelas na Record.

fonte: MixBrasil

Argentina: País vai adotar o Kit contra homofobia nas escolas

Escola sem HomofobiaNo mês que vem, alunos e professores de todas as escolas de Ensino Médio da Argentina vão receber material didático sobre a importância do respeito a LGBTs.

Enquanto no Brasil, o projeto similar sofre uma grande oposição de religiosos, na Argentina, a distribuição de algo como um kit gay para escolas já será realidade em breve.

Por lá, os religiosos também se mostraram contrários, mas o governo argentino não cedeu à pressão.

fonte: Cena G

ONU divulga documento contra violência homofóbica

ONU LogoO Conselho de Direitos Humanos das Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um documento assinado por 83 países que exigem o fim às violações dos direitos humanos baseadas na orientação sexual e na identidade de gênero.

O embaixador da França na ONU, Jean-Baptiste Mattei, disse que a França “está contente com os progressos realizados no combate a homofobia”.

O Conselho de Direitos Humanos é uma organização dentro da ONU composta por47 membros que são eleitos por uma Assembleia Geral a cada três anos.

fonte: Cena G

“Não sou gay, mas tenho amigos gays”, diz o ex-BBB Rodrigão

Brother diz que quer se acertar com Adriana e que se chateou com Daniel

Rodrigão BBBO jeito reservado de Rodrigão, um dos solteiros que foi mais cobiçado no BBB 11, levantou comentários na casa sobre sua sexualidade.

Eliminado do programa nesta terça (22), o modelo disse em entrevista ao jornal carioca O Dia, desta quinta (24), que não é gay.

- Me chateei com Daniel, que falou coisas de mim. Mas só lamento. Não sou gay, mas tenho amigos gays e temos uma ótima relação.

Rodrigão ainda disse sempre se deu bem com o assédio das mulheres.

O modelo teve um breve affair com Adriana dentro da casa, mas afirmou que quer conversar com ela para resolver as coisas.

- É difícil falar só por mim. Temos que ver a vontade dos dois.

A moça traiu o namorado para ficar com Rodrigão. O modelo não condena a traição da loira.

- Não posso falar, nem julgar, mas teremos uma chance aqui fora.

fonte: R7

Elizabeth Taylor: O adeus à diva da causa gay e da luta contra Aids

Atriz foi um ícone LGBT

Elizabeth TaylorNas telas, o sucesso: mais de cinquenta filmes, dois Oscars. Fora delas uma vida pessoal digna de um filme. A atriz Elizabeth Taylor casou sete vezes e abraçou a causa dos gays, além de ter sido uma ativista ao criar uma fundação de prevenção à Aids.

“Minha mãe foi uma mulher extraordinária que viveu a vida por completo, com grande paixão, humor e amor” disse o filho da atriz Michael Wilding como divulgou a rede ABC.

Ela foi a primeira estrela de Hollywood a se envolver na luta contra a Aids. Ao apoiar a criação da American Foundation For Aids Reserach (amFAR) estava sensibilizada com a perda do amigo e ator gay Rock Hudson que morreu em decorrência da doença, em outubro de 1985.

A atriz também criou sua própria fundação: a Elizabeth Taylor Aids Foundation.

GiantSegundo Noreen Nash contou, em 2007, ao “Daily Express”, Liz Taylor tinha feito uma aposta com Hudson para ver qual deles conseguiria levar o ator James Jean para a cama. Também segundo Nash, Hudson foi quem ganhou a aposta.

Os três atuaram no filme “Giant”, de 1955, no qual Jean fazia sua estreia no cinema. O ator morreu em um acidente, no dia 30 de setembro daquele anos, antes do filme ser lançado.

fonte: Toda Forma de Amor

Cuba: Público gay encontra seu espaço nas noites de Havana

Em uma cidade sem bares ou discotecas para os homossexuais, a comunidade gay que vive em Havana começa a encontrar seu espaço em alguns centros noturnos estatais que estão desbancando as festas clandestinas.

Embora sejam poucos, esses locais atraíram o público homossexual, cuja melhor opção para se reunir até então eram as festas ilegais, que eram divulgadas pelo boca a boca.

Muito perto da Praça da Revolução, o “Café Cantante Mi Habana” é considerado o paraíso da comunidade gay nos finais de semana e conta com uma programação variada.

Na noite de uma segunda-feira de março, o chão do famoso “Piano Bar Habaneciendo”, situado no centro da cidade, treme com cerca de 200 clientes, em sua maioria gays, que dançam ao ritmo de Shakira, enquanto do lado de fora a fila para entrar ainda é grande.

No antigo cabaré “Las Vegas”, os homossexuais se reúnem nas noites de quintas-feiras para presenciar um espetáculo conduzido por dois dos travestis mais famosos do país.

O “Las Vegas” funciona como o primeiro - e até agora único - centro noturno que apresenta regularmente shows de drag queens em Havana, com o apoio do Ministério da Cultura de Cuba.

A especialista do Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex), Ada Alfonso, disse à Agência Efe que em Cuba “não há lugares gays”, mas esse público foi “se apoderando” de outros estabelecimentos.

Segundo ela, o que ocorreu nos últimos meses foi que alguns ambientes caíram nas graças da comunidade gay e não se “espantaram” com a presença de namorados do mesmo sexo.

Ada ressaltou que, historicamente, as casas noturnas que eram frequentadas pelos gays eram as que operavam de forma ilegal, aumentando “a vulnerabilidade social” dos homossexuais.

Sua percepção é que o fenômeno atual está relacionado com a "sensibilidade particular" das administrações desses estabelecimentos e também com o trabalho de educação sexual realizado no país.

O diretor do "Café Cantante Mi Habana" admitiu à Efe que, efetivamente, a popularidade que esse local alcançou entre o público gay forçou “uma mudança de mentalidade de todos os funcionários”.

Em grande medida, pode ser que a mudança tenha sido impulsionada pela intensa campanha que o Cenesex liderou nos últimos anos para sensibilizar a opinião pública em relação à diversidade sexual.

Essa instituição, dirigida por Mariela Castro, filha do presidente Raúl Castro, tem entre suas conquistas a celebração do Dia Mundial contra a Homofobia desde 2007, a legalização das operações de mudança de sexo e a apresentação ao Parlamento de um projeto de lei para modificar o Código de Família, com aspectos como a união legal entre casais homossexuais.

Há seis meses, o Cenesex e o Ministério da Cultura assinaram um convênio cultural que abriu o “Las Vegas” para drag queens, em um projeto orientado a todos os públicos.

Membros da comunidade gay da ilha consideram que esses centros noturnos “romperam barreiras” e asseguram que há “normas” implícitas para preservá-los.

Malú Cano, uma ativista pelos direitos dos homossexuais, disse à Efe que, como norma, “aquele que criar problemas não volta a entrar” nesses lugares, porque a comunidade gay não está disposta a perder o terreno ganho.

Juan Manuel, de 44 anos e quem diz ter conhecido todo o circuito ilegal de Havana na busca de diversão, acredita que não se deve exagerar no otimismo, mas admite que há grandes avanços.

Ele disse à Efe que o “reinado” das festas clandestinas perdeu muito terreno e que, se o Governo não censurar o que está ocorrendo nos novos estabelecimentos e admitir que surjam outros, as casas ilegais simplesmente desaparecerão.

“Agora, nestes ambientes novos, não é necessário se esconder nem se assustar com a chegada da Polícia”, ressaltou.

Além disso, acrescentou que os funcionários desses estabelecimentos estão encarando tudo “muito bem, apesar de ao seu redor estar ocorrendo algo pouco comum em Cuba: homens dançando com homens”.

fonte: Terra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...