quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Filha lésbica de magnata é "bombardeada" com propostas de casamento

Gigi ChaoA filha lésbica de um magnata de Hong Kong disse nesta quinta-feira que tem recebido inúmeras propostas de casamento depois de o pai ter oferecido um "dote" de 65 milhões de dólares ao homem capaz de conquistar o amor dela. Ela disse, porém, não guardar ressentimento com relação ao pai.

Depois que o bilionário Cecil Chao, conhecido na mídia sensacionalista por ser mulherengo, ofereceu uma recompensa de 65 milhões de dólares para qualquer homem capaz de levar a filha, Gigi Chao, ao altar, ela disse ter sido bombardeada por propostas de casamento feitas por estranhos, pedidos para sair e até mesmo recebeu uma proposta de um produtor de Hollywood interessado em comprar a sua história.

> Magnata oferece 50 milhões de euros a quem seduzir filha lésbica

"Veteranos de guerra dos Estados Unidos, uma pessoa de Adis Abeba, na Etiópia, outra de Istambul, outra da América do Sul, de Portugal, realmente do mundo inteiro", disse Gigi Chao, dando uma olhada nos e-mails em um laptop branco da Apple no prédio de escritórios do pai.

Um pretendente dos Estados Unidos escreveu: "Estou interessado em sua proposta para casar com a sua filha, que por acaso também é gay. Eu sou uma pessoa do sexo masculino, que por acaso também é gay."

Outro missivista indicou o irmão, que foi dublê do ator George Clooney em um filme de 2008, como possível par: "Ele pode ser o parceiro perfeito que o seu pai busca."

"Tentei responder aos bem intencionados...mas a maioria deles eu procuro nem abrir", acrescentou Gigi, que usa um anel de prata depois de ter se unido à namorada em uma "cerimônia de bênção" em uma igreja de Paris.

Gigi disse que o pai bilionário, que hoje dirige um Rolls Royce e tem um helicóptero, mas viveu uma infância pobre em Xangai, ficou bravo quando a namorada de longa data da filha revelou que as duas tinham se casado em Paris em abril. A notícia teria provocado a oferta do "dote" para qualquer homem capaz de torná-la heterossexual.

"Não fiquei brava de jeito nenhum. Fiquei até muito emocionada com o anúncio do papai", disse a mulher, de 33 anos. "Quer dizer, é o jeito dele de dizer ‘menininha, eu te amo. Você merece mais'", acrescentou Gigi, que trabalha como diretora executiva da empresa da família, a Cheuk Nang Holdings.

Raramente visto sem óculos escuros ou roupas de marca, o pai (hoje com 76 anos) nunca se casou, mas se gaba de ter dormido com mais de 10 mil mulheres, incluindo modelos e atrizes.

fonte: G1

Pará: Parada Gay de Belém espera reunir um milhão de pessoas

Evento este ano promete viés mais político e ligado as eleições. Abertura oficial será no dia 29 e elege "Drag da Parada".

Parada Gay Belem 2011O evento marcado para o próximo domingo (30) deve percorrer as ruas de Belém ao som de seis trios elétricos para celebrar o orgulho gay, lésbio, bissexual  e transsexual (GLBT). De acordo com a organização da 11ª Parada do Orgulho Gay de Belém, cerca de um milhão de pessoas devem participar da programação que este ano ganha um enfoque mais político.

"Nesse dia sempre vamos as ruas para celebrar nosso 'orgulho gay', mas desta vez além de nos mostrarmos para a sociedade queremos convocar e alertar nossa comunidade para a importância de, nesse momento estratégico, votar em candidatos que tenham compromisso com a nossa comunidade", explica Eduardo Benigno, coordenador do Grupo de Homossexuais do Pará (GHP) e integrante da comissão organizado da Parada Gay 2012, no Pará. 

Em 2012, o evento tem como tema "Nesta eleição, educação e cidadania serão as nossas armas contra a homofobia” e A programação está ligada a campanha "Para Sem Homofobia", com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Estado (Sejudh). 

A abertura oficial do evento será no próximo sábado (29) na Praça Waldemar Henrique, em Belém, a partir das 18h, com o concurso “Drag da Parada”, que elege a musa da parada deste ano. Em seguida, haverá apresentação da banda Cheiro de Mel.

No domingo (30) a concentração começa ao meio-dia, na Doca de Souza Franco, com saída marcada para as 14 horas. No começo da caminhada, a cantora Gigi Furtado vai interpretar os hinos Nacional e do Pará.

O evento terá seis trios elétricos, entre eles um com ações de prevenção de DST/ Aids. A expectativa é que entre 800 mil e um milhão de pessoas participem da passeata. 

A parada segue pela Doca, rua Marechal Hermes e avenida Presidente Vargas, até o Bar do Parque. Durante o trajeto, por volta de 18 horas, na praça Waldemar Henrique, a cantora Viviane Batidão, drag queens e a bateria da escola de samba Rancho Não Posso Me Amofiná fazem uma apresentação ao público. 

Pesquisa analisa homofobia no Pará
Na concentração para o evento, pesquisadores ligados à Universidade Federal do Pará (UFPA), irão coletar informações sobre violência e discriminação vividas por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais devido sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Os resultados da pesquisa e sua análise visam ampliar o conhecimento sobre alguns aspectos das condições de vida da população LGBT no Pará, subsidiando ações e políticas de defesa e de ampliação dos direitos sexuais.

“A pesquisa tenta fazer uma radiografia sobre o público que frequenta a parada”, comenta Milton Ribeiro, pesquisador do Grupo Orquídeas, do Nós Mulheres e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPA (PPGCS/UFPA).

De acordo com o pesquisador alguns dos dados das pesquisas realizadas desde 2007 durante o evento apontam que o preconceito está mais próximo do público GLBT. “Ao contrário do que se pensava - que as pessoas sofriam violências a partir de desconhecidos, as pesquisas têm mostrado que não”, afirma. Outra constatação é a grande incidência do público heterossexual no evento. 

fonte: G1

Inglaterra: Padres aderem à campanha por casamento gay

ALAN WILSONDois religiosos ingleses se juntaram à web-campanha 'Out4Marriage', que também conta com nomes como Hugh Grant, Brad Pitt, entre outros. A adesão do Bispo de Buckinham, Alan Wilson, e do Decano de St. Alban, Jeffrey John (este um conhecido defensor dos direitos dos homossexuais na Inglaterra), à campanha é digna de nota pela decisão dos religiosos em falar contra a oposição da Igreja à proposta.

> Hugh Grant divulga vídeo para defender casamento gay

"Não julguem Deus pela Igreja", pede John, argumentando que é "a favor do casamento gay por ter certeza de que Deus também é" e discorre dizendo que "é triste ver a Igreja rejeitar este tipo de união".

Alan Wilson deixa claro "não entender porque alguns religiosos não concordam com a postura da Igreja sobre o casamento gay mas preferem não discutir o assunto abertamente". E prossegue: "Também não entendo o que a Igreja teria a perder ao aceitar este tipo de união".

Já Hugh Grant... diz que casamento não é para ele, "mas se alguém quer se casar, gay, transgênero, hétero... deve ter esse direito". Tá certo ele.

fonte: O Globo

Gays usam sete vezes mais drogas que a população em geral, diz estudo

drogasO uso de drogas ilícitas é uma realidade conhecida pelos homossexuais, mesmo no Brasil, mas agora uma pesquisa mostrou que é fortemente presente também no Reino Unido - e com dados objetivos.

O estudo, conduzido pela organização Lesbian and Gay Foundation (LGF) e pela Universidade de Central Lancashire sugere que, na Inglaterra e no País de Gales, os LGBTs são sete vezes mais propensos a usar drogas ilícitas que a população em geral.

Mais de um terço da população de gays, lésbicas e bissexuais utilizaram drogas ilícitas pelo menos uma vez no mês anterior, segundo a pesquisa - e uma em cada cinco pessoas pesquisadas mostrou sinais de dependência de drogas ou álcool, informou o jornal The Independent.

Os altos números contrastam com os dados publicados pela Crime Survey for England and Wales (CSEW), que demonstrou que, na população em geral, 5% admitiu ter feito uso de drogas no mês anterior pelo menos uma vez.

O estudo da LGF e da Universidade de Central Lancashire pesquisou mais de 4 mil pessoas ao longo de dois anos e concluiu que o uso de substâncias entre gays, lésbicas e bissexuais é "significativamente problemático". As substâncias mais usadas são as chamadas "party drugs" (em português, drogas festivas, ou recreativas), no topo da lista aparecem a maconha e os poppers, seguidos pela cocaína, ecstasy, ketamina e anfetaminas, nessa ordem.

Quando separados e comparados os usos droga a droga, os dados podem ser ainda mais preocupantes. Os pesquisados foram 10 vezes mais propensos a usar cocaína que a população em geral e 13 vezes mais propensos a tomar ketamina. O uso de heroína é similar entre os dois grupos.

Ainda não está claro que o uso de drogas está relacionado à homofobia ou à integração à "cena gay", em festas. Além disso, enquanto, na população em geral, o uso descresce com a idade, gays, lésbicas e bissexuais de 36 a 40 anos tinham quase a mesma proporção de uso que seus colegas mais jovens.

Segundo o The Independent, para David Stuart, da London Friend, a única organização sobre uso de drogas e álcool voltada para a população LGBT no Reino Unido, os sentimentos de "medo", "rejeição" e de "vergonha em torno do sexo" podem ajudar a explicar as altas taxas de uso de drogas. Segundo ele, os serviços do Reino Unido não estão equipados para lidar com essa realidade. Já para a blogueira Kitty Richardson, 25 anos, do blog Most Cake, voltado para as lésbicas, a explicação está na socialização típica que acontece entre os LGBTs, geralmente envolvendo álcool ou drogas - e, no Brasil, será que a realidade é muito diferente?

fonte: A Capa

George Clooney leiloa almoço com ele mesmo para ajudar fundação gay

George ClooneyNada com um homem lindo, engajado e bem resolvido. O ator George Clooney resolveu dar uma ajuda para a Gay, Lebian and Straight Education Network (GLSEN), organização norte-americana que luta contra o fim da discriminação, do assédio e do bullying por conta da orientação sexual e da identidade de gênero nas escolas.

Visando arrecadar fundos para a organização, Clooney vai leiloar um encontro com ele mesmo em Los Angeles. O sortudo que arrematar o lance terá direito a um almoço com o astro e o jornalista de entretenimento Dave Karger, responsável por apresentar o tapete vermelho do Oscar. A reunião íntima será no restaurante Soho House, em West Hollywood.

O ator sempre foi um defensor dos direitos dos homossexuais. Em entrevista à revista "Advocate" de fevereiro, ele defendeu o casamento gay. "Um dia, a luta pelo casamento igualitário irá parecer muito arcaica. As pessoas ficaram envergonhadas de terem ficado do lado errado da história", disse ele na época.

O leilão está sendo realizado pelo site CharityBuzz até o dia 11 de outubro e o almoço com Clooney avaliado em US$ 20 mil. A gente acha que super vale, ainda mais por essa causa. Se você estiver podendo e quiser dar o seu lance, arrase AQUI.

fonte: A Capa

Cientistas descobriram como o pênis se mantém ereto

penis eretoCientistas descobriram um processo que pode mudar a vida de quem tem problema para manter tudo funcionando na hora H. Pesquisadores americanos verificaram através de um estudo com ratos, que acontecimentos bioquímicos fazem com que tudo fique em pé.

Um complexo sistema nos nervos do pênis gera uma espécie de mensagem que “ordena” o órgão ereto. Os impulsos nervosos criados pela estimulação são mantidos por várias substâncias químicas. Com a novidade, podem surgir novas terapias pros homens que sofrem de disfunção erétil.

fonte: Cena G

Estados Unidos: Homem foi parar no hospital depois de “tomar” vinho pelo ânus

homem vinho anusO americano Alexander Broughton, 20 anos, foi parar no hospital depois de tomarvinho pelo ânus durante uma festa universitária, no Tennessee, nos Estados Unidos.

Segundo testemunhas, a prática é chamada “butt chugging”. A bebida é inserida com uma mangueira pelo reto, e o álcool é absorvido mais rapidamente.

fonte: Cena G

Distrito Federal terá curso de formação política LGBT

UnB promove primeiro curso em novembro

Estão abertas as pré-inscrições para o I Curso de Formação Política LGBT da Federação Nacional dos Estudantes de Direito. O curso ocorrerá na Universidade de Brasília, entre os dias 14 e 18 de novembro.

O curso possui um olhar de esquerda, os participantes discutirão as opressões aos LGBT, associadas à exploração classista e machista. Além disso, serão elaboradas estratégias de combate e mudança do cenário político atual.

O evento contará com seis painéis: Anticapitalismo e movimento LGBT (Ivo Tonet); Movimento feminista (Vanessa Koetz); Homofobia e teoria queer (Xênia Melo); Conjuntura do debate feminista e LGBT no país (Lawrence Estivalet); Criminalização da homofobia: criminologia crítica e abolicionismo penal (Priscila Placha Sá e Roger Raupp Rios); e Histórico do movimento LGBT e a esquerda brasileira (Roberto Efrem).

Os interessados podem se informar ainda pelo e-mail pol.est.cadir@gmail.com. Já as pré-inscrições podem ser feitas aqui.

fonte: MixBrasil

Eliana elimina quadros gays do seu programa porque agora é mãe de família

Os quadros "Fadinhas Safadinhas" e "Bate-Cabelo" renderam bons resultados para o programa da "Eliana", no SBT, chegando a dar picos no Ibope.

ElianaO primeiro trazia o trio de drags Dimmy Kieer, Silvetty Montilla e Amanda Di Polly dando dicas e fazendo transformações nos participantes. Teve um homem descuidado com o visual que ficou bonitão e um gay que virou drag.

O segundo, como o próprio nome diz, era um concurso para ver quem melhor batia o cabelo, com drags e jurados famosos. Participaram do quadro o estilista Ronaldo Ésper e a cantora Lorena Simpson.

Agora, de acordo com a colunista, e sempre ácida, Fabíola Reipeirt, do portal R7, Eliana mandou suspender os quadros. A mensagem que a apresentadora passou nos bastidores do programa é que agora ela é uma mãe de família e não quer mais associar a sua imagem  às atrações.

Programa Eliana

As participantes foram informadas da nova situação e ficaram chateadas por saírem do programa. Dicesar, que faz a Dimmy, tem contrato com o SBT e está na geladeira da emissora, segundo a colunista.

Fabíola ainda brinca com uma fase da vida de Eliana. "A apresentadora deve ter se esquecido da época das boates paulistanas e dos gogo-boys...". Gente, ela era fervida assim?!

O SBT esclareceu que o quadro das Fadinhas saiu do ar porque estava previsto apenas para uma temporada, que o programa mudou de direção e que Dicesar não está na geladeira.

fonte: A Capa

Presidente da França defende gays na ONU

UN-GENERAL ASSEMBLY-FRANCEQuem tinha dúvidas sobre o comprometimento de François Hollande com a comunidade gay deve ter se convencido depois do discurso do presidente francês na Assembléia das Nações Unidas na última terça (25).

Discursando pela primeira vez na ONU, Hollande defendeu os gays e chamou a atenção para a descriminalização universal da homossexualidade. O presidente convocou os líderes mundiais a "lutar com honra pelas liberdades humanas fundamentais".

Ao mencionar essas lutas, citou a abolição da pena de morte, o direito das mulheres à igualdade e dignidade e a descriminalização da homossexualidade, "que não deve ser reconhecida como um crime, mas [...] como uma orientação sexual". Como se não bastasse, Hollande disse que é obrigação dos países garantir a proteção a seus cidadãos e afirmou que a França vai liderar a defesa dos direitos dos homossexuais nas Nações Unidas.

Na França, o governo do socialista prepara um projeto de legalização do casamento entre pessoas de mesmo sexo e adoção por casais homossexuais, que está em meio a uma polêmica por (ainda) não liberar a fertilização in vitro para casais lésbicos. O projeto sofreu ataques do papa em sua visita ao país.

fonte: A Capa

Cineasta quer fazer filme sobre casal de gays enforcados no Irã

gays inforcadosEm maio deste ano, a história trágica de amor entre dois rapazes americanos, Shane Bitney Crone e Tom Bridegroom, marcada pela homofobia mesmo após a morte de Tom, foi exposta em um vídeo viral de pouco mais de 10 minutos e milhões de acesso no YouTube e, em julho, duas cineastas decidiram apelar para o Kickstarter a fim de transformá-la em documentário. Assim, Bridegroom - An American Love Story conseguiu mais que os US$ 300 mil necessários para ser realizado.

O documentário está em produção. Em agosto, em Los Angeles, foram gravados depoimentos com Shane, os amigos mais próximos dele e de Tom e, no estado de Montana, com a família de Shane. A previsão inicial é de que seja lançado em meados de outubro.

Agora, um novo projeto promete mexer com os brios dos iranianos e muçulmanos mais radicais. Também inspirado por uma história real, Sin (Pecado, em português) pretende contar a história de um adolescente gay e de seu namorado que foram enforcados no Irã por serem gays. As imagens do enforcamento estão entre as mais famosas dessa prática bárbara, e a campanha para arrecadar US$ 100 mil para cobrir os custos de produção foi igualmente lançada no Kickstarter.

No Irã, a homossexualidade é ilegal e a sodomia é punida com a morte. Recentemente, o presidente do país, Mahmoud Amahdinejad, declarou que ser gay é "feio" e comparou a homossexualidade ao roubo. Em declarações anteriores, também disse que a homossexualidade era "contra a natureza" e que não havia gays no Irã - talvez porque sejam enforcados, não?

Sin foi idealizado por Wajahat Ali Abbasi, um cineasta nascido no Paquistão que vive em Nova York. Se conseguir o financiamento, o filme será lançado em inglês com passagens em persa e deverá ser traduzido também para outras línguas. Além do Kickstarter, onde o projeto tem mais 20 dias para arrecadar seu alvo, as doações podem ser feitas pelo site oficial via PayPal.

fonte: A Capa

Mato Grosso: Usuários de drogas são alvo de tortura e homofobia em casas de internação

Duas mulheres jovens e usuárias de drogas se apaixonaram depois que passaram a morar juntas, no mesmo quarto, na instituição Lar Cristão, em Cuiabá, Mato Grosso, que oferece reabilitação para dependentes químicos.Quando a direção descobriu o romance, as duas foram separadas e a doutrina religiosa vigente no local ensinou para elas que a homossexualidade é errada.

A perseguição a homossexuais e a imposição para que eles mudem a orientação sexual é apenas um dos exemplos dos crimes contra os direitos humanos praticados em 68 instituições do país que oferecem assistência para usuários de drogas distribuídas em 24 estados. A conclusão é do Relatório da 4a. Inspeção Nacional de Direitos Humanos: locais de internação para usuários de drogas.

O levantamento realizado por iniciativa da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia identificou, nessas instituições, casos de humilhação, castigos, imposição de seguir determinada religião e até tortura como os casos em que internos eram enterrados ficando apenas com a cabeça do lado de fora. A maioria dessas instituições estão ligadas à igrejas, principalmente evangélicas, e tem como objetivo a imposição do credo nos internos.

Quando os usuários são homossexuais eles passam por situações ainda mais violentas sendo comum ficarem isolados e serem obrigados a seguir normas religiosas para que "se curem" da sexualidade diferente.

As equipes identificaram casos em que portadores do HIV não recebem a medicação, nem os cuidados adequados. É o que acontece na Clínica Terapêutica Divina Misericórdia, na cidade de Marechal Deodoro, interior de Alagoas. Em outra instituição, dessa vez no Amazonas, um homossexual abandonou o tratamento no Projeto Vida por pura pressão do pastor.

Na Associação Beneficente Metamorfose, em Goiânia, os usuários com orientação sexual diferente são estimulados a ser "libertados" para que "saiam" da homossexualidade para se tornar heterossexuais. O que também choca é que essas instituições são financiadas pelo dinheiro do cidadão por meio de convênios firmados com Secretarias de Saúde dos municípios ou do estado e ainda com o Ministério da Saúde.

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT – pediu providências imediatas sobre esses casos ao procurador federal dos Direitos do Cidadão, Aurélio Virgílio Veiga Rios. A entidade quer o cumprimento da Portaria 1820 de 2009 que estabelece o direito ao atendimento humanizado e acolhedor para toda pessoa.

fonte: Toda Forma de Amor

Ex-BBB Fabiana seduz 'gay' como advogada sexy em estreia no teatro

Modelo fará parte de comédia encenada em Ribeirão Preto (SP). Peça ‘Um certo machão’ estreia em outubro no Teatro Municipal.

Fabiana Teixeira 01A ex-BBB Fabiana Teixeira se prepara para estrear no teatro em Ribeirão Preto (SP), sua cidade natal, interpretando uma falsa advogada sexy que testa a masculinidade de um herdeiro supostamente gay. Depois de participar da edição de número 12 do reality show da Rede Globo no primeiro semestre, a "Mama" fará parte do elenco da peça "Um certo machão – todo homem tem seu preço?", que entrará em cartaz no Teatro Municipal nos dias 26 e 27 de outubro.

No enredo escrito por Wilson Coca e dirigido por Ademir Esteves, Fabiana é a provocante Mary, que seduz Gil (Matheus Gherardi) para descobrir se ele é homossexual ou se isso é apenas um disfarce para conseguir a herança do tio milionário.

“A gente tem ensaiado praticamente todos os dias. A experiência com a TV traz essa facilidade, mas é completamente diferente atuar, tem sido maravilhoso”, disse Fabiana, que recebeu o convite há três meses e tem ensaiado há pouco mais de um mês.

Fabiana Teixeira 02O diretor da peça, Ademir Esteves, afirmou estar feliz com a atuação da ex-BBB. “Confesso que tive um pouco de medo, porque não sabia como ela se comportaria. Mas na primeira leitura vi que ela é uma atriz. Ela está se saindo muito melhor do que eu esperava”, disse.

Depois de estrear em Ribeirão Preto, segundo ele, a comédia será levada para diferentes cidades brasileiras, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro.

Serviço
O Teatro Municipal fica na Praça Alto do São Bento, em Ribeirão Preto. Ingressos para a peça custam R$ 50. Estudantes pagam a metade do preço. O espetáculo, que será encenado nos dias 26 e 27 de outubro às 21h, tem classificação de 12 anos. Informações estão disponíveis pelo telefone (16) 3625-6841.

fonte: G1

Justiça já converteu 370 uniões gays em casamento

por Elton Bezerra

A Justiça brasileira já converteu 370 uniões homoafetivas em casamentos desde maio do ano passado, quando o Supremo Tribunal Federal equiparou as relações entre pessoas do mesmo sexo às uniões estáveis entre homens e mulheres. Os dados são da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). Segundo a ONG, o estado de São Paulo lidera as conversões, com 172 casos, seguido pelo Rio de Janeiro, com 50.

Na avaliação do presidente da ABGLT, Toni Reis, o Brasil passa por um processo, e ajustes ainda são necessários. "As pessoas e os cartórios não sabem como fazer", diz. Para a especialista em Direito homoafetivo Maria Berenice Dias, o número de conversões deve ser maior, já que não há uma contagem oficial. Além disso, cada estado tem adotado regras próprias, que facilitam a conversão ou até mesmo o casamento direto, sem a necessidade de levar o caso para a Justiça — como ocorre em Porto Alegre. “Nos estados onde isso não está regulamentado ainda é preciso ação judicial”, diz Berencie.

Foi o que ocorreu, por exemplo, com um casal de mulheres do município de Luiziânia (SP), que teve de recorrer à Justiça para conseguir converter união estável em casamento, conforme decisão do início do mês. Na sentença, o juiz de Direito Adriano Rodrigues recorreu à ao acórdão do STF do ano passado para fundamentar sua decisão, especialmente no que diz respeito ao artigo 226 da Constituição Federal, que, em seu parágrafo 3º, diz que “para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento”.

Na sentença, um dos votos lembrados por Rodrigues foi a do ministro Ricardo Lewandowski.”Muito embora o texto constitucional tenha sido taxativo ao dispor que a união estável é aquela formada por pessoas de sexos diversos, tal ressalva não significa que a união homoafetiva pública, continuada e duradoura não possa ser identificada como entidade familiar apta a merecer proteção estatal, diante do rol meramente exemplificativo do artigo 226, quando mais não seja em homenagem aos valores e princípios basilares do texto constitucional”.

Outro voto mencionado pelo juiz foi o do ministro Marco Aurélio, que defendeu o direito à dignidade da pessoa humana. “A solução, de qualquer sorte, independe do legislador, porquanto decorre diretamente dos direitos fundamentais, em especial do direito à dignidade da pessoa humana, sob a diretriz do artigo 226 e parágrafos da Carta da República de 1988, no que permitiu a reformulação do conceito de família”, disse Marco Aurélio.

Segundo Rodrigues, “o Supremo apenas reconheceu uma realidade que sempre existiu”. Para o juiz, nem mesmo uma pretensa “proteção à moralidade” poderia justificar a negação do direito ao casamento aos casais homossexuais. “Será que determinadas cenas exibidas em rede nacional no Carnaval envolvendo pessoas ditas heterossexuais, para dar apenas um exemplo, não seriam muito mais ofensivas à moralidade?”, questionou.

fonte: AthosGLS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...