quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pará: Parada Gay de Belém espera reunir um milhão de pessoas

Evento este ano promete viés mais político e ligado as eleições. Abertura oficial será no dia 29 e elege "Drag da Parada".

Parada Gay Belem 2011O evento marcado para o próximo domingo (30) deve percorrer as ruas de Belém ao som de seis trios elétricos para celebrar o orgulho gay, lésbio, bissexual  e transsexual (GLBT). De acordo com a organização da 11ª Parada do Orgulho Gay de Belém, cerca de um milhão de pessoas devem participar da programação que este ano ganha um enfoque mais político.

"Nesse dia sempre vamos as ruas para celebrar nosso 'orgulho gay', mas desta vez além de nos mostrarmos para a sociedade queremos convocar e alertar nossa comunidade para a importância de, nesse momento estratégico, votar em candidatos que tenham compromisso com a nossa comunidade", explica Eduardo Benigno, coordenador do Grupo de Homossexuais do Pará (GHP) e integrante da comissão organizado da Parada Gay 2012, no Pará. 

Em 2012, o evento tem como tema "Nesta eleição, educação e cidadania serão as nossas armas contra a homofobia” e A programação está ligada a campanha "Para Sem Homofobia", com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Estado (Sejudh). 

A abertura oficial do evento será no próximo sábado (29) na Praça Waldemar Henrique, em Belém, a partir das 18h, com o concurso “Drag da Parada”, que elege a musa da parada deste ano. Em seguida, haverá apresentação da banda Cheiro de Mel.

No domingo (30) a concentração começa ao meio-dia, na Doca de Souza Franco, com saída marcada para as 14 horas. No começo da caminhada, a cantora Gigi Furtado vai interpretar os hinos Nacional e do Pará.

O evento terá seis trios elétricos, entre eles um com ações de prevenção de DST/ Aids. A expectativa é que entre 800 mil e um milhão de pessoas participem da passeata. 

A parada segue pela Doca, rua Marechal Hermes e avenida Presidente Vargas, até o Bar do Parque. Durante o trajeto, por volta de 18 horas, na praça Waldemar Henrique, a cantora Viviane Batidão, drag queens e a bateria da escola de samba Rancho Não Posso Me Amofiná fazem uma apresentação ao público. 

Pesquisa analisa homofobia no Pará
Na concentração para o evento, pesquisadores ligados à Universidade Federal do Pará (UFPA), irão coletar informações sobre violência e discriminação vividas por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais devido sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Os resultados da pesquisa e sua análise visam ampliar o conhecimento sobre alguns aspectos das condições de vida da população LGBT no Pará, subsidiando ações e políticas de defesa e de ampliação dos direitos sexuais.

“A pesquisa tenta fazer uma radiografia sobre o público que frequenta a parada”, comenta Milton Ribeiro, pesquisador do Grupo Orquídeas, do Nós Mulheres e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPA (PPGCS/UFPA).

De acordo com o pesquisador alguns dos dados das pesquisas realizadas desde 2007 durante o evento apontam que o preconceito está mais próximo do público GLBT. “Ao contrário do que se pensava - que as pessoas sofriam violências a partir de desconhecidos, as pesquisas têm mostrado que não”, afirma. Outra constatação é a grande incidência do público heterossexual no evento. 

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...