segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Minas Gerais: Vereadores de Belo Horizonte querem punir bares e restaurantes que discriminarem gays

Projeto de lei assinado por mais da metade da Câmara quer advertir, multar ou fechar quem trata homossexuais diferente de héteros

Vereadores de Belo Horizonte querem punir estabelecimentos onde ocorrer discriminação contra homossexuais, bissexuais e transgêneros na cidade. Um projeto de lei (1853/2011) sobre o assunto, assinado por 21 dos 41 vereadores, está em tramitação. Ele prevê advertência, multa de R$ 3.600 (duplicada no caso de reincidência) e até mesmo cassação definitiva do alvará de funcionamento do estabelecimento onde houver a discriminação.

“Aquele que praticar ações violentas ou vexatórias, proibir o acesso e permanência de homossexuais em algum estabelecimento, impedir a admissão ou demitir alguém em função de sua orientação sexual, ou impedir a manifestação de afeto de homossexuais onde seja permitido para heterossexuais, estará sujeito às sanções”, diz a proposta de lei, que deve passar pelas comissões de Legislação e Justiça, Direitos Humanos e Administração Pública.

Para justificar a proposta, os vereadores citam leis semelhantes, como a Lei Municipal 9789/2000, da cidade de Juiz de Fora, que fica a 259 quilômetros da capital mineira. Pela norma, é passível de punição qualquer cidadão ou estabelecimento envolvido em discriminação não apenas referente aos homossexuais, mas também a qualquer pessoa por sua religião, cor, deficiência, situação econômica, orientação política e condenação penal.

Os vereadores da capital mineira também citam como argumento a lei municipal 9809/1998, de Campinas, São Paulo, e a lei estadual 10.948, de São Paulo. A lei de Campinas e a de Juiz de Fora são semelhantes, na medida em que abrangem diversos tipos de discriminações. Já a lei do Estado de São Paulo refere-se à discriminação contra homossexual, bissexual e transgênero. Todas elas tratam de punições para pessoas e estabelecimentos envolvidos em preconceito, passando por advertência, multa e cassação do alvará de funcionamento (no caso de estabelecimento).

O projeto de lei em BH começou a tramitar no último dia 25 de agosto e é motivo de polêmica no meio jurídico. O advogado especialista em direito constitucional Wederson Advincola afirma que a proposta tem vício de constitucionalidade. Ele cita o artigo 22 da Constituição Federal, que trata da competência da União de legislar sobre questões penais. “A Constituição define o que cada ente federativo pode legislar e normas gerais valem para todo território nacional”. O advogado lembra que a discriminação já é crime no país e que é válida a discussão sobre a criminalização da homofobia no Congresso Nacional, a exemplo do crime de racismo. Ele também diz que um comerciante multado ou com alvará cassado por este tipo de lei pode alegar a inconstitucionalidade para fugir da pena.

Líder de governo na Câmara Municipal, o vereador Tarcísio Caixeta (PT) é um dos 21 parlamentares que assinam a proposta. Segundo Caixeta, a hipótese de inconstitucionalidade será analisada durante a tramitação, mas o debate é importante e merece atenção da cidade. “A prefeitura está convocando para uma conferência sobre este tema em setembro, é um assunto importante. Não quer dizer que o projeto, ao tramitar e ser aprovado, não receba modificações. Se ao longo da discussão do projeto verificar necessidade de mudanças, vamos analisar”, afirmou ao iG. Questionado se o fato de ser líder de governo e um dos autores facilitaria a sanção pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB), caso a proposta seja aprovada pelos vereadores, Caixeta disse ainda não ter conversado sobre o assunto com o chefe do Executivo.

fonte: Último Segundo

Estados Unidos: Revista de ONG gay para militares será distribuída para efetivo do Exército

O Pentágono aprovou, segundo o jornal Washington Post, que a publicação OutServe Magazine seja distribuída nos quartéis das Forças Armadas. A publicação é voltada aos militares gays da ativa e é mantida por uma organização sem fins lucrativos fundada em 2009. A entidade foi fundada por pessoas que sofreram preconceitos por serem militares e gays, tudo começou com um blog de protesto e hoje se tornou um grupo com mais de 4 mil membros espalhados pelo mundo.

Celebrando a conquista do fim da política “Don´t Ask, Don´t Tell”, a entidade anunciou o lançamento da sua próxima edição impressa no próximo dia 20 de setembro, quando será oficialmente extinta a política “Don´t Ask, Don´t Tell”, que impedia gays assumidos de servirem as Forças Armadas dos EUA. A matéria promete trazer fotos de 100 militares gays, incluindo muitos que sairão do armário pela primeira vez. Os exemplares foram autorizados pelo Ministério da Defesa a circularem nas aéreas comuns das bases da Força Aérea e do Exército.

fonte: Lado A

Ex-boxeador Oscar De La Hoya admite: fotos de lingerie são verdadeiras

Oscar De La HoyaA vida de um dos maiores boxeadores da história não tem sido fácil desde que deixou o estrelato e a fama dos ringues de lado. Após ter admitido ser viciado em álcool, o mexicano Oscar de la Hoya também confirmou que são suas as fotos tiradas de lingerie em 2007, nos Estados Unidos.

"Estou cansado de mentir para as pessoas e para mim mesmo", afirmou De la Hoya, antes de falar que as fotos foram tiradas em Nova Iorque, onde vivia um caso extraconjugal com a stripper Milana Dravnel.

A um programa de TV, ele admitiu ter feito as fotos e afirmou que naquele momento estava sob efeito de álcool e cocaína.

O "Menino de Ouro", como era conhecido, venceu 39 das 45 lutas que disputou na carreira.

fonte: Cena G

Ator de “Glee” casa com companheiro em Nova York

Cheyenne Jackson e o companheiroO ator Cheyenne Jackson oficializou sua união com Monte Lapka, seu companheiro há 11 anos. Jackson interpreta Dustin, o técnico do coral "Vocal Adrenaline" da série "Glee".

A dupla aproveitou a legalização do casamento gay em Nova York para oficializar a relação no último sábado (03/09), no badalado balneário de Hamptons.

Logo depois da cerimônia, o ator postou uma foto (veja ao lado) no Twitter e escreveu: "É oficial, após 11 anos juntos, Zora não é mais um filho bastardo. Me casei com o melhor homem que eu já conheci". Em tempo, Zora é o cachorro do casal.

Cheyenne disse que agora era a oportunidade de ter o casamento que sempre sonhou. "Algo pequeno e íntimo. Meu casamento dos sonhos são apenas meus melhores amigos e música boa", disse o fofo.

fonte: A Capa

Globo corta cena com dois homens na cama em “Fina Estampa”

Marcelo Serrado 02Houve cortes em “Fina estampa”. O texto da cena em que Crô (Marcelo Serrado) foi flagrado na cama com outro homem pela sobrinha não se encerrava como foi ao ar. Antes de sair, Vanessa veria o calcanhar do parceiro do mordomo. Nele, a tatuagem de um escorpião.

O escorpião tatuado seria uma pista fornecida por Aguinaldo Silva de que o namorado de Crô é algum dos rapazes que aparecem na rede de vôlei, na praia. O texto também indica que todos eles usam tornozeleira.

fonte: patríciakogut.com

Estados Unidos: Lubrificante KY cria anúncio para lésbicas

KYComeçou a ser veiculada nesta segunda-feira (05), nos Estados Unidos, a mais nova campanha da marca de lubrificantes íntimos KY. Na peça publicitária, um casal lésbico, pela primeira vez, é o centro das atenções.

Nele, uma das moças conta seus principais ingredientes para uma relação duradoura. Em seguida, a outra interrompe dizendo que um dos motivos é por elas usarem o gel “KY Intense”.

Para encerras, o slogan “Faça com que este grande momento seja ainda melhor”.

Confira o vídeo:

fonte: Cena G

Revista “Capricho” se desculpa por falsa notícia de que Justin Bieber era gay

Justin BieberNo último sábado (03/09), o site da revista "Capricho", voltada para o público jovem, foi invadido por hackers que plantaram uma notícia falsa dizendo que o cantor Justin Bieber teria assumido sua homossexualidade durante uma coletiva de imprensa e cancelado seus shows no Brasil.

"É isso mesmo, meninas. O astro pop assumiu nesse sábado (03/09), durante uma coletiva de imprensa realizada em New York, a sua homossexualidade. "Não foi uma decisão fácil. Passei por um longo processo de auto aceitação envolvendo psicólogos e amigos, e sem eles, eu provavelmente não teria forças para encarar a verdade", dizia um trecho da notícia.

Justin Bieber site CaprichoEm questão de minutos, a falsa polêmica teve grande repercussão nas redes sociais. Com os fãs de Bieber enlouquecidos, o colunista Gabe Simas acalmou os ânimos afirmando em sua página pessoal no Twitter que haviam hackeado o blog de uma colunista do site. "A nota sobre Justin Bieber ter assumido ser gay e ter cancelado shows no Brasil é falsa. Capricho não postou nada, hackearam o blog da Manu", escreveu Simas.

Logo depois, a revista Capricho publicou um comunicado oficial e lamentou o ocorrido. "A NOTÍCIA É FALSA! Estamos muito chateados com o ocorrido, nunca tivemos a intenção de ofender os fãs, ou divulgar qualquer informação que não fosse verdadeira. Estamos investigando o caso e deixamos claro que a equipe da Capricho jamais teve a intenção de causar constrangimentos aos fãs ou ao cantor. Pedimos mais uma vez desculpas pelo acontecimento!"

A assessoria de imprensa de Justin Bieber não se pronunciou sobre a polêmica envolvendo o cantor.

fonte: A Capa

Inglaterra: Policial gay é candidato à prefeitura de Londres

Brian PaddickBrian Paddick, gay assumido e ex-funcionário do alto escalão da polícia de Londres, venceu as prévias do Partido Liberal Democrata e é o candidato oficial à prefeitura de Londres. Essa não é primeira vez que Paddick disputa. Em 2008, ele se candidatou e chegou ao termino das eleições em último lugar.

Apesar de concorrer novamente com os mesmo candidatos da última eleição, Paddick acredita que o cenário é novo e que a gestão atual, de Boris Johnson (Partido Conservador), é um "desastre". Brian também considera o candidato do Partido Trabalhista, Kevin Livingstone, um "fraco" concorrente.

Comissário aposentado da Polícia Metropolitana de Londres, Brian Paddick é casado com Petter Belsvik, hoje é um dos principais ativistas em torno do casamento igualitário. Na opinião do político, a parceria civil entre pessoas do mesmo sexo é "insuficiente".

A eleição para a prefeitura de Londres acontece em maio de 2012.

fonte: A Capa

Revista brasileira elege os 10 gays mais poderosos do mundo dos negócios

A renúncia de Steve Jobs, na última semana, causou grande comoção no mundo. Caberá agora a Tim Cook o desafio de sucedê-lo no comando da Apple. No ano passado, Cook foi eleito o gay mais poderoso dos Estados Unidos pela revista americana Out.

Sua ascensão mostra que as empresas começam a derrubar os preconceitos e a valorizar o que realmente importa: a competência e a capacidade das pessoas para gerar resultados.

É claro que ainda há muito o que melhorar no ambiente corporativo. Mas os dez homens listados a seguir são um exemplo de que isso é possível.

Tim Cook 02

Tim Cook, CEO da Apple: Antes de se tornar sucessor de Steve Jobs, na Apple, foi vice-presidente corporativo da Compaq e passou também pelas diretorias da IBM e Worldwide. Considerado um workaholic de carteirinha e um entusiasta de práticas esportivas, o novo CEO da Apple prefere ser mais reservado quando o assunto é a sua orientação sexual. A notícia só veio à tona, quando, na última semana, após ser apresentado como sucessor de Jobs, a imprensa americana levantou a questão. Em 2010, ele foi eleito o gay mais poderoso em um ranking de 50 pessoas da americana Out.

   

Peter Thiel, criador do PayPal: Um dos fundadores do PayPal e um dos principais acionistas do Facebook, foi eleito pela revista Out o sétimo gay mais poderoso dos Estados Unidos. Com uma fortuna avaliada em 1,5 bilhão de dólares, Thiel está entre os homens mais ricos do mundo, segundo a Forbes. O empresário é engajado nas causas ligadas a homossexualidade nos Estados Unidos. Ele já apoiou, por exemplo, a Fundação Americana para os Direitos da Igualdade e também o movimento GOProud.

Peter Thiel
   
Giorgio Armani

Giorgio Armani: é um dos mais conhecidos estilistas do mundo. Segundo a Forbes, sua fortuna é avaliada em mais de 7 bilhões de dólares. Antes de virar um dos ícones do mundo da moda, Armani frequentou a faculdade de Medicina por dois anos e trabalhou em lojas de departamento, como decorador de vitrines. Na década de 80, Armani pensou em largar tudo, após a morte de seu companheiro. Recentemente, no entanto, ele foi flagrado em uma praia na Espanha ao lado de um novo affair.

   

Rich Ross, da Disney: Presidente dos estúdios Disney, está entre os dez gays mais poderosos dos Estados Unidos. O executivo é responsável pelos programas infantis e para adolescentes dos estúdios Disney – o que inclui mais de 60 canais da companhia. Ao longo de sua carreira, Ross ocupou cargos de grande importância, como o de vice-presidente sênior da  rede FX. Ele também contribuiu para a criação do canal Nickelodeon.

Rich Ross
   
Barry Diller

Barry Diller, fundador da Fox: é o presidente executivo da IAC. Ele foi um dos fundadores da Fox Broadcasting Company e, por mais de dez anos, foi presidente da Paramount Pictures. Em 2005, ele foi o executivo americano mais bem pago, segundo o jornal New York Times. Com um currículo invejável, Diller é atualmente casado com a estilista Diane von Fürstenberg. Mas isso não o impede de estar entre os dez gays mais poderosos dos Estados Unidos.

   

James Hormel: herdeiro de uma das maiores empresas de carne processada no mundo, a Hormel Foods. Casado durante mais de dez anos com uma mulher, o empresário tem cinco filhos, 14 netos e três bisnetos.  Mas, atualmente, ele vive com seu companheiro, Michael P. Nguyen, na Califórnia. O empresário é engajado na luta dos direitos dos gays. Em 1995, ele criou um centro na biblioteca pública de São Francisco para documentar coleções feitas por grupos LGBT.

James Hormel
   
David Geffen

David Geffen: Fundador do estúdio DreamWorks, em 1994, o empresário tem dedicado boa parte da sua vida à arte e a negócios ligados a ela. Geffen já liderou a lista da revista Out, como o gay mais poderoso dos Estados Unidos. Hoje ele ocupa a 19º posição no ranking. Considerado uma das pessoas mais ricas da indústria do entretenimento nos Estados Unidos, sua fortuna é avaliada em cerca de 5 bilhões de dólares. Sobre sua orientação sexual? Geffen não tem nenhum problema em assumir sua homossexualidade.

   

Tim Gill: criador do programa de computador QuarkXpress, mas o empresário também é conhecido nos Estados Unidos por presidir duas fundações LGBT. Após a venda de sua participação na empresa que fundou, nos anos 2000, Gill tem dedicado boa parte do seu tempo à defesa dos direitos dos gays. Desde 2002, ele é casado com Scott Miller (esq.), consultor financeiro, os dois vivem no Colorado.

Tim Gill
   
Jann Wenner

Jann Wenner: Fundador da revista Rolling Stone, ocupa a posição de número 17 na lista dos gays mais poderosos da revista Out. Durante um bom tempo, o empresário foi casado com uma mulher, com quem teve três filhos. Desde 1995, Wenner é casado com um designer de moda e também tem três filhos com o seu novo parceiro.

   

Robert Hanson, CEO da Levi's: ele começou sua carreira na Levi's, em 1988, como gerente de publicidade. Como vice-presidente de marketing da companhia, o executivo criou duas novas marcas. Foi ele o responsável pela difusão da marca na Europa, Oriente Médio e África. Hanson também está entre os 50 gays mais poderosos, segundo a revista Out.

Robert Hanson

fonte: Exame

Escócia: País pode aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo

O governo da Escócia abriu consulta pública para saber a opinião da população local sobre as cerimônias religiosas para união civis entre pessoas do mesmo sexo.

O prazo para a consulta termina no dia 9 de dezembro, mas sabe-se que 61% dos escoceses disseram acreditar que os gays e lésbicas têm o direito de se casar.

fonte: Cena G

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...