domingo, 29 de julho de 2012

Elton John: “quero dar um forte abraço em Jay-Z”

O cantor ficou contente com o comentário do rapper, que disse ser a favor do casamento gay

jz-eltonElton John prometeu dar um abraço em Jay-Z, após o rapper ter dito que é a favor do casamento entre duas pessoas do mesmo sexo. O cantor admitiu ao “MSNBC” que fez uma ligação para o marido de Beyoncé depois do comentário.

“Jay-Z, que é um dos artistas afro-americanos mais respeitados, falou que, além de ser errado os gays não poderem se casar, é totalmente errado existir qualquer tipo de discriminação”, disse John, que acrescentou: “Foi uma posição incrível. Eu liguei para ele na Inglaterra e disse: ‘Você não tem ideia do que você acabou de dizer e o quão poderoso isso é”.

jz-elton (2)O cantor ainda disse que “a próxima vez que encontrar Jay-Z, vai dá-lo um dos mais fortes abraços”. O rapper expressou em maio, quando ele se tornou uma das estrelas a ajudar a campanha do presidente americano, Barack Obama, que é a favor do casamento gay.

De acordo com o “Female First”, na ocasião, ele comentou: “O que as pessoas fazem em suas casas são problemas delas. Não é diferente de discriminar pessoas da raça negra. É discriminação da mesma forma.”

fonte: G1

São Paulo: Araraquara, cria rede de dados para combater a homofobia

Prefeitura deve ser informada sobre atendimentos às vítimas de agressão. Dados apontam que parentes e vizinhos são os principais agressores.

Edison busca na justiça punição para seu irmão (Foto: Reprodução/EPTV)Segundo dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, a violência contra homossexuais ocorre mais entre jovens e com agressores conhecidos. Em 62% dos casos registrados, as vítimas conheciam os suspeitos. Entre eles, 38,2% eram familiares e 35,8% eram vizinhos.

Em Araraquara (SP) foi criada em março a Assessoria de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual, que busca apoiar e encaminhar os casos de homofobia que são registrados através de um disque denúncia. O serviço recebe em média dez ligações por mês, mas nem todas são de denúncia. Muitas vítimas ainda preferem manter sigilo sobre o preconceito que sofrem e ligam em busca de orientações.

O gestor de políticas públicas Paulo Sergio Tetti disse que a assessoria oferece o apoio necessário às vítimas que denunciam seus agressores. “Se a pessoa não tem condições de pagar um advogado, a gente leva para a defensoria pública e o nosso advogado faz todo o acompanhamento.”

Em junho, uma rede de dados foi criada para que os casos de agressão não fiquem sem registros. A Santa Casa e as unidades públicas de saúde são obrigadas a comunicar a prefeitura sobre os atendimentos às vítimas de homofobia.

O aposentado Edison Roberto de Oliveira busca na justiça uma punição para as agressões que sofreu do irmão. “Ele não só me atacava verbalmente como fisicamente. Muitos não tem a coragem de registrar um boletim de ocorrência com medo de sofrer represálias.”

A lei estadual 10.948 pune situações de discriminação a gays, lésbicas, bissexuais e transexuais, considerando qualquer tipo de violência. A agressão moral, aquela que impede o homossexual de entrar em um estabelecimento, por exemplo, também pode ser punida. Porém, de acordo com a lei, apenas instituições e empresas podem ser responsabilizadas e receber multa, advertência ou perder a licença de funcionamento.

Segundo Tetti, a medida não é suficiente e a homofobia precisa ser vista como um crime. “A gente tem que colocar a pessoa na cadeia, porque enquanto você não colocar o crime vai continuar sempre, todos os dias.”

As denúncias podem ser feitas em Araraquara pelo telefone (16) 9751-3567. As ligações são sigilosas.

fonte: G1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...