quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Espanha: Polícia impede manifestação de homossexuais durante visita do papa Bento XVI

protesto Papa na Espanha 03A polícia impediu nesta quinta-feira a manifestação de uma centena de homossexuais, homens e mulheres, que convocaram um "beijaço" durante a passagem do papa Bento XVI, bloqueando o grupo quando ele se dirigia ao local previsto para sua ação.

Os manifestantes planejavam se reunir na rua Serrano, por onde Bento XVI deveria passar a bordo do Papamóvel em direção à Praça de Cibeles, onde estava prevista uma cerimônia de boas-vindas no coração de Madri.

Mas a algumas centenas de metros do local do encontro, cerca de uma hora antes da passagem prevista do Papa, os manifestantes encontraram um cordão policial e começaram a se dispersar em pequenos grupos, seguidos pelos agentes.

Cerca de 50 deles se beijaram então diante dos policiais, mais numerosos que os manifestantes, enquanto um pouco mais adiante um grupo de jovens peregrinos católicos gritava "Esta é a juventude do Papa", enquanto eram mantidos afastados pela polícia.

A manifestação relâmpago foi convocada no Facebook por um grupo de defesa de homossexuais e transexuais criado dentro dos "indignados", que protestam contra as consequências da crise, havia explicado à AFP seu porta-voz, Jaime del Val.
"A Igreja Católica promove políticas vergonhosas, gravemente sexistas e homofóbicas", disse del Val.

O "beijaço", parecido com o que ocorreu pela visita de Bento XVI à Espanha em novembro de 2010, tinha por objetivo protestar contra o "fundamentalismo da Igreja Católica" e contra "as condenações moralizadoras" sobre a sexualidade manifestadas pelo Vaticano.

fonte: UOL

Estados Unidos: Professor é demitido depois de postar comentários homofóbicos no Facebook

Jerry BuellNa Flórida, o professor Jerry Buell foi demitido depois de terem descoberto comentários homofóbicos em seu perfil na página do Facebook. Buell escreveu que quase "vomitou" ao saber da aprovação da união civil gay no estado de Nova York.

O professor de estudos sociais da escola Monte High Dora também postou que o casamento gay é um "esgoto" e um "pecado".  A direção da escola já avisou que o educador foi suspenso e que no momento uma investigação está sendo realizada. Um comunicado oficial sobre o caso deve ser divulgado esta semana pela escola.

À imprensa local, o professor negou que fosse homofóbico e que os comentários são o seu jeito interpretar o mundo. "Não foi por ódio. É a maneira como eu interpreto as coisas. Já tive alunos homossexuais. Eu não os odeio e sei que eles me amam", declarou Jerry Buell em sua defesa.

fonte: A Capa

Espanha: “Minha missão é matar gays”, diz jovem religioso preso

Foi preso nesta quinta-feira (18), em Madri, na Espanha, um jovem ultracatólico que planejava um atentado contra manifestantes gays que pretendem fazer um beijaço na visita do Papa Bento XVI. O jovem detido se chama José Alvano Pérez Bautista, 24. Ao ser preso, Bautista declarou que a sua missão é "matar gays" que protestem contra a igreja.

"Esta é a minha luta, matar gays. Aberrações humanas, erro de Deus, criaturas abomináveis e asquerosas", declarou o jovem ao jornal local "La Jornada". A polícia espanhola chegou até Bautista através de mensagens deixada por ele em redes sociais.

Uma mensagem dizia que sua luta é "matar gays e qualquer aberração humana que realize protestos contra a igreja católica". Em outra, o jovem afirma que trabalha numa "importante indústria farmacêutica" de Madrid e que tinha acessos a insumos perigosos para produzir bombas. Nas comunidades, o rapaz conclamava pessoas a se unirem a ele em sua "luta".

José Alvano Pérez Bautista é natural do México e estudava na Espanha. A embaixada do México já foi acionada e garantiu assistência jurídica e psicológica.

fonte: A Capa

Livro revela que Freddie Mercury namorou motorista quando veio ao Brasil

Freddy MercuryO livro "Rock in Rio - A história do maior festival de música do mundo", de Luiz Felipe Carneiro, traz revelações inéditas sobre a passagem de Freddie Mercury pelo Brasil, em 1985. O líder do Queen teria chegado à cidade do Rock de helicóptero e dado chiqulique ao encontrar outros artistas pelos corredores, segundo um trecho reproduzido pela coluna de Ancelmo Gois, do jornal "O Globo". "Quem são"?, teria perguntado a Amim Khader, contratado para acompanhá-lo, ao se deparar com Erasmo Carlos, Ney Matogrosso e Elba Ramalho no corredore dos camarins, por onde ia passar."São artistas do mesmo nível do seu", devolver Amim. "Não são não, tanto que me conhecem e eu não os conheço", teria protestado Mercury.

Aubda segundo o livro, o cantor foi a vários pontos GLS do Rio, como a Galeria Alaska, e namorou o motorista que lhe servia. Ao affair, pediu que o levasse ao melhor restaurante italiano da cidade e acabou no La Mole.

fonte: G.Online

Jean-Claude Van Damme afirma que gosta de ser um ícone gay

Jean-Claude Van DammeJean-Claude Van Damme confessou que, embora seja heterossexual, adora ser um ícone para o público gay.

O astro afirmou que a comunidade tem bom gosto em escolhê-lo como símbolo sexual gay.

Para Van Damme, o fato de ser querido pelo público homossexual não tem nada a ver com sua personalidade, e sim com sua imagem.

Atualmente, o ator está se preparando para começar a rodar a continuação do filme Os Mercenários.

fonte: Cena G

São Paulo: Igreja de Ribeirão Preto faz outdoor homofóbico às vésperas da Parada Gay

outdoor homofobico Ribeirão PretoÀs vésperas da realização da 7ª Parada do Orgulho LGBT, marcada para o próximo domingo, 21, a cidade paulista de Ribeirão Preto está envolvida em uma polêmica.

Uma igreja evangélica colocou um anúncio considerado homofóbico pelo movimento militante da cidade. Os ativistas já acionaram a Justiça para que o anúncio seja retirado.

O outdoor foi colocado na última quarta-feira (17) e traz três passagens bíblicas que supostamente condenariam a relação sexual entre pessoas do mesmo sexo.

A igreja alega que vive em um País democrático e pode expressar sua opinião como quiser.

fonte: Cena G

Ricky Martin quer ser papai mais uma vez, agora de uma menina

Cantor já é pai de gêmeos

Ricky Martin e filhos 02O cantor portoriquenho Ricky Martin concedeu entrevista para a revista Quem e disse que quer ter mais um filho. Ou melhor: uma filha. Pai dos gêmeos Matteo e Valentino, de apenas três anos - concebidos através de uma mãe de aluguel - ele espera ter uma filha ano que vem. "Ah, eu quero ter uma filha. Sonho com isso - a garota do papai! Acho que logo ela estará por aqui. No ano que vem, já quero me preparar para ela", afirmou.

Ele também falou (mais uma vez) sobre ter assumido sua homossexualidade. "Recebo e-mails do mundo todo agradecendo pelo livro, por ser transparente. E eu quero que meus filhos tenham orgulho do pai. E que vivam em um mundo transparente, de maior aceitação. O mais importante é saber que um dia meus filhos vão poder ler o que eu vivi, o que senti e o que me levou a ser pai".

Ricky Martin fará shows no Brasil em São Paulo, dia 26 de agosto, no Rio de Janeiro, dia 27 e em Porto Alegre no dia 30.

fonte: MixBrasil

Nova turnê de Madonna terá show no Brasil

Madonna turneMadonna no Brasil? Sim, mas só em 2012. É o que acaba de confirmar em nota oficial a promoção Smirnoff & Madonna, que divulgou os lugares em que a nova turnê da cantora irá percorrer: Estados Unidos; América do Sul - incluindo o Brasil; Canadá; Europa; Nova Zelândia e Austrália.

De acordo com o site MadonnaOnline, a nova turnê, que ainda não tem nome definido, terá inicio à partir de abril até o final do ano. Os ensaios começarão no primeiro trimestre de 2012.

Na última terça-feira (16), Madonna completou 53 anos. Entre seus novos trabalhos, a preparação de um novo álbum já começou, a cantora já está em estúdio. Além disso, o filme W.E.", que tem Madonna como diretora, estreia no 68º Festival Internacional de Cinema de Veneza a partir do dia 31 de agosto a 10 de setembro.

fonte: A Capa

Rio de Janeiro: Arraial do Cabo aprova Dia do Orgulho Hétero

Depois de São Paulo, é a vez de cidade fluminense aprovar projeto semelhante

Os vereadores da cidade fluminense de Arraial do Cabo aprovaram em sessão na última terça-feira, 16, o Projeto de Lei 026/2011, de autoria do vereador Fabrício Vargas (PMDB), que cria o Dia do orgulho Heterossexual. A militância LGBT da cidade já se manifestou pedindo que o prefeito vete a proposta.

O projeto aprovado pela Câmara Municipal de Arraial do Cabo tem o mesmo objetivo da proposta paulistana do vereador Carlos Apolinário: criar um dia dedicado ao orgulho de ser heterossexual. Outra cidade que quer votar a criação da data é Fortaleza, capital do Ceará.

O Grupo Iguais de Conscientização Contra o Preconceito e Inclusão Social publicou nota repudiando a aprovação do projeto de lei e pedindo que o prefeito da cidade, Andinho, vete o Dia do Orgulho Hétero. “Não há justificativa histórica para a criação do Dia do Orgulho Hétero. A heterossexualidade nunca foi reprimida enquanto identidade sexual na nossa sociedade”, argumenta Rodolpho Campbell, presidente do grupo.

fonte: MixBrasil

“O assédio gay aumentou muito”, conta ator que vive Eduardo em “Insensato Coração”

Rodrigo Andrade 02Na reta final de “Insensato Coração”, o ator Rodrigo Andrade, que vive o homossexual Edu na trama, conta, em entrevista à coluna “Pronto, Falei!”, do jornalista Leo Dias, que tem sido muito assediado pelo público gay. “O assédio gay aumentou muito. Acho que eles querem tirar a prova. Parece que rola até bolão. Ele é ou não é? (risos). Isso é bom porque é resultado de um trabalho que passou verdade”, afirma.

O ator faz um retrospecto da trajetória do personagem na novela e afirma que, para ele, Edu não virou gay. “Ele se descobriu. Estudei muito e vi que alguns descobrem antes, outros mais tarde, e outros nem se descobrem. Ele começou a se permitir olhar para o lado, se interessou, começou a gerar um conflito interno. Tem o desejo, mas ao mesmo tempo tem a reprovação, o preconceito”, lembra.

Rodrigo conta que, ao criar o personagem, leu estudos a respeito da homossexualidade. E concluiu que passou a acreditar que as pessoas nascem gays. “Existe um estudo – que li na construção do personagem – que diz que cerca de 8% dos mamíferos nascem com tendência à homossexualidade”, aponta.

O ator conta também que ninguém pensa que ele é gay na vida real. “Ninguém nunca chegou para me falar (risos). Acho que o público está muito maduro, já sabe diferenciar bastante ator e personagem. Só teve uma criança que encontrei no supermercado que foi muito engraçada. Estava fazendo compras e veio um garotinho. Na hora que ele me olhou, gritou: ‘pai, o viado da novela!’”, conta, aos risos.

Para Rodrigo, ter feito um gay em “Insensato Coração” foi bom não só para sua carreira como também para a sociedade em geral. “’Insensato’ foi uma novela que derrubou vários tabus. Os autores foram maestros de uma linda música, na minha opinião. Eles conduziram muito bem essa questão. A proposta era apresentar dois caras sérios, que se envolveram e se apaixonaram e fazer com que isso fosse aceito pela sociedade brasileira. E a resposta que tenho é que foi aceito”, conta.

Rodrigo diz que tem viajado bastante pelo país e notado a ótima repercussão do personagem. “Em qualquer lugar do Brasil é unânime. Todo mundo vem falar muito bem do personagem. Então acho que se foi aprovado, a gente cumpriu nossa missão”, diz ele, que não descarta a possibilidade de interpretar outro gay na TV. “Não tenho preconceito nem medo de ficar tachado. Já fiz vilão, mocinho, briguento, baiano... Cada personagem é um”, finaliza.

fonte: UOL

Argentina lança 1º jornal voltado para público travesti

El TejeCom artigos sobre as próprias experiências, entrevistas e até brincadeiras, um grupo de travestis edita na Argentina um jornal, "El Teje", a primeira publicação dirigida para este público na América Latina que tem como fim desmistificar os estigmas contra uma comunidade cercada por preconceitos.

O periódico semestral "El Teje" é o resultado da oficina de Crônica Jornalística que recebe semanalmente mais de dez travestis no Centro Cultural Rojas, vinculado à Universidade de Buenos Aires (UBA), a maior da Argentina.

"Esta iniciativa tem como objetivo capacitar e fortalecer a comunidade travesti para enfrentar a discriminação e buscar desmistificar certos preconceitos na sociedade para que se torne mais pluralista", disse à Agência Efe a diretora do jornal, Marlene Wayar.

Marlene afirmou que a publicação visa a inclusão social de travestis, que em boa parte são obrigados a se prostituir "por falta de emprego e de oportunidades".

O periódico é distribuído na sede do centro cultural, em organizações feministas, homossexuais e lésbicas de Buenos Aires e no interior, além de hotéis onde membros da comunidade exercem a prostituição, uma atividade proibida por lei no país.

A capacitação de transexuais fomentada por esse projeto pode ajudar ainda na promoção do respeito pela identidade deste público que tem dificuldade de conseguir emprego, mesmo tendo diploma universitário.

"É difícil que se tornem médicos, por exemplo, já que mesmo após seis anos de estudo, nenhum hospital vai querer admiti-los", afirmou Marlene, uma das fundadoras da Red Trans de Latinoámerica y el Caribe "Silvia Rivera".

"Há alguns que trabalham como cozinheiros e em bares, mas é uma mudança cultural muito complexa", acrescentou.

A diretora da publicação advertiu que, "de fato, há uma expectativa de vida de 35 anos na comunidade porque os travestis não vão ao hospital ou aqueles que vão não voltam por terem sofrido maus-tratos".

Com tamanho reduzido e produzido em várias cores, o jornal contém seções fixas, como "Cuéntame tu vida", na qual integrantes da comunidade relatam suas experiências e divulgam informações sobre espetáculos.

Entre os colaboradores, pagos para cada artigo que produzem, está Malva, um travesti de 90 anos que enfrentou a perseguição dos homossexuais e transexuais praticada por vários governos, segundo ela.

"Poder viver em liberdade não tem preço. É mais importante que comer todos os dias", afirmou Malva, que frequenta um curso de crônica jornalística.

O "El Teje", que já está em seu 6º número, também incluiu relatos sobre "o pesadelo" que é para esse público votar com uma identidade diferente de sua aparência.

"Nossa comunidade foi sempre discutida pelos outros. A psiquiatria e as ciências jurídicas nos relacionaram com patologias, além de terem nos criminalizado", disse Marlene.

Dessa forma, o "El Teje" procura refletir em detalhes as realidades enfrentadas pelos travestis, o que se traduz desde a escolha do nome, "uma palavra muito significativa na linguagem travesti" local, afirmou a diretora da publicação.

O jornal também aborda temas que podem interessar ao setor, como a constituição de uma família e o casamento homossexual, aprovado no ano passado pelo Parlamento da Argentina, o primeiro país da América Latina a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

fonte: UOL

Mato Grosso do Sul: Justiça absolve ‘evangelizador’ que espancou travesti com pedaço de madeira

Sandro Silva BarbosaSandro Silva Barbosa, 35 anos, que diz ser evangelizador, foi absolvido num julgamento que durou três horas, no Tribunal do Júri de Campo Grande (MS).

Ele estava preso desde o dia 15 de agosto do ano passado por ter espancado o travesti Joelson Garcia Rodrigues, 20,que teria feito “atos obscenos” ao réu.

Para o defensor público Luciano Montalli, que agiu em defesa de Barbosa, o réu já havia cumprido pena pelo crime, já que há um ano é mantido preso em cela.

No crime, Joelson pegou um pedaço de madeira e surrou o rapaz até que o instrumento quebrasse. O travesti foi levado para o hospital com ferimentos pelo corpo.

O promotor de Justiça Renzo Siufi quis incriminar Barbosa por tentativa de homicídio qualificado. Ele quis, ainda, sustentar durante o julgamento que o réu praticara um ato racismo, comparando-o com o nazismo de Adolf Hitler.

fonte: Cena G

Camarões: Liberação de jovens gays detidos é pedida pela Anistia Internacional

A Anistia Internacional pediu a liberação imediata de dois jovens gays que foram detidos em Camarões acusados de manter uma relação homossexual.

Os jovens Jonas, de 19 anos e Francky, de 20 anos, estão presos desde julho na prisão central de Kondengui.

Os rapazes foram presos na frente de uma boate em Yaounde.

Em Camarões, homossexuais convivem com a homofobia generalizada, enfrentando, muitas vezes, processos criminais.

fonte: Cena G

Filha não derruba pensão gay no STF

Supremo mantêm benefício previdenciário para companheiro que viva com o pai dela

O pedido para suspensão da pensão deixada para um homem para seu companheiro — os dois viviam em união gay estável — foi negado na terça-feira pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A filha do gerador do benefício previdenciário contestou a concessão ao entrar com recurso contra o recebimento da pensão pelo parceiro de seu pai.

Ela alegou que a Constituição Federal não reconhece a união homoafetiva para efeitos de concessão de benefício previdenciário. No recurso, protocolado no dia 8 de agosto, os advogados da filha citaram o Parágrafo 3º do Artigo 226 da Constituição, segundo o qual, “para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar”.

Em favor do companheiro homoafetivo, o ministro Celso de Mello lembrou da decisão do próprio Plenário do Supremo em julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 132 e da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.277. Nos dois casos, a mais alta Corte do País estendeu o conceito de família também a casais do mesmo sexo que vivem em união estável.

A questão foi parar no STF após decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) que não reconheceu o direito do companheiro do morto que passou receber a pensão por morte.

Na ocasião, TJ-MG alegou a inexistência de uma lei que determinasse o direito ao benefício em caso de casais gays, mesmo comprovando terem vivido em regime de união estável.

Mas acabou prevalecendo o entendimento pacificado pelo STF. Celso de Mello cassou a decisão da corte mineira e concedeu ao companheiro do morto o direito ao recebimento de benefício. O ministro confirmou a decisão, seguido pelo voto de todos os ministros presentes à sessão da Segunda Turma.

fonte: O Dia Online

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...