quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pernambuco: Secretaria de Direitos Humanos investiga discriminação contra gays em presídio

prisaoCela Uma equipe da Secretaria de Diretos Humanos (SDH), ligada à Presidência da República, está em Recife (PE) para verificar uma denúncia de discriminação contra detentos homossexuais no presídio Anibal Bruno.

Com a desativação do Carandiru (SP), a penitenciária se tornou a maior do Brasil e mantém 3.800 presos. Entre os internos, quem é considerado homossexual tem o cabelo raspado, segundo o diretor de Defesa dos Direitos Humanos, Fernando Matos.

A equipe da SDH visitará também a Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, que tem capacidade para 120 mulheres, e atualmente há uma superlotação com 660 presas.

fonte: A Capa

Transsexual interrompe o Ministro da Saúde em entrevista

Quase dois anos depois de publicar uma portaria para autorizar o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar cirurgias de readequação sexual, conhecidas como mudança de sexo, o Ministério da Saúde atendeu apenas 27 pessoas, sendo 12 no Rio Grande do Sul, dez no Rio de Janeiro e cinco em Goiás. Todos os contemplados foram homens submetidos a procedimentos para se tornarem mulheres. O baixo número e a não inclusão das pessoas do sexo feminino que desejam passar para o sexo masculino revoltaram Silvio Lucio Nóbrega. Denominado homem trans, mulher que assume a condição de homem, ele interrompeu a entrevista que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, concedia ontem durante o lançamento de uma campanha de combate ao preconceito contra travestis, e cobrou do representante do governo federal mais atenção aos transexuais.

Funcionário público da pequena Pacatuba (CE), Silvio, 46 anos, relatou ao ministro que o segmento é maltratado e que a rede pública de saúde não está preparada para a realização de cirurgias de mudança de sexo. “Estive aqui em Brasília, em 2008, durante a I Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais e o senhor assinou uma portaria autorizando o SUS a pagar as cirurgias. Mas, na prática, não atende”, questionou. Temporão tentou sair da saia justa respondendo a uma pergunta anterior. “Vamos ter que corrigir os problemas enfrentados pelos travestis nos serviços de saúde pública. Os profissionais devem chamá-los pelos nomes sociais e não pelos de registro.”

Silvio luta há dois anos para que o SUS pague sua cirurgia de readequação sexual. “A portaria não proíbe a realização do procedimentos em mulheres que querem se transformar em homens, mas também não deixa clara essa possibilidade”, lamenta.

fonte: Correio Braziliense

Ator de filmes pornôs gays é crucificado em tela

Astro do cinema pornô francês é retratado como Cristo

ator porno crucificacao O pintor australiano Ross Watson acaba de lançar o seu mais novo trabalho. É uma tela onde aparece o ator de filmes pornôs gays, o francês Francois Sagat, sendo crucificado.

Sagat é famoso também por participar das ações do Dia Mundial de Combate à Adis por meio de vídeos produzidos pelo Departamento de Saúde da França.

O pintor australiano disse que foi motivado pela polêmica envolvendo o Vaticano ao ligar homossexualidade e pedofilia e ainda sobre a posição da Igreja Católica com relação à homossexualidade e ao uso da camisinha.

"Esse quadro é um contraste com relação à posição do Vaticano nesses assuntos" explicou Watson.

Ele disse ainda que sofreu influência da pintura de Caravaggio especificamente do quadro A Crucificação de São Pedro.

"Eu me remeti nesse quadro à minha liberdade como artista. Imagine o que Caravaggio deveria pintar se vivesse nos dias de hoje" ressaltou o australiano.

François Sagat François Sagat

fonte: Toda Forma de Amor

Casal gay comemora direito de registrar filhos

No dia seguinte à vitória no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a fisioterapeuta Lídia Brignol Guterres e a psicóloga Luciana Reis Maidana, que tiveram reconhecido o direito de compartilhar a adoção de seus dois filhos, afirmaram que a decisão pode se tornar um marco e inspirar outros casais homossexuais a seguirem o mesmo caminho.

Apesar disso, elas não pretendem se engajar em campanhas ou deixar de lado a vida pacata que levam em Bagé, no sul do Rio Grande do Sul. Tanto pelos hábitos discretos que cultivam quanto para proteger as crianças. "A sentença é que se tornou famosa e pode ser seguida para beneficiar outros casais", diz Lídia.

A fisioterapeuta e a psicóloga estão juntas há 13 anos e adotaram dois meninos em 2002 e 2003. Nos registros, as crianças aparecem apenas como filhos de Luciana. O casal entendeu que deveria alterar a documentação para oferecer aos menores direitos como pensão em caso de separação e herança. O próximo passo, se não houver nova contestação do Ministério Público, será a adição do nome de Lídia como mãe na certidão das crianças. "Eu nunca deixei de me sentir mãe, mas agora estou me sentindo mãe também judicialmente", comemora Lídia.

A decisão também trouxe esperança para o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis. Há seis anos, ele tenta na Justiça adotar duas crianças com o companheiro de 20 anos David Harrad. "Foi uma lição de democracia. O reconhecimento de que não queremos nem mais nem menos que os demais casais. Apenas direitos iguais. Acho que vamos realizar nosso sonho ainda em 2010", afirma.

Para o Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Rodrigo da Cunha Pereira, a decisão do STJ representa uma evolução para o Direito de Família. "Ajuda a avançar em uma área em que não conseguimos por meio de lei." As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

fonte: Estadao.com.br

Mesmo morto Clodovil é condenado por danos morais

Sentença é resultado de ofensas contra estilista Ronaldo Ésper

Clodovil O estilista Clodovil Hernandez, que morreu em março do ano passado, foi condenado a pagar uma indenização de R$ 5.000,00 ao também estilista Ronaldo Ésper por danos morais.

A sentençã é da juíza Maria Carolina Mattos, da 14ª Vara Cível de São Paulo. Ésper tinha pedido à Justiça depois que Clodovil morreu para que o espólio do ex-deputado ficasse responsável pelo pagamento da indenização.

A advogada do espólio de Clodovil, Maria Hebe Pereira de Queiroz, informou, Ronaldo Ésperem entrevista para o G1, que Clodovil mesmo morto ainda é parte de processo contra Ésper também por danos morais.

Ésper entrou com uma ação contra Clodovil por ele ter dito numa revista que o estilista roubava quadros na Itália. Já Clodovil também entrou com processo depois que Ésper teria feito várias ofensas a ele em entrevistas para a TV.

Ainda cabe recurso.

fonte: Toda Forma de Amor

CNBB critica adoção de crianças por casais homossexuais

A adoção por casais homossexuais não permite que a criança cresça em um ambiente familiar formado por pai e mãe, segundo o padre Luiz Antônio Bento, assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O direito à adoção por casais gays foi reconhecido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em decisão inédita na última terça-feira. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o padre, nem sempre o que é legal é moral e ético. Para ele, as crianças têm o direito de conviver com as figuras masculinas e feminina no papel de pais. A pastor Paulo Freire, da igreja evangélica Assembleia de Deus, tem posição semelhante à do padre Bento. "A criança precisa da figura do pai e da mãe para entender a vida", disse. Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), afirma que as críticas à decisão do STJ incitam o preconceito.

fonte: Terra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...