terça-feira, 18 de setembro de 2012

Evangélico Magno Malta aproveita saída de Marta para tentar derrubar lei anti-homofobia

senador Magno Malta (PR-ES)Com a saída de Marta Suplicy (PT-SP) do Senado Federal para o Ministério da Cultura, a convite da presidente Dilma, o PLC 122, o projeto de lei que criminaliza a homofobia no Brasil, ficou em situação delicada. Isso porque Marta era a relatora do projeto desde fevereiro de 2011, quando assumiu o posto da ex-senadora Fátima Cleide (PT-RO) e impediu que ele fosse definitivamente engavetado.

Com sua saída, inicialmente a vaga no Senado iria para seu suplente, Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP), atualmente vereador - e que, ligado a 22 paróquias da zona sul de São Paulo, se posicionou contra o casamento gay e afirmou que pretendia votar no Senado de acordo com a posição da Igreja Católica e suas convicções religiosas pessoais, conforme divulgou A Capa na última quinta (13).

> “Não abandonarei nenhum de meus compromissos históricos”, diz a nova ministra da Cultura, Marta Suplicy

No mesmo dia, porém, o site Poder Online informou que Rodrigues havia confessado ao senador evangélico Magno Malta (PR-ES) (foto), seu amigo pessoal, que não assumiria a vaga. "Ele está no exercício do mandato. Não quer que seus eleitores pensem que abandonou os compromissos que havia assumido quando se candidatou à Câmara Municipal apenas por ambição pessoal de se tornar senador", disse Malta, segundo o site.

Se for assim, Paulo Frateschi, um dos dirigentes do PT e segundo suplente de Marta, deverá assumir. Não pensem, porém, que isso garante a relatoria do PLC. Isso porque, novamente segundo o Poder Online, Magno Malta, de posse da informaçã privilegiada, enviou na sexta-feira (14) ofício ao presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Paulo Paim (PT-SP), solicitando a relatoria do projeto.

A estratégia de Malta, que é confessadamente contra o PLC, é clara: derrubá-lo. Ao Poder Online, o senador evangélico disse o porquê de ter pedido a relatoria: "Primeiro, porque acho que ela caberia ao suplente da Marta, o vereador paulistano Antônio Carlos Rodrigues, que é do PR e evangélico (sic) como eu, mas não irá assumir no Senado. Depois, porque o Paulo Paim é pai e sogro de pastores evangélicos e tem o compromisso conosco de não favorecer a aprovação deste projeto".

Enquanto isso, Marta Suplicy tem tentado convencer a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), sua amiga, a assumir a relatoria do PLC 122. No entanto, Lídice ainda não se manifestou, o que é preocupante, já que o senador evangélico tomou a dianteira.

fonte: A Capa

Rio Grande do Sul: Estado já emitiu 119 carteiras de identidade para travestis e transexuais

Travestis SSPRSO uso do nome social é determinante para travestis e transexuais. Sem isso, são discriminados em todos os ambientes e circunstâncias, desde a hora da chamada na sala de aula até ocasiões públicas, como em consultórios médicos, lojas, entre outros momentos em que são tratadas pelo nome de registro, com o qual não se identificam. Raras iniciativas têm reduzido esse constrangimento. 

O estado de São Paulo, por exemplo, por meio do Decreto 55.588, de 2010, prevê o tratamento de travestis e transexuais pelo nome por eles escolhido para usar socialmente de acordo com sua identidade de gênero. Mas a medida restringe-se à administração pública estadual direta e indireta. No entanto, vem do governo do Rio Grande do Sul algo que pode indicar a redução da marginalização desse grupo: a Carteira de Nome Social (CNS), que começou a ser emitida em 16 de agosto passado, por meio da qual travestis e transexuais poderão ser identificados nos serviços públicos do estado gaúcho. Com sorte, a sociedade em geral vai entender e aceitar também.

A carteira, elaborada pela Secretaria de Segurança Pública em parceria com a Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos, dentro do programa RS sem Homofobia, é emitida pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) com o mesmo método da Carteira de Identidade. Até hoje (18), foram emitidas 119 carteiras. No Departamento de Identificação, em Porto Alegre, houve 100 solicitações. No Posto de Identificação de Caxias do Sul, houve cinco. No de Pelotas, duas. Em Santo Ângelo, uma, e no Presídio Central, 11.

A criação da carteira social estava prevista no Decreto 48.118/2011, assinado pelo governador Tarso Genro (PT). Em 17 de maio passado, Dia Estadual de Enfrentamento à Homofobia, o governador entregou simbolicamente a primeira CNS à travesti Simone Rodrigues. Na data também foi criado o Comitê Gestor dos Direitos Humanos, para cuidar, entre outros, dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). 

O secretário da Segurança Pública do estado, Airton Michels, explicou que a carteira social remete ao RG, portanto, a pessoa pode usá-la porque vai ser imediatamente identificada, já que possui a mesma numeração. Ele explica que o uso da CNS não exclui a necessidade de portar o RG, mas é uma garantia de respeito ao nome social.

"É claro que a carteira tem seus limites. Em um cartório, por exemplo, a pessoa pode até se identificar com a carteira social e ser tratada pelo nome social, mas o contrato, por exemplo, tem de ser feito com o nome de registro. A mudança pode valer para o tratamento desse grupo na escola, na delegacia, até numa loja ou em qualquer estabelecimento privado, embora não tenhamos como forçá-los a aceitar", esclareceu Michels. Mas, para ele, com um mínimo de sensibilidade o atendente vai confrontar a carteira social com o RG e vai tratar a pessoa por seu nome social. 

"O decreto prevê aceitação na Administração Pública e no Poder Executivo, mas estamos negociando com o Poder Judiciário, e a discussão está evoluindo. Porém, o Judiciário está muito sensível a essa questão", disse o secretário. Ele afirmou que os policiais já começam a ser preparados para aprender a lidar com a questão e a respeitar a validade do documento. "Este ano vamos capacitar alguns policiais em algumas delegacias. Os novos policiais militares já recebem informações nesse sentido, mas isso carece de mais capacitação", admitiu. O estado tem 6 mil policiais civis e 24 mil policiais militares. 

"Não é de um dia pro outro, mas à medida que a mídia divulgue e que fique claro que a Secretaria de Segurança Pública adota esse sistema, as coisas vão mudar", disse Michels, acrescentando que este é apenas o início para que o preconceito e a intolerância sejam extirpados do estado gaúcho.

A advogada Maria Berenice Dias, especialista em direito homoafetivo, destacou a importância da iniciativa. "A ideia é levar a aceitação a todas as autoridades públicas", disse. A ex-desembargadora lembrou que travestis e transexuais de outros estados também podem usufruir desse benefício. É preciso solicitar Carteira de Identidade no mesmo pedido da CNS.

"Esse é um grupo marginalizado, sofre desde cedo com a expulsão de casa, a perda de convívio familiar, sofre humilhações na escola e dificuldades no mercado de trabalho", disse Berenice. Ela defende a existência de uma lei federal que combata a homofobia e garanta direitos, como o uso do nome social.

Como pedir
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, desde segunda-feira (17), os Postos de Identificação Regionais de Santana do Livramento, Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Santo Ângelo, Novo Hamburgo, Osório e Rio Grande passaram a receber encaminhamentos para a Carteira de Nome Social. A emissão do documento destinado a travestis e transexuais começou em Porto Alegre no dia 16 agosto. 

Para solicitar a CNS são necessários certidão original, conforme o estado civil, ou a Carteira de Identidade, em bom estado de conservação e expedida no Rio Grande do Sul. A primeira via será gratuita e a segunda via custará R$ 45,50, mesmo preço da Carteira de Identidade. A CNS terá prenome, foto, assinatura e número do RG. 

fonte: Rede Brasil Atual

Personagem de Thammy Miranda em "Salve Jorge" não se envolverá em romances

Thammy Miranda 02Falta pouco para todos conferirem a performance de Thammy Miranda como Joice em "Salve Jorge". A nova novela das 21h da Globo estreia no dia 22 de outubro.

Em entrevista ao colunista Léo Dias, do jornal "O Dia", Thammy disse que está adorando contracenar com Giovanna Antonelli.  As duas farão parte do mesmo núcleo da trama, uma delegacia.

"O Marquinhos (Schechtman, diretor) é sensacional, por isso nem fiquei nervosa. Ele foi supercarinhoso comigo. Fiquei fã número 0 da Giovanna Antonelli. Ela é a melhor atriz do mundo. Cheia de ideias legais para as cenas, além de ser um doce", afirmou a filha da cantora Gretchen.

Mas, não adianta se empolgar com um possível romance da personagem na novela. Glória Perez já disse em entrevistas que não vai abordar a vida afetiva da policial. "Thammy fará uma escrivã da polícia e a sexualidade dela [personagem] não estará em questão. Não haverá envolvimento afetivo", afirmou.

fonte: Dykerama

Mulher que quer se casar com a presidente Dilma ronda mais uma vez o Palácio da Alvorada e gera alerta

Na semana passada, mulher tentou invadir o Palácio do Planalto. De acordo com a polícia, ela diz que quer se casar com a presidente.

fã de DilmaA segurança da Presidência da República acionou a Polícia Militar do Distrito Federal na manhã desta terça-feira (18) ao perceber que a mesma mulher que tinha tentado invadir o Palácio do Planalto na última semana estava rondando as proximidades do Palácio da Alvorada, residência oficial de Dilma Rousseff.

> Mulher tenta invadir Palácio do Planalto para se declarar à presidente Dilma Rousseff

Há uma semana, Edmeire Celestino da Silva, de 29 anos, tentou invadir a rampa do Palácio do Planalto se dizendo "marido" da presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, ela foi imobilizada pelos seguranças da guarda presidencial e levada a um hospital de Brasília. Os médicos atestaram que ela não tinha alteração clínica.

Nesta terça (18), ao notar que Edmeire se aproximava do Palácio do Alvorada, a segurança da presidente optou por chamar a polícia. Uma viatura da PM foi até o local e conversou com a mulher. De acordo com a PM do DF, Edmeire disse que só deixaria o local quando a presidente Dilma Rousseff aceitasse se casar com ela.

A PM explica que policiais não detiveram Edmeire porque ela não estava cometendo nenhum delito e estava a uma distância regular da guarita do Palácio. Ela foi convencida pelos policiais a deixar o local, mas logo depois voltou e se sentou em uma calçada próxima.

fonte: G1

Turma da Mônica ganha dois personagens soropositivos

Igor e Vitória são crianças saudáveis, e portadoras do vírus HIV. Gratuita, publicação será distribuída em brinquedotecas e hospitais.

o lançamento do primeiro gibi do Mauricio de Souza a incluir personagens com HIV/AIDS.A Turma da Mônica ganhará dois personagens especiais. Saudáveis, Igor e Vitória levam uma vida normal, e são portadores do vírus HIV.

A publicação pretende abordar as formas de infecção da doença, o que é o vírus da Aids, como conviver com crianças soropositivas, e o impacto social causado pela patologia.

"Uma criança portadora do HIV/Aids, por exemplo, não tem culpa de ter contraído o vírus e é vista com receio pelos próprios coleguinhas e seus pais. Por essa razão, precisamos já promover sua inclusão junto aos seus colegas na escola. Serão adultos melhores", afirma o cartunista Maurício de Sousa.

A tiragem inicial, de 30 mil cópias, será distribuída gratuitamente em brinquedotecas, nas pediatrias dos hospitais da rede Amil, postos de gasolina da rede Petrobras e em hospitais públicos da Secretaria da Saúde do Distrito Federal. Em 2013, a publicação deve ser lançada em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Recife.

fonte: G1

Naya Rivera ganha dois prêmios pelo papel da lésbica Santana em "Glee"

Naya RiveraA atriz Naya Rivera, que interpreta a cheerleader lésbica Santana em "Glee", foi uma das estrelas do Alma Awards, em Pasadena, nos EUA, nesse último domingo (16).

A premiação é uma homenagem para os latinos que trabalham nas áreas de entretenimento e dos esportes.

A bordo de um Dolce & Gabanna, Naya ganhou dois prêmios. Um de atriz favorita de comédia para TV e outro de melhor artista musical feminina.

Na última temporada de "Glee", Santana finalmente se aceitou como lésbica. Além da interpretação acertada, a atriz também é sempre um dos grandes destaques musicais do seriado, com sua voz poderosa.

fonte: A Capa

Mato Grosso do Sul: Campo Grande recebe na sexta-feira o I Simpósio de Diversidade Sexual

A cidade de Campo Grande vai receber na próxima sexta-feira, 21 de setembro, a partir das 13h, o “I Simpósio de Diversidade Sexual – Direitos Humanos e Cidadania, um Direito Nosso um Dever de Todos”. O evento rola no auditório da Casa da Cidadania, que fica na Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, 713 – centro.

I Simpósio de Diversidade Sexual

A realização é do Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia, com apoio da Secretaria de Assistência Social (Setas) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (67) 3324-0763 ou pelo e-mail lgbt@setas.ms.gov.br.

fonte: MixBrasil

Travesti mata namorado carbonizado e incendeia favela paulistana

favela Moinho

A favela do Moinho, no centro de São Paulo, pegou fogo na manhã dessa última segunda (17). O incêndio atingiu uma área de 2 mil m², destruiu 80 moradias e deixou 300 pessoas desabrigadas. Dezoito viaturas foram utilizadas para combater as chamas.

O fogo teve início por conta da briga de um casal gay. Fidelis Melo de Jesus, de 37 anos, mais conhecido como Eliete, teve um desentendimento com seu namorado Damião de Mello, de 38 anos, e resolveu tocar fogo no rapaz.

O casal brigava por problemas com drogas quando Eliete com a ajuda de um isqueiro e um botijão de gás conseguiu atear fogo no namorado. Os vizinhos ouviram os gritos de Damião e invadiram o barraco.

Damião morreu carbonizado e o fogo logo se alastrou por outros barracos da favela. Eliete fugiu na hora, mas depois foi presa em flagrante pela polícia num Pronto-Socorro. Ela vai responder por homicídio qualificado e incêndio doloso, quando se tem intenção.

fonte: A Capa

Canadá: Jogador pinta rosto com frase ‘você é viado’ e pode ser punido

Yunel Escobar 02Colocar fita adesiva abaixo dos olhos dos jogadores de baseball reduz o brilho do sol e luzes dos estádios. Só que, no sábado, 8, o atleta Yunel Escobar, do Toronto Blue Jays, usou no rosto a frase “Tu ere Maricon” ou “Você é viado”.

A direção do clube está investigando o que levou o atleta a usar no rosto a frase considerada homofóbica.

Uma nota foi divulgada sobre o gesto do jogador de 29 anos que é cubano.

“O Toronto Blue Jays não apoia nenhum tipo de discriminação nem tolera a mensagem exibida pelo Yunel Escobar durante o jogo de sábado” diz a nota.

Nas redes sociais, o jogador foi alvo de várias críticas. Também teve quem dissesse que a frase, em espanhol, tem mais o tom de brincadeira do que de agressão.

fonte: Toda Forma de Amor

Judoca brasileiro mostra tudo em mais um vídeo intimo que vazou na internet

João Gabriel SchlittlerParece ter virado moda “cair na rede” vídeos íntimos (e bem gostoso) de gente conhecida da televisão e dos esportes. O gato da vez a se exibir todinho para a câmera, em um bate-papo de MSN, é o judoca brasileiro João Gabriel Schlittler, que é casado com uma mulher. João foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, na categoria acima dos 100 kg.

João aparece no vídeo em um quarto à luz do dia todo nu e se excitando para mostrar sua potência para a outra pessoa da conversa online. Ele mexe, remexe, balança, aperta, masturba, senta e levanta e dá um show solo para a diversão de todo mundo que quiser ver.

fonte: MixBrasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...