segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Matéria destaca ações empresariais de prevenção ao HIV

divulgação da campanha Em 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, o governo federal lançará uma campanha nacional contra a discriminação. Nas empresas, a ação terá o reforço do Sesi (Serviço Social da Indústria), que já auxilia as corporações na luta contra o preconceito, como vídeos e oficinas, para serem replicados. É o que diz reportagem de ontem do Jornal Folha de S. Paulo.

Publicada no suplemento "Empregos", que trata das novidades do mundo corporativos,  a matéria mostra  que "aos poucos" o mundo empresarial "começa a tratar a discriminação de forma direta, abordando relações interpessoais e derrubando mitos sobre o contágio".

A jornalista Raquel Bocato pontua no entanto que as ações de prevenção a DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e Aids ainda não deram conta de vencer uma barreira maior: a discriminação.

Pesquisa feita em 2007 pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) com 1.245 soropositivos mostra que 42,5% afirmam ter tido perdas no trabalho por viverem com HIV. Desses, 20,6% perderam o emprego e 36,6% tiveram piora da situação financeira.

Ações pontuais
Outro aspecto levantado pela reportagem junto a especialistas é que ações pontuais, como palestras ou distribuição de informativos e folhetos em datas como o 1º de dezembro têm pouca eficácia. "Se não há discussão, o tema cai no esquecimento, ainda que tenha havido breve debate sobre o assunto", informa.

"Tem empresa que distribui folheto e acha que isso é suficiente [para conscientizar funcionários]", destacou Cláudio Pereira, diretor da Ong GIV (Grupo de Incentivo à Vida).
A rotatividade dos funcionários nas empresas também funciona como complicador para o sucesso das ações preventivas. Para driblar isso, a Ford, por exemplo, oferece treinamento a recém-admitidos, enquanto toda a equipe passa por recapacitação. Dos 9.081 funcionários, 6.920 (76% do total) já receberam treinamento. A meta é atingir a totalidade deles até março do ano que vem.

Resultados
A Petrobras é uma das firmas que aparecem na reportagem por oferecer teste gratuito aos funcionários que queiram fazê-lo. Medicamentos para funcionários e dependentes que são portadores do vírus, capacitação dos profissionais de saúde da companhia no atendimento ao trabalhador soropositivo e campanhas de conscientização são outros recursos.

De acordo com a Petrobras, os resultados são medidos pela redução na ocorrência de novos casos, pelo aumento do tempo de vida após o diagnóstico e pela redução dos afastamentos.

fonte: A Capa

Bill Clinton muda de opinião e se diz favorável ao casamento gay e adoção por casais do mesmo sexo

Bill Clinton O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, declarou que mudou sua opinião a respeito do casamento gay e que hoje defende que os pares do mesmo sexo possam se casar civilmente em todo o país e possam, inclusive, adotar crianças.

A nova postura de Clinton, que governou o país em dois madatos de 1993 a 2001, foi revelada durante entrevista a Anderson Cooper da CNN. “Eu estive a favor da emenda que bane o casamento gay em todo o país e eu ainda acho que os americanos devem poder decidir sobre isso em debates. Mas eu, Bill Clinton, particularmente mudei minha posição. Eu acredito que se as pessoas querem oficializar seus compromissos para uma vida inteira elas devam poder fazer isso. Eu sou amplamente a favor do direito de casais gays adotarem crianças”, afirmou o ex-presidente.    

Perguntado sobre o que fez ele mudar de opinião a respeito da adoção, por exemplo, Bill Clinton respondeu: “Eu nunca suportei todos esses movimentos, de alguns anos para cá, de banir a adoção por casais gays. Porque todas estas crianças estão procurando por uma casa e o padrão nos casos de adoção é, o que é o mais interessante para as crianças? E há vários casos onde o mais interessante para as crianças é deixar que os casais do mesmo sexo fiquem com elas e as deem uma casa com amor”, declarou.

O ex-presidente ainda disse: “Eu tenho todos esses amigos gays, tenho todos estes casais gays amigos. E eu decidi que estava errado”.

Além da mudança de opinião, Clinton também declarou no último mês que se arrepende de ter aprovado durante seu governo a política do "Don't Ask, Don't Tell", que proíbe homossexuais assumidos nas Forças Armadas. Durante seu mandato ele também aprovou a Lei de Defesa do Casamento, que proíbe o reconhecimento federal dos casamentos gays aceitos pelos Estados.

fonte: G Online

Lindsay Lohan reata namoro com a DJ Samantha Ronson

Lindsay LohanAgora é oficial. Lindsay Lohan confirmou ter reatado o namoro com a DJ Samantha Ronson.

De passagem por Cingapura, onde apresenta o festival de música F1 Rocks, que tem como participantes Beyoncé, Black Eyed Peas, No Doubt e outros, a atriz disse ao jornal britânico The Mirror que ela e Ronson estão juntas e bem.  “As coisas vão bem entre Sam e eu, agora. Estamos bem, honestamente”.

No entanto, os escândalos envolvendo o casal parecem estar longe do fim. Há menos de duas semanas, no dia 17 de setembro, a atriz foi retirada pela polícia de um hotel em Nova York após atirar uma bandeja em Ronson.

fonte: G Online

Ator diz que TV pediu para que não revelasse homossexualidade

O assumido ator John Barrowman, que protagoniza a série Torchwood, falou sobre sua ira quando seus chefes disseram que ele deveria manter segredo sobre sua sexualidade. No Brasil, a série de ficção científica é exibida pelo canal People + Arts. 

o ator John Barrowman Em sua autobiografia, chamada I Am What I Am (Eu Sou o Que Sou), publicada nesta segunda-feira, 28 de setembro, no Reino Unido, ele disse que foi aconselhado logo no início de sua carreira a fingir ser hetero se quisesse alcançar o sucesso.

Barrowman revela que seus chefes mandaram um produtor gay dar o aviso a ele. Segundo o ator, o produtor disse: “John, nós estamos surpresos com o fato de você querer revelar ser homossexual. Nós achamos que isso pode mudar a maneira como as pessoas te veem”.

Em resposta, o ator teria dito: “Eu realmente espero que você não esteja dizendo isso, porque eu não vou para o armário nem por você nem por ninguém".

O ator não revela qual produtora de TV disse para ele ficar no armário, mas de acordo com o jornal The Times, ele já trabalhou para os canais britânicos BBC, ITV e Five, assim como os americanos CBS e NBC. Todos negaram que tenham pedido seu silêncio em relação a sua homossexualidade.

fonte: G Online

Aguinaldo Silva diz que está solteiro mas "com o nome no mercado"

Em entrevista ao novo portal R7, o novelista Aguinaldo Silva falou abertamente sobre sua vida pessoal. Fato raro, pois mesmo estando quase sempre na mídia, seja por suas novelas ou declarações polêmicas, Aguinaldo mantém com muita privacidade sua intimidade.

Ao portal, o autor disse que "está solteiro", mas "com o nome no mercado". "Não estou namorando, nem aguinaldosilvaestou apaixonado, mas continuo com meu nome no mercado. Se o cavalo passar ajaezado na minha frente eu monto", brincou.

Homossexual e nordestino, Aguinaldo contou que já foi alvo de preconceito. No entanto, acha "engraçado. Porque até hoje só fui vítima de preconceito por parte de pessoas que ganhavam muito menos do que eu".

O autor falou também sobre o seu próximo trabalho, a minissérie "Cinquetinha", que  já teve duas "baixas". A primeira, do ator Reynaldo Gianecchini, que recusou o papel de vilão gay e, mais recente, a da atriz Marília Pêra, que resolveu deixar o seriado.

"Fiquei muito triste... Mas não por mim, e sim por ela [Marília Pêra]. Essa é uma personagem que faria as delícias de qualquer atriz, e se eu fosse uma delas, passaria por todos os problemas pessoais que porventura existissem só para não ter de renunciar a ele. Enfim..."

Por falar em atores, questionado se o sucesso de "Senhora do Destino", que estava no ar na mesma época que o reality show "A Fazenda", ajudou para a vitória do ator Dado Dolabella, Aguinaldo acredita que não. "Acho que o Dado ganhou porque é ótimo comunicador, além de jovem, marrento e bonito. Gosto muito dele".

Ao final da entrevista, Aguinaldo contou que em novembro volta novamente para Lisboa, aonde tem residência e, em seguida, "Paris de novo."

fonte: A Capa

YouTube restringe paródia de clipe de Shakira para adultos

"Este vídeo pode ser impróprio para menores". É assim que o YouTube classificou o video "He Wolf", uma paródia feita pelo americano Andrew Foster, 19, a partir do novo clipe de Shakira.

No vídeo, Andrew rebola, vira de ponta-cabeça e faz caras e bocas, quase exatamente como a cantora colombiana em "She Wolf". Em entrevista à Advocate, o estudante de música da Universidade de Washington diz que ficou "frustrado" ao saber que o vídeo tinha sido classificado como "impróprio" pelo YouTube e que não há nada nele que viole a política do site.

parodiashakira "Foi algo completamente inesperado. Não sei por que classificaram o vídeo como impróprio, mas é certo que é frustrante", disse Andrew. "Desde o princípio, era para ser apenas uma boa diversão", acrescentou. "Gostaria que [o YouTube] reconsiderasse [a classificação]. Ainda estou vendo a melhor forma de contatá-los, mas é difícil falar com eles. Eles não fornecem um telefone ou e-mail."

Assustado com a repercussão de sua despretensiosa brincadeira, Andrew contou que o vídeo é sucesso em países de língua hispânica e já foi visto por "muitas pessoas do Brasil". Até agora, "He Wolf" já teve mais de 280 mil visualizações. No site A Capa, a primeira notícia sobre o garoto também é uma das mais lidas.

Com ou sem aprovação do YouTube, Andrew é realmente um sucesso. A própria Shakira reproduziu o clipe em seu site oficial e disse que "amou" o vídeo. Palmas para ele.

fonte: A Capa

O momento mais gay da TV em 2009

Uma cena, do episódio 4 do seriado americano “Glee” exibido pelo canal Fox, esta sendo considerada a mais gay da TV em 2009 até o momento.

O personagem Kurt (Chris Colfer) decide assistir a uma partida de futebol americano. Ao ver que estão nos últimos momentos da partida, e que irão perder, o time resolve desconcentrar os adversários fazendo a coreografia de "Single Lady" de Beyoncé.  E conseguem vencer!

fonte: Cena G

"Me sinto muito próximo da cultura brasileira", diz Pedro Almodóvar

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar revela sua identificação com a cultura brasileira em entrevista à edição de setembro da revista Serafina, da Folha de S. Paulo.

pedroalmodovar À repórter Alice Granato, Almodóvar contou que tem vontade de filmar no Brasil e ainda aproveitou para elogiar as atrizes brasileiras. "'Me encantaria'! Mas teria de encontrar um argumento adequado", falou. "Há ótimas atrizes, Marília Pêra, Regina Casé, as Fernandas 'madre' e 'hija' [Fernanda Montenegro e Fernanda Torres]. A verdade é que me sinto muito próximo da cultura brasileira", assumiu o diretor.

Para Almodóvar, a vida brasileira é "muito novelesca, extrema". "Pede para ser contada. É perfeita para ficção. E na própria cultura diária há algo que me interessa muito: tem perigo, tensão, beleza. Há também uma sensualidade evidente que está nas ruas, nos corpos. Se há um ser humano nascido para gostar de seus sentidos é o brasileiro", opinou o cineasta, para quem o Rio e a Bahia são "cenários fantásticos para rodar".

Na entrevista, o diretor falou também sobre seu novo filme, "Abraços Partidos", que estreia em novembro no país. "A elaboração e o roteiro são muito mais complexos, por exemplo, do que em meu último filme, 'Volver', que é mais acessível, segue uma narração linear. Em 'Abraços Partidos' a narração muda continuamente de direção, de espaço, de tempo", observou.

Sobre a religião, Almodóvar disse que não crê em Deus e que a fé é um "dom". "Não se pode adquiri-la, comprá-la. Ou se tem ou não se tem [fé]. Eu não tenho. E me apóio basicamente nas pessoas que me rodeiam e nas relações que tenho com elas", disse o cineasta.

Mestre em contar histórias, o diretor espanhol diz ainda que não gostaria que fizessem um filme sobre sua vida. "Vou deixar em meu testamento e escrever na minha lápide: 'Pedro Almodóvar foi um cineasta que não quer, nem nunca quis, que se faça um filme sobre sua vida, nem uma biografia, muito menos um programa televisivo.'"

fonte: A Capa

Frases e pensamentos

"O prazer é a prova da natureza, o seu sinal da aprovação. Quando somos felizes, somos sempre bons, mas quando somos bons nem sempre somos felizes." (Oscar Wilde)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...