segunda-feira, 28 de setembro de 2009

"Me sinto muito próximo da cultura brasileira", diz Pedro Almodóvar

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar revela sua identificação com a cultura brasileira em entrevista à edição de setembro da revista Serafina, da Folha de S. Paulo.

pedroalmodovar À repórter Alice Granato, Almodóvar contou que tem vontade de filmar no Brasil e ainda aproveitou para elogiar as atrizes brasileiras. "'Me encantaria'! Mas teria de encontrar um argumento adequado", falou. "Há ótimas atrizes, Marília Pêra, Regina Casé, as Fernandas 'madre' e 'hija' [Fernanda Montenegro e Fernanda Torres]. A verdade é que me sinto muito próximo da cultura brasileira", assumiu o diretor.

Para Almodóvar, a vida brasileira é "muito novelesca, extrema". "Pede para ser contada. É perfeita para ficção. E na própria cultura diária há algo que me interessa muito: tem perigo, tensão, beleza. Há também uma sensualidade evidente que está nas ruas, nos corpos. Se há um ser humano nascido para gostar de seus sentidos é o brasileiro", opinou o cineasta, para quem o Rio e a Bahia são "cenários fantásticos para rodar".

Na entrevista, o diretor falou também sobre seu novo filme, "Abraços Partidos", que estreia em novembro no país. "A elaboração e o roteiro são muito mais complexos, por exemplo, do que em meu último filme, 'Volver', que é mais acessível, segue uma narração linear. Em 'Abraços Partidos' a narração muda continuamente de direção, de espaço, de tempo", observou.

Sobre a religião, Almodóvar disse que não crê em Deus e que a fé é um "dom". "Não se pode adquiri-la, comprá-la. Ou se tem ou não se tem [fé]. Eu não tenho. E me apóio basicamente nas pessoas que me rodeiam e nas relações que tenho com elas", disse o cineasta.

Mestre em contar histórias, o diretor espanhol diz ainda que não gostaria que fizessem um filme sobre sua vida. "Vou deixar em meu testamento e escrever na minha lápide: 'Pedro Almodóvar foi um cineasta que não quer, nem nunca quis, que se faça um filme sobre sua vida, nem uma biografia, muito menos um programa televisivo.'"

fonte: A Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...