sexta-feira, 22 de julho de 2011

Homossexual assumido, Dr. Marcelo, do ‘BBB’, se casa no Rio de Janeiro

Ele postou a notícia no Twitter.

dr marcelo bbbO ex-BBB Marcelo Arantes, que ficou conhecido como "dr. Marcelo" por ser psiquiatra, anunciou no Twitter que se casou. Em seguida, postou uma foto do braço dele e do parceiro (veja abaixo).

A união civil do ex-BBB - que é gay - com seu companheiro foi oficializada no 14º Ofício de Notas no Rio de Janeiro e a foto do casal postada por ele na página do microblog.

Procurado pelo EGO, Marcelo estava ao lado de seu parceiro e limitou-se a dizer que está muito feliz. Impedido pelo companheiro de dar mais detalhes sobre a união, o ex-BBB disse apenas que eles estão juntos desde 2010 e moram em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

dr marcelo bbb casamento"Oficializamos nossa união nesta sexta-feira, 22, no Rio. Há um mês minha família veio de Minas para um almoço para comemorar nossa decisão. Estou muito feliz!", disse Marcelo que convidou a amiga e também ex-BBB Thalita Lippi para ser a madrinha.

Pai: 'Emocionante'
O pai de Marcelo, o pesquisador Neilson Arantes, que comemorou com a mulher e mãe do psiquiatra, Joana, a união do filho, disse que ficou muito emocionado.

"Para mim, é a mesma emoção que senti com meus outros filhos que se casaram. Tenho mais três filhos além do Marcelo e é o mesmo sentimento de felicidade, de vê-lo redirecionando sua vida."

fonte: EGO

Estados Unidos: Primeiros casamentos gays em Nova York unirão 823 casais no domingo

Os primeiros casamentos gays de Nova York acontecerão em uma cerimônia coletiva que unirá 823 casais homossexuais e heterossexuais no próximo domingo, quando entra em vigor a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Desde o último dia 24 de junho, quando Nova York aprovou a lei e se tornou o sexto estado americano a legalizar o casamento homossexual, foram realizados 2.661 pedidos de pessoas interessadas em oficializar a união no dia 24 de julho.

O fato levou as autoridades a convocarem a uma loteria pública para escolher os felizardos que se casariam na disputada data, abrindo a participação também para os heterossexuais. A cidade tomou a decisão de unir 823 casais e se desconhece quantos são homossexuais.

O equatoriano Freddy Zambrano e o dominicano Marcos Chaljub figuram entre os sorteados. Após cinco anos de união, os dois pretendem chegar cedo "para estarem entre os primeiros" a contrair núpcias perante um juiz da cidade.

"É um momento histórico e para mim significa que legalmente vou poder dizer que estou casado. Isso me alegra porque abre as portas para outros direitos que não temos", disse à agência EFE Zambrano, um vendedor de seguros de 30 anos.

Zambrano acrescentou que discutiu com seu futuro marido a possibilidade de adotarem uma criança, ou mesmo recorrer à chamada barriga de aluguel, para realizarem o sonho de serem pais.

John Feinblatt e Jonathan Mintz formam outro casal que oficializará a união no domingo, mas eles não precisaram participar da loteria por serem auxiliares do prefeito Michael Bloomberg, que pela terceira vez conduzirá uma cerimônia, como fez quando casou a sua filha Emma em 2005 e o ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, em 2003.

A cerimônia que unirá legalmente Feinblatt e Mintz será realizada em Gracie Mansion, a residência oficial dos prefeitos da cidade, e de acordo com Bloomberg "não custará um centavo à cidade" já que o casal, que esteve junto durante 14 anos e tem duas filhas, bancará todas as despesas.

De acordo com Bloomberg, as cerimônias do domingo enviarão uma mensagem que as portas de Nova York "estão abertas para todo o mundo".

fonte: Terra

Estados Unidos: Obama assina medida que põe fim a discriminação de gays no Exército

Lei de 1994 impedia que homossexuais assumidos servissem às forças. Militares não correrão mais risco de exoneração a partir de 20 de setembro.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, certificou nesta sexta-feira (22) o fim da lei de 1994 que impedia que soldados abertamente homossexuais servissem às Forças Armadas do país, após receber a aprovação do Pentágono.

Militares homossexuais poderão revelar sua orientação sexual sem o risco de serem exonerados a partir do dia 20 de setembro, quando se completam 60 dias a partir da assinatura do presidente –período que foi estabelecido na legislação que o Congresso aprovou em dezembro.

“Hoje, demos o último grande passo para acabar com a lei discriminatória 'Não pergunte, Não fale', que enfraquece nossa prontidão militar e viola os princípios americanos de justiça e igualdade", disse Obama em um comunicado.

fonte: G1

Circuncisão pode evitar infecções por HIV

luta_contra_aids1Um estudo da Agência Francesa de Pesquisa sobre a Aids publicada nesta semana revelou que a circuncisão diminui em 76% o risco de infecção por HIV nos homens.

O método também pode ajudar na redução da infecção entre as mulheres.

O estudo foi apresentado em Roma, na Itália, no último dia da conferência internacional sobre a doença.

fonte: Cena G

Estudo mostra a importância das novelas no combate à homofobia

Para contrastar com a decisão da cúpula da Rede Globo minimizar a trama do casal Eduardo e Hugo, em Insensato Coração, um estudo mostra que os gays desse tipo de dramaturgia contribuem para que parte da audiência atribua mais qualidades boas à causa LGBT.

De acordo com o estudo, as pessoas continuam assistindo aos folhetins depois de o personagem gay aparecer.

Ateus e agnósticos são os que mais rechaçam tramas do gênero, seguidos por evangélicos, apesar de esse número afetar pouco a audiência final.

Essa conclusão foi revelada por uma dissertação de mestrado defendida em 2009 na PUC-SP, pelo jornalista, professor de Comunicação e mestre em comunicação e semiótica, Welton Trindade.

Ele provou que a telenovela tem atuação educativa e transformadora na opinião dos telespectadores heterossexuais a respeito da causa LGBT, contribuindo para a diminuição da homofobia.

fonte: Cena G

OAB quer criar Estatuto da Diversidade Sexual

A Comissão da Diversidade Sexual do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou em sua página na internet, nesta quarta-feira, 20, que está trabalhando na elaboração do Estatuto da Diversidade Sexual, a fim de garantir os direitos à população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais).

Com a criação do estatuto, o objetivo do órgão seria “construir um microssistema que, além de assegurar direitos, também sirva para dar-lhes efetividade com foco em direitos fundamentais como à livre orientação sexual, direito à igualdade e à não discriminação, à constituição de família e direito ao próprio corpo”, ilustra.

Depois de concluído pela Comissão, o estatuto deverá ser submetido a discussão e aprovação pelo Pleno do Conselho Federal da OAB. Informações da OAB.

fonte: O POVO Online

Campanha convoca heterossexuais a darem depoimentos sobre seus amigos gays

quem-sao-elesIdealizada pelo Grupo de Pais de Homossexuais (GPH), com apoio dos jovens do Projeto Purpurina, voltado à população LGBT de 13 a 24 anos, a campanha "Quem são eles?" convoca heterossexuais a darem seus depoimentos sobre amigos ou parentes gays. A professora e fundadora do GPH, Edith Modesto, explica que o projeto, cujo logotipo foi criado pelo designer Samuca, surgiu após um dos integrantes do grupo ser espancado na saída de uma boate simplesmente por ser homossexual. "Esse fato, somado aos atos homofóbicos que têm se dado ultimamente, me fez pensar em uma campanha que ajudasse as pessoas a ver que ser homossexual é uma condição natural e espontânea do ser humano, como ser heterossexual, e nenhum dos tipos de orientação sexual implica em tipo de caráter, bom ou ruim", explica Modesto. Assim como outras iniciativas recentes, a campanha "Quem são eles?" exalta a importância da participação da sociedade em geral, e não apenas do segmento LGBT. "Pensamos que é importante saber de heterossexuais que eles conhecem homossexuais, que os respeitam como eles são e têm admiração, amizade e carinho por eles", diz a professora. Para participar da campanha, basta enviar um depoimento para o e-mail projetoquemsaoeles@gmail.com. No Tumblr do projeto, é possível ler diversos depoimentos de héteros falando sobre conhecidos gays, como o de Valdenice, que se identifica como "mãe e amiga de gays". "Tenho pena daquelas mães que sofrem com os filhos drogados, embriagados, presos etc.. Essas sim têm com que se preocupar, eu não. Tenho orgulho do meu filho e estou pronta para defendê-lo sempre. Continuo tendo vários amigos gays e adoro todos", escreve.

tumblr: http://quemsaoeles.tumblr.com

fonte: G.Online

Mato Grosso do Sul: Travesti é internada por espancamento

Raica MSRayssa, 31 anos, está internada na Santa Casa de Campo Grande desde o último dia 10, com afundamento de crânio e outras marcas de agressão. Ela foi vítima de um ataque na região da Avenida Costa e Silva, nas proximidades de um supermercado atacadista da Capital sem motivo aparente. Segundo ela, o espancamento foi um ato de homofobia.

A travesti, que prefere ser chamada de Rayssa, conta que no dia 10 de junho, diferente de seu hábito, resolveu ingerir bebida alcoólica com amigas no período da tarde. Quando resolveu ir embora, sentiu-se tonta e, antes de voltar para a república onde mora, decidiu andar um pouco a pé para ver se passava o efeito de tontura que sentia.Rayssa conta que ao passar na lateral de um grande muro de uma borracharia foi atacada com uma pancada forte na cabeça, que provocou seu desmaio.

A travesti não sabe dizer ao certo quanto tempo permaneceu desacordada, mas acredita que aproximadamente 50 minutos até retornar sua consciência e ser socorrida por um casal que passava de carro e parou para ajudar.

Antes de ser levada para a Santa Casa, a travesti lembra que passou por uma unidade de saúde pública e depois transportada pelo Corpo de Bombeiros para onde permanece internada. Com afundamento de crânio, Rayssa teve que passar por um implante de placa de titânio e agora aguarda para fazer uma cirurgia reparadora no nariz, já que ficou com fratura exposta por conta da agressão sofrida. Nestes dias que já passou na Santa Casa Rayssa tem ocupado o tempo fazendo crochê, inclusive já conquistou clientes com seu trabalho. Vindo de uma cidade do interior do Estado, a travesti conta que está em Campo Grande há 15 anos e nunca tinha sofrido violência. “Agora tenho até medo de sair daqui e ter que enfrentar as ruas”, diz frisando que não faz programas sexuais. Ela trabalha na própria república de travestis, que fica na região onde fora atacada.

fonte: G.Online

Disque 100 recebe 3 denúncias sobre homofobia por dia

DISQUE100Desde o início deste ano, quando foi inaugurado, o Disque Direitos Humanos ou Disque 100 já recebeu 560 denúncias, uma média de 3 por dia.

Deste total, 18,75% delas são do Estado de São Paulo, segundo uma reportagem do “Correio Braziliense”.

Entre os tipos de violência mais comuns, a psicológica aparece em primeiro com 43,6% das denúncias. Atrás, estão discriminação (31,1%), violência física (14,1%) e violência sexual (5,44%).  Outros tipos como abuso financeiro, violência institucional, negligência e tortura, respondem juntos a 5,4%.

fonte: Cena G

Homem confundido com gay: ‘um pai não pode abraçar seu filho?’

Ainda chocado com a agressão sofrida na madrugada de sexta-feira, em uma festa agropecuária em São João da Boa Vista (SP), um autônomo de 42 anos que teve parte da orelha decepada por uma dentada contou ao Terra detalhes do momento em que ele e o filho de 18 anos, abraçados, foram confundidos com um casal homossexual. "Antes da pancadaria, eles provocaram muito e pediram para a gente se beijar na boca", lembrou. "'É meu filho, é meu filho', eu respondi e desmaiei com um soco no queixo. Quando acordei, tinha sangue na cabeça e alguém falou: 'cortaram a orelha dele'". "Será que um pai não pode abraçar um filho?", perguntou.

Serão de três a quatro cirurgias plásticas para a reconstituição da orelha direta do autônomo, que não quer seu nome revelado por temer represálias de pessoas ligadas ao grupo de sete homens que o espancou - os médicos pretendem retirar cartilagem de sua costela e "refazer" a parte decepada. A próxima consulta médica no Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo está agendada para daqui a duas semanas. Enquanto isso, ele não pode pegar sol ou poeira, deve trocar os curativos e tomar a medicação no horário recomendado.

Só os hematomas nos braços e no rosto podem ser apagados com rapidez, já que, mesmo com a intervenção cirúrgica, o contorno da orelha não será perfeito, informou um dos médicos à vítima. "É difícil sair na rua. Meu filho ficou tão envergonhado... Voltou bem depressa para São Bernardo do Campo", disse, acrescentando que o jovem cursa Educação Física. "A gente se abraçava, para matar a saudade. Ele estuda fora, fica longe de casa muito tempo. É pai e filho com saudade um do outro", disse o autônomo, que é pai de outros três filhos.

Imagens das câmeras
A Polícia Civil identificou nas imagens das câmeras de vigilância cedidas pela organização da Exposição Agropecuária Industrial e Comercial (Eapic) os suspeitos de espancarem o homem e seu filho. Dois acusados das agressões prestaram depoimentos e um deles confessou ter mordido a orelha do homem. A Justiça, no entanto, negou o pedido de prisão temporária de ambos.

Parada Gay
Pai e filho confundidos com um casal gays serão lembrados pela 3ª Parada do Orgulho Gay de São João da Boa Vista, marcada para o próximo domingo, a partir das 13h, no Largo da Estação Ferroviária. O tema é "Amai-vos uns aos outros; já basta de homofobia".

"Mesmo eles sendo heterossexuais, nós não vamos nos omitir porque lutamos contra qualquer tipo de discriminação. E esse foi um caso de homofobia", disse um dos organizadores da parada e membro da organização não governamental Associação & Grupo 4 Estações de apoio à comunidade LGTB, Chrysthopher Dekay.

Segundo ele, foi surpresa as agressões partirem de moradores da cidade. "Essa foi a primeira vez que acontece um fato como esse. Nós vamos para a terceira parada gay e jamais houve qualquer tipo de situação homofóbica por aqui", disse. Ele afirmou ainda que pretende marcar uma reunião e fazer uma visita aos familiares do autônomo.

Dekay lamentou a decisão do juiz Heitor Siqueira Pinto em não acatar o pedido de prisão temporária de dois acusados de lesão corporal. "Agressão já é um crime principalmente se for causada por conotação a escolha sexual", disse, acrescentando que a organização decidiu redobrar o número de seguranças ao desfile, que espera cerca de 3 mil pessoas.

fonte: Terra

Gana: Ministro pede detenção de homossexuais

O ministro da Região Ocidental de Gana, Paul Evans, pediu à Polícia a detenção de todos os homossexuais nessa região do país, informou nesta sexta-feira a imprensa ganesa.

"Vamos fazer todos os esforços para nos livrarmos desta gente em nossa sociedade", afirmou Evans, em declarações à Joy FM, uma popular emissora de rádio de Acra.

O ministro pediu ao Escritório de Pesquisas Nacionais do Serviço de Polícia de Gana que incentive à população a denunciar os gays para que sejam detidos.

A capital da Região Ocidental, Takoradi, segunda cidade portuária do país, ganhou fama como centro de atração de homossexuais e lésbicas.

O ministro regional prometeu que qualquer homossexual detido será levado a julgamento. Suas palavras não são novidade, há meses existe uma campanha, incentivada por líderes religiosos, contra os gays em Gana.

Os comentários do ministro fazem parte de outra campanha, desta vez política, que serão realizadas no país africano em 2011, pois existe uma polêmica sobre o significado de uma cláusula do código penal da Constituição de Gana de 1992, que condena o "conhecimento carnal não natural".

A Constituição garante os direitos humanos "independentemente da raça, lugar de origem, opinião política, cor, religião, credo e gênero", mas não faz alusão à sexualidade.

No entanto, o professor de Direito da Universidade Kwame Nkrumah, de Kumasi (centro-sul), Ernest Kofi Abotsie disse que ninguém pode ser detido pela suposta violação da moralidade.

De acordo com Abotsie, o "conhecimento carnal não natural" tipificado na lei é uma formulação ambígua que não alude necessariamente à homossexualidade.

Líderes religiosos cristãos de Gana adotaram uma dura postura neste assunto e pediram ao eleitorado que rejeite a qualquer político que tenha essa visão.

De fato, o Conselho Cristão, que reúne às igrejas ortodoxas de Gana, rotulou nesta semana a homossexualidade de "ato detestável e abominável" que, se conseguir um apoio legal, teria "consequências insuportáveis" para o país.

Além disso, a comunidade muçulmana condenou homossexualidade, que classifica como algo "demoníaco".

Homossexuais, lésbicas, bissexuais e travestis são tratados como criminosos em inúmeros países da África, onde também são acossados socialmente.

fonte: Terra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...