quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Cineasta gay lança livro em busca da isenção e sinceridade

Alfredo Sternheim Conhecido cineasta tido como marginal, o também jornalista e crítico de cinema Alfredo Sternheim ganhou uma merecida retrospectiva de sua vida e obra publicada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. A autobiografia “Alfredo Sternheim – Um insólito destino” faz parte da Coleção Aplauso Cinema Brasil e coloca para Alfredo um dos seus maiores desafios: falar de si mesmo com a isenção de jornalista e a sinceridade de crítico.

Em 284 páginas, o paulista filho de emigrantes judeus conta sua história e lembra de momentos que são praticamente a própria história do cinema brasileiro. Jornalista e crítico de cinema, Alfredo Sternheim escreveu também vários livros-depoimentos para a mesma Coleção Aplauso (Luiz Carlos Lacerda, Arllete Montenegro, David Cardoso, Suely Franco), além do antológico Cinema da Boca - Dicionário de Diretores.

Alfredo já foi crítico do jornal “O Estado de S. Paulo” e foi assistente do diretor Walter Hugo Khouri (“A Ilha”, “Noite Vazia”), experiência que o ajudou a passar para a direção. A história dele e de seus colegas do cinema conhecido como Boca do Lixo também foram contadas pelo colaborador Ferdinando Martins na 12ª edição da revista Junior. Um de seus filmes mais transgressores é “Sexo dos Anormais”, com o ícone trans Claudia Wonder no papel principal.

fonte: Mix Brasil

Após denúncia, cantor homofóbico perde apoio e tem shows cancelados

Beenie Man A empresa Pepsi, uma das maiores do mundo no ramo de bebidas, revelou não ter conhecimento das letras homofóbicas do cantor Beenie Man, cujo show a empresa patrocinou a partir de uma franquia na Uganda.

O verdadeiro nome de Beenie Man é Anthony Davis Moisés e ele possui inúmeras canções onde defende o assassinato de gays e lésbicas. A apresentação que causou a polêmica foi realizada no último sábado (05/12). No momento o país africano debate lei que pede pena de morte aos homossexuais.

O cantor, sentindo-se em casa, disse durante a apresentação que em sua família não há gays. "Mas se você é gay meu irmão, isso não é minha culpa", afirmou. Após essa declaração ele cantou o seu hit "Mi Nah Wallah", onde detalha a sua vontade de cortar a garganta de todos os homens gays.

A Pepsi alegou que só teve conhecimento dos conteúdos das letras do artista após denuncia das ONGs Gay and Lesbian Alliance Against Difamation, OutRage! e Change.org. Às organizações a empresa se declarou "chocada" com o conteúdo das composições.

Em um comunicado oficial a Pepsi afirmou que estão "horrorizados com as letras do artista". "O achamos repugnante. Nosso parceiro de engarrafamento na Uganda também não estava ciente do teor das musicas". A empresa garante que "nunca teria patrocinado o show se tivesse conhecimento anterior das letras".

O cantor jamaicano e homofóbico estava com vários shows marcados na Nova Zelândia e Austrália que teriam o apoio comercial da empresa. Todas as apresentações foram canceladas. Além dos shows que seriam bancados pela Pepsi, toda a agenda do cantor foi derrubada, pois, os outros patrocinadores ao também terem conhecimento do teor de suas músicas cancelaram o apoio.

fonte: A Capa

Movimento gay e João do Morro não fecham acordo

A audiência para um acordo entre a ONG Leões do Norte e o cantor João do Morro terminou com o mesmo impasse. A entidade quer que a música "Papa Frango" deixe de ser executada nos shows, mas o cantor disse que vai continuar tocando.

Foram mais de duas horas de audiência presidida pelo promotor Westey Conde, da promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público, a quem cabe agora arquivar o processo ou fazer uma denúncia à justiça.

O cantor foi defendido na audiência pelo seu produtor que se passou por advogado no início e depois negou que fosse. João do Morro disse que não considera a música uma ofensa aos homossexuais. "Essa música quase não toca mais" ressaltou Morro.

"O que a gente está fazendo é um controle social. Não se trata de censura" disse a advogada do Centro de Combate à Homofobia, Manoela Alves.

Durante a audiência, o promotor destacou que o Estado passa por um momento preocupante no que diz respeito a violência contra homossexuais.

Os números do Grupo Gay da Bahia mostram que Pernambuco é o Estado mais homofóbico do país e registrou em 2008, 27 assassinatos de homossexuais, quase o número desse tipo de crime no Rio de Janeiro e São Paulo que juntos somaram 30 casos.

fonte: Toda Forma de Amor

Sexo gay entre adultos e adolescentes pode ser liberado no Chile

O Movimento de Integração e Libertação Homossexual (Movilh) do Chile quer acabar com a lei que proíbe sexo entre um Homossexual adolescente com outro já adulto. O artigo 365 do Código Penal do país não só proíbe as relações Homossexuais entre adolescentes e adultos, mas também considera isso crime e prevê pena de até três anos de prisão.

campanha no Chile

Já o sexo hétero entre adultos e adolescentes a partir de 14 anos é totalmente permitido e legal.

O projeto que acaba com a proibição do sexo Gay já está no Congresso Nacional, na capital Santiago. Ele conta com o apoio de seis deputados e tramita no Parlamento.

Atualmente, apenas jovens Gays a partir dos 18 anos podem ter relações com maiores. Já no caso dos heterossexuais, essa idade cai para 14 anos. Numa situação em que ambos são menores, não existe lei que proíba a relação sexual.

O projeto chega ao Congresso ao mesmo tempo que é lançada uma campanha publicitária em defesa do fim da proibição. Nos cartazes, casais Gays e heterossexuais trocam beijos na boca, sendo que eles têm idades entre 17 e 19 anos.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas, no Chile existem 125.589 jovens homens e 63.795 mulheres também jovens que declararam ter relações sexuais com pessoas do mesmo sexo.

Quando, em 1999, o Movilh conseguiu a liberação das relações Homossexuais entre maiores de 18 anos, deu-se origem a outra desigualdade, pois os jovens GLBTs passaram a ter direitos diferentes dos heterossexuais e isso deve acabar porque viola diversos princípios e direitos, assim como advertiu o próprio Comitê dos Direitos de Adolescente das Nações Unidas" explicou o presidente da entidade.

fonte: Cena G

Projeto de Lei propõe pena de morte aos gays de Uganda

Um absurdo projeto de lei em Uganda propõe pena de morte a todos os gays, assim como condena até sete anos de prisão amigos e familiares que não delatarem os gays às autoridades. Também poderão ser presos, caso esse projeto venha a ser aprovado, os proprietários de imóveis que alugarem casas aos homossexuais. Atualmente, a lei de Uganda condena à prisão qualquer pessoa flagrada praticando atos homossexuais, e ordena pena de morte aos homossexuais ativos que tenham o vírus HIV.

"É uma questão de visibilidade", disse David Cato, que tornou-se ativista após ter sido espancado quatro vezes, preso duas, demitido de seu emprego de professor e exposto nos meios de comunicação porque é gay. "Quando exigimos nossos direitos, eles aprovam leis contra nós".

O projeto de lei foi apresentado após a visita de uma grupo de líderes conservadores que defendem tratamentos de "conversão" de gay em héteros. Ativistas LGBT afirmam que as medidas promovem o ódio e pode dificultar o combate à aids no país.

fonte: G Online

Em site oficial, Bruce Springsteen defende casamento gay

Bruce Springsteen O cantor norte-americano Bruce Springsteen postou em seu site oficial uma mensagem de apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo em Nova Jersey, estado onde nasceu.

"Como muitos de vocês que moram em Nova Jersey, estou acompanhando o progresso da lei do casamento gay que atualmente está sendo considerada em Trenton. Há muito tempo acredito e sempre defendi os direitos dos casais do mesmo sexo e concordo plenamente com o governador [Jon] Corzine quando ele escreveu que, 'a questão do casamento entre iguais deveria ser reconhecida pelo que ela realmente é - uma questão de direitos civis que deve ser aprovada para assegurar que cada cidadão seja igual perante a lei'. Estou plenamente de acordo com essa afirmação e peço àqueles que defendem o tratamento igualitário a nossos irmãos e irmãs gays e lésbicas a fim de que suas vozes sejam ouvidas agora", diz a mensagem.

A expectativa é que, ainda esta semana, o Senado de Nova Jersey analise o projeto de lei que garante direitos plenos aos casais homossexuais.  Os defensores da união gay advertiram que o processo de aprovação pode não ter um final feliz após 19 de janeiro, data em que o republicano Christopher Christie assumirá o governo do estado.

site: http://www.brucespringsteen.net 
fonte: A Capa

Néstor Kirchner: "Sou a favor da união entre pessoas do mesmo sexo"

Néstor Kirchner, ex-presidente da Argentina No momento o parlamento argentino está debatendo projeto de lei que, se aprovado, tornará legal as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. Na semana passada o projeto ganhou um apoio de peso: Néstor Kirchner, ex-presidente da Argentina e hoje principal assessor da presidente Cristina Kirchner.

"Quero que saibam que sou a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo", declarou o ex-presidente da Argentina. A bancada que dá sustentação à presidente Cristina já havia apresentado um projeto de lei que propunha o casamento gay, porém foram derrotados. Agora, a bancada a favor do casamento gay está negociando apoio da esquerda ao projeto.

Ainda sobre a sua declaração favorável a união civil homossexual, Néstor Kirchner disse que a sua posição é "política e filosófica". Para ele "não há razão que justifique um setor da população ter mais direitos do que outros. É completamente justa a exigência (pela aprovação do casamento gay)", declarou Néstor. Segundo os analistas argentinos o apoio do ex-presidente pode ser fundamental para a aprovação do projeto de lei.

fonte: A Capa

Votação do PLC 122 é adiada mais uma vez

A votação do PLC 122 pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado foi mais uma vez adiada. A comissão iria se reunir nesta quarta, 09, mas cancelou o encontro. Na pauta estava o exame de 21 itens, entre eles o projeto que criminaliza a homofobia.

A reunião deve ser realizada na próxima semana, em data a ser divulgada.

Antes de votar o PLC 122, os senadores integrantes da comissão deverão apreciar dois requerimentos que pedem audiência para instruir o projeto. Caso os pedidos sejam aceitos, a votação do projeto será mais uma vez adiada.

fonte: Mix Brasil

"Não me considero feminista", diz Penélope Cruz à revista lésbica

Penelope Cruz Penélope Cruz, 35, é capa da edição de dezembro da revista lésbica "Diva". À publicação, a atriz espanhola comentou sobre o beijo entre ela e sua colega Scarlett Johansson no filme "Vicky Cristina Barcelona".

"Sabia que haveria uma grande reação. Sempre tínhamos histórias maravilhosas para contar sobre o que havia acontecido no set de filmagem por causa do Woody [o diretor Woody Allen]. Conseguíamos rir com todas essas histórias, Scarlet e eu", conta Cruz, que ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel da enlouquecida ex-namorada de Javier Bardem, seu namorado na vida real.

Sobre personagens polêmicos, aliás, Penélope Cruz diz que não tenta julgar as oportunidades que lhe são oferecidas. "Tento manter a mente aberta. Se eu não consigo parar de pensar num roteiro após filmá-lo, sei que precisava fazer parte dele. Isso não acontece com frequência", admite.

Entre outros fatos da carreira da atriz, a revista "Diva" cita o clipe em que Cruz aparece ao lado da irmã Mónica em cenas lésbicas. O vídeo, "Cosas que Contar", do irmão da atriz, Eduardo, chamou a atenção da mídia, que acusou o cantor de se promover às custas da própria Penélope.

Ao final da entrevista, Penélope Cruz diz que é avessa ao termo "feminista". "Tive muitas mulheres fortes e lindas na minha vida. E sou grata por isso. Não me sinto confortável em dar conselhos, ao menos que eles sejam para pessoas próximas a mim. Não me considero um modelo a ser seguido, uma feminista. Sou um pouco alérgica a rótulos. Você não pode viver sua vida olhando para si mesma a partir do ponto de vista dos outros", conclui.

fonte: A Capa

Cinquentinha estreou com caso entre Marília Gabriela e Ângela Vieira

Cinquentinha Estreou ontem na Globo a minissérie “Cinquentinha”, escrita por Aguinaldo Silva e dirigida por Wolf Maya.

O primeiro episódio começou a delinear o caso entre a fotógrafa Mariana (Marília Gabriela) e a jornalista bissexual Leila Fratelli (Ângela Vieira). Na cena, Mariana sai para encher a cara e vai dançar numa boate ao som de Cansei de Ser Sexy. É lá que ele encontra Leila, que foi sua estagiária no passado e acaba de voltar da Europa, onde era correspondente internacional.

Alcoolizadas, as duas conversam na pista de dança e, insinuante, Leila dá em cima da fotógrafa, enchendo-a de elogios. Após algumas cenas de intervalo, as duas aparecem nuas na cama. Transtornada, Mariana veste a roupa e sai correndo do quarto de Leila, garantindo a ela que tudo não passou de um mal entendido.

Ângela Vieira comentou sobre a cena em entrevista ao jornal “Extra”. "Fiquei absolutamente nervosa. Na hora de gravar, ele [Wolf Maia] disse para eu colocar a calcinha cor da pele. Paralisei. Neste momento é que fiquei sabendo que ficaria nua sim. Não esperava. Mas foi só o susto da primeira vez. na segunda, já foi bem mais tranquilo", contou.

Na semana passada, numa coletiva de imprensa, a atriz adiantou que Leila iria se apaixonar por Mariana, mas que, ao final da minissérie, sua personagem se “tornaria heterossexual”. Uma pena, porque as duas fariam um casal perfeito.

fonte: Dykerama

Atriz da série “The O.C.” prefere beijar as mulheres

Mischa Barton Mischa Barton revelou que prefere beijar as garotas. A atriz conta que relaxar numa cena lésbica é muito fácil do que numa cena com um homem. “Não me incomoda beijar outra mulher. Pelo contrário, você fica muito mais relaxada e não há aquela tensão quando você está beijando um homem”.

Famosa pelo personagem de Marissa Cooper, na extinta série “The O.C.”, sua última aparição foi em “The Beautiful Life”, série que foi cancelada após a exibição de apenas dois episódios. Algumas das beldades já tocadas nos lábios por Mischa são Olivia Wilde, a Alex de “The O.C.” e Evan Rachel Wood, em “Once and Again”.

fonte: ParouTudo.com

Quênia não aceita união de casal gay

Daniel Chege Gichia e Charles Ngengi O casamento de dois quenianos na Inglaterra está causando furor em seu país de origem. Daniel Chege Gichia, de 39 anos, e Charles Ngengi, de 40 anos, casaram-se em outubro num cartório de Londres, onde vivem, e a reação no Quênia continua bastante hostil. A população envia cartas aos órgãos públicos e à mídia condenando-os. O casal está sendo acusado de manchar o nome de suas famílias, violar mandamentos divinos e costumes africanos.

No povoado de Daniel, a família foi exposta à vergonha pública. Os irmãos do rapaz foram ameaçados e precisaram se mudar. O tio considera a situação irreversível. O Quênia, assim como quase todo o continente africano, é bastante homofóbico e o simples ato de se declarar homossexual é considerado ilegal. Há dois meses, o país anunciou que fará o primeiro censo de homossexuais com a intenção de combater a aids. Resta saber quem terá a coragem de se declarar gay à pesquisa.

fonte: ParouTudo.com

Governo de São Paulo realiza evento para divulgar lei anti-homofobia

imagem ilustrativa Na quinta-feira (10/12) comemora-se o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para celebrar tal data a Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania e a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual irão realizar um ato para divulgar a lei estadual de combate a homofobia.

A novidade é que agora as pessoas residentes do interior paulista que sofrerem com ataques homofóbicos não mais precisarão ir à capital para fazer a denuncia. Os processos podem ser registrados pelas Procuradorias Regionais. Quando os processos estiverem prontos é que as vitimas deverão se apresentar na capital.

No mesmo dia será reafirmado o Convênio entre a Secretaria da Justiça, Defensoria Pública e Prefeitura de São Paulo. Com isso, as pessoas de baixa renda que fizerem denuncia por terem sofridos ataques homofóbicos e não tiverem dinheiro para advogado, poderão contar com assistência jurídica gratuita. Isso vale para as pessoas da capital e do interior de São Paulo.

Capacitação
Na quinta-feira a Coordenação estadual também promove o III Curso de Capacitação em Direitos Humanos e Diversidade Sexual para gestores públicos do Estado. O evento vai até o daí 11/12 e tem com objetivo capacitar os servidores públicos a respeito dos direitos humanos LGBT.

fonte: A Capa

Alagoas terá Disque Denúncia para a comunidade LGBT

imagem ilustrativa A partir de amanhã, o estado de Alagoas ganhará um Disque Denúncia LGBT. O serviço pretende registrar crimes homofóbicos e casos de violência física ou moral contra a  população LGBT do Estado.

Quem utilizar o serviço será orientado sobre seus direitos e como agir nesses casos. A iniciativa de criar o Disque Denuncia partiu do Grupo Gay de Alagoas, que tem também em seus planos a elaboração de uma mapa da homofobia no Estado.

Se você mora em Alagoas e já sofreu ou sofre algum tipo de discriminação, anote o número: (82) 3221-3955 de segunda a sexta, das 09h às 12h e das 14h às 17h. O Disque Denuncia também atende por email ggal10anos@hotmail.com. Quem preferir pode ir também diretamente ao GGAL, que fica na Rua Barão de Atalaia, 75, no Centro de Maceió.

fonte: A Capa

Beyoncé chega ao Brasil na primeira semana de fevereiro, diz jornal

Beyoncé Beyoncé vai desembarcar no Brasil pela primeira vez na carreira na primeira semana de fevereiro, diz jornal "Destak". Em São Paulo, o show da diva deve acontecer no estádio do Morumbi, cerca de um semana depois do Metallica, que toca no dia 30 de janeiro. As outras cidades que vão recebê-la ainda estariam indefinidas.

A vinda da popstar em fevereiro descarta a possibilidade, levantada pela prefeitura do Rio de Janeiro, de uma apresentação no Ano Novo. Um dos boatos mais recorrentes sobre a turnê da diva seria uma parceria com Ivete Sangalo no carnaval de Salvador.

fonte: AthosGLS

Vereadores de Porto Alegre criam frente de combate à AIDS

Líder no ranking brasileiro de casos de infecção pelo vírus HIV, Porto Alegre ganhou no último dia 3 uma iniciativa legislativa especialmente criada para tentar derrubar essa liderança: a Frente Parlamentar de Luta Contra a AIDS da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A capital gaúcha contabiliza, segundo o Ministério da Saúde, 111,5 casos para cada 100 mil habitantes.

O primeiro passo a ser dado é a criação de um grupo de trabalho para traçar as prioridades de ação para agir contra a disseminação da doença. Estão previstas para serem realizadas tarefas como avaliação das condições dos postos de saúde para atender soropositivos, disponibilização de medicamentos, divulgação das formas de prevenção e verificação de serviços especializados - como a isenção no transporte público por parte da população infectada em Porto Alegre.

A Frente Parlamentar é uma iniciativa do grupo gaúcho de defesa da cidadania LGBT Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade em conjunto com as organizações não-governamentais e redes que compõem o Fórum de ONG AIDS do Rio Grande do Sul, como o GAPA/RS, Fonte Colombo, RNP/POA, RNP, Núcleo de Estudos da Prostituição, Mais Criança, Maria Mulher e Coletivo Feminino Plural.

fonte: Mix Brasil

Mais seis cidades recebem “Do Começo Ao Fim”

divulgação Aos poucos o filme “Do Começo Ao Fim”, de Aluizio Abranches, vai se espalhando pelo Brasil e atendendo às vontades dos ansiosos.

No último final de semana, o filme passou a ser exibido em Belo Horizonte e Campinas, além das demais cidades onde está em cartaz desde a estréia, em 27 de novembro: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador.

A partir desta sexta, 11 de dezembro, mais seis cidades recebem o filme. São elas: Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Recife e Santos.

fonte: Dolado

Personagens poderão assumir relacionamento lésbico na série “Glee”

divulgação O último episódio da primeira temporada da série “Glee”, que será exibido nesta quarta-feira nos Estados Unidos, poderá indicar um relacionamento lésbico entre duas personagens.

Cuidado, spoiler! Segundo o site AfterEllen.com, as líderes de torcida Brittany (Heather Morris) e Santana (Naya Rivera) confessam que estão dormindo juntas. Até aí, nada indica que elas são mesmo um casal, mas se depender da reação das duas ao final do diálogo, tudo leva a crer que é verdade.

Considerada uma das séries mais “gays” da televisão americana dos últimos tempos, “Glee” já tem um personagem homossexual, o soprano Kurt Hummel, interpretado por Chris Colfer.

O elenco conta também com a atriz assumida Jane Lynch, que vive a treinadora Sue. Em entrevista ao jornal “Village Voice”, Lynch adiantou que sua personagem na série não é lésbica. “Se ela precisasse, dormiria com outra mulher. Ela faria qualquer coisa para vencer”, afirmou.

“Glee” vai ao ar no Brasil pelo canal pago Fox.

fonte: Dykerama

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...