sexta-feira, 14 de junho de 2013

Minas Gerais: Travesti é morta com tiro no rosto em Contagem

Na madrugada de quarta-feira (12), uma travesti, de 20 anos, foi morta com um tiro no rosto em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo moradores, a travesti, que tem como nome de registro Otávio Nascimento Valadares, estava em um ponto de prostituição e foi vista entrando pela última vez no carro de um cliente.

O corpo da vítima foi encontrada por um homem que fazia entregas na região. A polícia ainda investiga se o crime se enquadra em um latrocínio ou em crime de ódio. A travesti não tinha antecedentes criminais.

fonte: A Capa

Papa entra diplomaticamente no debate sobre casamento gay

Em encontro com líder anglicano, Francisco falou em preservar 'valores familiares'. Os dois líderes se encontraram pela primeira vez desde que assumiram seus cargos em março

Papa Francisco e o líder mundial dos anglicanos, Justin WelbyNa mesma semana em que foi divulgada a informação de que existe um forte lobby gay dentro do Vaticano, o Papa Francisco voltou a falar sobre o assunto nesta sexta-feira. Durante um encontro do Pontífice com o novo líder mundial dos anglicanos, Justin Welby, Francisco afirmou que está disposto a colaborar para a promoção dos valores familiares “baseados no matrimônio entre um homem e uma mulher”. Em suas declarações a Welby, o chefe da Igreja Católica disse que os dois juntos podem lutar pela promoção do caráter sagrado da vida.

Para funcionários do Vaticano, a declaração de Francisco foi uma forma diplomática de expressar sua posição sobre a união gay sem fazer uma declaração provocadora. Desde que assumiu o lugar de Bento XVI, em março, ele tem se mantido afastado do debate sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

As relações entre as igrejas Católica e Anglicana são ruins há anos, especialmente quando o assunto é a ordenação de mulheres anglicanas como sacerdotes. O encontro desta sexta-feira no Vaticano já é visto por analistas como uma oportunidade para reduzir as tensões entre as duas correntes religiosas.

Os dois reconheceram as profundas diferenças que marcam suas respectivas denominações principalmente sobre questões que perpassam o sacerdócio feminino. Mesmo assim, se comprometeram a buscar unidade ao se encontrarem pela primeira vez, desde que ambos tomaram posse.

Tanto o Papa Francisco quanto Welby são conhecidos por se manifestarem contrariamente à união gay. Na época em que ainda era arcebispo de Buenos Aires, o então cardeal Jorge Mario Bergoglio dizia que a união entre pessoas do mesmo sexo se tratava de “um retrocesso antropológico”. Já o líder espiritual anglicano tem se mostrado contrário ao projeto que quer legalizar o matrimônio gay no Reino Unido. Na semana passada, Welby foi ao Parlamento mostrar sua opinião divergente à proposta.

fonte: O Globo

Arábia Saudita: 5 homens são presos por participarem de casamento gay

Se polícia o ficha como 'gay', você pode sofrer chantagem financeira ou sexual pelo resto da vida

A vida não é nada fácil para os homossexuais na Arábia Saudita. O país, famoso pelo petróleo e seus prédios altíssimos e luxuosos – que não cansam de virar reportagem em programas do Amaury Jr. e similares – ainda reprime e condena a homossexualidade.

Segundo o site britânico “Gay Star News”, cinco homens foram presos por participarem de uma cerimônia que celebrava uma união gay (algo que é proibido no país). A polícia invadiu uma casa, em Meca. Enquanto efetuava as prisões, a maioria dos convidados correu para as montanhas.

As penas aos homossexuais no país variam de prisão e açoitamento até a morte. E mesmo que você não receba nenhuma dessas punições, se for fichado na polícia como gay, isso já significa uma sentença de exclusão.

“Quanto aos cinco homens que estão detidos, mesmo que sejam liberados sem enfrentarem ação judicial, o seu sofrimento não vai acabar. Uma vez que o Hay’ah (polícia religiosa) tenha sua identidade no registro por ser gay, é muito provável que enfrente chantagem financeira e até mesmo sexual”, contou Ali, um estudante de Direito, à reportagem.

“Se as famílias souberem que um membro é gay, não é inédito que eles tentem matar a pessoa, a fim de evitar serem ‘envergonhados’. Se a palavra se espalha para o empregador ou a comunidade em geral, então, não só a pessoa é suscetível de perder seu trabalho, mas de se tornar um pária social”, afirmou o jovem.

fonte: ParouTudo

Escócia: Transexual se muda de cidade após ser comparada a bruxas

Hostilidade vinha de todos os lados contra transexual

JohnstoneA Idade Média ainda está entre nós. Uma transexual afirma que precisou deixar a sua cidade, Johnstone, na Escócia, após não aguentar mais a hostilidade dos moradores, que chegaram a dizer que ela era produto de bruxaria. Só faltaram as fogueiras.

Ao jornal “The Gazette”, Stephanie Smyth, de 32 anos, contou que a população a insultava frequentemente, inclusive dentro de estabelecimentos comerciais, e certa vez um objeto foi arremessado em sua direção na rua.

“Eu diria que cerca de 90% das pessoas julgam. As pessoas precisam acordar e perceber que as pessoas transexuais estão aqui por uma razão. Eu fui forçada a me mudar de lá por causa do abuso que sofri tentando ser quem eu realmente sou, era o inferno”, disse a moça.

Stephanie afirmou que gostaria de fazer campanha contra a transfobia. “Eu acho que há um monte de bullying em torno dele, a sociedade precisa acordar e aceitar estas pessoas.”

fonte: ParouTudo

Rio Grande do Norte: Com decisão do CNJ, casais gays procuram casamento civil no Estado

Resolução obriga cartórios a oficializarem uniões homoafetivas. Tabelião afirma que maioria dos casais ainda tira dúvidas sobre processo.

Felipe e JeanCasais de pessoas do mesmo sexo têm procurado cartórios do Rio Grande do Nortepara oficializar a união. O direito só se tornou possível em maio de 2013, após uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A medida obriga os cartórios de todo o Brasil a oficializar o casamento civil. Segundo tebeliões, maioria dos casais ainda procura informações sobre o processo.

O designer Felipe Sartier e o artista plástico Jean Sartier estão juntos há dois anos.  O casal celebrou a união no último dia dos namorados em uma casa de café no bairro Petrópolis, em Natal. Para eles, foi um momento inesquecível. “Foi muito importante para nós, enquanto casal homossexual que está conseguindo seus direitos. Estamos igualando nossos direitos aos heterossexuais, disse  Felipe.

Agora os dois se preparam para se casar no civil. A documentação já tramita em um cartório da capital há 15 dias. “Todo casal sonha em casar. O casal se constitui de uma relação de afetividade, de amor. A nossa não é diferente. Então, como casal gay, com direito conquistado, decidimos dar esse novo passo, que é legitimar essa relação no cartório.

Desde o dia 16 de maio, a resolução do CNJ obriga os cartórios do país a celebrar o casamento civil  e converter a união estável homoafetiva em casamento. Desde que a resolução entrou em vigor, um cartório localizado no bairro Alecrim  já recebeu o pedido de três casais homoafetivos para celebrar casamento civil. Um deles já foi realizado. Os outros dois estão em fase de analise da documentação.

O tabelião Djanilton Mafra afirma que, por enquanto, a maior parte das pessoas tem ligado para saber como dar entrada no processo. Segundo ele, além de pagar uma taxa de R$ 210 é preciso apresentar uma série de documentos. “Precisa da certidão de nascimento original e atualizada, duas testemunhas, comprovante de residência, declaração assinada por três testemunhas comprovando a união estável, e outros documentos que comprovem a união deles, como conta conjunto, cartão de crédito, INSS. São documentos que provam a união”, concluiu.

fonte: G1

Obama celebra mês do orgulho gay e diz que Estados Unidos estão mais tolerantes

President Barack Obama is photographed during a presidential portrait sitting for an official photo in the Oval Office, Dec. 6, 2012.  (Official White House Photo by Pete Souza)O presidente americano, Barack Obama, celebrou nesta quinta-feira em cerimônia na Casa Branca o mês do orgulho gay e disse que, após anos de pressão, a sociedade americana está mudando e se tornando mais tolerante e aberta.

Obama declarou que a sociedade americana tem 'o duro trabalho de educar, de mostrar empatia por outros' e assegurou que 'os corações e as mentes mudam com o tempo, assim como as leis'.

O presidente lembrou que em 34 estados dos EUA uma pessoa ainda pode ser demitida por 'ser quem é ou por amar a quem ama', algo que, destacou, deve mudar.

Neste sentido, Obama confia que o Senado consiga aprovar com apoio de democratas e republicanos uma lei pensada para proibir a discriminação contra pessoas do grupo LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) nos centros de trabalho.

Obama pode receber um importante respaldo este mês se a Corte Suprema decidir finalmente equiparar em nível federal os casais homossexuais e deixar sem fundamento as leis estaduais que proíbem a união entre pessoas do mesmo sexo.

fonte: G1

Lutador do UFC cria polêmica sobre casamento gay

Apesar da polêmica, Josh Thomson não será punido pelo UFC

Josh ThomsonO ex-campeão peso leve do Strikeforce Josh Thomson provocou polêmica nas redes sociais twitter e facebook. O lutador é contrário às propostas para revogar a lei do estado da Califórnia acerca dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

“Você deve ser permitido a se casar com quem quer que queira? Antes de responder, você deveria ter mais de uma esposa?” – questionou, para em seguida dar início ao debate quente entre os navegantes da grande rede.

“Eu estou somente fazendo uma pergunta. Minha próxima questão é: irmãos devem ter permissão para se casarem com irmãos? Meu ponto é, onde você diferencia as coisas? – perguntou o atleta que considera o casamento entre gays o primeiro passo no caminho que levará as pessoas a legalmente se casarem com animais, crianças ou com os filhos.

“Pessoalmente eu não me importo com quem você se casará, mas eu também sou inteligente o bastante para saber que isso abre uma porta para homens e mulheres tentarem casar com crianças, para os filhos se casarem entre si e as pessoas terem múltiplos maridos e esposas” – prosseguiu.

“Olha, eu não dou a mínima com quem você irá se casar mas minha pergunta para você é por quê está OK para os gays se casarem e você se vira e diz a um cara que ele não pode se casar com uma garotinha da porta ao lado ou à professora que ela não pode se casar com um garotinho da sala dela?”

O presidente do UFC Dana White recentemente suspendeu o peso pesado Matt Mitrione por ter ofendido a lutadora transexual Fallon Fox, que foi chamada de aberração doente, nojenta e mentirosa, mas Thomson não receberá a mesma punição da organização, segundo a declaração do dirigente ao MMA Fighting.

“Ele não disse nada negativo, não disse nada ruim, não disse nada contra casamento gay ou contra gays. Ele apenas apresentou a questão. Isso é estúpido? Aquilo foi provavelmente a coisa mais estúpida que eu já ouvi [...] Ele não feriu ninguém, apenas disse que se as pessoas fossem capazes de fazer o que elas pensam ser divertido, ou que fazem elas se sentirem felizes. Onde isso acaba?”

The Punk foi um dos competidores que migraram do Strikeforce para o UFC. Ele estreou no UFC on Fox 7 contra Nate Diaz e o nocauteou com um chute na cabeça no segundo round.

fonte: Terra

França: Nadadores viram casal em campanha pró-LGBT

Florent Manaudou e Frédérick BousquetOs nadadores olímpicos franceses Florent Manaudou e Frédérick Bousquet, ambos heterossexuais, posaram no chuveiro em uma campanha anti-homofobia. Manaudou e Bousquet fazem parte da exposição “Casais Imaginários”, do fotógrafo Olivier Ciappa.

A França tem vivenciado diversos problemas com o aumento do nível de violência anti-gay, especialmente após a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Recentemente, um garoto gay de 18 anos é foi morto por skinheads em Paris.

Outro fato curioso é que Bousquet é casado com a irmã de Manaudou, Laure, com quem tem uma filha! Então a foto não deve causar problemas, já que está tudo em família, né?!

Enquanto isso, vamos relembrar a dupla, junto com outros nadadores, em campanha para a marca de cuecas e sungas HOM?! Veja todas as fotos aqui e o vídeo a seguir…

fonte: Pheeno

Sandy diz que seu público é de gays e casais heterossexuais

SandyA cantora Sandy disse, durante lançamento do seu novo álbum "Sim", que seu público é formado por gays e casais heterossexuais. De acordo com ela, a mudança aconteceu quando ela investiu na carreira solo.

Aliás, não foi só seu público que mudou, Sandy também diz que está em outra fase da vida, apesar de sentir falta de cantar com o irmão, Júnior. "Tudo tem sua fase e agora está vivendo um momento mais maduro com a vida de casada".

De acordo com ela, o "Sim" é álbum sobre positividade. "O meu álbum sempre reflete o que eu estou sentindo no momento", disse. O trabalho traz cinco músicas que foram lançadas no ano passado.

fonte: A Tarde

Itália: Fascistas criaram ‘ilha gay’ para confinar homossexuais

Há 75 anos, durante regime de Mussolini, grupo de 'degenerados' foi enviado para San Domino, no Adriático.

Ilha de San DominoHá 75 anos, durante o fascismo na Itália, um grupo de homens rotulados de 'degenerados', foram expulsos de casa e internados em uma ilha.

Eles eram mantidos em cárcere privado, mas alguns deles dizem ter vivido uma experiência liberalizante nesta que teria sido a primeira comunidade abertamente gay do país.

Todos os anos, turistas são atraídos pela beleza dessa pequena faixa de ilhas vulcânicas do Mar Adriático.

Mas apenas recentemente um grupo de visitantes chegou ao arquipélago de Tremiti, não apenas para aproveitar a paz e o sossego do lugar, mas para lembrar um fato importante.

O grupo era formado por ativistas de direitos dos gays, lésbicas e transgêneros.

Eles vieram para realizar uma pequena cerimônia relembrando um triste episódio ocorrido na ilha há 70 anos.

Benito Mussolini'Avanço da degeneração'
Por volta do final dos anos 1930, o arquipélago teve participação importante no esforço dos fascistas de Benito Mussolinide suprimir a homossexualidade.

Os gays atrapalhavam o projeto do líder fascista do país, Benito Mussolini, que queria disseminar uma Itália de imagem masculina.

'Fascismo é um regime viril. Portanto, os italianos são fortes e masculinos, e é impossível que a homossexualidade possa existir no regime fascista', diz o professor de história da Universidade de Bergamo, Lorenzo Benadusi.

Assim, a estratégia era a de encobrir a questão de todas as formas possíveis.

Leis discriminatórias contra gays acabaram não sendo aprovadas na época, mas o clima criado não permitia manifestações de homossexualidade, que poderiam ser vigorosamente reprimidas.

E um prefeito da cidade siciliana de Catania tirou grande proveito dessa atmosfera de repressão de Mussolini.

'Nós notamos que alguns clubes, praias e lugares nas montanhas recebem muitos desses homens doentes e jovens de todas as classes sociais buscam a sua companhia', escreveu.

Ele estava determinado a combater o 'avanço da degeneração' na cidade 'ou, pelo menos, conter a aberração sexual que ofende a moralidade e que é um desastre para a saúde pública e para o melhoramento da raça'.

E ele continuou: 'Este demônio precisa ser atacado e queimado na sua essência'.

Livro
Assim, em 1938, cerca de 45 homens acusados de serem homossexuais em Catania, na Sicília, foram presos e enviados a um exílio interno.

Subitamente, o grupo se viu confinado a 600 km de distância, na ilha de San Domino, em Tremitis, no Mar Adriático.

O episódio foi totalmente esquecido. Acredita-se que ninguém que tenha enfrentado a punição continue vivo atualmente e existem apenas poucos relatos do que aconteceu na ilha.

Mas, no livro 'A Ilha e a Cidade', os pesquisadores Gianfranco Goretti e Tommaso Giartosi falam de dezenas de homens, a maioria de Catania, e as duras condições que enfrentaram em San Domino.

Eles teriam chegado algemados e então abrigados numa casa ampla de dormitórios espartanos, sem eletricidade ou água encanada.

'Nós ficávamos curiosos, porque eles eram chamados de 'as garotas'', conta Carmela Santoro, uma moradora da ilha que era apenas uma criança quando os exilados gays começaram a chegar.

'Nós íamos assisti-los a sair do barco... todos bem vestidos, no verão, com meias brancas... de chapéu. E nós vínhamos vê-los com surpresa... 'olha aquela uma, como ela se mexe!' Mas nós não tínhamos nenhum contato com eles'.

Outro morador, Attilio Carducci, relembra quando um sinal sonoro tocava às 8 da noite todos os dias, anunciando que os homens não podiam mais ficar do lado de fora.

'Eles eram trancados dentro dos dormitórios e ficavam sob vigilância da polícia', relembra.

'Meu pai sempre falava bem deles. Ele nunca teve nada de mal a dizer sobre eles - e ele era um representante local fascista'.

Os prisioneiros sabiam que a exposição de sua homossexualidade teria causado vergonha e raiva de seus familiares em lares extremamente conservadores nas cidades e vilas italianas.

Um pouco dessa atmosfera é capturada na carta de um filho para um pai pobre e agricultor. Ele estava estudando para ser padre quando foi preso.

Implorando às autoridades judiciais para deixá-lo ir pra casa, ele escreveu: 'Imagine, Sua Excelência, o dor do meu amado pai. Que desonra para ele!'

'Exílio por cinco anos... Isso me enlouquece só em pensar'.

O prisioneiro, identificado apenas como Orazio L, requisitou a chance de deixar a ilha para 'servir à Pátria' no Exército.

'Me tornar soldado, e depois retornar ao seminário para viver em confinamento é o único jeito no qual eu posso reparar o escândalo e a desonra para a minha família', escreveu.

Nem tão ruim
Mas alguns relatos dados por ex-exilados gays indicam que a vida não era tão ruim em San Domino.

Eles descrevem o dia a dia em um regime de prisão comparativamente tranquilo.

Sem querer, os fascistas criaram um canto na Itália onde se era esperado ser abertamente gay.

Pela primeira vez na vida, os homens podiam ser eles mesmos, livres do estigma que normalmente os circundava na devota Itália católica dos anos 1930.

O relato de um ex-prisioneiro da ilha explicou o que isso significava, numa rara entrevista publicada há alguns anos na revista gay Babilonia. Ele disse que de certa forma, os homens viviam melhor na ilha do que fora dela.

'Naquela época se você era um femmenella (gíria italiana para homem gay), você não poderia nem mesmo sair de casa ou se fazer perceber, a polícia prenderia você', disse ele de sua cidade natal, perto de Nápoles.

'Na ilha, de um outro lado, nós celebrávamos nossos dias de santo ou a chegada de alguém novo. Nós fazíamos teatro e podíamos nos vestir de mulher que ninguém dizia nada'.

E para completar, claro, ele disse que existiam romances e até mesmo brigas.

Alguns prisioneiros partiram, disse Giuseppe, com o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, e o consequente fim do regime de confinamento de San Domino. Os prisioneiros foram então colocados numa espécie de confinamento doméstico nas cidades de onde eles vieram.

Exclusivamente gay
Um grande número de homens gays foram internados junto com prisioneiros políticos em outras pequenas ilhas, como Ustica e Lampedusa, mas San Domino foi única em que todos os exilados eram gays.

É extremamente irônico, levando em conta a situação na Itália daquele tempo, que os gays pudessem encontrar um certo grau de liberdade apenas em uma prisão numa ilha.

Na celebração dos gays ativistas de direitos humanos, que se reuniram no arquipélago há algumas semanas, foi inaugurada uma placa em memória dos exilados.

O marco será uma lembrança perene da perseguição de Mussolini contra homossexuais na Itália.

'Isto é necessário, porque ninguém sabe o que aconteceu naqueles anos', disse um dos ativistas, Ivan Scalfarotto, que também é membro do Parlamento, em Roma.

Ele afirma que a comunidade gay ainda sofre na Itália. Os homossexuais não são mais presos e despachados para ilhas, mas até mesmo hoje em dia eles não são considerados cidadãos 'classe A'.

Para Scalfarotto, ainda existe o estigma social ligado à homofobia na Itália, já que o Estado não estende todos os direitos civis a casais homossexuais.

Por isso, Scalfarotto acredita que a luta pela igualdade continua na Itália.

fonte: G1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...