sábado, 2 de outubro de 2010

Rio de Janeiro: Sargento gay é candidato e promete mudanças no Código Militar

Candidato a deputado federal, Cláudio Rocha (PCdoB) pretende mudar o Código Militar brasileiro

sargento gay candidatoBandeira do arco-íris (símbolo da comunidade LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), carro de som tocando música de boate e um militante com megafone em punho anunciando: "votem em Cláudio Rocha. Gay e militar". É assim que acontece o corpo a corpo de Cláudio Rocha pelas ruas do Rio de Janeiro, candidato a deputado federal pelo PCdoB. Sargento da Marinha e homossexual assumido, o jovem de 32 anos almeja uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília, para tentar mudar o Código Militar brasileiro, retirando sanções a gays.

De origem humilde, Cláudio faz uma campanha simples, mas sonha grande. Os amigos ajudam na medida do possível. Boa parte dos gastos com material da candidatura, como placas, folhetos, faixas e carro de som, é bancada pelas "dobradas", que são alianças com candidatos a deputado estadual.

No dia em que concedeu entrevista ao Terra, Cláudio estava com a voz um pouco rouca, já sacrificada pelas conversas com a população durante os últimos três meses. Em Copacabana, bairro boêmio e de muita concentração do público LGBT, fazia um pouco de frio para os padrões carioca, cerca de 19º, e às vezes garoava, o que só piorava a situação do candidato. Mesmo assim, ele prosseguiu com o corpo a corpo até o final da tarde. "Não é moleza. Pra conseguir voto tem que ser assim mesmo, rua o tempo todo. A campanha é simples. Além disso, sofro preconceito no partido. Até agora não exibiram minha candidatura no horário eleitoral na televisão", lamentou.

fonte: Terra

"Vale Tudo" volta ao ar nesta segunda, com casal de lésbicas, príncipe gay e muito mais

Vale_TudoO canal de TV fechado "Viva" começa a partir desta segunda-feira (4 de outubro) uma reprise revolucionária: a novela "Vale Tudo", produzida pela Rede Globo e originalmente exibida entre maio de 1988 e janeiro de 1989.

A novidade foi saudada com euforia por fãs e nostálgicos da TV brasileira. "Vale Tudo" é até hoje considerada uma das novelas mais importantes da história da dramaturgia nacional, sendo frequentemente citada em listas das melhores novelas de todos os tempos - ficando sempre em segundo lugar, perdendo o posto de primeira para "Roque Santeiro" (85/86).

Enquanto "Roque..." está sendo lançada no mercado em box com 16 DVDs pela Globo Marcas, "Vale Tudo" chega para exibição no "Viva" - canal ligado, claro, à própria Globo. Enfim, parece que as novelas antológicas realizadas nas décadas de 70 e 80 começam a tornar-se mais acessíveis aos colecionadores.

"Vale Tudo" é uma novela que, mais de 20 anos depois, continua atual - afinal, mostra um Brasil decadente, dominado por tubarões econômicos, políticos corruptos, crimes do colarinho branco, empresários calhordas e populares se dividindo entre os honestos e os oportunistas desonestos. Alguma semelhança com 2010 às portas da eleição? - ironicamente, a novela entra no ar um dia depois do domingo eleitoreiro.

Através da história da batalhadora Raquel (Regina Duarte), duelando com sua filha mau caráter Maria de Fátima (Glória Pires), os autores Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères montam um mosaico do país, com seus diversos tipos e representações.

Não faltam detalhes antológicos que entraram para o imaginário coletivo: a vilã esnobe Odete Roitman (Beatriz Segall), a alcoólatra Heleninha (Renata Sorrah), o bofe César Ribeiro e suas sungas cavadíssimas (Carlos Alberto Ricelli), o charme irresistível da editora de modas Solange Duprat (Lídia Brondi), a trilha sonora arrasadora - dominada por Cazuza: na abertura, Gal Costa canta "Brasil", composta pelo cantor em parceria com George Israel e Nilo Romero, e o próprio Cazuza canta "Faz Parte do Meu Show", tema de Solange.

E em matéria de temática gay, a novela também foi ousada: o casal de lésbicas Laís (Cristina Prochaska) e Cecília (Lala Deheizelin) foi um dos pioneiros na TV. Cecília morre na primeira fase, dando margem à discussão sobre herança e parceria civil - o irmão dela, o explorador Marco Aurélio (Reginaldo Faria) tenta impedir que Laís herde a pousada que as duas gerenciavam em Búzios. Mais tarde, entra na história Marília (Bia Seidl), para fazer par romântico com Laís.

Isso sem falar no último capítulo, que reserva uma subtrama absolutamente gay: a entrada em cena do príncipe italiano Giovanni (interpretado pelo hoje ex-líder do Clube das Mulheres, Marcos Manzanno), para um desfecho inesquecível. Quem não viu ou não tinha nascido, ou ainda não rastreou a novela no YouTube e nos sites de download da vida, não deve perder.

"Vale Tudo" será exibida à 0h45, de segunda a sexta, com reprise as 12h.

fonte: A Capa

Paraná: Prefeito de Maringá veta projeto Escola sem Homofobia

O prefeito de Maringá Silvio Barros vetou nesta semana um projeto de lei aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores do município paranaense. Apresentado pelos vereadores Luiz do Postinho (PRP), Manoel Álvares Sobrinho (PCdoB) e Evandro Júnior (PSDB), a proposta criaria o programa municipal Escola sem Homofobia. A iniciativa incluiria políticas públicas para erradicar o preconceito contra homossexuais nas escolas da cidade.

Entre as sugestões do projeto, estaria a capacitação dos professores, aulas de educação sexual e campanhas contra a homofobia e bullying (perseguição) no ambiente escolar. Em seu veto, o prefeito afirmou: “Entendemos que se o objetivo é promover um ensino seguro e receptivo, a superexposição de tal tema, tão carregado de controvérsias e diversidade de opiniões, traria mais preconceito e segregação”, mas alegou que as divergências religiosas no trato do tema seriam suficientes para vetar o projeto que foi rejeitado pelo alcaide. Agora a Câmara Municipal tem 30 dias para concordar ou discordar do veto do prefeito.

fonte: Lado A

Autora de 'Ti-ti-ti' descarta novo romance gay na trama

Ainda não será desta vez que Julinho (André Arteche) vai conseguir um substituto para Osmar (Gustavo Leão)

tititi gays 3Julinho (André Arteche) não vai engatar um namoro com o Doutor Eduardo (Josafá Filho), ao contrário dos boatos de que este seria seu novo par romântico na trama de Ti-ti-ti. As informações são da coluna Telinha, de Leonardo Ferreira no Extra Online.

Maria Adelaide Amaral, autora da novela, avisou que Julinho e o médico não são e jamais serão um casal. Ela disse ainda que vai demorar muito tempo para Julinho encontrar o homem que vai substituir Osmar (Gustavo Leão), que morreu no início da história.

fonte: Terra

Paraguai: Militância realiza primeiro festival gay

Paraguai realiza no sábado seu primeiro festival de celebração da diversidade sexual

festival gay paraguaiA recém-organizada militância do Paraguai vai realizar no próximo sábado, 2, seu 1º Festival por La Igualdad y La Liberdad, que começa às 9h30, no Panteón de los Héroes. O evento vai contar com apresentações musicais e teatrais de Mnesis, Dayana Urunaga, Hugo Ferreira, Rolando Chaparro e Teatro Contramano.

A programação do primeiro evento organizado de celebração da diversidade sexual no país vizinho vai se estender até as 13h30 de sábado. A organização é do grupo SomosGay, que pediu aos participantes para que levem rosas à manifestação.

fonte: MixBrasil

Rio de Janeiro: Pastor homofóbico espalha outdoors contra gays

sila malafaia outdoorO pastor da Silas Malafaia, da Assembléia de Deus, espalhou esta semana outdoors na cidade do Rio de Janeiro (600 ao total, segundo a Associação Vitória em Cristo, que financiou a iniciativa) com o dizer: “Em favor da família e preservação da espécie humana. Deus fez macho e fêmea.”

A iniciativa teria a intenção de chamar a atenção do público a barrar leis que violam, segundo a entidade, os princípios cristãos. “Precisamos despertar para a gravidade dessa questão. Somente com Cristo é possível preservar os valores estabelecidos na Bíblia para a família. O povo de Deus tem papel fundamental na propagação dessa verdade. Não podemos olhar um quadro desafiador como esse e ficar de braços cruzados“, defende o pastor em seu site.

Malafaia se refere às leis que criminalizam o preconceito contra homossexuais, que segundo ele vai limitar o seu direito de pensar e se expressar contrariamente,  e as leis que promovem direitos, como a da união civil entre pessoas do mesmo sexo. Para o religioso, Deus criou os cromossomos X e Y, não havendo um cromossomo homossexual (?). Malafaia possui ainda programa de TV em que constantemente aborda  tema e promove campanhas contra os direitos homossexuais.

O pastor que foi indicado em segundo lugar pela lista Os inimigos públicos dos gays no Brasil 2010, publicada pela Lado A, deve chegar ao topo da lista no próximo ano.  Para ver a lista completa, clique aqui.

fonte: Lado A

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...