sábado, 23 de março de 2013

Avenida Paulista reúne ‘beijaço gay’ em protesto contra Marco Feliciano

Deputado do PSC-SP e pastor responde a ação no STF por homofobia. Ele foi indicado à presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Beijaço de Repúdio 02A três dias da decisão sobre a permanência ou não do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) à frente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, mais um protesto ocorrido neste sábado, na avenida Paulista, reforçou a rejeição ao parlamentar.

Desde que o líder religioso fez comentários preconceituosos contra homossexuais e negros por meio das redes sociais, vários segmentos da sociedade têm defendido o afastamento dele da presidência da comissão. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) que, no último dia 20, apelou para que o deputado renunciasse ao cargo, deve tomar uma decisão sobre o caso até a próxima terça-feira.

Como forma de ironizar a conduta do parlamentar, um pequeno grupo de gays e simpatizantes da causa se reuniu, no final da tarde de hoje, no Beijaço de Repúdio, ato organizado por meio do Facebook. A manifestação, na esquina da avenida Paulista com a rua da Consolação, próximo à região central, foi organizada pelo historiador Augusto Patrini, 32 anos.

Beijaço de Repúdio 01
Beijaço de Repúdio 03

"Com esse ato, queremos mostrar que o amor entre duas pessoas - não importa o sexo - é uma coisa bonita e não tem nada de vergonhoso, ao contrário do que prega o deputado Feliciano", disse Patrini. "Ele é uma pessoa racista e homofóbica e não pode estar em uma comissão de Direitos Humanos", acrescentou.

fonte: Terra

Estados Unidos: Maioria da população apoia casamento gay, apontam pesquisas

A maioria dos americanos apoia o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a igualdade de direitos para todos os casais, segundo as pesquisas publicadas nesta sexta-feira, quatro dias antes que a Suprema Corte dos Estados Unidos examine o tema.

O casamento gay na Califórnia e a questão dos direitos federais para os casais homossexuais casados legalmente serão debatidos na próximas terça e quarta-feira na Suprema Corte.

Segundo a pesquisa do Instituto Público de Pesquisa de Religião (Public Religion Research Institute, PRRI), 52% dos entrevistados disseram ser a favor do casamento gay e 42% afirmaram ser contrários. Na Califórnia, o apoio atinge 57%.

Por outro lado, um a cada dois americanos quer que o estado federal reconheça o casamento homossexual, que está legalizado em nove estados, além de Washington DC.

O estudo do PRRI aponta grandes diferenças em função da idade, religião e posição política.

Dessa forma, sete jovens (entre 18 e 29 anos) a cada dez são a favor do casamento gay, dos quais 58% afirmam ser republicanos. Em troca, entre os idosos acima de 65 anos, apenas 36% aprovam, dos quais 14% afirmam ser republicanos.

'Estamos em um ponto de inflexão no tema do casamento gay, impulsionado principalmente por um enorme apoio entre os jovens, mas também de maneira mais geral por uma mudança de opinião', disse em um comunicado Robert P. Jones, presidente de PRRI.

No plano religioso, o casamento gay é apoiado principalmente pelos judeus (81%), pelos que não têm afiliação religiosa (76%), pelos católicos hispânicos (59%), pelos católicos brancos (58%) e pelos protestantes (55%). Se opõem os brancos evangélicos (71%), os protestantes hispânicos (65%) e os protestantes negros (57%).

Em uma pesquisa do Instituto Gallup, 54% dos americanos afirmam, no entanto, que votariam a favor de uma lei que conceda aos casais do mesmo sexo benefícios iguais que casais heterossexuais.

Esta pesquisa, como muitas outras nas últimas semanas, mostra uma tendência crescente da opinião pública americana a favor da união gay.

fonte: G1

Para namorado não voltar ao pornô, Marc Jacobs vai bancar negócio para ele

Harry Louis e Marc JacobsDesde que começou a namorar com Marc Jacobs, em 2012, Harry Louis decidiu largar os filmes pornôs. E embora o ator afirme que o namorado não o pressionou sobre a decisão, o jogo parece ter mudado.

Segundo a imprensa internacional, Jacobs quer abrir uma loja de chocolates caseiros para Louis deixar a carreira polêmica.

“O Harry sabe fazer chocolates como ninguém, de diversos tipos. A mãe dele o ensinou desde pequeno a cozinhar”, contou uma fonte.

Jacobs teria comprado um espaço de luxo em um shopping de Nova York para que Louis administre e ensine aos funcionários suas receitas.

Quando começou a namorar Jacobs, Harry Louis ainda tinha compromisso com a produtora pornô Lucas Entertainment, mas o estilista também teria pagado a multa de quebra de contrato. Que namorado bom esse, né?!

fonte: Pheeno

Lucas Barreto, ex-peão da “Fazenda de Verão” posa nu em ensaio sensual

Lucas Barreto, que já foi capa da G Magazine e foi expulso do reality “Fazenda de Verão”, posou para o site Virgula Boy, em um ensaio, clicado por Enio Tosta, super apimentado!

Lucas Barreto 01
Lucas Barreto 02
Lucas Barreto 03
Lucas Barreto 04
Lucas Barreto 05
Lucas Barreto 06
Lucas Barreto 07
Lucas Barreto 08
Lucas Barreto 09
Lucas Barreto 10
Lucas Barreto 15
Lucas Barreto 13
Lucas Barreto 11
Lucas Barreto 12
Lucas Barreto 14

fonte: Pheeno

Estados Unidos: Mais de 80% dos estudantes LGBT em Nova York já sofreram preconceito na escola, diz estudo

O estado de Nova York é considerado tradicionalmente liberal em relação à orientação sexual de seus habitantes, mas a fama pode não se estender ao sistema educacional. Uma pesquisa recente mostrou que a maioria dos estudantes LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) no colégio já sofreram assédio.

Um relatório divulgado pelo “Gay, Lesbian, and Straight Education Network” (GLSEN), baseado em pesquisas feitas em 2011, afirma que 81% dos estudantes LGBT já sofreram algum tipo de abuso verbal devido à sua orientação sexual, enquanto 29% experimentaram abusos psicológicos e 13% declararam terem sofrido violência física.

Nove entre dez estudantes disseram já ter ouvido outros colegas fazendo comentários preconceituosos ou negativos sobre o grupo pesquisado. E seis a cada dez estudantes LGBT não se sentem seguros na escola.

“Embora tenhamos visto alguns progressos nacionais nesses 14 anos desde que começamos essas pesquisas, ainda há muito trabalho para assegurar que todas as escolas de Nova York sejam ambientes seguros e acolhedores para os estudantes LGBT” afirmou Eliza Byard, diretora executiva da GLSEN, em um comunicado.

fonte: Extra

Cuba: Eleição de vereadora transexual reflete mudanças na ilha

Hernández virou símbolo nacional dos ativistas cubanos promovendo maiores direitos para lésbicas, gays, bissexuais e transexuais

TRANSGENDER BURNETT NSPR 1José Agustín Hernández pode não ser exatamente o tipo de Homem Novo que, segundo Che Guevara, daria forma ao socialismo cubano.  

Hernández, 48 anos, que se identifica como mulher e atende pelo nome de Adela, está mais propenso a colocar um funcionário público preguiçoso no seu devido lugar do que cortar cana-de-açúcar com facão. E é mais provável pegá-la levando água para casa num salto plataforma do que batendo perna pelas ruas de uniforme e coturno.  

Assim, Hernández ficou mais do que satisfeita quando se tornou a primeira transgênero a ser eleita para um cargo público em Cuba, país cujo governo antes via a homossexualidade como uma aberração perigosa e, na década de 1960, despachava homens gays para campos de trabalho.  

"É uma conquista enorme", disse Hernández, referindo-se à sua eleição em novembro para a câmara municipal desta cidade costeira onde representa os cerca de dois mil habitantes de seu bairro carente. Ela levantou as sobrancelhas pintadas e falou: "É inédito um país tão homofóbico mudar de forma tão drástica".  

Por mais modestos que sejam os novos poderes oficiais de Hernández, sua subida ao primeiro degrau da hierarquia política cubana é uma amostra de como as atitudes evoluíram por aqui, principalmente na década passada, conforme a liderança foi se afastando paulatinamente dos velhos preconceitos, a internet criava novas ligações entre lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros; e a filha de Raúl Castro, Mariela Castro Espín, defendia sua causa.  

"Os tempos mudaram", afirmou Alberto Hernández, 53 anos, agricultor que mora perto de José Augustín Hernández, mas não é seu parente. Ele votou nela porque a candidata é inflexível e trabalha duro. "A sexualidade é assunto dela", acrescentou o vizinho.  

Nem todos concordam com essa visão. Luisa Cardenas Del Sol, 72 anos, professora aposentada de enfermagem que não vive no distrito eleitoral de Hernández, afirmou que não teria votado nela.  

— Respeito sua vida pessoal, mas ela nos representar no governo municipal? Não.   

Mesmo tendo crescido em meio ao conservadorismo rural e à discriminação de uma cidade açucareira do centro de Cuba, José Hernández disse que teve interesse precoce por roupas femininas e que seu primeiro contato sexual foi com um homem de 21 anos, quando ele tinha sete — um encontro que agora ela lamenta como sendo "muito novo", mas nega ter sido estupro.  

Segundo conta, ela costumava apanhar do pai, trabalhador de uma destilaria, que a entregou à polícia aos 16 anos — na vã esperança de que a cadeia pudesse mudar sua expressão de gênero. Hernández passou dois anos presa acusada de "periculosidade social" e depois começou vida nova em Caibarién, onde morou como mulher.  

"Ela caiu feito uma bomba nesta cidade de pescadores cheia de machos", disse Pedro Manuel González, escritor local. "Foi um senhor escândalo."  

Entretanto, a sinceridade e a coragem de Hernández conquistaram os vizinhos, contaram González e outros moradores. Ela foi trabalhar lavando o chão do hospital e, mais tarde, estudou enfermagem. Comunista confessa, ela chegou a se tornar chefe do Comitê para a Defesa da Revolução de sua quadra — a associação que, entre outras coisas, policia a lealdade política dos moradores.  

Hoje em dia, Hernández concilia o trabalho como técnica de eletrocardiograma e suas aparições ocasionais num cabaré como drag queen com as necessidades de seu bairro com casas de blocos de concreto e esgoto a céu aberto. Até agora, ela convenceu as autoridades a instalar água corrente na clínica local, que recorreu a baldes durante seis anos; garantiu iluminação pública para a rua principal; e conseguiu que a loja de ração encomendasse leite extra para as crianças.  

Embora fossem preocupações locais, Hernández logo virou símbolo nacional dos ativistas cubanos promovendo maiores direitos para lésbicas, gays, bissexuais e transexuais.  

Castro, diretora do Centro Nacional para a Educação Sexual, enviou um representante em novembro para ver Hernández e lhe informar sobre a cirurgia de mudança de sexo, a qual, desde 2008, é oferecida gratuitamente pelo sistema de saúde pública de Cuba. Hernández, que desenvolveu seios graças a hormônios femininos, está cogitando a operação; até sua realização, ela é considerada legalmente homem.  

"Sua eleição prova que os cubanos podem vencer preconceitos quando se trata de eleger alguém", Castro afirmou durante entrevista. Castro, que foi eleita para a Assembleia Nacional em fevereiro — num processo visto pelos críticos como artificial porque apenas um candidato aparece na cédula para cada vaga — está defendendo a legalização das uniões entre pessoas do mesmo sexo.  

Para muitos, o ativismo de Castro merece o crédito pela suavização da postura oficial em relação a gays e lésbicas. Entrevistado pelo jornal mexicano La Jornada, em agosto de 2010, Fidel Castro assumiu a responsabilidade pelo que qualificou de "grande injustiça" cometida contra os homossexuais. Os cubanos continuam desbragadamente machões e "bicha" é uma ofensa usada com liberalidade, mas os LGBT agora detêm empregos públicos e se reúnem abertamente em boates ou na praia.  

Tal abertura foi testada recentemente por uma exposição altamente explícita de arte homoerótica numa galeria estatal no centro de Havana. Mais de mil pessoas compareceram à abertura em janeiro para ver uma instalação do artista havanês Humberto Díaz, envolvendo duas mulheres cobertas com filme plástico fazendo sexo oral no chão da galeria.  

"Isso seria impossível dez anos atrás", disse Piter Ortega, curador da exibição. "O contexto social não estava amadurecido."  

Não que a exposição tenha escapado à atenção das autoridades: Ortega afirmou que representantes da segurança estatal e do Partido Comunista visitaram a galeria e exigiram um relatório sobre a fotografia de um homem negro e outro branco agarrando-se num beijo escondido por um boné com a insígnia da Polícia Nacional Cubana.  

Francisco Rodríguez Cruz, famoso blogueiro gay, disse que a internet fez avançar os direitos gays ao conectar homossexuais de toda a ilha, criando um fórum de debate. A maioria dos cubanos não tem acesso à internet, mas muitos baixam reportagens e as compartilham em pen drives.  

Porém, os direitos devem ser sagrados pela lei cubana, afirmou Rodríguez. "Não basta apenas você me tolerar", apontando para o fato de que casais do mesmo sexo não foram reconhecidos num censo recente. "Segundo a lei, você deveria ter de me respeitar."  

Para alguns, os direitos gays avançaram bastante, embora pouco tenha mudado em áreas como liberdade de expressão, ativismo político e democracia.  

"Esta exposição é uma forma de dissidência, dissidência gay", garantiu Ortega, o curador. "Porém, caso fosse dissidência política, nunca teria acontecido."  

Isso não quer dizer que Hernández não tenha enfrentado resistência. Poucos dias depois de sua eleição, ela ouviu um vizinho reclamando de haver um homossexual no governo.  

"Entrei direto na casa dele e perguntei: 'Você prefere uma bicha ou um ladrão?'", ela questionou, referindo-se à reputação de corrupto do predecessor.  

Seu tempo é gasto pelos problemas do bairro, onde as casas não têm água corrente e ocorrem inundações com frequência durante tempestades.

Hernández não foi escolhida em meio às listas de vereadores para a Assembleia Nacional, em fevereiro, assim sua vida política, durante os próximos anos, ficará restrita a Caibarién.  

Segundo a vereadora, no entanto, sua presença na câmara — e na imprensa nacional e internacional — vai abrir caminho para outros LGBT terem um papel mais proeminente na vida pública.  

"Eu abri a porta", declarou Hernández, em pé diante da casa de madeira de um só cômodo, sem banheiro nem telefone, onde ela mora com o parceiro de 21 anos, Uvaíl Rodríguez.

— Atrás de mim, agora existe um espaço pelo qual as outras pessoas podem caminhar.

fonte: R7

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...