sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Rio Sem Homofobia lança cartilha sobre direitos de travestis e transexuais

riosemhomofobiaO Programa Rio Sem Homofobia, da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, lançou hoje (28) uma cartilha sobre direitos civis de travestis e transexuais, para celebrar o Dia Nacional de Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro. As peças informativas circularão na internet e serão distribuídas em locais frequentados pelos travestis e transexuais, como bares e boates. As cartilhas também vão estar disponíveis em delegacias de polícia, postos de saúde, escolas e outros órgãos públicos.

“A comunidade de travestis e transexuais é a mais atingida pela intolerância e pelo ódio”, afirmou o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da secretaria, Cláudio Nascimento, coordenador do Programa Rio Sem Homofobia. “Elas [travestis e transexuais] são xingadas, violentadas e carregam um estigma criminoso, que deve ser revertido”.

De acordo com dados da secretaria, entre março e dezembro de 2010 foram feitos 92 atendimentos a travestis e transexuais. A maioria, 55 casos (60% do total), estava diretamente relacionada à violência. Os demais diziam respeito à retificação de registro civil para mudança de nome e busca por outros direitos.

Programa pioneiro de cidadania do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bisexuais e Transgêneros), o Rio Sem Homofobia mantém um núcleo de atendimento e um serviço telefônico que, em sete meses de funcionamento, recebeu mais de 2 mil chamadas. Através do número 0800-023-45-67 os homossexuais podem denunciar atos de violência, preconceito ou obter informações sobre direitos civis.

fonte: UOL

Estados Unidos: Secretário de Defesa quer começar formação para admitir gays no Exército

O secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, ordenou nesta sexta-feira que o Pentágono desenvolva para a próxima sexta-feira um plano de formação de tropas que abra caminho para a incorporação de soldados abertamente homossexuais no Exército.

Em um memorando dirigido ao subsecretário de Defesa, Clifford L. Stanley, ao qual a Agência Efe teve acesso, Gates exige ter em mãos no dia 4 de fevereiro um plano para implementar a derrogação da lei que impedia a participação de homossexuais nas Forças Armadas, e que foi abolida em 22 de dezembro.

"Esta não é uma mudança que deve ser feita gradualmente. Os passos que conduzem à derrogação devem ser cumpridos em todo o Departamento ao mesmo tempo e ser consistentes com os padrões de preparação e efetividade militar, coesão das unidades e recrutamento, e retenção das Forças Armadas", indica Gates.

Apesar de o Senado e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, terem ordenado o fim da lei, conhecida como "Don''t Ask, Don''t Tell", a nova política não será implementada até que Gates e o chefe do Estado-Maior Conjunto, Mike Mullen, garantam que as mudanças não prejudicarão as Forças Armadas.

Grande parte desse processo de avaliação consiste em descartar as dúvidas de se a inclusão de militares abertamente homossexuais afetará às tropas, como temem alguns altos comandantes.

A equipe de especialistas designada pelo Pentágono para a tarefa deverá, portanto, preparar "um conjunto de materiais de formação e educação" para os líderes e as tropas, e um memorando que explique às divisões do Exército as mudanças que serão derivadas da nova política.

Gates, que considera a derrogação da lei "um marco" que requer "uma liderança forte e informada", espera começar o processo de formação assim que tiver o plano, no início de fevereiro.

fonte: Terra

Ativista de direitos gays pediu ajuda a brasileiro para voltar a Uganda

11028736O ativista de direitos gays de Uganda morto a marteladas nesta semana, David Kato, pediu ajuda para voltar para o país ao estudante brasileiro Felipe Martins Fernandes, poucos dias antes de sua morte.

A morte de Kato foi confirmada na última quinta-feira (27). Ele foi encontrado com ferimentos na cabeça em sua casa, na capital ugandense, Campala.

Felipe conheceu Kato em uma conferência realizada em Viena, na Áustria, em julho do ano passado. Ficaram hospedados no mesmo hotel, com um grupo de mais de 50 pessoas, onde se tornaram "amigos de bar".

Desde então mantiveram contato por meio de e-mails e chats, onde contavam sobre seus projetos e pesquisas sobre homofobia e sexualidade.

Felipe afirma que Kato "estava sofrendo ameaças" mesmo antes da matéria do jornal "Rolling Stone" ter publicado, em outubro, fotos de várias pessoas, inclusive de Kato, que dizia serem gays sob o título "Enforque-os".

No último domingo (23), Felipe recebeu um e-mail do ativista, afirmando que teve uma bolsa com cartões de crédito e passaporte roubados em uma "rápida viagem" que fez a Londres. "Realmente preciso estar no próximo voo disponível", afirmou o ativista em e-mail para Felipe.

Segundo o estudante, Kato não queria deixar Uganda, apesar das ameaças.

"Ele lutava por justiça social em Uganda, mas percebeu que sua vida estava em risco. Não só a dele, mas de toda a comunidade gay."

Ajuda brasileira
Quando o "Rolling Stone" publicou a foto de Kato na capa, ele enviou um e-mail para Felipe com as páginas do jornal em anexo e uma mensagem dizendo "olha só o caos em que nos colocaram!".

O amigo iniciou esforços para tirar Kato de Uganda. Pediu por uma mobilização da Secretaria Especial de Direitos Humanos ds Presidência da República, pediu asilo para Kato no Brasil, pediu ajuda internacional e a movimentos homossexuais, mas não obteve respostas favoráveis.

Ativismo
Kato processou o jornal e, no dia 3 de janeiro, obteve liminar permanente contra o "Rolling Stone", impedindo este de revelar a identidade de gays em suas páginas.

A polícia disse que ainda está investigando as circunstâncias e não confirmou se o crime foi motivado pelo fato da vítima ser homossexual.

Atos homossexuais são considerados ilegais em Uganda, com pena prevista de até 14 anos na prisão.

Um deputado recentemente apresentou um projeto para tornar a punição mais severa, incluindo a pena de morte em alguns casos.

Kato havia feito campanha contra o projeto, que provocou fortes críticas internacionais após ser apresentado.

fonte: Folha.com

Homens aceitam melhor a traição de sua mulher com outra mulher

Estudo mostra também que as mulheres fazem o contrário

Os homens têm mais que o dobro de chances de continuar namorando mulheres que os traíram com outra mulher do que aquelas que ficaram com um homem, revelou uma pesquisa da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

Já as mulheres fazem o contrário: a tendência maior é de elas continuarem namorando um homem que teve um caso heterossexual , comparada com a que se percebe no caso de o parceiro ter mantido uma relação homossexual.

O estudo ofereceu uma nova visão sobre as adaptações psicológicas por trás do desejo do homem por uma variedade de parceiras e do desejo da mulher por um parceiro comprometido - situações que tiveram um papel importante na evolução da psicologia do acasalamento.

Segundo Jaime Confer, autor do estudo, “um robusto mecanismo de ciúme é ativado em homens e mulheres por diferentes tipos de pistas, aquelas que ameaçam a paternidade nos homens e o abandono nas mulheres".

Os pesquisadores pediram a 700 estudantes universitários para imaginar que estavam em uma relação romântica e sexual com alguém que estivessem namorando havia três meses. Depois, eles tiveram que dizer como reagiriam à infidelidade do parceiro imaginado.

Alguns voluntários souberam que seus parceiros tinham sido infiéis com um homem. Outros, com uma mulher. Alguns souberam que a infidelidade aconteceu uma vez. Outros, duas.

Independentemente do número de vezes ou de parceiros, o estudo revelou que, em geral, 50% dos homens tendiam a continuar a namorar alguém que tinha tido um caso homossexual e 22% a ficar com uma mulher depois de um caso heterossexual.

Em relação às mulheres, 28% tinham chances de continuar com um namorado que teve um caso heterossexual e 21% de continuar com alguém que teve um caso homossexual.

As descobertas sugerem que os homens ficam mais aflitos com o tipo de infidelidade que poderia ameaçar a paternidade de seus filhos e veem um caso homossexual de sua parceira como uma oportunidade de acasalar com mais de uma mulher ao mesmo tempo, satisfazendo o desejo por mais parceiros, dizem os autores.

- Isso é ainda mais surpreendente porque pesquisas anteriores mostraram que os homens têm uma atitude mais negativa em relação à homossexualidade e são menos favoráveis aos direitos civis de casais do mesmo sexo do que as mulheres. Mas essa tendência de os homens serem menos tolerantes com a homossexualidade do que as mulheres muda quando o assunto é a homossexualidade feminina.

Já as mulheres se recusaram a continuar uma relação, principalmente depois do caso homossexual de seu namorado. Segundo os pesquisadores, uma situação dessa pode ser vista como um sinal de insatisfação com a relação atual e de um futuro abandono.

Os participantes da pesquisa também disseram o que fariam diante dessas situações na vida real. Mais do que as mulheres, os homens acabariam com suas atuais relações depois de um caso (supostamente heterossexual).

fonte: R7

Em 'Ti-ti-ti', Julinho nega interesse em Thales: 'Casado? Sem chance'

O cabeleireiro diz que o marido de Jaqueline não faz o seu tipo

tititi tv julinhoJulinho (André Arteche) e Dr. Eduardo (Josafá Filho) estão conversando em um bar. O cabeleireiro conta sobre as tentativas de aproximação de Thales (Armando Babaioff). "Não é esquisito, Edu? O Thales me encontra no bar com a Marcela, parece todo surpreso (...), e depois eu soube que ele tinha ido ao salão me procurar! Aí me convidou para ir a Saquarema com ele! Pô, eu mal conheço o cara!", afirma.

O médico sugere que Thales esteja com segundas intenções, mas Julinho lembra que o surfista é casado com Jaqueline (Claudia Raia). "E daí? O que mais tem é casado enrustido. E eu bem reparei que, naquele dia do chope, ele não tirava os olhos de você!", diz Dr. Eduardo.

Julinho fica desconfiado, mas avisa que Thales não faz o seu tipo. Logo, ele pergunta para o médico sobre Thaísa (Fernanda Souza). Dr Eduardo conta que quase atropelou a filha de Jaqueline e acabou levando a jovem para casa.

O cabeleireiro não esconde o ciúme, enquanto o médico corta o amigo. "Para com isso! Essa doida não tem nada a ver comigo! Assim como o Thales não tem nada a ver com você". Julinho pondera: "É... Surfista e casado? Sem chance".

A cena vai ao ar na quinta-feira, 3 de fevereiro. Não perca!

fonte: Globo.com

Rio Grande do Sul: Trans realizam evento de visibilidade em Porto Alegre

Dia Nacional da Visibilidade Trans tem tarde de eventos em Porto Alegre

Porto Alegre recebe no próximo sábado, 29, uma tarde de eventos militantes para celebrar o Dia Nacional de Visibilidade das Pessoas Trans, comemorado na mesma data. A programação é gratuita e rola das 14h às 17h, no Parque da Redenção (Avenida José Bonifácio).

Haverá exposição de banners e distribuição de materiais da campanha “Sou Travesti, tenho direito de ser quem eu sou” e do folder “Tenho Direito”. A tarde tem ainda esclarecimentos à população sobre o combate à transfobia, homofobia e prevenção de DST/AIDS. O evento é uma realização da Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul (Igualdade RS).

fonte: MixBrasil

Tricampeão mundial da F-1, Niki Lauda é acusado de homofobia na Áustria

Niki LaudaA temporada 2011 da Fórmula 1 ainda não começou e as polêmicas já borbulham. A bola da vez é o tricampeão mundial Niki Lauda, acusado de homofobia por grupos gays da Áustria.

Tudo por conta de declaração do ex-piloto no programa de televisão Dancing Stars, da emissora estatal ORF, criticando dançaentre dois homens.

Lauda disse que não gostaria de ter de explicar para seus filhos o motivo de haver dois homens dançando salsa juntos em horário nobre.

"Há boas tradições em nossa cultura, uma das quais é que homens dancem com mulheres. Em breve, chegaremos ao estágio em que deveremos todos pedir desculpas por sermos heterossexuais", disparou o ex-piloto.

Lauda tentou esfriar a polêmica ao garantir que não é homofóbico, mas não se sente bem ao ver homens dançando na televisão.

"Não sou contra, desde que eles façam isso em casa, e não na televisão, com crianças assistindo".

Mesmo com as declarações, Lauda não foi perdoado pelo presidente do grupo de direitos gays de Viena, Christian Hogl. "Estamos chocados e surpresos que o senhor Lauda tenha tanto preconceito contra os homossexuais para fazer um ataque injustificado", declarou.

fonte: Cena G

Minas Gerais: Militar é presa vendendo cocaína com a namorada

Uma policial militar foi presa ao ser flagrada vendendo drogas em um carro estacionado no bairro Diamante, na região do Barreiro, em Belo Horizonte.

De acordo com a polícia, a agente foi localizada depois de uma denúncia anônima informar que, acompanhada de uma outra mulher, que seria sua namorada, ela estaria comercializando cocaína na rua Terezinha Adriana de Castro.

Uma equipe do 41º batalhão abordou o Voyage em que as duas estavam e confirmou que elas portavam drogas. No sutiã da militar teria sido encontrado um papelote de cocaína pronto para a venda. Na casa da companheira da policial foram localizados quase 2 kg de cocaína.

Lotada em um batalhão da capital, a PM ficará a disposição da Justiça Militar. A outra suspeita foi encaminhada à Polícia Civil.

fonte: Cena G

BBB: Beijo entre mulheres é exibido timidamente pela Globo

Globo mascara beijo lésbico no BBB 11

bbb beijo lesbicoNo programa exibido na última quinta-feira, 27, a Rede Globo praticamente ignorou o primeiro beijo gay do BBB 11. Na festa country realizada na quarta-feira, as sisters Diana e Michelly deram um beijo de língua envolvendo olhos vendados e doce de leite.

Depois as moças ainda deram um beijo rápido na pista de dança, mas de tudo isso a Globo exibiu cenas encobertas e apenas um selinho.

No entanto, na entrada ao vivo antes do início da Prova do Líder, o apresentador Pedro Bial perguntou a Michelly quem havia lhe dado o melhor beijo na noite anterior. Afirmando não ter beijado, mas sido beijada, a sister não pensou duas vezes antes de responder: "Foi a Diana". Bial ainda brincou dizendo que Michelly foi a passiva na situação.

O mundalternativo publicou ontem, 27, na intergra o beijo das duas.

fonte: MixBrasil

Tailândia: Transexuais são contratadas como aeromoças

Transexuais aeromoçasA nova companhia aérea tailandesa de baixo custo PC Air se tornou a primeira do país a contratar transexuais para exercer a função de aeromoças, classificando-os como "terceiro sexo" para as autoridades de imigração.

Após dezenas de aspirantes apresentarem-se nesta semana para as entrevistas, três foram contratados e serão treinados por mulheres antes de iniciarem suas atividades, informou o diário local The Nation.

Entre as novas aeromoças está Thanyarat Jiraphatpakorn, que em 2007 foi eleita "Miss Tiffany" no concurso internacional de beleza para transexuais que é realizado todos os anos na localidade litorânea de Pattaya, ao sul de Bangcoc.

A Tailândia tem a reputação de ser tolerante em relação aos transexuais, que por sua vez denunciam que continuam a sofrer perseguições. Um filme que denuncia esta discriminação foi recentemente proibido pela censura sob o argumento de terconteúdo pornográfico.

fonte: Cena G

Barack Obama pede que Uganda investigue morte de ativista gay

David Kato foi assassinado após ter foto publicada em revista homofóbica

David KatoO presidente americano, Barack Obama, disse nesta quinta-feira (27) estar "profundamente entristecido" pelo assassinato do militante gay ugandês David Kato, e disse que as autoridades de Uganda devem julgar os responsáveis pelo crime.

Kato, cujo nome foi publicado por uma revista com uma incitação contra os gays, foi assassinado nesta quarta-feira (26) em sua casa, em meio a uma campanha homofóbica neste país do leste da África, onde a homossexualidade é severamente reprimida.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, já tinha dito estar "profundamente triste" e tinha elogiado a "incansável dedicação" da vítima.

"Pedimos urgentemente às autoridades ugandesas que conduzam uma investigação minuciosa e rápida e levem diante da Justiça os responsáveis por esse ato abominável", escreveu em comunicado.

Kato, representante do grupo Minorias Sexuais de Uganda, foi em sua casa de Mukono, a cerca de 30 km do centro de Campala, por vários desconhecidos.

No início deste mês, a Corte Suprema de Uganda proibiu a revista local Rolling Stone de divulgar mais fotografias e informações para identificar supostos homossexuais, e a condenou a pagar R$ 1.253 (US$ 750) às pessoas que tiveram suas fotos publicadas.

O processo foi aberto por Kato.

fonte: R7

França: Conselho Constitucional autoriza proibição ao casamento gay

O Conselho Constitucional da França decidiu nesta sexta-feira que a proibição ao casamento gay não viola a constituição no país. Agora, para que a união entre pessoas do mesmo sexo seja legalizada, a legislação francesa terá que ser alterada, informa o jornal "El País".

A decisão do chamado "conselho de sábios" é resultado de um processo movido por um casal de lésbicas. Corinne Cestino e Sophie Hasslauer vivem juntas há 14 anos. O advogado delas afirmava que dois artigos do Código Civil francês que proíbem o casamento de pessoas do mesmo sexo são inconstitucionais.

Em seu julgamento, o Conselho Constitucional afirma que "segundo a lei francesa, o matrimônio é a união de um homem e uma mulher". O órgão passou a bola para os legisladores, ressaltando que eles quiseram marcar essa diferença e não é competência sua alterar as normas.

Diversas associações de gays e lésbicas na França aguardavam a decisão. Segundo estes grupos, a questão do casamento gay afeta 3 milhões de pessoas no país.

fonte: O Globo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...