sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Homens aceitam melhor a traição de sua mulher com outra mulher

Estudo mostra também que as mulheres fazem o contrário

Os homens têm mais que o dobro de chances de continuar namorando mulheres que os traíram com outra mulher do que aquelas que ficaram com um homem, revelou uma pesquisa da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

Já as mulheres fazem o contrário: a tendência maior é de elas continuarem namorando um homem que teve um caso heterossexual , comparada com a que se percebe no caso de o parceiro ter mantido uma relação homossexual.

O estudo ofereceu uma nova visão sobre as adaptações psicológicas por trás do desejo do homem por uma variedade de parceiras e do desejo da mulher por um parceiro comprometido - situações que tiveram um papel importante na evolução da psicologia do acasalamento.

Segundo Jaime Confer, autor do estudo, “um robusto mecanismo de ciúme é ativado em homens e mulheres por diferentes tipos de pistas, aquelas que ameaçam a paternidade nos homens e o abandono nas mulheres".

Os pesquisadores pediram a 700 estudantes universitários para imaginar que estavam em uma relação romântica e sexual com alguém que estivessem namorando havia três meses. Depois, eles tiveram que dizer como reagiriam à infidelidade do parceiro imaginado.

Alguns voluntários souberam que seus parceiros tinham sido infiéis com um homem. Outros, com uma mulher. Alguns souberam que a infidelidade aconteceu uma vez. Outros, duas.

Independentemente do número de vezes ou de parceiros, o estudo revelou que, em geral, 50% dos homens tendiam a continuar a namorar alguém que tinha tido um caso homossexual e 22% a ficar com uma mulher depois de um caso heterossexual.

Em relação às mulheres, 28% tinham chances de continuar com um namorado que teve um caso heterossexual e 21% de continuar com alguém que teve um caso homossexual.

As descobertas sugerem que os homens ficam mais aflitos com o tipo de infidelidade que poderia ameaçar a paternidade de seus filhos e veem um caso homossexual de sua parceira como uma oportunidade de acasalar com mais de uma mulher ao mesmo tempo, satisfazendo o desejo por mais parceiros, dizem os autores.

- Isso é ainda mais surpreendente porque pesquisas anteriores mostraram que os homens têm uma atitude mais negativa em relação à homossexualidade e são menos favoráveis aos direitos civis de casais do mesmo sexo do que as mulheres. Mas essa tendência de os homens serem menos tolerantes com a homossexualidade do que as mulheres muda quando o assunto é a homossexualidade feminina.

Já as mulheres se recusaram a continuar uma relação, principalmente depois do caso homossexual de seu namorado. Segundo os pesquisadores, uma situação dessa pode ser vista como um sinal de insatisfação com a relação atual e de um futuro abandono.

Os participantes da pesquisa também disseram o que fariam diante dessas situações na vida real. Mais do que as mulheres, os homens acabariam com suas atuais relações depois de um caso (supostamente heterossexual).

fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...