quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Rússia: Nova lei provoca aumento da violência homofóbica no país

rússia homofobiaUma lei que proíbe "propaganda gay" que foi aprovada na Rússia está provocando ainda mais violência contra homossexuais no país.

O mais recente ataque aconteceu na semana passada, quando um bar foi atacado por um grupo de homens encapuzados. O ataque aconteceu no centro de Moscou e deixou quatro feridos em estado grave. Ativistas afirmam que "este ataque é um dos muitos que têm acontecido desde que oito regiões russas - Arkhangelsk, Ryazan, Kostroma, Magadan, Novosibirsk, Krasnodar, Bashkortostan e São Petersburgo - aprovaram leis que proíbem a propaganda gay".

Igor Kochatkev, líder de um movimento de defesa dos homossexuais de São Petersburgo, frisa que sempre que este tipo de leis é discutido ou implementado aumenta a violência contra os gays.

fonte: Cena G

Mato Grosso: Travesti é achado morto carbonizado em casa abandonada

Um jovem de 18 anos foi encontradomorto nesta quarta-feira (21), dentro de uma casa abandonada, localizada no Bairro Renascer, em Cuiabá. O delegado João Bosco, da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), disse que a vítima era um travesti e o corpo estava parcialmente carbonizado, em cima de umsofá velho, na residência.

As investigações apontam que o crime teria ocorrido nesta madrugada, no entanto, o corpo foi encontrado pelos vizinhos somente no final da manhã desta quarta, quando a polícia foi acionada para ir até o local. “A investigação ainda está na fase inicial e não sabemos a motivação do crime. Porém, já trabalhamos para a identificação dos suspeitos”, pontuou o delegado.

A vítima morava próximo à casa abandonada, onde o corpo foi encontrado. Testemunhas relataram à polícia que o jovem residia já algum tempo no Bairro Renascer e morava com mais dois amigos homossexuais. O delegado contou que o rapaz usava aplique no cabelo e estava com as unhas pintadas. Além disso, relatou que o fogo atingiu principalmente a parte superior do corpo e também não foi possível identificar a roupa que ele usava.

Após a identificação, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e até a publicação desta reportagem não havia sido liberado. O delegado disse que aguarda o laudo do IML que poderá apontar se há marcas ou perfurações de arma de fogo no corpo do jovem, para apurar se ele foi assassinado antes mesmo de ter o corpo carbonizado. Familiares da vítima estiveram nesta tarde na Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa para fazer o reconhecimento.

fonte: Cena G

Caso Bruno: Macarrão nega ser gay e diz que foi humilhado dentro da prisão

macarrãoMais um dia de julgamento no Fórum de Contagem, Minas Gerais, sobre o assassinato de Eliza Samudio, em que são acusados o ex-goleiro Bruno, do Flamengo, e outros suspeitos, entre eles Luiz Henrique Romão, conhecido como Macarrão.

Durante todo o processo, a sexualidade de Macarrão foi questionada devido à afirmação de um dos advogados de Bruno, Rui Pimenta, de que Macarrão mantinha um “amor homossexual” pelo ex-goleiro.

Na madrugada desta quinta-feira (21) chegou, finalmente, a vez de Macarrão depor. O réu afirmou que não é gay e comentou a sobre a tatuagem que tem nas costas, que traz uma declaração ao ex-goleiro.

“Eu não sou homossexual. Era uma amizade forte. Ele não vai falar. Mas ele ia fazer a tatuagem também. É uma letra de uma música do grupo Fundo de Quintal. Como eu fiz, várias pessoas do time iam fazer. Não tenho vergonha nenhuma de falar”, afirmou Macarrão.

O réu disse ainda que se fosse homossexual não teria problema em assumir e que os boatos sobre sua sexualidade fizeram com que ele fosse humilhado na cadeia.

“Se eu fosse homossexual, eu ia assumir. Não há dinheiro de ação que pague o tanto que fui humilhado dentro do sistema por causa dessa afirmação”, declarou.
A ação citada pelo réu é contra o ex-advogado de Bruno, Rui Pimenta, que foi indiciado pelo advogado de Macarrão a pagar R$ 1 milhão de indenização por afirmar que o seu cliente era gay.

Ao que tudo indica, a amizade forte mantida entre os acusados chegou ao fim. No final do julgamento, Macarrão, que muitos acreditavam que iria assumir toda a culpa pelo assassinato e desaparecimento de Eliza, incriminou o ex-goleiro Bruno.
“Acho que amizade acabou hoje aqui. Ele não foi honesto com ele mesmo. Eu tinha ele como meu irmão", concluiu o réu.

fonte: A Capa

Comissão de Direitos Humanos do Senado aprova mudança de nome em documentos de transexuais

A Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal aprovou na quarta-feira (21) o projeto de lei que reconhece a identidade de gênero para  transexuais, permitindo o nome social nos documentos de identidade.

A medida, elaborada em 2010 por Marta Suplicy (PT-SP), hoje ministra da Cultura, não exige a realização da cirurgia de readequação sexual para a troca de nomes.

A alteração nos documentos será feita depois da apresentação de um laudo técnico, fornecido por psicólogos e psiquiatras, que conste que o nome ou sexo discordam da identidade de gênero. O laudo só será dispensado em casos onde a cirurgia já foi realizada.

Com a aprovação no Senado, o projeto segue agora para avaliação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Se aprovada, passa a ser vigente.

fonte: A Capa

Estados Unidos: Juiz nega pedido de depilação a laser a preso transexual

Um juiz do Estado americano de Massachusetts negou o pedido feito por um preso transexual para ter direito a tratamento de depilação a laser. A decisão trouxe de volta à tona o polêmico caso de Robert Kosilek, que luta para ser submetido a uma operação para mudança de sexo enquanto cumpre pena de prisão perpétua pelo assassinato da esposa.

> Juiz autoriza mudança de sexo de prisioneiro que matou mulher

Em setembro, o mesmo juiz, Mark L. Wolf, havia concedido ao preso, em uma polêmica decisão, o direito à cirurgia. Mas o presidiário ainda aguarda o julgamento final de um recurso do Departamento Carcerário dos Estados Unidos, que argumenta que o procedimento não deveria ser financiado pelo contribuinte americano.

O preso Robert Kosilek alterou seu nome para Michelle L. Kosilek após matar a mulher, Cheryl Kosilek, em 1990. Ele tem progressivamente recebido tratamentos relativos à sua transexualidade na penitenciária, que é exclusiva para homens e onde cumpre pena há mais de 20 anos. Ele já tentou o suicídio e a castração nos últimos anos.

A decisão de Wolf de setembro foi considerada histórica, sendo a primeira vez que um juiz aceita um pedido de operação de mudança de sexo para um preso nos EUA. O tema permanece atual no sistema carcerário americano e vem dividindo opiniões.

Para alguns, as recentes decisões abrem um precedente importante em questões de direitos humanos e respeito à diversidade sexual, mesmo atrás das grades. Para outros, tratam-se de medidas que até poderiam ser colocadas em prática, desde que não sejam financiadas pelo bolso do contribuinte.

Apesar de ter considerado a depilação a laser pedida pelo preso "´desnecessária", o juiz criticou a demora na concessão da cirurgia, dizendo que o sistema carcerário tem mostrado uma "indiferença deliberada" à "séria necessidade médica" de Kosilek.

Ele disse a penitenciária deveria dar início aos preparativos para a cirurgia, incluindo encontrar um local e um médico para executá-la, mesmo enquanto o recurso é analisado pelo Judiciário americano.

fonte: Cena G

Comitê busca apoio popular para Estatuto da Diversidade Sexual

Durante o 1º Seminário Estadual de Direitos das Famílias Homoafetivas, foi criado um comitê nacional, liderado pelo Rio de Janeiro, para buscar apoio para a aprovação do Estatuto da Diversidade Sexual, proposta que visa a assegurar os direitos da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e criminaliza a homofobia. Promovido pelo governo do Rio, por meio do Programa Estadual Rio sem Homofobia, o evento discutiu nesta quarta-feira os desafios para a consolidação dos direitos dos casais homossexuais.

"Já que o legislador não o faz, estamos realizando uma mobilização social neste sentido, colhendo as assinaturas que precisamos para apresentar um projeto de lei por iniciativa popular", disse Maria Berenice Dias, a presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Maria Berenice destacou que há avanços no âmbito do Poder Judiciário em relação aos direitos da comunidade LGBT, ainda desconhecidos pela maioria.

"Ás vezes, as pessoas nem sabem que esses direitos existem e podem ser reconhecidos e buscados. Este (o seminário) é um espaço de conscientização e cidadania", afirmou. Ela acrescentou que a grande dificuldade é o preconceito. "'Nós precisamos de uma verdadeira mudança de comportamento das pessoas. Fato é que se vem conseguindo avançar nas esferas dos poderes Judiciário e Executivo. O que está faltando é uma legislação, até mesmo para vencer o preconceito", completou.

Para o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento, é preciso "detalhar de forma simplificada os direitos e deveres da união estável, tanto no processo do registro dessa união, quanto em relação às consequências de sua formalização."

fonte: Terra

Cher divulga “Woman’s World”, single de seu próximo disco

CherA cantora Cher divulgou, nesta quinta-feira (22), a versão oficial da música “Woman’s World”. A música faz parte de seu vindouro disco de inéditas, que ainda não tem nome definido.

A nova música da diva das pistas de dança foi produzida por Anthony Robert Crawford e Paul Oakenfold, que já trabalharam com  U2, Madonna, e Brittany Murphy.

Ouça “Woman’s World”:

fonte: Cifra Club News

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...