domingo, 26 de agosto de 2012

Bahia: Parada Gay de Feira de Santana é realizada neste domingo

Evento ocorre na segunda maior cidade baiana pelo 11° ano. Avenida Getúlio Vargas está bloqueada para participação de público.

A 11ª Parada Gay da cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, reúne centenas de pessoas neste domingo (26) na Avenida Getúlio Vargas, a principal da cidade.

Nesta edição, o evento é realizado com o tema "Homofobia Mata", campanha que alerta para os 170 assassinatos cometidos neste ano de  2012 contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros no país. Quinze dos casos ocorreram na Bahia, sendo que dois foram realizados em Feira, segundo dados do Grupo Gay da Bahia (GGB).

fonte: G1

Paraíba: Parada do Orgulho LGBT reúne centenas na orla de João Pessoa

Concentração da parada teve início no final da manhã deste domingo (26). 11ª edição do evento teve como tema 'Afirmando Direitos e Cidadania'

Parada Gay João Pessoa 2012Centenas de pessoas estiveram participando da 11ª Parada do Orgulho e da Cidadania LGBT de João Pessoa neste domingo (26). O evento começou no final da manhã e foi até à noite na orla das praias Cabo Branco e Tambaú. Este ano o tema da parada foi “Afirmando Direitos e Cidadania”.

Objetivo do movimento LGBT durante a parada foi despertar a sociedade e os poderes constituídos para uma reflexão sobre a crescente onda de homofobia no estado. A organização do evento, afirma que a Paraíba é o estado que tem o maior número de crimes homofóbicos no país, com 20 assassinatos somente no primeiro semestre de 2012.

O evento é realizado pelo Movimento do Espírito Lilás (MEL) e o Grupo de Mulheres Maria Quitéria (GMMQ), com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope) e das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), de Infraestrutura (Seinfra), de Mobilidade Urbana (Semob) e de Saúde (SMS), além do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-PB) e da Casa Civil do Governo Estado, entre outros.

Parada Gay João Pessoa 2012 02

fonte: G1

Distrito Federal: Lésbicas fazem ato para exigir aplicação da Lei Maria da Penha a casais gays

Organizações sociais promoveram neste domingo (26) a 8ª Ação Lésbica do Distrito Federal para conscientizar as mulheres a respeito da Lei Maria da Penha. O lema da ação, que ocorre anualmente desde 2005, é "Lesbofobia é Violência contra as Mulheres". Em agosto, comemora-se o mês da visibilidade lésbica.

A manifestação ocorreu durante todo o dia, tendo começando por volta das 10h, com uma concentração na Asa Sul. No período da tarde, foi realizado um debate sobre como anda o tratamento da violência contra lésbicas no âmbito de instituições públicas, como em delegacias, na Justiça e nos disque-atendimentos.

Até de noite, haverá atividades como uma marcha até o Museu Nacional, no Eixo Monumental, próximo à Catedral de Brasília, e shows de artistas da cidade --como os DJs Enator, Tashy, HolyBitches e Pati Merenda.

A organização da manifestação não tem estimativas de quantas pessoas compareceram ou ainda devem comparecer ao evento.

Durante o evento, foram distribuídas cartilhas informativas da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e do Ministério Público, contendo orientações contra a violência e sobre os direitos das mulheres. De acordo com uma das organizadoras da ação, a lésbica autônoma Guaia Monteiro, 24, é necessário questionar o escopo e a aplicação da Lei Maria da Penha para casos de violência entre mulheres lésbicas.

Em 2001, foram registrados 31 casos e, em 2012, 68 – quantidade considerada baixa. Para Guaia Monteiro, a violência existe, mas não é registrada como tal.

Segundo pesquisa realizada pela organização não governamental (ONG) Coturno de Vênus --Associação Lésbica Feminista de Brasília, constatou-se que, no Distrito Federal, 59% das mais de 2.000 pessoas entrevistadas alegaram não saber que a Lei Maria da Penha também deve ser aplicada em casos de violência contra lésbicas e mulheres bissexuais.

“Acontece a mesma coisa que acontecia antes dessa lei [Maria da Penha], quando havia violência doméstica entre casais heterossexuais. Deve-se haver uma forma de registrar esse tipo de violência, de adequar o tratamento dado pela Justiça e de alertar para o fato de que as lésbicas também têm o direito de ser atendidas segundo essa lei”, disse a organizadora.

A questão foi tratada em debate realizado durante o evento, com a participação do secretário de Direitos Humanos do DF, Gustavo Bernardes; da diretora da Coturno de Vênus, Melissa Navarro; e da coordenadora da Central de Atendimento à Mulher (o Disque 180), Clarissa Carvalho.

Também no evento, ficou disponível um trailer do Programa Quero Fazer, do Ministério da Saúde, financiado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), em que serão feitos testes de HIV gratuitamente. O resultado sai em 15 minutos e é sigiloso. A equipe do Quero Fazer ainda tira dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e formas de prevenção. Hoje, foram realizados 80 atendimentos.

fonte: UOL

Transexual tira a roupa em novo comercial da Toyota

comercial ToyotaFoi lançado no mercado japonês um anúncio da nova versão do Toyota Auris, em alguns mercados baptizado de Corolla. O anúncio é protagonizado pelo modelo andrógino ucraniano Stav Strashko.

No anúncio de 30 segundos Stav desfila até ao carro em biquíni até que posa em topless. As ideias chave da campanha são “Não é uma moda, não é casual, não é para todos”.

O modelo de 19 anos radicado desde os dois anos de idade em Israel revelou numa entrevista à Candy Mag: “Percebi que era andrógeno quando me tornei modelo. Todos os estilistas me davam roupas de mulher e apercebi-me que posso assemelhar-me realmente a uma mulher. Quando era criança lembro-me de brincar com a maquilhagem da minha mãe quando ela não estava a ver”. Ao mesmo tempo Stav diz estar muito bem tal como é: “Nunca pensei em tornar-me uma mulher. Sinto-me muito bem com o meu corpo tal como ele é”.

O novo modelo da Toyota será apresentado no continente europeu em Setembro durante salão automóvel de Paris.

fonte: Toda Forma de Amor

Eleições 2012: Marcelo Freixo busca voto LGBT em caminhada na Zona Sul do Rio

O candidato a prefeito Marcelo Freixo (PSOL) caminhou na manhã deste domingo pela orla da Zona Sul, entre a praia do Arpoador e o Jardim de Alah. Na altura da Rua Farme de Amoedo, Freixo conversou com banhistas na faixa de areia, acompanhado pelo deputado federal Jean Willys (PSOL-RJ), em uma iniciativa para conquistar o voto LGBT:

— É completamente diferente ser homossexual na Zona Sul, na Zona Norte e na Zona Oeste. Os direitos estão mais garantidos na Zona Sul, apesar de ela não estar livre das agressões. Mas quando se atravessa o Rebouças, entramos em outra realidade. O grau de opressão sobre a população LGBT é muito maior — afirmou o candidato, que diz ser o único a contar com um comitê dedicado especificamente às causas relativas à diversidade sexual.

Questionado pelo GLOBO, o candidato fez uma avaliação do trabalho do coordenador especial da Diversidade Sexual da prefeitura do Rio, o estilista Carlos Tufvesson:

— Tenho respeito pelo Tufvesson. Se ganhar (a eleição), vou convidá-lo para continuar com a gente. Ele é referência na área, mas tem um orçamento inexistente. Realiza um trabalho muito aquém do que poderia ser feito.

Freixo também prometeu, se eleito, trabalhar com a chefe da Polícia Civil Martha Rocha no treinamento de policiais , que estejam aptos para receber casos de agressão ou homofobia, e levar o debate para escolas da rede pública municipal.

— Precisamos trabalhar com a Guarda Municipal para treiná-la junto à delegacia, e tenho certeza que Martha Rocha apoiará o preparo de policiais, por que ela é ganha pra essa causa. Temos que fazer também um trabalho de orientação de professores, para transformar a escola em espaço de debate o assunto - opinou o candidato.

fonte: O Globo

São Paulo: 7ª Parada do Orgulho Gay reúne milhares de pessoas em Sorocaba

Evento acontece durante todo o domingo (26) na cidade. Ônibus do Homem e tenda jurídica ofereceram serviços aos participantes.

Parada Gay Sorocoba 2012A 7ª Parada do Orgulho Gay de Sorocaba (SP) reúne milhares de pessoas durante todo o domingo (26) na cidade. O encontro começou às 10h na Praça Frei Baraúna, em frente ao fórum velho, e deve terminar somente às 20h, no parque do Campolim.

Os trios elétricos que acompanham a multidão sairão pela rua Cesário Motta e passarão pelas avenidas Barão de Tatuí e Antônio Carlos Cômitre. Durante toda a manhã, o Ônibus do Homem esteve na praça e ofereceu exames como o teste rápido de HIV. Além disso, uma tenda jurídica foi montada para orientar os participantes sobre os direitos dos homossexuais.

Segundo os organizadores, o evento é bastante aguardado na região. "É esperado o ano todo. Tem pessoas de mais de oito cidades da região aqui hoje", afirma o DJ Dennys Oliveira, responsável pela parada. "Sorocaba está sem boate para nós, então é aqui que a gente se encontra, aqui que a gente se vê", diz a drag queen Fedra Bastis, que participou das sete edições da parada.

Para a vice-presidente da Associação da Parada Organizacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de Sorocaba (APOGLBT), Gislaine Moraes, o evento é a melhor oportunidade que o grupo tem de lutar contra o preconceito. "A parada não é só folia. Nós queremos mostrar que merecemos respeito e que somos todos iguais", diz.

fonte: G1

França: Dois terços da população é a favor do casamento gay

Notícia ruim é que apoio à adoção por homossexuais caiu. De toda forma, é majoritária

Praticamente, dois de cada três franceses (65%) são favoráveis à união entre pessoas do mesmo sexo. O dado é de pesquisa realizada com 2 mil pessoas. A notícia é bem-vinda porque pode impulsionar o governo federal a cumprir promessa de campanha e legalizar esses matrimônios em 2013.

O estudo, conduzido pelo instituto Ifop, na primeira semana de agosto, aponta que as mulheres são mais a favor do que os homens (67% contra 61%), assim como pessoas até 35 anos (79%) contra os que tem mais de 65 anos (44%).

Enquanto o apoio ao casamento homossexual cresceu dois pontos percentuais em relação ao ano passado, a adoção por casais do mesmo sexo perdeu cinco pontos e agora está em 53% os que são favoráveis ao tema.

fonte: ParouTudo

Escócia: Igreja Católica faz campanha contra casamento gay

Carta com duras críticas a políticos é lida em todas as paróquias do país

padre Peter HarrisUma carta com duras críticas ao governo da Escócia por apoiar planos de legalizar o casamento gay será lida em todas as 500 paróquias do país neste domingo. Segundo o jornal "The Guardian", no documento, o Vaticano declara este 26 de agosto como o "domingo nacional do casamento" e pede aos políticos escoceses para "apoiar e não subverter o casamento".

O governo já se posicionou favoravelmente a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas afirmou que a Igreja não será obrigada a celebrá-los. A expectativa é que os políticos aprovem este ano uma lei que permitirá a partir de 2015 os casamentos civis entre homossexuais.

O cardeal Keith O'Brien, líder da Igreja na Escócia, interrompeu na semana passada as discussões sobre o tema com o primeiro-ministro, Alex Salmond. O'Brian, que descreveu recentemente o casamento gay como "uma subversão grotesca de um direito humano universalmente aceito", disse que o ensinamento da Igreja sobre o casamento é único, "a união de um homem e uma mulher".

- A partir desta carta, vamos anunciar a criação de uma comissão nacional para o casamento e da família, um corpo que será encarregado de promover a verdadeira natureza do casamento, que vai desenvolver uma presença online e produzir materiais e organizar eventos que irão ajudar as famílias católicas a apoiar e sustentar o casamento - afirmou O'Brien.

Em uma mensagem contundente, a carta vai destacar "profunda decepção com o governo escocês que decidiu redefinir o casamento e legislar para o casamento do mesmo sexo" da igreja.

A organização Equality Network, que faz campanha em apoio de casamento do mesmo sexo, ressaltou que os políticos devem se manter firme com os planos de legalização.

- É cada vez mais claro que a Igreja tem uma agenda anti-gay que quer impor ao resto da sociedade. Instamos o governo escocês para se manter firme nos planos para introduzir o casamento igual e não ceder às exigências que discriminam as pessoas LGBT - afirmou Tom French, coordenador da ONG.

fonte: O Globo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...