quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ministro do Vaticano para a Família diz que é preciso garantir direitos civis de casais gays

Ministro é o primeiro a defender soluções jurídicas para uniões fora do casamento. Horas depois, Paglia disse que suas declarações sobre o casamento gay foram mal interpretadas.

monsenhor Vincenzo PagliaNum sinal de mudança da Igreja Católica, o ministro do Vaticano para a Família, monsenhor Vincenzo Paglia, encorajou o reconhecimento de direitos civis de uniões fora do casamento, inclusive entre pessoas do mesmo sexo. Em um encontro com a imprensa, Paglia - que costuma ter posições abertas sobre temas sociais - explicou que são situações que o Estado deve resolver para impedir injustiças e discriminações. Horas depois, em uma entrevista à Rádio do Vaticano, Paglia disse que suas declarações sobre o casamento gay foram mal interpretadas.

- É preciso encontrar soluções no âmbito do código civil para garantir questões patrimoniais e facilitar condições de vida para impedir injustiças com os mais fracos - disse. - Infelizmente, não sou um especialista em direito, mas, pelo que sei, me parece o caminho que precisa ser percorrido.

O arcebispo italiano também manifestou sua total oposição a formas de discriminação contra os homossexuais em alguns países, em particular no Oriente Médio e na África.

- Em vários países, a homossexualidade é considerada um crime. É preciso combater isso.

Apesar da declaração, o religioso, designado no ano passado para administrar um dos ministérios-chave do Vaticano, reiterou sua defesa do casamento tradicional, entre um homem e uma mulher, que considera “elemento fundador” da sociedade. Ele também condenou a aprovação da adoção por parte de casais do mesmo sexo.

- A Igreja conhece o preço do que é uma família sem filhos, dos idosos sozinhos e dos doentes. A família se transformou ao longo de décadas, mas nunca vamos abandonar seu ‘genoma’, ou seja, que é formada por um homem, uma mulher e seus filhos.

Após as declarações, em uma entrevista à Rádio do Vaticano, Paglia afirmou que ficou “muito surpreso” quando alguns veículos de imprensa publicaram que ele apoiava o direito dos casais homossexuais. Para esclarecer sua posição, o religioso explicou que é necessário “verificar nos ordenamentos jurídicos existentes a possibilidade de utilizar normas jurídicas que tutelem os direitos individuais”.

- Isso vai além da aprovação de certas visões. Minhas palavras não foram compreendidas e, por isso, não compreenderam também o carinho com que foram pronunciadas. Na realidade, e também por vontade, foram descarriladas de seus trilhos.

Paglia é um dos fundadores da Comunidade de Santo Egídio, organização que mediou conflitos internacionais, entre eles em El Salvador, e defensor da causa de canonização do monsenhor salvadorenho Arnulfo Romero.

fonte: O Globo

Portadores do HIV têm prioridade na revisão dos benefícios do INSS

Resolução dá prioridade para revisão dos benefícios previdenciários

De acordo com a Resolução Nº 268, publicada na última semana de janeiro pelo Ministério da Saúde, portadores do HIV têm, a partir de agora, prioridade para a revisão dos benefícios previdenciários junto ao Instituto Nacional  do Seguro Social (INSS). A Resolução determina que os pagamentos sejam parcelados até 2020.

No portal da Previdência Social é possível fazer uma busca para saber quem tem direito à revisão. Basta clicar no ícone Art.29 e inserir os dados pessoais. O resultado sobre o direito ou não à revisão sai na hora. No caso dos portadores do HIV, haverá uma antecipação do pagamento da diferença no valor dos benefícios, previsto para março de 2013.

A revisão tem por objetivo aplicar o percentual inicialmente fixado pela Lei Nº 876/1999, que é de 80% dos maiores salários de contribuição do segurado, em benefício por incapacidade e pensões por morte, calculados com base em 100% dos salários de contribuição.

Um acordo firmado entre o Ministério Público Federal e o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (SINDNAPI), por meio de uma Ação Civil Pública, resultou neste benefício aos portadores do HIV.

fonte: MixBrasil

Rio de Janeiro: Travesti eleito Princesa Gay do Carnaval é espancado e jogado em linha de trem

Thiago Freitas, conhecido como Melissa, saía de ensaio da Mocidade. Vítima foi jogada por dois homens de uma passarela e está internada.

Mel FreitasO travesti Thiago Freitas, conhecido por Melissa (Mel) Freitas e eleito princesa gay do carnaval de 2013, foi espancado e jogado de uma passarela sobre a linha do trem em Padre Miguel, Zona Oeste do Rio, na madrugada da última quinta-feira (31). Segundo policiais da 34º DP (Bangu), ela foi vítima da agressão após sair da quadra da escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel por volta das 2h.

Em depoimento, Melissa contou que estava em um conhecido ponto de prostituição de travestis entre as estações Guilherme da Silveira e Padre Miguel, quando dois homens pararam em um carro e vieram até o meio da passarela, que fica entre as ruas Ubatuba e Coronel Tamarindo.

Eles propuseram um programa sexual com o travesti, que caminhou em direção aos homens. No meio do caminho, a vítima desconfiou da aparência deles e negou o programa. Logo depois, os homens iniciaram as agressões que culminaram no empurrão na linha do trem.

Ainda segundo a polícia, há fortes indícios de que o crime de tentativa de homicídio tenha sido motivado por homofobia, e está em busca dos suspeitos. Os retratos falados indicaram que os agressores têm pele branca e altura na faixa de 1,85 m.

Um taxista que passava pelo local acionou os bombeiros e Melissa foi levada para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo. Ela teve os pés e a bacia fraturados e precisa de cirurgia. De acordo com amigos, deve ser transferida para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), onde deve ser submetida a uma cirurgia.

Bárbara Sheldon, amiga da vítima e Rainha Gay 2013, não acredita que o crime tenha sido premeditado e disse que Melissa seria uma das musas da Mocidade Independente de Padre Miguel e desfilaria também na escola de samba Unidos de Padre Miguel. Bárbara disse que esse tipo de crime foi uma surpresa. “O Rio de Janeiro é uma cidade muito tranqüila em relação a isso. Ficamos chocados com esse ato homofóbico.”

fonte: G1

Paraíba: Passeata de palhaços pede que Justiça esclareça morte de ator gay

Classe artística de João Pessoa foi às ruas pedir justiça

João Pessoa protestoO assassinato do ator José Ismar Eugênio Pompeu (palhaço Pirulito) no domingo, 28, motivou uma “palhaceata” (passeata de palhaços) em João Pessoa nesta terça-feira, 05.

Atores de teatro e de circo e integrantes de movimentos sociais se concentraram em frente ao Theatro Santa Roza, no centro da capital paraibana, e foram às ruas da cidade pedir que a polícia esclareça o motivo do crime. Muitos acreditam que tenha sido por homofobia.

“Os métodos são os mesmos, usam arma branca e sempre são crimes com altos requintes de crueldade. O cenário quase sempre é o mesmo, a casa e o apartamento das vítimas”, diz o ator Ismar Pompeu, um dos organizadores da manifestação.

José Ismar Eugênio PompeuA atriz Marcélia Cartaxo, presente no evento, falou ao portal “G1″: “Foi muito chocante. A gente perdeu um circense que tomava a frente na luta cultural do circo. Na verdade, ele fazia uma política cultural, era bastante expressivo. Agora estamos em busca de justiça, queremos saber o que aconteceu”.

O delegado Marcelo Falcone, da Delegacia de Crimes contra a Pessoa, descarta, por enquanto, que tenha sido motivado por homofobia e acredita que o assassinato do ator trata-se de um latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte.

Pompeu foi morto com golpes de faca e em suas costas foi desenhada a letra A. De acordo com a polícia, no local do crime havia sinais de luta corporal, mas a porta do apartamento não apresentava marcas de arrombamento.  Foram levados um notebook e dinheiro do artista.

fonte: ParouTudo

Estados Unidos: Campeão do Super Bowl defende gays na TV

Brendon AyanbadejoUm dia depois do seu time, o Baltimore Ravens, ganhar o Super Bowl, o jogador Brendon Ayanbadejo voltou a defender os direitos dos gays com foco no casamento entre pessoas do mesmo sexo.

"Eu não chamo isso (o casamento gay) de direitos dos gays. Eu apenas chamo de direitos. Todo mundo merece ser tratado com igualdade" disse o atleta ao vivo em entrevista para a rede "CNN".

O jogador também defendeu o fato das pessoas de orientação sexual diferente terem nascido assim.

Brendon Ayanbadejo 02"Nós realmente acreditamos que você já nasce gay. Eu tenho conversado com pessoas que são gays e elas dizem que nasceram gays" ressaltou o campeão do Super Bowl.

Ele também criticou o preconceito. "Então por que tratar essas pessoas de forma diferente? É hora da gente tratar todo mundo de uma maneira justa" destacou o atleta.

fonte: Toda Forma de Amor

“Glee” apela para músculos e nudez masculina em nome da audiência

Glee nudez 01A série "Glee" já não desperta tanto interesse como antes. O jeito foi apelar para a ala masculina. A exemplo de outros seriados, os homens tiraram a camisa e até tiraram tudo e se exibiram muito em nome da audiência.

Veja mais imagens da série:

Glee nudez 02
Glee nudez 07
Glee nudez 04
Glee nudez 03
Glee nudez 05
Glee nudez 08
Glee nudez 06

fonte: Toda Forma de Amor

Reino Unido: Parlamento aprova casamento gay depois de 7 horas de discussões

parlamento britanicoMais uma vitória do casamento gay. O Parlamento inglês aprovou na tarde desta terça-feira a lei proposta pelo primeiro-ministro David Cameron que permite o casamento civil de homossexuais e deixa as igrejas livres para aceitarem ou não a celebração destas uniões.

Foram quase sete horas de discussão que terminou com 400 votos a favor e 175 contra a proposta. Uma lavada. A medida deverá entrar em vigor em 2014, apenas na Inglaterra e no País de Gales (Escócia e Irlanda do Norte estão fora do alcance desta lei). A vontade do primeiro-ministro Cameron prevaleceu, ainda que seu partido, o Conservador, tenha dado a maioria dos votos contrários à proposta.

Foi a Ministra da Cultura, Maria Miller, responsável em defender a lei no Parlamento, na TV e nas rádios, uma espécie de porta-voz do Cameron para o assunto. “O casamento é uma das nossas mais importantes instituições. Une as sociedades às famílias e é uma base fundamental para a promoção da estabilidade. Esta proposta defende e desenvolve o casamento”, afirmou ela no início do dia, ao abrir as discussões no Parlamento.

Ainda entre os discursos do dia, David Cameron afirmou que o casamento entre pessoas do mesmo sexo vai  tornar a sociedade britânica “mais forte”. “O dia de hoje é muito importante. Eu acredito no casamento. Ajuda as pessoas a dedicarem-se uma à outra e acho que os gays também devem podercasar-se”, declarou ele, que é do partido Conservador.

Segundo a proposta, caberá as igrejas se decidirem se vão ou não realizar tais casamentos, mas os cartórios serão obrigados a fazê-lo. A Escócia deve propor uma lei semelhante. Já o governo da Irlanda não se pronunciou sobre a questão ainda.

fonte: MixBrasil

China: Popularidade de casal gay na web rompe silêncio sobre tema

Casamentos gays ainda são raros na país, devido principalmente a uma antiga cultura centrada na família

China casamento gayUm professor de história aposentado e um revendedor de água se casaram na última quarta-feira, em Pequim, em uma cerimônia sem validade legal retransmitida ao vivo na internet. O caso, ainda raro no país, terminou abruptamente com a chegada do filho de um deles. Na transmissão, o casal é visto sentado ao lado um do outro, vestidos de noiva e noivo, abraçados, brindando e cantando, quando acontece o gran finale: o filho aparece, desliga a música e começa a bater nos convidados.

- Foi terrível. Meu filho disse que a cerimônia nos fazia perder a dignidade - disse ao “El País” um do dois chineses, já famosos entre os internautas.

Ao contrário da cerimônia em casa, no entanto, o casal recebeu uma recepção calorosa na internet, quando anunciou seu amor publicamente na semana passada no Weibo - a versão chinesa do Twitter. A conta na rede social, chamada de “amor de dois velhos avós” atraiu quase 24 mil seguidores até as primeiras horas de terça-feira, e milhares de comentários. Os dois, que se chamam de “bebê pequeno” e “bebê grande”, já tinham postado fotos e um vídeo onde aparecem conversando e se beijando.

“Estamos apaixonados. Não importa o quanto seja difícil, nunca vamos nos separar”, escreveram no Weibo.

O casal decidiu compartilhar a sua história na web, inspirados pela campanha pelos direitos dos gays em Hong Kong. Embora a comunidade de gays e lésbicas na China seja cada vez mais aceita, especialmente em grandes cidades como Pequim e Xangai e na internet, este é um exemplo das dificuldades que os homossexuais recebem na China por parte de seus familiares.

A união pública entre o professor e o revendedor de água não é o única de esse tipo no país. O primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo aconteceu em agosto de 2011, em Shenzhen, com a presença de cinco convidados. Em outubro do ano seguinte, a ampla acolhida de outra cerimônia homossexual, desta vez na província costeira de Fujian, levou muitos ativistas a considerarem um sinal da mudança na aceitação social.

Os casamentos gays ainda são raros na China, devido principalmente a uma antiga cultura centrada na família, e na importância cultural e econômica de ter filhos, que precisam cuidar dos mais velhos - já que o sistema de pensões não cobre as necessidades básicas.

A maioria dos homossexuais, especialmente os homens, se passam por heterossexuais para se casar e ter um primogênito. Não há números oficiais, mas Zhang Beichuan, sexólogo da Universidade de Qingdao, estima que cerca de 90% dos gays são casados com mulheres, por pressões familiares.

- A pressão é muito grande e muitos saem do armário apenas parcialmente, quando se mudam para grandes cidades ou através da internet - diz Stephen Leonelli, assessor da associação homossexual Centro LGBT de Pequim. - Na China, as minorias sexuais não têm apenas que superar o estigma de serem diferentes, mas também têm que lidar com as pressões da família.

Chi Peng, um artista de 32 anos da província de Shandong, conta que quando se mudou para a capital para estudar começou a expressar sua orientação sexual naturalmente.

- Eu não sinto qualquer tipo de discriminação. Apenas meus pais que não sabem que eu sou gay.

fonte: O Globo

Canadá: Terapeuta que dizia curar gays é condenado por abusar sexualmente de homens

O médico-terapeuta Aubrey Levin, de 74 anos, que se dizia capaz de "curar" gays, foi condenado a cinco anos de prisão por ter molestado três homens no Canadá.

Aubrey LevinA decisão foi dada na semana passada pela juíza Donna Shelley, da Corte Superior do Canadá. "Os pacientes vieram lhe pedir ajuda aos seus problemas. Em vez disso, você acrescentou mais problemas", disse a juíza na sentença.

Ao todo, Levin recebeu nove acusações de homens por assédio sexual. Os crimes teriam acontecido entre 1999 e 2010. O júri o absolveu de duas e não conseguiu chegar a um veredicto sobre as outras quatro vítimas.
"Dr. Levin, sabendo das muitas vulnerabilidades dessas vítimas, empregou uma estratégia que lhe daria a oportunidade de abusar sexualmente de seus pacientes", completou a juíza.

O terapeuta perdeu a sua licença em 2010, quando um ex-paciente levou imagens gravadas secretamente à Justiça. No vídeo, Levin abre as calças do paciente e começa a acariciar o seu órgão genital. O paciente disse que havia procurado as autoridades para relatar o caso, mas que ninguém acreditou na sua história, por isso, resolveu usar a câmera escondida.,

fonte: A Capa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...