quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Reino Unido: Parlamento aprova casamento gay depois de 7 horas de discussões

parlamento britanicoMais uma vitória do casamento gay. O Parlamento inglês aprovou na tarde desta terça-feira a lei proposta pelo primeiro-ministro David Cameron que permite o casamento civil de homossexuais e deixa as igrejas livres para aceitarem ou não a celebração destas uniões.

Foram quase sete horas de discussão que terminou com 400 votos a favor e 175 contra a proposta. Uma lavada. A medida deverá entrar em vigor em 2014, apenas na Inglaterra e no País de Gales (Escócia e Irlanda do Norte estão fora do alcance desta lei). A vontade do primeiro-ministro Cameron prevaleceu, ainda que seu partido, o Conservador, tenha dado a maioria dos votos contrários à proposta.

Foi a Ministra da Cultura, Maria Miller, responsável em defender a lei no Parlamento, na TV e nas rádios, uma espécie de porta-voz do Cameron para o assunto. “O casamento é uma das nossas mais importantes instituições. Une as sociedades às famílias e é uma base fundamental para a promoção da estabilidade. Esta proposta defende e desenvolve o casamento”, afirmou ela no início do dia, ao abrir as discussões no Parlamento.

Ainda entre os discursos do dia, David Cameron afirmou que o casamento entre pessoas do mesmo sexo vai  tornar a sociedade britânica “mais forte”. “O dia de hoje é muito importante. Eu acredito no casamento. Ajuda as pessoas a dedicarem-se uma à outra e acho que os gays também devem podercasar-se”, declarou ele, que é do partido Conservador.

Segundo a proposta, caberá as igrejas se decidirem se vão ou não realizar tais casamentos, mas os cartórios serão obrigados a fazê-lo. A Escócia deve propor uma lei semelhante. Já o governo da Irlanda não se pronunciou sobre a questão ainda.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...