terça-feira, 11 de junho de 2013

Rússia: Parlamento aprova lei que pune ‘propaganda’ homossexual

Texto proíbe distribuição de informações para menores de idade. Moscou teve protestos e confronto entre ativistas LGBT e a favor da lei.

protesto russiaO Parlamento russo aprovou nesta terça-feira (11) uma lei que estigmatiza a comunidade gay e proíbe a distribuição de informações sobre homossexualidade para menores de idade. Houve protestos contrários e favoráveis à lei em frente ao Parlamento em  Moscou e ativistas foram detidos.

Foram 434 votos a favor, nenhum contra e apenas uma abstenção. A lei foi apoiada pelo Kremlin. O texto impõe pesadas multas para quem fizer apologia fornecer informações sobre gays, lésbicas, bissexuais e transexuais para menores de idade.

A lei ainda precisa ser aprovada pela Câmara Alta e assinada pelo presidente Vladmir Putin – o que deve ocorrer sem problemas.

A medida é parte de um esforço para promover valores tradicionais russos contra o liberalismo ocidental. O governo e a Igreja Ortodoxa veem os valores ocidentais como corruptores da juventude do país.

fonte: G1

Thiago Fragoso critica “Veja” por usar o termo “bichinhas”

Thiago Fragoso 03O ator Thiago Fragoso, 31, que vive o homossexual Niko na novela "Amor à Vida", criticou a revista "Veja", que publicou em seu site uma matéria chamada "Amor à Vida: Na batalha das bichinhas, a má leva a melhor". "Me impressiona nos dias de hoje um veículo jornalístico ainda usar o termo 'bichinha', escreveu ele, nesta terça-feira (11), em seu perfil no Twitter.

"Só me falta agora ter que explicar a diferença entre um homossexual assumido e feliz e um que finge ter uma família tradicional", afirmou ele ainda, sobre a comparação entre seu personagem e o de Mateus Solano, que vive Félix. O personagem de Fragoso é um homossexual assumido, que vive feliz ao lado do marido, com quem quer formar uma família. Já Félix, além de vilão, vive um casamento de fachada com uma mulher.

O post de Fragoso recebeu o apoio de outros famosos, como do estilista Carlos Tufvesson. "Vamos elevar o nível de nossas discussões, respeitando sempre as diferenças. Isso é importante para termos um mundo melhor. #xôpreconceito", completou o ator.

fonte: Yahoo!

Com bate-boca, votação de projeto sobre ‘cura gay’ é adiada

Pela quinta vez consecutiva num prazo de dois meses, a comissão de Direitos Humanos da Câmara adiou a votação de projeto que permite aos psicólogos promover tratamento com o objetivo de curar a homossexualidade.

A proposta, conhecida como "cura gay", era a única na pauta do grupo nesta terça-feira (11), mas a conclusão do debate foi adiada com o início da votação no plenário da Casa.

O projeto de decreto legislativo, de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), suspende dois trechos de resolução instituída em 1999 pelo Conselho Federal de Psicologia. O primeiro trecho afirma que "os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades".

A proposta anula ainda artigo da resolução que determina que "os psicólogos não se pronunciarão, nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica".

Na justificativa do documento, Campos afirma que o conselho "extrapolou seu poder regulamentar" ao "restringir o trabalho dos profissionais e o direito da pessoa de receber orientação profissional".

Bate-boca
Durante a sessão, houve discussão entre o presidente da comissão, o pastor Marco Feliciano (PSC-SP), e o deputado Simplício Araújo (PPS-MA), autor de requerimento apresentado hoje pedindo a retirada do projeto da pauta.

O requerimento foi rejeitado pela maioria dos presentes e Araújo voltou a pedir a palavra. Feliciano, no entanto, desligou o microfone do congressista após alguns minutos. "O senhor está tolhendo a minha palavra. (...) Eu quero registrar que isso aqui é uma ditadura", reclamou Araújo.

Feliciano argumentou que o deputado teria tempo para argumentar sobre o projeto num próximo momento, durante a votação da proposta. "Assim que chegar o seu momento vou deixá-lo", disse o presidente da comissão.

Mais tarde, Araújo teve direito a 15 minutos de fala. O deputado argumentou ser necessário maior número de audiências públicas sobre o assunto e de debate na comissão.

"Eu acho que o projeto é serio, foi pejorativamente apelidado de "cura gay", e acho que precisamos de um carinho especial sobre o que estamos fazendo aqui. Vamos dar vazão a uma matéria que não vai passar pela Comissão de Constituição e Justiça, com toda certeza", disse Araújo.

Feliciano rebateu a afirmação do colega. "Ele tem bola de cristal para saber o futuro? As outras comissões têm pessoas contrárias e pessoas favoráveis", disse. O pastor afirmou que, se for permitido pelo regimento interno da Casa, pode convocar sessão extraordinária amanhã para concluir a votação.

fonte: Folha de S.Paulo

ABGLT critica poder evangélico no Ministério da Saúde

Para entidade ativista, governo federal erra ao render-se a ideologias conservadoras por comprometer políticas públicas de saúde

Ministério da SaúdeA Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) emitiu comunicado condenando a exoneração do diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, pelo ministro Alexandre Padilha, na semana passada.

O tumulto na pasta aconteceu após a veiculação de anúncios no site do ministério em que mulheres apareciam em fotos com os dizeres: “Eu sou feliz sendo prostituta” em campanha para o uso de preservativos.

Os conservadores religiosos do Congresso tiveram xiliques quando tomaram conhecimento e exigiram explicação da pasta da Saúde. Padilha, evidenciando o quanto o governo federal está refém dos pretensos líderes religiosos, tirou o anúncio de veiculação e deu como desculpa que a peça, só utilizada nas redes sociais, não havia passado pelo gabinete.

“A atitude autoritária do ministro Padilha derivou do seu descontentamento moral com a atividade promovida pelo DST-AIDS-HV-MS que celebrava o dia 02 de junho – Dia Internacional da Prostituta. Esqueceu-se da República e coloca vidas em risco ao priorizar as alianças com fundamentalistas religiosos em detrimento de setores que historicamente construíram a luta contra a epidemia das DST – AIDS no Brasil”, diz o comunicado.

A entidade ainda lembra que o País vive uma epidemia concentrada de HIV e que as prostitutas, assim como os homossexuais masculinos, estão dentre os mais vulneráveis. E salienta também que prostitutas devem ser respeitadas como trabalhadoras.

“O mais intrigante nessa situação é que na Classificação Brasileira de Ocupações, organizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, as prostitutas são reconhecidas com o código 5198-05, ou seja, é uma ocupação reconhecida pelo Estado, não é contravenção. Se o Ministro pode dizer que ‘é feliz sendo médico’, por que as prostitutas não podem dizer ‘são felizes sendo prostituta’?”.

A bancada evangélica também foi foco da ABGLT, que lembrou o fato de pressão conservadora junto ao governo federal foi responsável por vetos a campanhas de prevenção de DST/Aids junto a jovens gays e de carnaval, também voltada a homossexuais.

A excelentíssima presidente Dilma Vana Rousseff só diz sim a tudo isso! E o que diremos a ela?

fonte: ParouTudo

Maioria dos brasileiros é contra o casamento gay, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em parceria com a MDA Pesquisas questionou os brasileiros sobre temas sociais, além de comportamentos. Dos 2.010 entrevistados, quase a metade (49,7%) se posicionou contrária à união civil entre pessoas do mesmo sexo. Outros 38,9% dizem ser favoráveis e 11,4% não souberam opinar ou não responderam.

Quando o cenário é de casamento entre pessoas do mesmo sexo (e não apenas união civil), a rejeição aumenta para 54,2%. O número de favoráveis se reduz para 37,5% e o percentual de pessoas sem opinião formada a respeito cai para 8,3%.

A redução da maioridade penal é defendida por 92,7% dos entrevistados. Segundo a pesquisa, a percepção de aumento de crimes praticados por menores de idade é de 69,1%.

A Igreja é a instituição com maior confiança entre os entrevistados (37,5%), seguida da Polícia Federal (13,8%) e do Supremo Tribunal Federal (8,2%). As casas do Congresso Nacional aparecem na lanterna. O Senado tem a confiança de 0,7% dos entrevistados enquanto a Câmara dos Deputados possui 0,6%.

A pesquisa CNT/MDA fez entrevistas com 2.010 pessoas entre os dias 1º e 5 de junho em 20 unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

fonte: Terra

Estados Unidos: Produtor lança vinho especial em apoio ao casamento gay

Garrafa do 'Same Sex Meritage', produzido na Califórnia, custa US$ 25. Produtor criou iniciativa para apoiar os casais homossexuais.

Same Sex MeritageUma vinícola da Califórnia, nos Estados Unidos, lançou um rótulo especial de vinho em homenagem ao casamento gay. O vinho tinto “Same Sex Meritage” foi criado pela vinícola da família Stein, em São Francisco, e apresentado pelo produtor Josh Stein.

Cada garrafa do vinho custa US$ 25. No site da vinícola, Stein define a iniciativa de criar o vinho homenageando o casamento gay para apoiar os casais que ainda são proibidos de se casar com as pessoas que amam. O produtor diz que a proibição do casamento gay é uma “inquestionável violação dos direitos civis”.

fonte: G1

Papa reconhece corrupção e existência de lobby gay, diz agência

Declarações foram feitas em audiência com religiosos da América Latina. Papa afirmou que reforma na Cúria será feita por comissão de cardeais.

Papa FranciscoO Papa reconheceu a dificuldade da reforma da Cúria Romana e a existência de um "fluxo de corrupção" e de um "lobby gay" em uma recente reunião com religiosos latino-americanos, informou a agência de notícias "I.Media" nesta terça-feira (11).

A reforma da Cúria (governo da Igreja), citada por "quase todos os cardeais" nas reuniões preparatórias do último conclave, é uma tarefa 'difícil', admitiu em uma audiência concedida em 6 de junho aos líderes da Conferência Latino-americana de Religiosos (CLAR).

De acordo com um resumo da reunião que durou cerca de uma hora, publicado pelo site católico Reflexão e Libertação, o Papa acrescentou: "Na Cúria, há pessoas santas, mas também existe uma corrente da corrupção".

"Fala-se de 'lobby gay', e é verdade, ele existe", reconheceu.

"Eu não posso conduzir esta reforma", disse, admitindo ser muito "desorganizado". Este será o trabalho, segundo ele, da comissão de oito cardeais nomeados por ele, que se reunirão pela primeira vez oficialmente em Roma, em outubro.

fonte: G1

Thiago Fragoso rouba a cena em ‘Amor à Vida’ como gay, casado, que quer ter um filho

Thiago Fragoso e Marcello Antony 02Se Félix (Mateus Solano) deu a medida do que é viver dentro do armário, Niko (Thiago Fragoso) mostra a beleza de estar fora dele. A entrada do personagem em “Amor à vida” caiu não só no gosto do público, que se manifestou nas redes sociais, como também foi aprovada pelo ator.

- Foi ótimo ver o resultado no ar, demos muitas risadas aqui em casa. Tenho ouvido coisas positivas e muitas perguntas curiosas sobre o futuro do personagem - conta Fragoso, de 31 anos.

A estreia de Niko veio com uma cena impensável em outros tempos: ele e o companheiro Eron (Marcello Antony) conversando sobre a vontade de terem um filho.

- Acho que está num momento importante para discutir essas coisas. Os dois querem muito e vão correr atrás disso, cada um com sua personalidade: Eron, mais tímido e centrado, e Niko, mais extrovertido e brincalhão - analisa.

Sem medo de ser feliz

O louro conta que não teve receio de compor um personagem mais carregado:

- Nunca tive medo de ser caricato, porque não é nossa abordagem. Uma pessoa não precisa de selo pra ser heterossexual, então não precisa para ser homossexual. Quero fugir de estereótipo.

E o desejo do ator parece que está dando certo. Apesar das poucas cenas, Niko já conquistou um público exigente, que se reconhece no personagem.

- Não acho caricato. Ele apimenta algumas coisas no gestual e na voz, mas a gente brinca dessa maneira também. Félix, por exemplo, tem umas tiradas mais ácidas, Niko traz um humor inocente. Precisamos disso para não perder a ternura, e Thiago é uma ternurinha - defende Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia, que completa: - A TV tem que mostrar isso mesmo, para o povo se acostumar e não estranhar quando vir uma bicha assim na rua.

Já o consultor cultural do grupo Arco-Íris, Almir França, elogia a escalação dos atores e diz que a relação de Eron e Niko traz outro importante benefício à trama:

- Eles equilibram a situação de Félix, que quer abafar sua orientação sexual.

fonte: Extra

Rússia: País quer prender quem ‘promover homossexualidade’

Primeira leitura da proposta foi aprovada em janeiro por 390 votos a um. Quem infringir a determinação, terá de pagar multas que podem chegar a US$ 30 mil

O Parlamento russo vai debater nesta terça-feira uma lei controversa que pode prender pessoas por comportamento que promovam a homossexualidade. O projeto de lei prevê o pagamento de multa para os cidadãos russos envolvidos na “propaganda de orientação sexual não tradicional”, enquanto os estrangeiros poderiam ser presos e imediatamente deportados. Se ela for aprovada, pode entrar em vigor até o fim do mês.

Algumas regiões da Rússia já adotaram uma lei semelhante, e agora deputados do partido Rússia Unida, do presidente Vladimir Putin, pretendem implementar uma proibição nacional sobre o “propaganda gay”. A lei define o conceito como “divulgação de informação com o objetivo de induzir um comportamento sexual não tradicional entre as crianças, sugerindo que tal comportamento é atraente”.

Quem infringir a determinação, terá de pagar até US$ 155 para pessoas físicas, US$ 1.550 para os funcionários do governo, e US$ 30.000 para organizações. Já houve dúvidas sobre como definir “propaganda gay”. Um exemplo foi um grupo de comunistas no sul da Rússia reclamando que as roupas de Elton John devem ser consideradas “propaganda homossexual”.

Ativistas dos direitos dos homossexuais criticaram duramente o projeto. Eles afirmam que a norma vai agravar uma situação já difícil na Rússia, onde muitas pessoas ainda acreditam que a homossexualidade deve ser tratada como doença.

Ativistas dos direitos dos gays e ativistas anti-gay planejam manifestações separadas em frente ao Parlamento nesta terça-feira. A primeira leitura do projeto de lei foi aprovada em janeiro por 390 votos a um, e foi acompanhado por um protesto de ativistas gays se beijando. Ativistas cristãos ortodoxos atiraram ovos neles. A polícia arrastou muitos deles para longe.

fonte: O Globo

Termina o casamento de Jane Lynch e Lara Embry

As duas se casaram em 2010, um ano após se conhecerem

Jane Lynch e Lara EmbryApós três anos, acabou o casamento de Jane Lynch, intérprete da malvada Sue Sylvester em “Glee”, com a médica Lara Embry.

“Lara e eu decidimos terminar nosso casamento. Foi uma decisão difícil para nós pois nos importamos muito uma com a outra. Nós pedimos privacidade já que lidamos com um assunto de família”, disse Jane, em comunicado à imprensa.

As duas se conheceram em um evento beneficente em São Francisco, em 2009, onde Jane foi a apresentadora e Lara, uma das homenageadas. O casamento foi em 2010, em Massachusetts.

fonte: ParouTudo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...