quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Reino Unido: BBC faz consulta pública sobre a inclusão da diversidade sexual em sua grade

O canal britânico BBC está realizando uma consulta com os seus funcionários e telespectadores sobre como eles enxergam a inclusão da pauta da diversidade sexual em sua grade.

Em um questionário on-line, o canal pergunta aos participantes se eles concordam que a BBC deve produzir programas que reflitam a Grã-Bretanha moderna, no caso, temas étnicos e LGBT.
Em pesquisa realizada em abril constatou-se que lésbicas, gays e bissexuais se sentem subrepresentados em seus programas. Na outra ponta, a pesquisa descobriu que um em cada cinco telespectadores se sente desconfortável ao ver homossexuais na televisão.

A direção da BBC resolveu pesquisar o tema após ser acusada por várias ONGs de "sancionar a homofobia". Em nota, o canal disse que as respostas vão ajudar a formular a igualdade essencial no que diz respeito à diversidade humana. A resposta final da pesquisa deve ser publicada em abril de 2011.

A diretora da BBC, Amanda Rice, declarou que "para a BBC, a diversidade é ter programas feitos por equipes talentosas e que consigam refletir os diversos públicos do Reino Unido". Ao telespectador, Amanda diz: "Queremos conversar com você sobre as ambições da BBC para a diversidade e saber o que você acha dos nossos planos".

Para acessar a pesquisa, clique aqui.

fonte: A Capa

Rio de Janeiro: Manifestação chama atenção para o número de homossexuais assassinados

RIO_protesto_homofobiaCerca de cem pessoas participaram na tarde desta quarta-feira de uma manifestação na Praça Pio XI, próximo à Igreja da Candelária, em memória de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais assassinados no Brasil. Segundo um relatório recente feito pela Organização Não Governamental (ONG) Grupo Gay da Bahia, 2.500 homossexuais foram assassinados no país no último ano. No Rio, de acordo com informações da Superintendência dos Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, 25 homossexuais foram assassinados apenas neste ano. Ao todo, foram registradas 250 boletins de ocorrência relativos à agressão física com motivação homofóbica no mesmo período em todo estado. Tão assustador quanto o número de crimes, é a frequência com que os homossexuais no país são discriminados, segundo depoimentos de alguns dos 300 participantes do II Seminário Nacional de Segurança Pública para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), que acontece no Hotel Guanabara, no Centro do Rio.

O policial rodoviário federal Maicon Nachtigall, de 32 anos, de Porto Alegre (RS), é um das dezenas de agentes de segurança convidados a participar do evento que reúne ainda guardas municipais, policiais civis e militares. Homossexual assumido, ele conta que é vítima de preconceito dentro da própria instituição que representa:

- Há uma cultura repressiva nas instituições policiais. Fui liberado pela PRF do Sul para participar deste evento, mas não venho como representante da instituição e ainda paguei do meu próprio bolso todas as despesas. Há colegas de farda que não me tratam com igualdade e mais, sou preterido em ocasião de promoções devido à minha condição gay - denuncia o policial.

Desde segunda-feira, autoridades, militantes e forças de seguranças públicas discutem neste seminário políticas públicas estaduais de articulação dos grupos LGBT com a segurança pública. O Secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Ricardo Balestreri, participou da abertura do evento e relembrou a coragem da mãe do adolescente Alexandre Ivo Rajão, de 14 anos, assassinado com requintes de crueldade e características de crime homofóbico no ultimo dia 23 de junho. O secretário defendeu a coragem da mãe da vítima, por não esconder a opção sexual do filho. O evento no Rio discute também propostas de combate à discriminação e à violência contra esse público.

fonte: O Globo

Paraguai: Bispos criticam tentativa de aprovar casamento gay

Depois que os deputados do Paraguaisinalizaram o desejo de aprovar projetos de cidadania LGBT, como o casamento civil, a Igreja Católica no país se manifestou contra a possibilidade.

A Conferência Episcopal Paraguaia, que terminou na semana passada, emitiu um comunicado rechaçando explicitamente a intenção dos parlamentares.

No documento, a entidade religiosa não se dirigir diretamente aos homossexuais, mas destaca seu apoio “às dimensões físicas, psicológicas e espirituais de ser homem e mulher”, enfatizando ainda seu apoio “à família por meio do matrimônio”.

fonte: Cena G

Barack Obama já teve babá gay, diz jornal

Ex-babá do presidente norte-americano entrou para grupo de travestis

Barack ObamaDe acordo com artigo publicado nesta semana pelo "New York Times", Barack Obama teve um babá gay. O texto, assinado por Norimitsu Onishi, comenta a visita que o presidente norte-americano está fazendo à Indonésia e relembra que Obama viveu no país durante parte da infância.

Ainda segundo o artigo, Barack Obama morou na Indonésia em companhia dos pais entre 1967 e 1971, quando tinha de 6 a 10 anos. Nesse período, teria sido cuidado por um homem assumidamente gay, que "coerentemente com as atitudes relaxadas da Indonésia sobre homossexualidade, manteve um romance com um açougueiro local. O babá depois entrou para um grupo de travestis chamado Bonecas Fantásticas, que, como muitos que compõem a paisagem urbana de Jacarta, entretêm as pessoas dançando e jogando vôlei".

fonte: MixBrasil

Chile: Parada Gay inova e vai fazer reciclagem

No próximo sábado, Parada do Chile vai unir ativismo gay e meio ambiente

parada gay chilePromete ser bafíssimo a V Gay Parade Chile, que vai rolar nas ruas de Santiago no próximo sábado, 13, com 40 DJs no line-up e uma união de ativismos. O movimento LGBT vai se unir ao ambientalista e vai reciclar todo o lixo que será produzido durante a caminhada, que começa às 14 horas, no Paseo Bulnes.

A iniciativa é da organização do evento, a cargo do Movimiento de Integración y Liberación Homosexual (Movilh), em parceria com a prefeitura da capital chilena. Ao longo de todo o percurso da Parada haverá lixos especiais de reciclagem, aqueles coloridos que separam vidro, lata, plástico e lixo orgânico. Serão pelo menos quatro composições de quatro cestas.

“Os eventos de rua precisam ter campanhas de respeito ao meio ambiente, e nós do movimento da diversidade sexual queremos contribuir para uma troca social e cultural nesse assunto”, se dispôs Rolando Jiménez, presidente do Movilh. Se der certo, a primeira ideia do tipo deve ser ampliada para uma campanha que vai unir LGBT e meio ambiente.

A V Gay Parade Chile rola no sábado com pelo menos 40 DJs em seu line-up e apresentações de cerca de 100 artistas. É o maior evento do orgulho gay no país.

fonte: MixBrasil

Foto de jogador fazendo sexo oral com cachorro cai na internet

Joel MonaghanO jogador de Rugby, Joel Monaghan, chocou o mundo ao ser fotografado fazendo sexo oral com um cachorro. A foto acabou vasando pelo Twitter. Na imagem, Joel aparece deitado com a calça baixada e segurando a cabeça do cachorro junto ao pênis dele. Os defensores de animais reagiram, mas o atleta garantiu que tudo não passou de uma brincadeira.

acachorrosexooral

fonte: Toda Forma de Amor

Episódio de “Glee” tem beijo gay

Kurt, vivido por Chris Colfer, será repentinamente beijado por um valentão de outra escola.

O episódio desta quarta-feira, 10, de "Glee" promete ser animado. Nesta noite, o estudante homossexual Kurt, vivido por Chris Colfer, vai ganhar seu primeiro beijo. E para a surpresa de todos os fãs, o parceiro do rapaz será nada menos do que um dos valentões do time de futebol americano da escola, Karofsky, que vinha atormentando-o.

O beijo de Kurt

glee beijo gay 2

fonte: EGO

Pastores gays são homenageados no Congresso

Pastores gays do Rio de Janeiro recebem Moção de Aplauso da Câmara Federal

pastores gaysFundadores da Igreja Cristã Contemporânea, com sede no Rio de Janeiro, os pastores Marcos Gladstone Canuto da Silva e Fábio Inácio de Souza, que são casados, receberam uma homenagem na Câmara Federal no último dia 3, com uma Moção de Aplauso e Louvor. A iniciativa foi da deputada federal e líder da Frente Parlamentar LGBT Cida Diogo (PT-RJ).

Segundo declarou em seu discurso sobre a aprovação da Moção, Cida disse que “orgulho-me muito de apresentá-la aqui, em homenagem a esses dois pastores libertários que têm defendido a liberdade em nosso País. Parabéns a esses pastores”. O texto você confere na íntegra abaixo:

Moção de Aplauso e Louvor

O pastor Marcos Gladstone Canuto da Silva, brasileiro, nascido em 24 de dezembro de 1975, é um pioneiro no ministério cristão inclusivo no Brasil, onde milita desde o ano de 2002. Publicou a primeira página na rede mundial de computadores em idioma português do mundo sobre a Bíblia e a homossexualidade na visão de aceitação aos homossexuais, em 2002. É teólogo reconhecido pelo Conselho Federal de Teólogos do Brasil, especialista em teologia e pós-graduado nesta área pela Universidade Metodista Bennett do Rio de Janeiro. É um líder religioso respeitado pela sua ousadia na luta contra a homofobia religiosa, tendo se pronunciado inúmeras vezes em público sobre o tema.

Ministra em igrejas, organizações, congressos e universidades no Brasil e no exterior. Recebeu prêmios em organizações e denominações nacionais e internacionais por sua liderança inovadora e agregadora que constrói uma sociedade mais justa e igualitária. É autor do livro A Bíblia sem preconceitos, que através de uma releitura de passagens bíblicas busca desconstruir a ideia de condenação à homossexualidade que fundamentalistas religiosos atribuem às Escrituras Sagradas.

Secularmente é advogado, pós-graduado em Direito, tendo desempenhado funções e cargos de grande relevância nos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Possui um relacionamento de amor,fidelidade e estabilidade com seu companheiro, o Pastor Fábio Inácio.

O Pastor Fábio Inácio de Souza, carioca, gerente administrativo, nascido em 26 de outubro de 1979, exerceu no passado a função de pastor em duas grandes igrejas tradicionais durante quatro anos e foi um dos primeiros pastores evangélicos pertencentes a outras denominações com a coragem de se assumir publicamente gay e mostrar que a homossexualidade, por ser natural, não pode e não há que ser mudada porque não é algo ruim, simplesmente é a orientação sexual de cada um, integrando uma parte relativa de cidadãos que merecem ser respeitados. Dentro da comunidade LGBT brasileira, é considerado um dos grandes precursores da visão da família homoafetiva,lutando por uma imagem digna dos homossexuais perante a sociedade brasileira. No Brasil ele realiza palestras e participa de grandes eventos acadêmicos e progressivamente vem ganhando grande destaque na mídia secular por sua luta acirrada e incansável contra a discriminação religiosa.

A história dos pastores Marcos Gladstone e Fábio Inácio se cruzaram no amor destes dois pastores homossexuais para construção de um espaço evangélico de aceitação, inclusão e fé, pois em 10 de setembro de 2006 fundaram a Igreja Cristã Contemporânea que, em apenas 4 anos, já possui 4 templos no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, tendo logrado a adesão de mais de 800 membros.

A Igreja Cristã Contemporânea desempenha hoje o papel de uma denominação inclusiva no cenário LGBT carioca, fluminense e brasileiro, sendo a maior congregação cristã organizada no combate à homofobia religiosa no Brasil ao levantar importantes discussões acerca do tema da homoafetividade em meios de comunicação de alcance nacional e internacional.

Por isso, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade do Estado do Rio de Janeiro, prestamos nossa homenagem com esta Moção de Aplauso e Louvor na Câmara dos Deputados.

Cida Diogo.
Deputada Federal.

fonte: MixBrasil

Estudo aponta que gays têm críticas a lugares "gay friendly"

Um estudo feito com 30 mil LGBTs de vários países apontou que nem todos estão satisfeitos com o rótulo de “gay friendly” adotado por alguns estabelecimentos. A pesquisa destaca que as empresas estão ávidas pelo consumidor gay, mas ainda não cumprem o que prometem.

Um exemplo disso é a rede hoteleira que precisa treinar melhor os funcionários para cumprir as promessas feitas ao segmento LGBT. Uma estadia pode ser arruinada se um casal de lésbicas não se sente confortável no momento do check-in ou por dois gays quando requisitarem o serviço de quarto na suíte durante uma lua-de-mel.

fonte: Cena G

A Fazenda: Com Dudu Pelizzari, homofobia volta a ser assunto na TV

por Mauricio Stycer

Carlos Carrasco e Dudu PelizzariDudu Pelizzari não é nenhum Marcelo Dourado, mas ajudou a colocar em cena, na “Fazenda”, um tema que não encontrava espaço na televisão desde o “BBB10”: a homofobia.

O ator teve uma discussão feia, há oito dias, com a humorista Nany People. Desqualificou o trabalho da transexual, afirmando: “Eu nem sabia quem era você. Eu agora então vou me vestir de mulher e sair por aí”. E acrescentou: “Eu vou colocar uma roupa de mulher e falar putaria no palco e falar que é stand up comedy”.

Chocada, Nany People disse: “Você é um canalha, Judas, um traíra. Esta se voltando contra uma pessoa que lhe defendeu”.

Nany foi eliminada na quinta-feira e não se falou mais nisso até a madrugada de domingo, quando o maquiador Carlos Carrasco, numa espécie de “jogo da verdade”, disse a Dudu: 

“Não vou falar em meu nome. Vou falar em nome de uma das pessoas mais dignas que eu conheci aqui dentro, a Nany. No meio daquela briga, você disse que ela era um homem no corpo de uma mulher e isso me soou homofobia. Falar isso para uma mulher que te defendeu tanto, você jamais poderia tocar nesse assunto com ela”.

Vilão com jeito de vítima, Dudu disse estar arrependido e pediu: “Nany desculpa, eu amo você”.
Nesta terça-feira, no momento de formação da roça, Carrasco votou em Dudu. Não repetiu o discurso, mas lembrou: “A pessoa que mais protegeu ele (sic) e ele virou as costas”. A apresentadora Luiza Gottschalk foi mais explícita ao também votar no ator: “Por causa do que o Dudu fez com a Nany... A Nany foi desrespeitada”.

Os votos não foram suficientes para levá-lo à roça, mas a modelo Lizzi Benites, a fazendeira da semana, fez o serviço e mandou Dudu para o paredão, onde vai enfrentar a atriz Ana Carolina Dias e a jornalista Janaína Jacobina. Será um novo Dourado?

fonte: UOL

Colômbia decidirá sobre aprovação do casamento gay na próxima semana

Na próxima semana, a Colômbia poder se tornar o 12º país a oficializar ocasamento civil entre homossexuais. A decisão será do Tribunal de Justiça da Colômbia, já que o Congresso preferiu não se pronunciar a respeito.

Dos nove juízes que vão decidir sobre o assunto, a magistrada Maria Victoria Street disse que os homossexuais colombianos necessitam de garantias.

Outros três juízes se posicionaram contra a legalização. Entre eles, Nilson Pinilla, que soltou a “pérola”: “Os gays sofrem de uma anomalia e necessitam de cuidados psicológicos. Não pode se naturalizar o que é biologicamente anormal”.

Os outros cinco magistrados não se pronunciaram, mas apresentam-se como progressistas.

fonte: Cena G

ONG acusa "Glee" de usar termo pejorativo para falar de transexuais

glee logoA série "Glee" está sendo acusada pela ONG GLAAD de transfobia por causa do episódio inspirado no musical "The Rocky Horror Show", quando um dos personagens teria usado a palavra "tranny", que nos Estados Unidos é um termo pejorativo em referência a transexuais.

No episódio, o personagem Mike decide não interpretar a travesti Frank-N-Furter do musical "The Rocky Horror Show" alegando que os seus pais não querem o filho interpretando um "tranny", o que em português seria algo do tipo "traveco".

A GLAAD disse que o uso da palavra foi "desagradável, mesmo justificando que seja o pensamento dos pais do personagem em questão".

fonte: Cena G

Alemanha: Jogador aconselha jogadores gays a assumirem sua sexualidade

Mario GómezO atacante hispânico-alemão do Bayern de Munique e um dos atletas da seleção alemã de futebol Mario Gómez aconselhou os jogadores homossexuais a assumirem sua opção sexual para que possam jogar "libertos".

Em entrevista publicada nesta quarta-feira pela revista Bunte, Gómez, uma das máximas figuras do Campeonato Alemão, diz que "a homossexualidade já não é nenhum tabu".

Na Alemanha "temos um ministro de exteriores (Guido Westerwelle) que é homossexual e o prefeito de Berlim (Klaus Wowereit) é também gay, por isso que os jogadores profissionais que o sejam deveriam assumir", defende o jogador.

Para Gómez, que tem 25 anos e é atleta profissional desde os 23, se os jogadores se confessassem sua opção "poderiam jogar sem esse peso".

O único jogador de futebol que confessou ser gay até o momento na Alemanha foi Marcus Urban, um talento que jogou no Turíngia até o início dos anos 90, quando deixou o futebol devido a sua condição, como publicou em suas memórias em 2007.

Atualmente, Urban, de 36 anos, faz parte do ETSV Hamburgo, um clube esportivo para gays e lésbicas que defendem a aceitação e tolerância dos jogadores e treinadores homossexuais no esporte.

fonte: Estadão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...