quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Pastores gays são homenageados no Congresso

Pastores gays do Rio de Janeiro recebem Moção de Aplauso da Câmara Federal

pastores gaysFundadores da Igreja Cristã Contemporânea, com sede no Rio de Janeiro, os pastores Marcos Gladstone Canuto da Silva e Fábio Inácio de Souza, que são casados, receberam uma homenagem na Câmara Federal no último dia 3, com uma Moção de Aplauso e Louvor. A iniciativa foi da deputada federal e líder da Frente Parlamentar LGBT Cida Diogo (PT-RJ).

Segundo declarou em seu discurso sobre a aprovação da Moção, Cida disse que “orgulho-me muito de apresentá-la aqui, em homenagem a esses dois pastores libertários que têm defendido a liberdade em nosso País. Parabéns a esses pastores”. O texto você confere na íntegra abaixo:

Moção de Aplauso e Louvor

O pastor Marcos Gladstone Canuto da Silva, brasileiro, nascido em 24 de dezembro de 1975, é um pioneiro no ministério cristão inclusivo no Brasil, onde milita desde o ano de 2002. Publicou a primeira página na rede mundial de computadores em idioma português do mundo sobre a Bíblia e a homossexualidade na visão de aceitação aos homossexuais, em 2002. É teólogo reconhecido pelo Conselho Federal de Teólogos do Brasil, especialista em teologia e pós-graduado nesta área pela Universidade Metodista Bennett do Rio de Janeiro. É um líder religioso respeitado pela sua ousadia na luta contra a homofobia religiosa, tendo se pronunciado inúmeras vezes em público sobre o tema.

Ministra em igrejas, organizações, congressos e universidades no Brasil e no exterior. Recebeu prêmios em organizações e denominações nacionais e internacionais por sua liderança inovadora e agregadora que constrói uma sociedade mais justa e igualitária. É autor do livro A Bíblia sem preconceitos, que através de uma releitura de passagens bíblicas busca desconstruir a ideia de condenação à homossexualidade que fundamentalistas religiosos atribuem às Escrituras Sagradas.

Secularmente é advogado, pós-graduado em Direito, tendo desempenhado funções e cargos de grande relevância nos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Possui um relacionamento de amor,fidelidade e estabilidade com seu companheiro, o Pastor Fábio Inácio.

O Pastor Fábio Inácio de Souza, carioca, gerente administrativo, nascido em 26 de outubro de 1979, exerceu no passado a função de pastor em duas grandes igrejas tradicionais durante quatro anos e foi um dos primeiros pastores evangélicos pertencentes a outras denominações com a coragem de se assumir publicamente gay e mostrar que a homossexualidade, por ser natural, não pode e não há que ser mudada porque não é algo ruim, simplesmente é a orientação sexual de cada um, integrando uma parte relativa de cidadãos que merecem ser respeitados. Dentro da comunidade LGBT brasileira, é considerado um dos grandes precursores da visão da família homoafetiva,lutando por uma imagem digna dos homossexuais perante a sociedade brasileira. No Brasil ele realiza palestras e participa de grandes eventos acadêmicos e progressivamente vem ganhando grande destaque na mídia secular por sua luta acirrada e incansável contra a discriminação religiosa.

A história dos pastores Marcos Gladstone e Fábio Inácio se cruzaram no amor destes dois pastores homossexuais para construção de um espaço evangélico de aceitação, inclusão e fé, pois em 10 de setembro de 2006 fundaram a Igreja Cristã Contemporânea que, em apenas 4 anos, já possui 4 templos no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, tendo logrado a adesão de mais de 800 membros.

A Igreja Cristã Contemporânea desempenha hoje o papel de uma denominação inclusiva no cenário LGBT carioca, fluminense e brasileiro, sendo a maior congregação cristã organizada no combate à homofobia religiosa no Brasil ao levantar importantes discussões acerca do tema da homoafetividade em meios de comunicação de alcance nacional e internacional.

Por isso, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade do Estado do Rio de Janeiro, prestamos nossa homenagem com esta Moção de Aplauso e Louvor na Câmara dos Deputados.

Cida Diogo.
Deputada Federal.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...