segunda-feira, 30 de julho de 2012

Madonna chama de 'marginais' fãs que a vaiaram em Paris

Em nota oficial publicada em seu site, a cantora se pronuncia sobre protesto após show realizado nesta quinta-feira na capital francesa

Madonna em ParisApós ter sido vaiada - e se tornado alvo de arremessos de garrafas vazias -, Madonna se pronunciou em seu site oficial sobre a reação do público durante show realizado em Paris na quinta-feira. "Depois do show, quando eu já havia deixado o palco, alguns marginais começaram a jogar garrafas de plástico fingindo serem fãs irritados. A imprensa se limitou a relatar apenas esse fato isolado, em vez de focar na parte prazerosa da noite. Mas nada pode tirar de mim essa noite tão especial. Toda vez que eu olhei para o público, vi apenas rostos sorridentes." 

A curta duração do show - 45 minutos - teria despertado a ira de parte do público, que pagou entre 80 euros e 280 euros (de 200 a 700 reais) pelos ingressos. 

Em 15 de julho, Madonna já havia sido alvo de franceses por ter exibido, em seu show, vídeo com imagens de suásticas sobre o rosto de Marine Le Pen, candidata da extrema-direita na última eleição presidencial francesa. A Frente Nacional (FN), partido de Marine, anunciou em seguida que entraria com uma ação contra Madonna. 

O show de quinta-feira foi anunciado em cima da hora. No palco, Madonna disse aos fãs durante a apresentação: "Eu sei que deixei uma certa Marine Le Pen muito irritada, mas minha intenção não é fazer inimigos."

fonte: Veja.com

Projeto de lei que queria impedir cirurgias de readequação sexual no SUS é arquivado na Câmara

A Câmara dos Deputados arquivou o projeto de lei, de autoria do deputado federal Miguel Martini (PHS-MG), que pretendia impedir a realização de cirurgias de readequação sexual pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em tramitação ao longo de três anos, o projeto passou por diversas comissões até chegar a mesa diretora da Câmara, onde foi decretado o arquivamento.

O projeto objetivava sustar “os efeitos da Portaria nº 1.707, de 18 de agosto de 2008, do Ministério da Saúde, que institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Processo Transexualizador, a ser implantado nas unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão”.

Em 2009, outra medida polêmica do então deputado Miguel Martini foi uma representação contra a iniciativa também do Ministério da Saúde de distribuir cerca de15 milhões de unidades de gel lubrificante em todo o território nacional.

fonte: Cena G

Estados Unidos: Partido de Obama vai apoiar formalmente a união gay

Democratas se encaminham para aprovar casamento homossexual na Convenção Nacional

Obama cumprimenta eleitores no aeroporto internacional JFKDepois que Barack Obama se tornou o primeiro presidente americano a se posicionar a favor do casamento gay, em maio deste ano, o Partido Democrata se encaminha para apoiar formalmente a união, como parte da plataforma oficial que votará em sua Convenção Nacional, no começo de setembro. Segundo um dirigente da organização, a comissão encarregada de redigir a plataforma política do partido aceitou neste fim de semana incluir no documento uma seção com o respaldo do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O esforço de vários democratas para apoiar formalmente a união gay ganhou impulso depois que Obama expressou seu apoio pessoal ao casamento homossexual. Na época, o candidato da oposição e ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney classificou o casamento homossexual como um tema “muito delicado e sensível”, mas não foi além nas críticas à declaração de Obama. Uma semana antes, um porta-voz de sua equipe de campanha deixou o cargo depois de pesadas críticas por ter se declarado gay.

Os conservadores religiosos, importante grupo da base do Partido Republicano, firmemente se opõem ao casamento gay, mas as pesquisas mostram apoio à causa, especialmente entre os jovens americanos.

O programa será aprovado formalmente durante a Convenção Nacional do partido, em Charlotte, na Carolina do Norte. Os 15 membros do comitê responsável pela redação da plataforma se reuniram em Mineápolis durante a semana. Um rascunho do documento final será entregue em um encontro em Detroit, em 10 de agosto, antes de ser enviado para os delegados da convenção para aprovação final.

Filhas foram fator decisivo
Em maio, Obama mencionou que suas filhas foram um fator decisivo para a declaração e disse que sua esposa, a primeira-dama Michelle Obama, compartilha das mesmas visões que ele.

- Malia e Sasha têm amigos que têm pais do mesmo sexo. Algumas vezes eu e Michelle conversamos na mesa de jantar sobre esses amigos e seus pais e, em nenhum momento, lhes passou pela cabeça que eles fossem tratados de maneira diferente. Para elas não têm sentido e, francamente, esse é o tipo de coisa que muda nossa perspectiva - disse, na época

A afirmação aconteceu após uma série de posicionamentos públicos de membros de seu governo em apoio à extensão do direito aos casais homossexuais e logo depois de a Carolina do Norte se tornar o 30º estado americano a mudar a constituição para proibir essa união.

fonte: O Globo

Candidata transexual a Miss Bumbum Brasil causa indignação de vencedoras

Miss Bumbum Brasil Rosana Ferreira acha que candidata transexual teria que malhar menos para alcançar a forma idealAs vencedoras do concurso Miss Bumbum Brasil do ano passado estão preocupadas com o que pode acontecer na nova edição.

Neste ano, os organizadores resolveram aceitar a inscrição de candidatas transexuais.

"Torço para que a vencedora não seja ela [a possível candidata transexual]. Afinal, todas as outras candidatas têm menos chances. Elas têm que malhar mais para ter o bumbum perfeito", disse Rosana Ferreira, a Miss Bumbum 2011.

A vice Graciella Carvalho também foi na mesma linha. "Acho desleal porque geneticamente elas têm mais chances de não ter celulites do que as outras. No concurso o que importa é ter o bumbum perfeito e sem silicone."

Uma moça "operada" oriunda do Nordeste do país tem chances de ser finalista, disse o organizador do concurso, Cacau Oliver. As incrições começam amanhã e vão até dia 30 de agosto.

fonte: Folha de S.Paulo

Espírito Santo: Assembleia deve votar direito à pensão de servidores gays

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo deve votar em agosto, no retorno do recesso parlamentar, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que assegura aos companheiros de servidores públicos estaduais, independente de orientação sexual, o direito de receber pensão previdenciária em caso de morte. O deputado estadual Gilsinho Lopes (PR-ES) é o autor da PEC nº 08/2011, que visa assegurar que o Estado e os municípios não discriminem o servidor público ou os dependentes por motivo de crença religiosa, orientação sexual, sexo, cor, estado civil ou idade.

A  proposta já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Legislativo e aguarda votação em dois turnos ainda esse semestre. Atualmente, o Instituto de Previdência e Assistência Jerônimo Monteiro (IPAJM) não reconhece direito de casais de mesmo sexo de receberem a pensão em caso de morte do companheiro servidor público. O que resultou em várias ações judiciais para legitimar o direito à pensão previdenciária, com a aprovação da PEC as ações teriam um parecer favorável.

O Judiciário, no entanto, vem proferindo decisões que garantem o direito à pensão. A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) negou recurso impetrado pelo IPAJM contra a decisão de conceder direito à pensão previdenciária à companheira de uma escrivã de Polícia Civil, já falecida. A relatora do caso, a desembargadora substituta Janete Simões Vargas, votou pela manutenção do direito à pensão da companheira da servidora e foi acompanhada à unanimidade pelos demais desembargadores.

fonte: MixBrasil

Estados Unidos: Dois homens com HIV podem ter sido curados após transplante de medula

AIDSDuas pessoas podem ter sido curadas do HIV após um transplante de medula óssea para tratar um câncer, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira na Conferência Internacional sobre a Aids, em Washington.

O estudo, liderado pelo médico Daniel Kuritzkes, do Hospital de Mulheres de Brigham, em Boston (Massachusetts), analisou a evolução de dois portadores de HIV que se submeteram a um transplante de medula óssea após a detecção de um câncer.

Os dois homens, infectados durante anos, tinham se submetido ao tratamento antiretroviral que suprimiu totalmente a reprodução do HIV, mas tinham o vírus latente antes do transplante, segundo a pesquisa.

Os dois receberam uma forma mais leve da quimioterapia antes do transplante, o que lhes permitiu seguir tomando seus remédios para o HIV durante todo o processo.

Segundo o estudo, os médicos detectaram o HIV imediatamente após o transplante, mas, com o tempo, as células transplantadas de uma doadora substituíram os próprios linfócitos dos pacientes, e a quantidade de HIV no DNA de suas cédulas diminuiu até ficar indetectável.

Um paciente recebeu acompanhamento por quase dois anos após seu transplante, enquanto o outro foi testado durante três anos e meio, e "não há rastro do vírus" em nenhum dos casos, informaram os responsáveis pela pesquisa em comunicado.

"Acreditamos que a administração contínua de um tratamento antiretroviral que protege as células da doadora de infectar-se do HIV, enquanto eliminam e substituem as células dos pacientes, é efetiva para eliminar o vírus dos linfócitos do sangue dos pacientes", indicaram os especialistas.

Mesmo assim, os médicos se mantêm cautelosos e, quando questionado se os pacientes podem se considerar curados do HIV, Kuritzkes assinalou: "estamos sendo muito cuidadosos em não fazer isso".

Por enquanto, os dois homens estão tomando medicamentos antiretrovirais até que estes remédios possam ser retirados aos poucos.

"Nunca seremos capazes de fazer transplantes de medula óssea nos milhões de pacientes que estão infectados, mas podemos estimular o vírus e eliminar essas células, podemos proteger as células restantes da infecção", assinalou Kuritzkes.

fonte: iG

Nova biografia de Marilyn Monroe levanta hipótese de que atriz seria lésbica

Atriz tinha medo de ser lésbica, conta biografia

Marilyn MonroeUma nova biografia da atriz e símbolo sexual Marilyn Monroe levanta a hipótese de que ela poderia ser lésbica. "Marilyn: The Passion and the Paradox", de Lois Banner, descreve as dúvidas que a loira tinha sobre sua sexualidade. Um trecho do livro foi publicado no jornal inglês "The Guardian" e reproduzido no site The Huffington Post.

"Ela teve casos com homens muito importantes – o jogador de basebal Joe DiMaggio, o dramaturgo Arthur Miller, o diretor Elia Kazan, o ator Marlon Brando, o cantor Frank Sinatra, os irmãos Kennedy – e ela se casou com DiMaggio e Miller", conta a escritora. "Mesmo assim, ela gostava de mulheres, tinha casos com elas, e tinha medo de que fosse, na verdade, lésbica".

Ela continua: "Como ela podia ser a deusa sexy dos heterossexuais e gostar de mulheres? Como ela podia ter o corpo mais perfeito por fora e, por dentro, ter 'tais imperfeições'? Por que ela não era capaz de gerar uma criança? A Marilyn adulta era assombrada por essas questões", revela Banner.

A biografia da atriz, que morreu em 1962, aos 36 anos, também traz informações mais lisonjeiras sobre ela. A autora conta Marilyn tinha pensamentos feministas e que era mais do que uma "loira burra" ou "objeto sexual", como muitos a rotulavam.

"Ela teve ações que podem ser chamadas de feministas. Sua vida inteira foi um processo de transformação. Ela era um gênio em se recriar e tornou-se uma estrela e uma atriz. Ela fez sua própria produtora, lutou contra os magnatas e falou abertamente que sofreu abuso sexual na infância --um grande e desconhecido ato feminista".

Essa não é a primeira vez que são levantadas hipóteses sobre a sexualidade de Marilyn. Antes da biografia de Banner, já havia rumores de que a estrela de "Quanto Mais Quente Melhor" havia tido encontros sexuais com Joan Crawford, Marlene Dietrich e a preparadora de atores Paula Strasberg.

fonte: MixBrasil

Nova Zelândia: Primeiro ministro promete apoio a projeto de casamento gay no país

Primeiro ministro John Key: casamento gay não altera os direitos dos héterosA Nova Zelândia deve, em breve, engrossar a lista de países que aos poucos estão reconhecendo os direitos civis igualitários entre gays e heterossexuais. O primeiro ministro do país, John Key, anunciou no início desta segunda-feira que vai apoiar o projeto que legaliza o casamento entre casais do mesmo sexo, em tramitação na Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta da representante do Parlamento neozelandês, a deputada Louisa Wall, o projeto permite o casamento de casais gays e trans, e ao mesmo tempo impede que os atuais casais se divorciem sem que tenham o gênero legalmente reconhecido, na tentativa de que eles tenham os seus direitos civis reconhecidos.

Retirado da pauta na última quinta-feira, dia 26 de julho, o projeto deve ser submetido a votação ainda neste ano, desta vez com o apoio do Primeiro Ministro.
“Minha opinião é que se duas pessoas gays querem se casar, então não posso ver porque isto prejudicaria o meu casamento com Bronagh [sua esposa]. Haverá muita gente em nossa bancada que será profundamente contrária ao texto - particularmente os mais religiosos, e eu posso entender isso. Por isso, primeiro precisamos ter os debates. Vamos dar um pouco de tempo para isso”, definiu.

O partido do Primeiro Ministro controla 59 dos 120 assentos do Parlamento e, apesar do projeto não ser consenso entre os membros do próprio partido, deve ganhar apoio de alguns membros da oposição.

fonte: MixBrasil

São Paulo: Crimes de homofobia passam a ser registrados pela Polícia

Crimes de agressão e injúria homofóbicas passam a ser identificados pelas delegacias de polícia do Estado de São Paulo, a partir da meia-noite desta sexta-feira, 27 de julho, quando passa a funcionar o novo sistema informatizado de Boletins de Ocorrência.

No momento de registro de uma ocorrência, a população poder especificar o caráter de preconceito por orientação sexual. Com a mudança a comunidade LGBT passa a informar a motivação homofóbica dos crimes e a Polícia Civil começa a ter um maior controle de dados e estatísticas de discriminações. "O segmento LGBT já pode denunciar todo crime de agressão ou injúria por homofobia", salienta a advogada de Direito Homoafetivo e militante Iolanda Aparecida Mendonça.

Segundo a advogada, a inclusão do nome social e orientação sexual das vítimas nos B.O.s também será adotada, além da capacitação de todos os funcionários públicos para o atendimento às vítimas de homofobia.

fonte: MixBrasil

Olimpíadas 2012: O que significou o beijo lésbico na abertura dos jogos

London 2012 logopor Vitor Angelo

Foram poucos segundos, um átimo, mas o suficiente para causar comoção nas redes sociais do Brasil. Um beijo na boca entre duas mulheres, projetado no meio de outras clássicas cenas de amor, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, nesta sexta-feira , 27, mostrou o que muita gente quer continuar proibindo os outros de verem: a homossexualidade existe como manifestação de amor.

Cena do beijo lésbico na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres (Reprodução)

Percebe-se que a tal polêmica sobre o beijo gay na TV brasileira não tem nada de inócua. Mesmo estando, talvez, muito no terreno das ideologias do que no campo estético, é um claro sinal da mudança das mentalidades.

Mas voltando ao beijo olímpico, o que nos interessa que os ingleses com sua anarquia e ironia, acabaram promovendo uma imagem positiva dos gays que acabou sendo transmitida para muitos países que ainda consideram a homossexualidade um crime ou ainda para o nosso querido Brasil, com um alto índice de agressões homofóbicas e um total descaso com esta situação.

No caso “brasilis”, o mais interessante é que foi a Record, a emissora dos bispos como é conhecida, ligada a um segmento de religiosos intolerantes em relação à homossexualidade que teve que transmitir  ao vivo a anarquia inglesa.

Aliás, foi uma abertura sincronizada com a ideia de civilização, que os britânicos  tanto prezam. O casal de um dos blocos mais pop da cerimônia olímpica era negro – aliás no mesmo que surgiu o beijo gay -, cadeirantes dançavam no meio dos dançarinos e até as junkies protagonistas do seriado Absolutely Fabulous, as  atrizes Jennifer Saunders e Joanna Lumley apareceram. Elas protagonizaram mais um exemplo do chamado humor inglês ao acender um cigarro com a tocha olímpica.

Enfim, foi o exemplo que uma sociedade realmente democrática é inclusiva,  a civilização é sinal de respeito às diversidades de sua população.

Dilma Rousseff na plateia do Estádio Olímpico de Stratford deve ter visto tudo isto. Ela, que tem vetado  sistematicamente políticas de afirmação para os gays, colocado questões importantes para o debate das mulheres como o aborto de lado ou pouco feito para os movimentos sociais, veja o caso de sua omissão criminosa em Pinheirinho, deve entender que um país desenvolvido não é só eliminar a miséria econômica, mas principalmente a educacional e espitirual.

A presidente declarou que fará uma abertura melhor que a de Londres, então é bom ela correr, não só para as obras de infraestruturas e construções, isto é de menos. Os ingleses fizeram uma festa incrível e mostraram o que é civilização, humanismo e tolerância em sua abertura e isto não se paga com os PACs da vida ou com uma macumba para turistas com escola de samba e um punhado de mulatas.

É bom Dilma, que para uma abertura ser melhor que a de Londres, isto é, mais humana, é preciso que se faça um avanço real aos direitos das minorias e para uma verdadeira ideia de civilização afirmativa diversa que ainda estamos longe de sermos.

fonte: Blogay

Eleições 2012: Cartilha gay diz que homossexuais não devem votar em candidatos do PR e do PP

Voto_Gay_UrnaUma cartilha que avalia candidatos e partidos políticos pelos homossexuais foi elaborada e divulgada na internet. Batizado "Cartilha LGBT para as Eleições 2012/2014", o material é assinado por membros da LGBT (Lésbicas, Gays, Bisexuais, Transexuais e Transgêneros)  Brasil do Orkut.

Segundo a cartilha, candidatos do PR -formado da fusão do Prona e do PL- não devem receber votos dos homossexuais, pois o partido pertence a um grupo que deve ser "combatido pelos LGBT". O mesmo vale para o PP.

O senador Magno Malta (PR-ES) e o deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) são citados como os principais articuladores de propostas que prejudicam os gays.

Os deputados federais Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Paulo Maluf (PP-SP) também aparecem como candidatos que não devem ser votados "em hipótese alguma".

Álvaro de Lima Oliveira, 38, foi uma das pessoas que ajudou a escrever o documento. Oliveira, que é medico e vive em Guaxupé (MG), disse que contou com outros membros da comunidade na elaboração do trabalho que foi feito todo pela internet.

A ideia de produzir um material que orientasse a comunidade LGBT na hora de escolher seus candidatos surgiu a partir da ausência de uma representação política para esse público. "Todos conhecem a bancada evangélica, mas ninguém sabe quem faz parte da bancada de livre expressão sexual", disse Oliveira. 

Dicas de como identificar um político que apoia as causas LGBT e de como votar bem, na ótica do movimento, ocupam parte das 37 páginas da cartilha. Uma avaliação detalhada de cada partido foi feita, sendo que 12 deles são citados de forma negativa, por supostamente atuarem contra as lutas do grupo. 

Outro lado
O deputado federal Jair Bolsonaro disse que se sente "orgulhoso" por fazer parte da lista dos políticos não recomendados pelo movimento.

Segundo sua assessoria de imprensa, Magno Malta informou que irá pedir a retirada do seu nome.

Anthony Garotinho e Maluf preferiram não se pronunciar sobre o assunto.

O trabalho foi lançado em março e os autores não têm estatísticas de visualizações do mesmo, todavia, afirmam que a página criada no Facebook para divulgar o trabalho já conseguiu alcançar mais de 62 mil pessoas. Leia a cartilha aqui.

fonte: UOL

Estados Unidos: Pastor afirma que o casamento gay provocou o dilúvio de Deus contra a Terra

Aaron FruhEra só o que faltava. O pastor Aaron Fruh, da igreja Knollwoo, em Mobile, no Alabama, declarou durante uma entrevista à Rádio da Família Americana, nos EUA, que o casamento gay foi o responsável pelo dilúvio de Deus contra a Terra.

"Nunca encontraram qualquer sociedade na história humana que já tentou essa experiência [de casamento entre pessoas do mesmo sexo] e viveu para contar como foi. Todas elas foram destruídas", declarou o pastor.

"Deus sabia que as pessoas na Terra iam destruir-se através do casamento gay e por isso provocou o dilúvio", afirmou Aaron Fruh, que é casado e pai de quatro filhos.

Abaixo, a entrevista do pastor à rádio americana. Em inglês.

fonte: A Capa

Minas Gerais: Após liberação da Justiça, Santa Rita do Sapucaí tem 1º casamento gay

Casal de lésbicas realizou união civil após 11 anos juntas. Decisão que saiu no início do mês beneficia casais que moram na cidade.

Casal realiza sonho após 11 anos de união (Foto: Reprodução EPTV)Juntas há 11 anos, um casal de lésbicas de Santa Rita do Sapucaí (MG) realizou um sonho antigo neste sábado (28) ao se casar em um clube da cidade. Este foi o primeiro casamento civil entre pessoas do mesmo sexo desde a liberação da Justiça. Cerca de 150 convidados compareceram na cerimônia.

Desde o ano passado, a união estável entre pessoas do mesmo sexo é aceita em todo Brasil,mas para realizar o casamento civil é preciso entrar na Justiça. Porém, com a liberação do juiz José Henrique Mallmann, qualquer casal homossexual que comprovar residência em Santa Rita do Sapucaí tem esse direito sem precisar entrar na Justiça.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o órgão desconhece decisão parecida em todo o estado. O TJMG informou ainda que foram registrados apenas dois casamentos homossexuais em MG - um deles foi no final do ano passado, em Passos (MG), onde duas mulheres conseguiram na Justiça o direito à união homoafetiva. O outro caso foi em Manhuaçú, na Zona da Mata.

Na época, Mallmann disse que a decisão tomada em Santa Rita do Sapucaí pode contribuir para que o casamento entre duas pessoas de um mesmo sexo seja autorizado pela Justiça em outras cidades do país. “Nós temos hoje um novo modelo de família que foge um pouco do convencional e isso é uma realidade. Essa decisão apenas legaliza uma situação que já vemos há muito tempo”, afirma o juiz.

fonte: G1

Apoio a casamento gay faz de Barack Obama o líder mais popular do Twitter

Barack ObamaQue o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é conectado à atualidade e usa o poder das redes sociais não é novidade, mas acontece que ele acaba de ser eleito o chefe de Estado mais seguido no serviço de microblog Twitter. A informação é o resultado de um estudo publicado pela empresa de relações públicas Burson-Marsteller.

Foram analisadas 264 contas do Twitter usadas pelos chefes de governo. Com 17 milhões de seguidores, Obama (@BarackObama) foi o primeiro chefe de Estado a entrar para o serviço de mídia social. Segundo a Burson, foi ele quem enviou o tweet mais popular dentre todos os líderes mundiais.

A postagem de Obama foi justamente a favor do casamento gay: "Casais do mesmo sexo devem poder se casar". Sua popularidade é classificada em quinto lugar em todo o universo do microblog, e está atrás apenas do @britneyspears, de acordo com o estudo.

fonte: Cena G

Reino Unido: Universidade de Oxford muda regras de vestimenta por causa de transexuais

A Universidade de Oxford, uma das mais renomadas e tradicionais do Reino Unido, reescreveu suas restritas regras sobre o código de vestimenta dos alunos, por causa de reclamações de que as leis seriam injustas para estudantes transexuais. Sob a nova regulamentação, estudantes em exames e provas ou ocasiões formais não deveram mais usar uma roupa específica para cada sexo. Ou seja, homens poderão fazer testes de saia, e mulheres poderão ir de ternos a cerimônias da universidade.

As leis, que devem entrar em vigor na semana que vem, são resultado de uma reclamação do próprio sindicato da universidade. Jess Pumphrey, diretora da sociedade de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais da instituição, disse que a nova medida fará com que a experiência de avaliação seja muito menos estressante para vários alunos.

- No futuro, os alunos transexuais não vão precisar se esconder em roupas que não usam para evitar serem confrontados por inspetores durante as provas - disse Jess ao jornal “The Oxford Student”.

A lei antiga determina que todos os alunos homens deveriam usar um terno escuro, meias, sapatos pretos, uma gravata borboleta branca e uma camisa branca lisa debaixo de suas tradicionais becas pretas. Já as mulheres deveriam usar calça ou saia escura, blusa branca, meias pretas, sapatos e uma fita preta amarada no pescoço. Se um aluno transexual quisesse usar roupas do sexo diferente do seu deveria entrar com um pedido de dispensa especial dos protocolos da universidade, que tinha o poder de punir aqueles que burlassem as regras de vestuário.

A universidade disse que as novas regras devem tirar qualquer referência a gênero. Para os alunos, a lei foi “um passo positivo”.

fonte: O Globo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...