segunda-feira, 30 de julho de 2012

Minas Gerais: Após liberação da Justiça, Santa Rita do Sapucaí tem 1º casamento gay

Casal de lésbicas realizou união civil após 11 anos juntas. Decisão que saiu no início do mês beneficia casais que moram na cidade.

Casal realiza sonho após 11 anos de união (Foto: Reprodução EPTV)Juntas há 11 anos, um casal de lésbicas de Santa Rita do Sapucaí (MG) realizou um sonho antigo neste sábado (28) ao se casar em um clube da cidade. Este foi o primeiro casamento civil entre pessoas do mesmo sexo desde a liberação da Justiça. Cerca de 150 convidados compareceram na cerimônia.

Desde o ano passado, a união estável entre pessoas do mesmo sexo é aceita em todo Brasil,mas para realizar o casamento civil é preciso entrar na Justiça. Porém, com a liberação do juiz José Henrique Mallmann, qualquer casal homossexual que comprovar residência em Santa Rita do Sapucaí tem esse direito sem precisar entrar na Justiça.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o órgão desconhece decisão parecida em todo o estado. O TJMG informou ainda que foram registrados apenas dois casamentos homossexuais em MG - um deles foi no final do ano passado, em Passos (MG), onde duas mulheres conseguiram na Justiça o direito à união homoafetiva. O outro caso foi em Manhuaçú, na Zona da Mata.

Na época, Mallmann disse que a decisão tomada em Santa Rita do Sapucaí pode contribuir para que o casamento entre duas pessoas de um mesmo sexo seja autorizado pela Justiça em outras cidades do país. “Nós temos hoje um novo modelo de família que foge um pouco do convencional e isso é uma realidade. Essa decisão apenas legaliza uma situação que já vemos há muito tempo”, afirma o juiz.

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...