quinta-feira, 9 de maio de 2013

Bahia: Transexuais rompem barreiras e conquistam espaço no mercado de trabalho

Trans contam como quebraram preconceitos em Salvador

MahyeleAté pouco tempo era raro ouvir falar em transexuais aceitas pelo mercado de trabalho que não fosse em salões de beleza ou realizando atividades artísticas. A transformação dessa realidade começou a chamar atenção em Salvador após Paulette Furacão assumir a coordenação do Núcleo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Primeira transexual a ocupar um cargo público na esfera estadual, Paulette Furacão foi chamariz para a abertura de novos postos de trabalho em Salvador, como foi o caso de Mahyele, 18 anos, que na última quarta-feira 8, começa a trabalhar como auxiliar administrativa em uma universidade particular.

Moradora do bairro de Pernambués, com ensino médio completo, ela não esconde a emoção trazida pelo desafio em seu primeiro emprego. “Estou ansiosa para iniciar, pois sei que vou descobrir e apreender muitas coisas importantes para nós. Vou dar o máximo de mim para esse novo caminho em minha vida”, afirmou a jovem com um sorriso no rosto.

Sobre o preconceito, ela revela que, apesar de existir em qualquer lugar e não ser fácil, ela segue sem medo. “Tenho apoio da minha família e isso é fundamental. Confesso que não foi fácil conviver com todo preconceito no meu bairro, mas hoje as cosias mudaram e ainda vão mudar muito.”

Outra moradora de Pernambués que também conquistou seu espaço no mercado de trabalho foi a transexual Tuka Peres. Nascida e crida no bairro, aos 29 anos ela ocupa o posto de assessora no gabinete de vereador Suica, onde é a responsável por cuidar de questões ligadas à causa LGBT, além de representá-lo em eventos na cidade.

Diante dessa conquista, Tuka conta que, no inicio, foi complicado. “Tive um pequeno impasse para usar o meu nome social no crachá”, explica. Mas passo a passo, tudo foi superado e hoje ela comemora sua posição. “Foi uma conquista da minha independência. Hoje sou referência de sucesso na minha família.”

Mesmo com essas conquistas, todas são unânimes em afirmar que o preconceito e a violência ainda são gritantes na sociedade, principalmente a violência moral, como conta Tuka: “já fui posta pra fora de um banheiro feminino e isso é algo difícil de esquecer. Foi humilhante e constrangedor”, revelou.

Para Paulette Furacão, apesar de a luta ser dura e longa, não se pode deixar de buscar novos caminhos e oportunidade para romper com a barreira do preconceito. “Há um ano me senti desafiada e com medo quando recebi o convite para cuidar do núcleo, e hoje estamos aqui celebramos o resultado desse trabalho com o lançamento da programação das ações de combate à homofobia em Salvador e no interior, com mais de 80 atividades de conscientização e combate a todas as formas de violência contra a comunidade LGBT.”

fonte: MixBrasil

Madonna receberá prêmio pela turne “MDNA” no Billboard Music Awards

No ano passado, Madonna faturou com sua turnê "MDNA". A cantora realizou 88 shows, todos lotados, somando um público total de 2,2 milhões de pessoas.

madonna mdna tourFora isso, a eterna material girl arrecadou mais de 305 milhões de dólares! É por esses grandes números que a cantora receberá o prêmio "Melhor Artista em Turnê", durante o Billboard Music Awards.

"Um ícone cultural, Madonna é uma das artistas mais bem sucedidas e influentes de todos os tempos e foi nomeada recentemente Top Money Maker (maior ganhadora de dinheiro) de 2012", diz o comunicado da Billboard.

A premiação aconterá no Grand Garden Arena, em Las Vegas, no dia 19 de maio. Além de Madonna, o evento contará com apresentações de  Nicki Minaj, Jennifer Lopez, Chris Brown, Justin Bieber, Christina Aguilera, entre outros.

fonte: A Capa

Thiago Lacerda beijará Tuco em episódio de “A Grande Família”

Episódio vai ao ar nesta quinta-feira 9, logo após "Salve Jorge" (Globo)

Thiago Lacerda e Lucio Mauro FilhoO polêmico beijo gay entre Tuco, personagem de Lucio Mauro Filho em “A Grande Família” (Rede Globo), e Thiago Lacerda, que interpretará ele mesmo no seriado, será exibido na noite desta quinta-feira 9. Na história, o filho de Lineu e Nenê sai em busca do sonho de ser ator e participa de um teste ao lado do ator bonitão. Os dois encenarão uma cena de “O Beijo no Asfalto”, peça de Nelson Rodrigues.

“Quando soube que seria o Thiago, recebi várias mensagens de amigas mulheres e de amigos gays me chamando de sortudo e dizendo que queriam estar no meu lugar! Foi engraçado”, disse Mauro Filho em entrevista ao site da emissora. Essa não é a primeira vez que a série mostra um beijo entre pessoas do mesmo sexo. Na primeira temporada, em 2001, Tuco beijo outro rapaz em uma paródia de Romeu e Julieta.

fonte: ParouTudo

Relator do projeto de “cura gay” argumenta: “Estou tentando defender os homossexuais”

Como o noticiamos, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) adiou a sessão que iria discutir o projeto de “cura gay” para a próxima quarta (15).

deputado Anderson Ferreira (PR-PE)Anderson Ferreira (PR-PE), relator do projeto na comissão, declarou ser favorável a proposta e espera que ela seja aprovada na reunião.

“Estou tentando defender o direito dos homossexuais. Psicólogo não trata apenas de doença”, declarou o deputado ao portal iG.

O parlamentar argumenta  que a resolução do Conselho Federal de Psicologia fere o direito de pessoas que querem discutir sua sexualidade com um profissional da área. Segundo ele, uma pessoa que possa ter sofrido “violência sexual na infância e, por isso, adotou o homossexualismo, pode ter um tratamento”.

O Conselho Federal de Psicologia afirma que a argumentação de Anderson é equivocada, já que sua resolução “não proíbe os psicólogos de atenderem pessoas que queiram reduzir seu sofrimento psíquico causado por sua orientação sexual, seja ela homo ou heterossexual, e nem tampouco, pretende proibir as pessoas de buscarem o atendimento psicológico”.

A entidade afirma que é proibido que os profissionais exerçam “qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, e adotarem ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados”. Ou seja, considerarem a homossexualidade uma doença.

fonte: A Capa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...