sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Rio de Janeiro: Casamento coletivo já reúne 60 casais gays inscritos

Evento é promovido pela programa Rio Sem Homofobia na sede do Tribunal de Justiça

casamento gay aliançaNo dia 8 de dezembro, às 14 horas, os irmãos Luiz Claudio e Marcia Brito vão realizar o sonho de se casar. Ele, com Felipe, companheiro de oito anos; ela, com Camile, com quem já está há 12. Gays assumidos para a família e o mundo, eles fazem questão que seus relacionamentos sejam juridicamente reconhecidos. "Nós somos alvos de muito preconceito, fomos praticamente banidos da família. Minha mãe dizia 'eu não mereço isso'. Se os gays têm os mesmos deveres dos héteros, têm que ter também os mesmos direitos", reivindica Marcia, analista corporativa de 33 anos.

Eles estão entre os 60 casais homossexuais já inscritos no casamento civil coletivo que será promovido pelo Programa Rio Sem Homofobia na sede do Tribunal de Justiça, com direito a coquetel, bancado pelo Estado. Será o primeiro no Rio e o maior realizado no Brasil. Foram abertas 150 vagas. É preciso comprovar com documentos que o casal já tem união estável, a ser convertida em casamento civil. Cada casal poderá levar três ou quatro convidados, além de duas testemunhas.

A cerimônia será possível graças à resolução de maio do Conselho Nacional de Justiça que obriga os cartórios a realizar casamentos homoafetivos e de fazer as conversões de união estável para casamento. Em 2011 e 2012, o Programa Estadual Rio Sem Homofobia já havia realizado três cerimônias coletivas de união estável gay, com mais de 200 casais. Agora, o foco é explicar que só com o casamento todos os direitos (como herança e o direito a plano de saúde) estarão garantidos.

"A maioria dos casais já vem com essa intenção de querer cidadania plena e segurança jurídica", conta Claudio Nascimento, superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, coordenador do programa e primeiro homossexual a ter a união estável convertida em casamento (em 2011).
"O bonito disso é trazer a verdade. Se estou casado há 17 anos, não posso ter documentos de solteiro, pois isso é uma mentira", disse Carlos Tufvesson, coordenador da Diversidade Sexual do Município, que se casou no civil no mês passado.

Inscrições
Luiz Claudio, que passou a lua de mel com Felipe em Santiago, explica que eles desejam ser vistos como um casal como qualquer outro. "Quando saí do armário, a família ficou assustada, pois associava ser gay à promiscuidade. A sociedade vai ver que construí um relacionamento com outro homem que é legal, que temos uma vida estruturada. Estamos muito felizes."

Ele e Felipe queriam ter se casado antes, mas alegavam que não tinham dinheiro. Agora, aproveitaram a gratuidade oferecida aos que comprovam baixa renda. Os casais interessados podem pedir mais informações pelo telefone 08000234567, que funciona 24 horas, ou nos centros de cidadania LGBT do Rio. As inscrições vão até o dia 30. É preciso ser residente no Estado do Rio e apresentar a declaração de união estável e documentos pessoais.

fonte: Época

Estados Unidos: Corte de Nova Jersey permitirá casamentos gays a partir de segunda

A Suprema Corte de Nova Jersey determinou nesta sexta-feira que casamentos entre pessoas do mesmo sexo poderão ser realizados a partir de segunda-feira. Desta forma, o tribunal rejeitou o recurso do governo do estado para que deixasse a medida em suspendo enquanto um apelo é julgado.

O pedido partira do governador Chris Christie, que desejava que a legalização do casamento gay fosse congelada até janeiro, quando o caso deverá ser analisado pela Justiça. Mas os juízes consideraram que não havia argumentos suficientes para isso.

Três semanas atrás, a juíza Mary Jacobson, da Corte do Condado de Mercer, deu parecer favorável a vários casais que desafiaram a lei estadual sobre união civil, alegando que ela restringia benefícios federais agora assegurados a companheiros homossexuais.

fonte: Extra Online

Nova novela da Globo terá mais um triângulo amoroso bissexual

Personagem de Thiago será alcoólatra e se apaixonará por Miguel Thiré, noivo de sua amiga

Thiago Mendonça e Miguel ThiréA próxima trama das nove, “Em Família”, discutirá dois tabus em uma tacada só: o alcoolismo (tema recorrente nas novelas do autor, Manoel Carlos) será enfrentado por Felipe (vivido por Thiago Mendonça), irmão da protagonista Helena (Julia Lemmertz).

Quem tentará ajudar Felipe é a médica Silvia (Bianca Rinaldi). Porém, segundo informações da coluna “Mundo da TV”, do “R7″, Felipe se apaixonará pelo noivo da médica, Gabriel (Miguel Thiré).

Dose dupla
Na mesma novela, como já é sabido, haverá outro triângulo amoroso bissexual. A dona de casa Clara (Giovanna Antonelli) largará o marido Cadu (Reynaldo Gianecchini) quando se envolver com a fotógrafa Marina.

A intérprete da fotógrafa seria Alinne Moraes, que deixou a trama após descobrir que está grávida. Para o papel, estão cotadas Juliana Paes, Mayana Moura e Tainá Müller. A novela estreia em 3 de fevereiro.

Vale lembrar que Thiago Mendonça já esteve em um “quadrado amoroso” em “Duas Caras” (2007). Lá, seu personagem, Bernardinho, se envolveu com os de Leona Cavalli, Lugui Palhares e Alexandre Slaviero. Ele terminou em um casamento civil (mas sem direito a beijo) com o personagem de Lugui, Carlão.

fonte: ParouTudo

Evangélicos conseguem acabar com subcomissão de minoriais na Câmara

Jean Wyllys, que presidia a subcomissão, vai tentar reverter a decisão do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves

Câmara FederalO presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), extinguiu uma subcomissão que tratava de temas relacionados a minorias dentro da Comissão de Cultura a pedido do evangélico deputado João Campos (PSDB-GO), aquele mesmo que propôs a “cura gay”.

A justificativa dada pelo presidente da Casa, de acordo com o portal “UOL” é que a subcomissão fugiu do escopo de cultura e invadiu a competência de outra comissão permanente da Casa que já trata desse tema: a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, o que é vedado pelo Regimento Interno.

A subcomissão era comandada pelo deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), que deixou, junto com outros deputados, a CDHM, após ela ser liderada e tomada por evangélicos este ano.

Wyllys e deputados como Jandira Feghali (PCdoB-RJ) tentam reverter a medida. “A subcomissão era presidida por mim, com colegiado iniciado democraticamente, e tratava de temas importantíssimos, como as ameaças às culturas de matriz africana e/ou indígena e a inclusão social e a acessibilidade cultural”, disse Wyllys em perfil no Twitter.

fonte: ParouTudo

Revista Ti Ti Ti e sua capa homofóbica

Para revista, gay não é homem

capa ti ti tiA revista “Ti Ti Ti” perdeu a noção da distinção de gênero ou teria inventado o terceiro sexo? A chamada de capa da publicação desta semana diz: “Félix vira homem na cama de Glauce”.

O título faz alusão a capítulos futuros da novela “Amor à Vida”, onde o malvado personagem gay transará com Glauce, amiga e parceira de vilanias de Félix.

A despeito da curiosidade de Félix voltar a ir para a cama com uma mulher, o que chama mais atenção é a revista acreditar que agora o personagem se tornará homem. Antes ele era o quê, então? Mulher? Ou fazia parte de um alienígena terceiro sexo?

São frases como essa – que não são novidade para ninguém, já ouvidas no botequim ou até mesmo em casa – que reforçam o preconceito e a discriminação aos LGBT. E, em se tratando de um produto jornalístico, com um grande alcance, não dá para ficar calado.

Vá até o facebook da “Ti Ti Ti” e faça como muitos que estão deixando suas opiniões contra isso. Manifeste-se.

fonte: ParouTudo

Minas Gerais: Detentos de ala LGBT fazem curso de beleza em penitenciária

Os 63 presidiários em alas separadas do Estado têm direito até a oficinas de maquiagem

detentos maquiagemPrimeiro Estado a garantir ala separada para gays, lésbicas e travestis dentro dos presídios, Minas Gerais conta com uma rotina diferenciada para detentos homossexuais. Hoje, são 63 presidiários em alas LGBT, com direito até a “programação da beleza”.

O presídio de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi o segundo do Estado a instalar uma área só para homossexuais e travestis. Agora, as estruturas diferenciadas devem ser montadas em presídios de todo o País. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) já estuda a adaptação de alas para gays, lésbicas e travestis.

Na cadeia de Vespasiano, os detentos contam com a chamada “programação da beleza”: um dia por semana os presos saem da cela para cuidar do cabelo, da unha e até ter oficinas de maquiagem.

Minas gerais penitenciaria ala lgbtNa unidade, são 32 detentos. Segundo Murilo Andrade de Oliveira, subsecretário de administração prisional, a maioria aguarda julgamento pelos crimes de tráfico e roubo.

— A ideia é dar condições melhores para esse público homossexual para ele voltar para a sociedade e contribuir melhor.

Para a idealizadora do projeto, a secretária de Desenvolvimento Social Walkíria La Roche, o isolamento tem a intenção de combater o abuso contra homossexuais e travestis na prisão.

— Essas pessoas eram subjugadas e aliciadas para serviços sexuais. Elas serviam como moeda de troca.

À vontade
Lana, que cumpre pena na penitenciária, se sente à vontade entre os companheiros. Ela garante que seria diferente em um presídio comum.

— Eu sei o que é pagar em uma ala comum e pagar em uma ala LGBT. Aqui nós temos muitas regalias que lá não tem, como os produtos de beleza. E o tratamento com a gente é diferenciado.

Na ala, Lana pode até mudar o penteado quando quiser. Quando esteve presa com outros detentos, ela foi obrigada a raspar o cabelo. A detenta afirma que a diferenciação é importante.

— Você consegue ficar mais próximo do seu mundo. Você convive com pessoas homossexuais, tem o seu dia a dia de acordar e se maquiar. Não te afasta tanto do seu mundo lá fora.

fonte: R7

França: Suprema Corte rejeita ‘cláusula de consciência’ e obriga prefeitos a realizarem casamento gay

A Suprema Corte da França decidiu nesta sexta-feira que os prefeitos não podem se recusar a realizar cerimônias de casamento entre pessoas do mesmo sexo. A lei reconhecendo o casamento homossexual entrou em vigor em maio, gerando polêmica e violentos protestos, com vários prefeitos rejeitando por uma questão de “consciência”. O Conselho Constitucional determinou que a lei não previa uma “cláusula de consciência”.

Um grupo de prefeitos havia apelado contra a legislação, alegando que o projeto de lei deveria incluir uma cláusula de “liberdade de consciência”, dando-lhes a opção de não realizar o casamento caso isso fosse contra as suas crenças religiosas ou morais. Eles argumentaram que a falta de uma cláusula ia contra a Constituição francesa.

A aprovação do casamento gay suscitou forte oposição da ala conservadora na França. Protestos contra o projeto de lei atraiu uma das maiores manifestações públicas vista na França em décadas.

O primeiro casamento homossexual na França foi realizado no dia 29 de maio em Montpellier e, até agosto, já tinham sido celebrados 600 casamentos nas maiores cidades francesas, o que totalizou 1% dos casamentos realizados no país.

fonte: Extra Online

‘85% dos homens têm o ponto G no ânus’, diz o ator pornô Martin Mazza

Martin Mazza 03O ator pornô e empresário italiano Martin Mazza posou para a revista Junior e aproveitou para falar sobre suas preferências sexuais! O bonitão, sem pudores, disse que descobriu sua “passividade” com um ex-namorado e que, desde então, seus parceiros ideais são os homens ativos.

“É preciso saber que 85% dos homens têm seu ponto G no ânus. Eu o tenho, desfruto disso, e busco masculinidade em um homem. Por isso meu parceiro perfeito é ativo. Também gosto de ser ativo, dando prazer ao meu companheiro, isso me motiva quase o mesmo quando sou passivo. Descobri minha ‘passividade’ com um namorado americano. Antes era algo que não me agradava, era incômodo. O segredo é relaxar e, claro, praticar”, disse o ator à Junior! Vale a reflexão, né?!

Martin Mazza 01

fonte: Pheeno

Noruega: Bispos luteranos são a favor do casamento gay

Igreja pode decidir em abril se celebrará uniões homossexuais

igreja luterana NoruegaDurante uma reunião da Igreja Luterana da Noruega, oito bispos, do total de 12, se pronunciaram a favor do casamento gay. A notícia chega em boa hora: em seis meses ocorrerá o sínodo da Igreja da Noruega e tudo indica que homossexuais ganharão mais direitos por lá.

Segundo informações da agência “AFP”, para não escandalizar tanto os bispos mais conservadores, a maioria que é a favor propôs que, em um primeiro momento, se introduza uma liturgia simples que acompanhe o casamento civil, algo que a minoria dos bispos conservadores também é contrária.

O casamento civil e a adoção por parte de casais gays são permitidos no país desde 2009, e a Igreja também autoriza a ordenação de homossexuais.

fonte: ParouTudo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...