domingo, 14 de fevereiro de 2010

Jovens gays não acreditam que homofobia aumente incidência de HIV

Pela primeira vez, o Ministério da Saúde neste ano realiza uma campanha de carnaval voltada também para jovens gays. O motivo é que em 2007, 39,2% dos casos diagnosticados de aids foram entre os homens que fazem sexo com homens. A Agência de Notícias da AIDS ouviu alguns deles e um especialistas para comentarem os comportamentos desta faixa-etária. A maioria acredita que o fator não é causado por falta de informação e nem homofobia (preconceito contra a população LGBT), mas porque não prestam atenção devida ao assunto.

“Falta de informação não é justificativa, hoje temos o acesso à internet. O público jovem não se preocupa em correr atrás dessas informações, eles estão focados em outras coisas”, disse o estudante Daniel Martins, 23 anos. Segundo ele, as dificuldades em ‘sair do armário’ (assumir ser homossexual para família e amigos, por exemplo) também não justificam a falta do uso da camisinha, uma vez que não há ausência de informações. ‘É difícil contar, mas isso também não justifica”.

De acordo com o médico hebiatra (especialista em adolescentes) e técnico da Gerência de DST/Aids do Distrito Federal, Ricardo Azevedo, a confiança no parceiro é um problema. “Muitas vezes eles não têm apoio, seja da família ou dos amigos, então buscam suporte no parceiro, estabelecendo uma relação de confiança e não usam o preservativo”.

Thiago Jun, 24 anos, tem a mesma opinião. “Confiança no parceiro é uma contribuição muito forte para o descuido. Fora que ainda existe o mito que sexo oral não transmite HIV, o que não é verdade”, disse. Jun conta que já fez teste de HIV, um pouco antes de iniciar um namoro há cinco anos. “Não usei camisinha em relação estável, talvez não tenha sido certo”, afirma.

O coordenador do E-Sampa (grupo de apoio a jovens gays), Felipe Leite Policisse, 17 anos, os jovens não se sentem identidade com campanhas em geral do uso de preservativos. “Falta mídia para o jovem LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) porque eles não pensam em fatores de risco e acham que isso nunca vai acontecer. Ainda mais os homens que fazem sexo com homens, que não se sentem gays, não se identificam com as propagandas”.

O médico Ricardo Azevedo também lembra de outro detalhe. “As relações anais, sem uso do preservativo, oferecem maior risco à infecção pelo HIV do que as vaginais, pela falta de lubrificação e maior possibilidade de pequenos ferimentos. Mas é preciso lembrar que elas não acontecem apenas entre casais homossexuais e que o uso do preservativo em todas as relações de maneira correta oferece proteção eficaz tanto para homo quanto para heterossexuais”, finaliza.

Os jovens estiveram na Av. Paulista, há uma semana, participando de ‘beijaço’ promovido no Twitter na defesa do terceiro Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3).

fonte: Agência de Notícias da AIDS

Travestis e Transexuais vão poder usar nome social em escolas de João Pessoa

prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho Transexuais e travestis que moram em João Pessoa poderão se identificar com seu nome social na rede de atendimento da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A iniciativa, que visa garantir a cidadania deste público, será editada em forma de portaria, que será assinada pelo prefeito Ricardo Coutinho (foto) no dia 26 de fevereiro, às 9h, no Netuanah Praia Hotel, e fará da cidade a primeira no Estado a adotá-la.

A assinatura da portaria acontecerá durante o "Seminário Nome Social de Travestis e Transexuais: Um Direito à Cidadania", coordenado pela Assessoria de Políticas Públicas para Diversidade Humana, ligada à Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O objetivo é reunir pelo menos 200 profissionais e técnicos da Prefeitura de João Pessoa, responsáveis pelos serviços de atendimento ao público para orientações gerais sobre a garantia deste direito. O evento também conta com o apoio das Secretarias de Saúde (SMS) e Educação (Sedec).

A assessora de Políticas Públicas para Diversidade Humana da Sedes, Simone Cavalcante, explica que a medida tem como objetivo diminuir o preconceito e a discriminação que este público sofre no acesso aos serviços públicos, como para se matricular na escola, fazer uma consulta no Programa Saúde da Família (PSF) ou para se inscrever em alguma oficina e cursos oferecidos pelos Centros de Referência de Cidadania (CRCs). "No formulário a ser preenchido, além das informações que já são prestadas, haverá um novo campo para que os transexuais e travestis (masculinos e femininos) possam dizer o nome com o qual se identificam socialmente. O que evitará que, por exemplo, uma pessoa que chega para ser atendida como Roberta seja chamada por Roberto, sendo alvo de constrangimento e discriminação que é o ato da própria da exclusão", afirma.

Segundo a diretora de Organização Comunitária e Participação Popular da Sedes, Cassandra Figueiredo, a utilização do nome social em espaços da administração pública se coaduna com o princípio constitucional da igualdade. "É uma medida simples, porém, que acarretará mudanças significativas a uma parte da população que se exclui desses espaços devido a situações de discriminação e de constrangimento. Essa é mais uma ação que vem ressaltar o compromisso da Prefeitura de João Pessoa para com esse segmento", destacou a diretora.

Conquistando direitos – O reconhecimento do nome social nos serviços públicos em João Pessoa vem se somar a outros importantes marcos legais sobre o respeito à livre orientação sexual (LGBT) e no enfrentamento a homofobia vigente na cidade. "Podemos citar, por exemplo, a Lei nº 7.309/2006, que proíbe qualquer forma de discriminação do cidadão com base em sua orientação sexual; a Lei nº 10.501/2005, que institui o dia 28 de junho como o Dia Municipal da Diversidade Sexual para a promoção da cidadania homossexual, de consolidação do direito à não-discriminação por orientação sexual; e a Lei 10.648/2005, que reconhece os direitos previdenciários aos parceiros de servidores públicos homossexuais, assegurando os recursos previstos na Constituição Federal, no caso de falecimento", acrescentou Simone Cavalcante.

fonte: ClickPB

Aumenta produção e distribuição de preservativos no Brasil

aids2 Os preservativos nunca estiveram tão em alta. Se, ao longo de 2009, o Ministério da Saúde distribuiu 465 milhões de unidades em todo o país, este ano, só para o período de carnaval, foram entregues a estados e municípios 55 milhões, um recorde. E vem mais por aí. A fábrica estatal, em Xapuri, no Acre, terá sua produção de camisinhas quase que triplicada, passando das 100 milhões de unidades atuais ao ano para 270 milhões.

Mas não por acaso. A CAMISINHA ainda é o método mais eficaz para prevenir gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis (as DSTS), hepatites e aids. Números divulgados esta semana mostram que os jovens estão entre os mais vulneráveis à doença.
Na faixa etária dos 13 aos 19 anos o maior número de registros de AIDS é entre as mulheres. E no grupo de 13 anos aos 24 anos, o índice é mais alto entre gays.

Preocupados com esses números, especialistas reforçam a campanha de incentivo ao uso de PRESERVATIVOS, disponíveis gratuitamente nos postos de saúde. E alertam: o produto deve ter selo do Inmetro. Caso contrário, os riscos aumentam. É preciso ficar atento também à data de validade do produto.

O ministério reconhece que não adianta apenas distribuir PRESERVATIVOS, é preciso incentivar o seu uso e ensinar tudo sobre o produto.

Daí a campanha "CAMISINHA. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre".

O site www.usesempre.com.br foi criado justamente para atrair o público jovem, que participa via e-mail, twitter e Youtube. No endereço, encontramse informações sobre PRESERVATIVOS e DSTS.

- O PRESERVATIVO ainda é o método mais seguro contra DSTS e aids.

Só não dá para afirmar que é 100% porque é preciso usá-lo e armazenálo corretamente - diz Eduardo Barbosa, diretor adjunto do Departamento de DSTS, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Falta de hábito é um dos problemas Também a infectologista Mônica Lessa, coordenadora do ambulatório de DSTS do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), diz que o jovem, de maneira geral, é mais vulnerável a DSTS e à gravidez indesejada.

camisinhaE incentiva o uso dos PRESERVATIVOS, especialmente nessa faixa etária: - Se a CAMISINHA tiver o selo do Inmetro, for bem armazenada e usada corretamente, as chances de algo dar errado, como rompimento, são poucas - garante Mônica. - O PRESERVATIVO é muito eficaz na prevenção de infecção por HIV, que depende do contato com o esperma.

O problema maior, segundo os especialistas, ainda é a falta de hábito.

Há pessoas que, quando bebem, esquecem de colocar o PRESERVATIVO; outras, com poucos meses de relacionamento sério, já acham que podem descartar a CAMISINHA. Isto é um risco.
A parceira ou parceiro às vezes parece saudável, mas pode ter alguma DST sem lesões e sintomas aparentes, mas passível de transmissão. A SÍFILIS, por exemplo, desaparece por um longo período, a pessoa não sente nada e tem uma aparente cura das lesões iniciais, mesmo sem tratamento.

- Não existe prazo seguro para se relacionar com um parceiro ou parceira fixa sem CAMISINHA. Usar PRESERVATIVO deveria ser um hábito frequente, como colocar cinto de segurança. Tanto faz se você vai de carro à esquina de casa ou está na estrada - diz.

Resistência à CAMISINHA feminina ainda é grande

Com relação à CAMISINHA feminina, Barbosa reconhece que esse modelo tem pouco apelo. Há uma certa rejeição ao produto, que requer treino e tempo para colocar. E ainda é caro: cada unidade custa cerca de R$ 7. Porém é bem aceito entre mulheres soropositivas e profissionais do sexo, e em casos de mulheres que correm risco de abuso sexual por parte de parceiros.
Em caso de mal uso da CAMISINHA ou rompimento há o que fazer.

- Deve-se procurar o médico de confiança ou um posto de saúde para fazer a prevenção - orienta a infectologista Mônica Lessa. - Se necessário, ele poderá receitar a PÍLULA DO DIA SEGUINTE, usada em situações de emergência, e até drogas para prevenir, por exemplo, a infecção por HIV.

fonte: Agência de Notícias da AIDS

Lei que prevê morte para gays em Uganda pode gerar 'efeito dominó' na África

Membros de ONGs analisam consequência de aprovação do projeto. Uganda tem lei anti-homossexualismo, mas novo projeto prevê execução.

A África concentra o maior número de países com leis antigays no mundo. São 36 nações, mais da metade do continente, que proíbem legalmente o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo. Quatro países, Mauritânia, Nigéria, Sudão e Somália, aplicam a pena de morte para quem infringe a norma. Nos próximos dias, esse número pode aumentar para cinco, se Uganda, que já tem uma lei que rejeita o homossexualismo, aprovar um texto mais rígido para condenar a prática homossexual.

Para integrantes de organizações defensoras dos direitos homossexuais, a aprovação da lei de Uganda pode gerar um 'efeito dominó' em mais países africanos. "Esse é nosso grande medo, já que muitos países deram início a debates sobre o tema. No Quênia, processos constitucionais já retiraram conquistas positivas alcançadas antes da proposta de Uganda. A Tanzânia lançou uma campanha contra o ativismo gay, e, na Etiópia, líderes religiosos já se pronunciaram contra o apoio aos direitos homossexuais", disse em entrevista ao G1 Monica Mbaru, queniana, chefe do programa africano da Comissão Internacional pelos Direitos Gays e Lésbicos (sigla IGLHRC, em inglês).

Segundo ela, se o projeto virar lei, o perigo real e a hostilidade alcançarão níveis perigosos, levando a prisões e a justificativas para a violação dos direitos humanos.

A mesma opinião tem o secretário geral da ILGA, Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex, o italiano Renato Sabbadini. Para ele, ação parecida pode ocorrer pelo menos em Ruanda e em países que, assim como Uganda, têm uma presença forte de 'protestantes fundamentalistas'.

fonte: G1

Sulafricano é o Mr. Gay Mundo 2010

Brasileiro leva Mr. Popularidade e fica entre os 10 primeiros

Sulafricano surpreende na etapa final e leva Mr Gay Mundo 2010 em Oslo

Às 2h30 da manhã deste domingo em Oslo, capital da Noruega, foi revelado o novo Mr. Gay Mundo. Dentre os 23 candidatos, o escolhido pelo júri foi o sulafricano de 26 anos Charl Van den Berg. Charl atualmente é gerente de um restaurante gay friendly em Cape Town.

Charl Van Den Berg, sul-africano que venceu Mr. Gay Mundo (Foto: Erlend Aas/AFP)O brasileiro Thiago Silvestre levou o prêmio de Mr.Gay popularidade, sendo o mais votado no site do concurso. O russo David Baramiya levou fotogenia e trage de banho.

A primeira entrada em passarela foi com o traje típico, cada candidato usava um traje que representa a cultura do seu país. O cuiabano Thiago Silvestre, 23, entrou usando um traje carnavalesco para homenagear o carnaval brasileiro e que foi muito elogiado e comentado.

CHARL VAN DEN BERG: 26 anos, representando a África do Sul e o novo Mr. Gay MundoNa segunda entrada os candidatos entraram usando sunga e na terceira traje social. Após estas entradas foram anunciado os 10 semi finalistas que permaneceriam no concurso.

Seguidamente os representantes da Africa do sul, Australia, Hong Kong, China, Espanha, Brasil, Russia, Polonia, Canada e Filipinas, foram submetidos a uma pergunta do juri. A pergunta feita ao brasileiro foi: "O que você acha que deveria ser feito para controlar e diminuir a propagação do vírus HIV/AIDS no Brasil?".

Passaram para a etapa final os candidatos da Espanha, China, Hong Kong, Australia e Africa do Sul. Candidatos se apresentam no concurso Mr. Gay Mundo neste sábado (13) em Oslo, Noruega; o Brasil foi representado por Thiago Silvestre (Foto: AP)Finalmente o júri direcionou uma única pergunta para cada candidato, sem que um conhecesse a resposta do outro e o resultado final ficou:

1º Africa do Sul - Charl Van Den Berg.
2º Australia - Byron Adu
3º Hong Gong - Rick  Dean Twombley
4º China - Xiadai Muyi
5º Espanha - Sergio Lara

A organização do Mr. Gay Mundo garantiu que o governo noruegues oferecesse asilo para o chinês Xiadai Muyi, que participou do concurso caso tivesse receio de regressar ao seu país, já que sMr Gay Russia levou prêmios de Mr. Fotogenia e Mr. Sungaofreu problemas na saída por ter assumido ser Mr Gay local. Xiadai agradeceu mas afirmou que quer retornar a China.

Foi anunciado também que em 2011 a final internacional do concurso Mr Gay Mundo acontecerá nas Filipinas e em 2012 na Espanha. 

site: http://www.worldwidemrgay.com

fonte: Mix Brasil

Meninos se vestem de menina para tradicional bloco de rua de Florianopolis

Bloco dos sujos leva 10 mil pessoas para o centro de Florianópolis no sábado de carnaval

O Bloco dos Sujos é assim Segundo a Polícia Militar, 10 mil foliões passaram pelo Bloco dos Sujos na tarde deste sábado, 13. O bloco tem sido _ao lado do Pop Gay_ a principal atração popular do carnaval da cidade. Nele, homens vão vestidos de mulher para as ruas do centro da cidade. Na montação a tônica são minissaias, mini-blusas e maquiagem bem simples, borrada. Tipo como se os meninos pegassem as roupas da namorada (ou irmã) e fossem para a ruas. Ainda que de maioria hétero, o bloco tem atraido muitos gays montados. Ah sim: os meninos são bem gatos.

Florianópolis ganha a cada ano mais turistas no carnaval. O sucesso, em grande parte, vem da tradição destes enormes blocos de rua. Na trilha sonora, que sai de apenas um trio elétrico, marchinhas de carnaval e alguns poucos axés.

Muito. Muito legal mesmo. E nesta segunda-feira a noite rola o Pop Gay, outra festa de rua para meninos que se montam, um dos principais fundamentos do carnaval brasileiro.

fonte: Mix Brasil

Claudia Leitte: "Tentaram me boicotar dizendo que não gosto de gays. Mas isso não é verdade.”

Em seu novo e poderoso trio-elétrico, cantora comandou o bloco 'Eu Vou'. Nem mesmo as três horas de atraso desanimaram os foliões.

Claudia no trio depois de três horas de atraso A cantora Claudia Leitte estreou em clima circense no carnaval baiano de 2010 neste sábado, 13, em Salvador. Com o corpo em forma, Claudinha escolheu um modelo justinho - assinado pelo estilista Walério Araújo - com predominância das cores verde fluorescente e azul, inspirado numa contorcionista.

Com três horas de atraso (o início estava previsto para as 21h30m), ela subiu em seu novo trio, o "Transformer", para percorrer o circuito Barra-Ondina. O supertrio é totalmente digitalizado. Tem 12 elevadores, que fazem com que a passarela onde Claudia canta suba e desça a uma altura de 2m do chão, pertinho do público. O picadeiro móvel tem 26m de comprimento e 7m de largura.

Claudia deu início a sua apresentação cantando "As máscaras". Na sequencia, mostrou ecletismo emendando "Beijar na boca" e "Satisfaction", dos Rolling Stones, para delírio dos foliões.

Claudia até incorporou Xuxa quando estava no alto do trio. "Este não é um trio, é uma nave espacial. E eu sou Xuxa", brincou, antes de cantar "Ilairê!", num set de inspiração infantil que prosseguiu com "He-Man". "Se vocês são crianças, eu sou uma babá de mão cheia", continuou ela, que também cantou o hit "Superfantástico".

Em seguida, Leitte fez uma homenagem ao carnaval baiano, com canções do Timbalada e de Margareth Menezes. 

Claudia no alto de seu trio novo Música e bom humor
O repertório não parou por aí, e teve espaço até para o sertanejo. "Esta música é uma delícia", disse ela, antes de cantar "Borboletas" de Victor e Leo. A virada, em seguida, não podia ser mais radical, e Claudia mandou  duas de Jorge Benjor, "País Tropical" e Fio Maravilha". Sem dar tempo para os foliões respirarem, Claudia emendava um hit em outro. Cantou até o sucesso "Rebolation", do grupo Parangolé.

O Farol da Barra viveu mesmo momentos especiais com Claudia Leitte. Por conta do engarrafamento de trios no circuito Barra-Ondina, ela ficou mais de 20 minutos com seu trio transformer parado em frente ao Farol, para delírio da multidão.

Miss animação
Claudia circulou de um lado a outro do trio pelas passarelas elevadas e impressionou famosos como o apresentador Rodrigo Faro, que acompanhou o show com a mulher, na plataforma superior do trio.

Aos poucos, a cantora começou a papear com seus fãs. Primeiro reclamou de ter sido apontada como uma crítica dos gays. "Tentaram me boicotar dizendo que não gosto de gays. Mas isso não é verdade. Adoro uma bicha do meu lado. Elas sempre dizem a verdade", afirmou.

Claudia em seu modelo "contorcionista" O papo levou a uma brincadeira com o marido, o empresário Márcio Pedreira. Ele saiu na noite de sexta sem ela para curtir o carnaval e acabou assaltado, perdendo até a aliança de casamento.

Por volta das 2h, Claudia chegou em frente ao camarote de Daniela Mercury. O delírio já era total quando ela cantou "Cachaça", embriagando de folia e alegria seus fãs, e em seguida "Cidade elétrica", primeira das homenagens a Daniela.

No set, não podia faltar o "Canto dessa Cidade", também de Daniela, e na saída a galera ferveu de vez com Claudia atacando de "Caldeirão", com seus bailarinos em coreografia especial, para arrematar com "Doce Paixão", um de seus maiores hits.

O dueto com Daniela não foi o único. Pouco depois, Claudia parou em frente do camarote 2222, de Gilberto Gil. Pelo microfone, os dois travaram um rápido diálogo. Gil falou de família, da musicalidade que marca o carnaval baiano e prometeu "dar uma volta dia desses" no trio de Claudia.

Emocionada, ela prestou homenagem a Gil cantando com ele "Toda menina baiana" e fazendo o público requebrar nos camarotes, nas cordas do "Eu Vou" e na avenida.

Claudia Leitte e Gilberto GilAntes do show, ansiedade
O atraso de três horas deixou Claudia Leitte ansiosa, e ela usou o twitter para desabafar. "Ansiosa! Pronta desde cedo. Sairíamos às 20h... Ai! Minha barriga já está em 'A era do gelo 3', de tanto frio lá dentro", escreveu ela. "Ai! Não aguento mais esperar.............. Quero subir para o trio", comentou.

No camarim, Claudia fez  uma oração com seus músicos e se concentrou. De lá, a cantora foi de helicóptero até a Barra, onde subiu no seu novo trio. “Esse atraso não me preocupou. Estou muito confiante. A minha equipe é massa e virou a nota para deixar tudo pronto”, contou ela, antes de subir  em seu "Transformer". E pela alegria da galera, o atraso também não preocupou nem um pouco os foliões, que pularam por cerca de cinco horas ao som de musa baiana.

fonte: EGO

BBB: Fernanda desconfia de opção sexual de Serginho

reprodução TV Globo Em conversa sobre festa de hoje e "pegação", Serginho brinca passando "cantadas" em Morango.

A dentista Fernanda diz estar desconfiada. "A Morango eu já percebi a diferença de olhares para homens e mulheres, mas o Serginho eu não sei não", disse a "sister".

Angélica pede a Lia proteção: "Lia me ajuda que o Serginho está me cantando". E a dançarina diz para Morango tomar cuidado que Serginho é perigoso.

Tanto a participante Angélica quanto Serginho são homossexuais assumidos, no entanto o estudante assume já ter tido várias "experiências" com mulheres.

fonte: UOL

Jogadores de futebol se negam a fazer vídeo contra homofobia

Elton John abraçou a causa e até o diretor da Liga de Rugby

futebolbola Saiu quase tudo como planejado. O cantor Elton John abraçou a campanha contra a homofobia no futebol no Reino Unido. O chefe da liga de Rugby, o futebol deles também aderiu, mas nenhum jogador quis participar.

Foi preciso cancelar o lançamento da campanha. Por conta disso, os abusos da torcida e dos próprios jogadores vai continuar em campo.

O cancelamento já era bem prvisto. O trabalho da Liga de Rugby para mobilizar os jogadores não conseguiu a adesão de nenhum.

"Dei todo apoio à iniciativa e esperava que as pessoas fossem sensiblizadas de que o abuso homofóbico nos jogos não poderá ser admitido" disse Elton John.

O goleiro Donal Og Cusack da Irlanda, que se assumiu gay em setembro do ano passado, elogiou a iniciativa. "A Liga está conduzindo muito bem tudo isso. Quando eu me assumi, a reação do time eu defino em duas palavras: ´certo` ´e daí?`"

fonte: Toda Forma de Amor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...