segunda-feira, 9 de maio de 2011

Rio de Janeiro: Condomínio é condenado por tentar impedir festa de casal gay

Indenização é de R$ 20 mil. Administradores podem recorrer da decisão.

A Justiça do Rio (TJ-RJ) condenou um condomínio em Madureira, no subúrbio, a pagar uma indenização de R$ 20 mil a um casal homossexual por ter, segundo a decisão, tentado proibir uma festa organizada por eles no salão do prédio. De acordo com a juíza Daniela Reetz de Paiva, o conselho administrativo do edifício restringiu o espaço da comemoração, a decoração escolhida – uma bandeira com arco-íris – e a entrada de uma convidada drag queen. O condomínio ainda pode recorrer da sentença. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (9) pelo TJ-RJ.

Na sentença, a juíza explicou que o “conhecimento das leis e dos princípios constitucionais nas sociedades modernas é mais abrangente, e a exteriorização do preconceito ocorre, frequentemente, de forma velada, sorrateira e até mesmo quase inconsciente”. E frisou ainda que “às crianças e aos inimputáveis são permitidas determinadas condutas que não podem ser desculpadas nos maiores e capazes”. "Eventual divergência política, religiosa ou de natureza sexual não pode, jamais, impedir o outro de expressar a sua liberdade. Os limites da liberdade de um tangenciam a do outro", disse ela.

"A colocação da bandeira do arco-íris não possuía nenhuma conotação política na festa dos autores, mas era tão somente uma forma de celebração. A bandeira do arco-íris representava, na festa dos autores, o mesmo que uma cruz ou um anjo em uma festa de batizado e primeira comunhão, ou até mesmo o Papai Noel na festa de Natal e a Iemanjá ou a cor branca dos festejos de réveillon", explicou.

Segundo o TJ-RJ, a juíza disse ainda que "as nuanças da conduta do condomínio réu, nas pessoas de seus representantes e não especialmente na pessoa do síndico, demonstram que as restrições impostas aos autores foram motivadas, principalmente, pelo preconceito e não por eventual inadimplência dos autores ou falta de apresentação de lista de convidados. De outro giro, a presença do policial, chamado por um condômino, ao verificar a licitude da conduta dos autores e liberar o local, foi, no meu entender, fator decisivo para a realização da festa", justificou.

fonte: G1

Bill Gates incentiva pesquisa contra HIV com doação milionária

Bill GatesA fundação Bill & Melinda Gates doou à Escola de Medicina da Universidade americana de Maryland 23,4 milhões de dólares para que esta continue sua pesquisa sobre uma promissora vacina contra o HIV/AIDS. O dinheiro foi doado ao Instituto de Virologia Humana da universidade, chefiado pelo Dr. Robert Gallo, que ajudou a descobrir o vírus da imunodeficiência humana que causa a AIDS, e que também desenvolveu o teste de HIV.

A relevância do trabalho da equipe do Dr. Gallo é que a vacina que está sendo pesquisada neutralizaria várias cadeias diferentes do HIV. no passado, pesquisadores dizem, que somente uma cadeia do HIV era afetada.

Sabendo que o vírus sofre mutação os cientistas tem um grande desafio pela frente. Porém parece que deflecção é a chave para a vacina, porque a atual versão do remédio contém uma proteína que é normalmente escondida do vírus da AIDS, mas é exposta quando o mesmo se liga a uma célula antes de atacá-la. Diferentemente das proteínas externas do vírus, esta não se altera.

fonte: G.Online

Goiás: Casal reivindica ter oficializado 1ª união gay do País

Casal posa para fotos com a escritura da união estável

casal gay goiasO jornalista Liorcino Mendes Pereira Filho, 46 anos, e o estudante Odílio Cordeiro Torres Neto, 23 anos, registrarem em cartório nesta segunda-feira sua união estável homoafetiva em Goiânia (GO). O casal reivindica ter oficializado a primeira união gay do País, após o reconhecimento do direito no Superior Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira.

O casal compareceu vestido a caráter, acompanhado de padrinhos, ao Cartório Francisco Taveira, do 4º Registro Civil e Tabelionato de Notas de Goiânia, para formalizar a união. "Temos uma união de fato há um ano, hoje passamos a ter uma união de direito", comemora Liorcino Mendes, mais conhecido como Leo, presidente da entidade Articulação Brasileira de Gays (Artgay).

Leo mostrava com orgulho a certidão expedida às 11h30 desta segunda-feira, o que, segundo ele, comprova ter sido a dele e de Odílio a primeira união homoafetiva do País registrada após o julgamento do STF.

Testemunham o ato a secretária estadual da Igualdade de Goiás, Gláucia Maria, a gerente executiva Flávia Cruvinel e a advogada Helena Carrmaschi. A união foi acompanhada por ativistas do movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) de Goiás.

Após o registro feito hoje, o casal vai pedir a mudança em seus sobrenomes no Fórum. "Odílio quer ter o meu sobrenome", justifica Leo, informando que a união estável não autoriza o direito, como no casamento civil. "Vamos provocar a Justiça com isso, como fizemos com a união estável há dez anos", disse Leo. Depois de dois meses, eles prometem entrar com o pedido para o casamento civil.

A lua de mel do casal será na Parada Gay de São Paulo, a maior do mundo, no final de junho, e o casamento religioso ocorrerá na Parada Gay de Goiânia, no dia 11 de setembro. Segundo o casal, a cerimônia será ministrada pelo pastor Patrick, de uma Igreja Evangélica inclusiva de Goiânia.

Casais disputam pioneirismo
Também nesta segunda-feira, o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, e seu companheiro, o britânico Davis Harrat, oficializaram a união estável do casal homossexual no 6º Tabelionato de Curitiba (PR). Após o ato, ocorrido por volta das 14h, o presidente da ABLGT disse acreditar que se tratava da primeira união estável homoafetiva do País desde a decisão do STF.

O Terra entrou em contato com a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) para confirmar os dados, mas, até as 18h, não havia recebido resposta.

fonte: Terra

Governo pretende popularizar teste rápido de HIV

A fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou na última semana um kit para diagnóstico rápido de HIV que promete o resultado em até 20 minutos. Uma parceria do Instituto Bio-Manguinhos e o laboratório norte-americano Chembio permitiu o desenvolvimento de dois kits: o de triagem, lançado em janeiro, e este, chamado de confirmatório.

O teste é feito com uma picada no dedo. "O kit é sensível e eficaz já a partir do 25º dia de infecção", afirma o gerente do programa de Desenvolvimento de Reativos, Antonio Ferreira. Atualmente, cerca de 40% das pessoas que fazem teste de HIV não voltam para buscar o resultado final do exame. O Ministério da Saúde quer mudar isso.

Inicialmente, o teste será usado em populações vulneráveis (como moradores de rua, prostitutas e garotos de programa) e populações indígenas e ribeirinhas. A proposta é que, em dois anos, esse novo método substitua os atuais, que só podem ser feitos depois de dois meses da infecção e demoram dias para ficarem prontos.

A novidade foi anunciada no 2º Simpósio Internacional de Imunobiólogicos, que aconteceu no Rio de Janeiro na semana passada. O simpósio reuniu cerca de 300 especialistas do Brasil, Estados Unidos e Cuba que discutiram temas relacionados ao assunto.

fonte: G.Online

Whitney Houston se interna em clínica de reabilitação nos Estados Unidos

Cantora, que tem histórico de abuso de drogas e álcool, teria se internado voluntariamente para evitar recaída

whitneyhouston (1)A atriz e cantora americana Whitney Houson foi internada em um centro de reabilitação devido a seus problemas com álcool e drogas, segundo informou nesta segunda-feira (09) a revista americana People.

A artista, de 47 anos, que tem um longo histórico de problemas com essas substâncias, teria tomado a decisão por conta própria para fazer parte de um programa que não a obrigue a ficar reclusa no centro, segundo sua agente. "Whitney ingressou de forma voluntária para fortalecer seu longo processo de recuperação", afirmou.

Ainda de acordo com o site americano TMZ, que foi o primeiro a divulgar a informação, a internação voluntária aconteceu para garantir que ela não sofreria uma recaída às vésperas das gravações de um filme. A artista foi número um em vendas nos EUA com seu último álbum, I Look to You, de 2009, o primeiro lançado por ela em sete anos, um período no qual sua imagem foi prejudicada pelo abuso de substâncias químicas e as constantes polêmicas com seu agora ex-marido, o cantor Bobby Brown. Whitney Houston já esteve em clínicas de reabilitação em pelo menos duas ocasiões, em 2004 e 2005.

fonte: Veja

Panfleto de Bolsonaro distribuído em Resende: “Querem transformar, na escola, seu filho de 6 a 8 anos em homossexual”

Panfleto expõe fotos e ataca líderes gays

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de reconhecer a união homoafetiva estável como unidade familiar, conservadores resolveram reagir. Panfletos com ataques a representantes de movimentos de defesa dos homossexuais estão sendo espalhados pela cidade de Resende, interior do Rio de Janeiro. O material é assinado pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), que recentemente esteve envolvido em uma polêmica ao fazer declarações homofóbicas e racistas no humorístico CQC, da Bandeirantes. O material também está disponível no website do deputado (http://www.bolsonaro.com.br/jair/).

Em uma das partes do panfleto, "Defensores do fundamentalismo homossexual em ação", aparecem fotos e frases do presidente do Grupo Gay da Bahia, Luiz Mott, do presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis e de Beto de Jesus, integrante da executiva da entidade. O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC), André Lázaro também é mencionado em razão de um comentário dele sobre um dos vídeos que fazem parte do kit de combate à homofobia - apelidado pelos críticos de "kit gay" -, que será distribuído em escolas públicas.

panfleto bolsonaro 1

O panfleto está sendo distribuído no Rio de Janeiro e em Brasília, conforme apurou Terra Magazine. Alguns dos itens do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT também são citados no material, que faz a seguinte apresentação:

- Ilustríssimos senhores e senhoras chefes de famílias. Apresento alguns dos 180 intens deste que chamo de Plano Nacional da Vergonha, onde meninos e meninas, alunos de 1 grau, serão emboscados por grupos de homossexuais fundamentalistas, levando aos nossos inocentes estudantes, a mensagem de que ser gay ou lésbica é motivo de orgulho para a família brasileira. Tirem suas conclusões sobre as absurdas propostas do Governo, algumas já em execução conforme publicações em Diário Oficial da União.

Na mesma página, em destaque, mais um "alerta": "Querem transformar, na escola, seu filho de 6 a 8 anos em homossexual" - afirma em mais uma alusão ao kit de combate à homofobia que, segundo o MEC, será voltado exclusivamente para adolescentes.

panfleto bolsonaro 2

No final do material, ao lado de uma foto do deputado Bolsonaro fardado, mais um recado:

- Com o falso discurso de combater a homofobia, o MEC em parceria com grupos LGBTs, na verdade, incentivam o homossexualismo (sic) nas escolas públicas de 1 Grau, bem como, tornam nossos filhos presas fáceis para pedófilos.

Logo depois da divulgação de que o Supremo se posicionou a favor da equiparação de relações estáveis homoafetivas a uniões estáveis heterossexuais, o parlamentar ironizou a decisão, dizedo que o próximo passo seria a legalização da pedofilia. O deputado também argumentou que a Corte Suprema extraplou sua função ao julgar tema já previsto na Constituição.

fonte: Terra Magazine

Rio Grande do Sul: Jornal em Caxias do Sul estampa foto de beijo gay na capa

ocaxienseIntitulada "Um beijo contra o preconceito", a matéria de capa da edição nº 75 do jornal "O Caxiense" é ilustrada com um beijo gay. Os atores Gabriel Leonardelli e Bruno Parizotto Agustini foram clicados pelo fotógrafo André T. Susin.

A reportagem, assinada por Valquíria Vita, traz histórias de gays e lésbicas que vivem em Caxias do Sul e mostra como a decisão do STF de reconhecer a união estável de casais do mesmo sexo pode transformar suas vidas.

"Estamos muito ansiosos com a repercussão da capa, sobretudo aqui em Caxias. Apesar de possuir uma população de meio milhão de habitantes, a maioria de jovens, é cidade ainda muito conservadora", comentou Bruno Agustini ao site A Capa.

Até o momento, a resposta dos leitores foi bastante positiva em comentários deixados no Twitter e Facebook. O editor-chefe do jornal, Felipe Boff, disse que ficou surpreso com a repercussão. "De um modo geral, a resposta das pessoas nos mostrou que Caxias do Sul tem uma mentalidade evoluída, bem menos conservadora do que muitos poderiam imaginar, e que o jornalismo pode e deve assumir posturas mais avançadas, especialmente no combate ao preconceito e na defesa dos direitos humanos", falou.

Surgido há um pouco mais de um ano, o jornal "O Caxiense" circula semanalmente com uma tiragem de 5 mil exemplares.

fonte: A Capa

Facebook deleta mais uma foto de casal gay

beijo-entre-mulheres filmeNão passa uma semana sem que falemos de alguma presepada do Facebook. A mais recente diz respeito à censura em sua concepção dicionarista: proibir algo sem permitir que o responsável por isso se defenda. Na última semana, a rede social removeu a foto de duas mulheres se beijando. Assim mesmo, de forma irrestrita, sem nem perguntar do que se trata.

O que os censores contratados por Mark Zuckerberg não podiam esperar é que a foto faz parte da divulgação de um filme grego. Ou seja, é apenas uma obra de arte, sem fazer apologia de qualquer tipo nem abusar do erotismo (muito menos despender para a pornografia, como você pode observar).

Essa não é a primeira vez que o Facebook remove a foto de um casal gay. Faz cerca de um mês que a rede social se viu obrigada a pedir desculpas por ter apagada a foto de um casal gay, dessa vez composto por dois homens, também aos beijos (e também uma imagem sem erotismo ou pornografia).

“Depois de apurar, nós concluímos que a propaganda não viola as nossas diretrizes e foi removida por engano. O anúncio [e a foto, por consequência] está rodando agora e nós nos desculpamos pela inconveniência”, disseram representantes do Facebook.

Algo me diz que isso é apenas o começo de um longo período de adaptação (e flexibilização) das redes sociais no que diz respeito ao modo como as pessoas — sejam elas heteros, gays, trans etc — a utilizam.

fonte: techtudo

Paraná: Presidente da ABGLT e companheiro buscam 5 cartórios até conseguir união estável

Com união estável oficializada, casal se beija

Toni Reis e seu companheiroO presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, e seu companheiro, o britânico Davis Harrat, oficializaram a união estável do casal homossexual nesta segunda-feira, em um 6º Tabelionato de Curitiba (PR). Desde sexta-feira, um dia após o STF (Supremo Tribunal Federal) reconhecer o direito para gays, eles vêm tentando assinar o documento junto com seus advogados, mas só conseguiram nesta segunda-feira, no quinto cartório procurado.

"Entendemos que os cartórios estão inseguros pelo fato de ser uma decisão recente", disse Toni no ato de assinatura do contrato de união estável. O casal levou para o local uma bandeira do Brasil e adereços com as cores do arco-íris, símbolo da luta dos homossexuais. Aos advogados, os cartórios explicaram que aguardavam orientações sobre como proceder. Toni e David já vivem juntos há 21 anos.

Eles deixaram o tabelionato com o documento em mãos e seguiram direto para a Vara da Infância, onde tentam, sem sucesso, adotar um casal de crianças desde 2005. Com o acordo de união estável firmado, o casal espera que fique mais fácil. Toni e David já têm até um quartinho montado em sua casa.

fonte: Terra

Ouça The End of Glory, nova música de Lady Gaga

The-Edge-of-Glory Lady GagaDepois de postar no twitter neste domingo(8) capa e detalhes sobre seu novo single, nesta segunda-feira(9), finalmente saiu mais uma música nova de Lady Gaga.

'The End of Glory' já está disponível na internet e pode ser comprado via internet. Este é mais um detalhe do novo disco da cantora, Born This Way, que tem seu terceiro single divulgado. Anteriormente, a cantora já lançou clipes para as músicas Born This Way e Judas.

fonte: MTV

Lady Gaga dá entrevista ao “Fantástico” e surpreende os fãs

Numa entrevista exibida no Fantástico deste domingo (08), a cantora Lady Gaga surpreendeu os fãs ao declarar que não pretende ser alvo da mídia por muito tempo.

"Vocês ainda me verão por alguns anos, mas não por muito mais tempo", disse.

Ela justificou que "gostaria de ser como David Bowie, que aproveitou seu auge e depois levou a carreira mais devagar, para tornar-se lembrado para sempre".

fonte: Cena G

Rio de Janeiro: Gay humilhado na frente dos colegas de trabalho ganha indenização na Justiça

Funcionário que era alvo de preconceitos por parte do gerente da empresa será indenizado

Um funcionário da SulAmérica Seguros constantemente chamado de “viadinho” diante dos companheiros de trabalho conseguiu provar o preconceito na Justiça e agora irá receber uma indenização de R$ 50 mil por danos morais.

O juiz José Saba Filho, da 73ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, conseguiu obrigar a empresa a indenizar o empregado, vítima de xingamentos por parte do gerente que utilizava palavras ofensivas e depreciativas por ele ser homossexual.

“É evidente que os atos reiterados do gerente, no ambiente de trabalho, ridicularizando o subordinado, chamando-o pejorativamente de ‘viadinho’, revelam discriminação, preconceito e desprezo em relação à pessoa do acionante e, assim, certamente afetaram a sua imagem, o íntimo, o moral, resultando em prejuízo moral que deve ser reparado”, apontou o juiz na sentença, para qual ainda cabe recurso.

Segundo testemunhas, o gerente humilhava com frequência o funcionário na frente dos outros empregados e, para o juiz, o poder do empregador não autoriza que seus gerentes usem o cargo superior para praticar assédio moral e usar tratamento contra as regras de boa conduta. “Ao contrário, é dever do empregador zelar por um ambiente de trabalho sadio e sem que a relação entre os funcionários rompa os limites legais”.

fonte: MixBrasil

Veja a primeira cena de Áureo, novo personagem gay (e afetado) da novela “Morde e Assopra”

André Gonçalves faz o segundo personagem gay de sua carreira

Quem tem mais de 25 anos se lembra muito bem do personagem Sandrinho da novela “A Próxima Vítima”, vivido pelo ator André Gonçalves. O ator está de volta com mais um personagem gay, agora na novela “Morde e Assopra”, do autor Walcyr Carrasco na Globo.

Seu personagem estreou na novela na última sexta-feira, 6. É Áureo, que deixou a cidade de Preciosa e volta assumidamente gay para desaprovação completa de seus pais. “É preciso pensar como um gay, e mostrar isso no jeito, nas atitudes”, comentou o ator sobre seu personagem. O tom que André impôs a Áureo é bem mais caricato que em Sandrinho, um dos personagens até hoje lembrados como positivo pela comunidade gay nacional.

Veja a primeira cena de Aureo:

fonte: MixBrasil

União gay é tema de debate no “Mais Você”

Programa de Ana Maria Braga, discute novos direitos (e deveres) dos casais homossexuais

mais-voceA aprovação pela união estável entre casais do mesmo sexo foi tema de debate no Mais Você desta segunda-feira, dia 09 de maio. Ana Maria Braga recebeu o depoimento do casal Marcelo Sampaio e Eduardo Indig. Na casa, a apresentadora conversou com Luiz Kingel, advogado, integrante do Instituto Brasileiro do Direito da Família.

“Qual é a diferença entre casamento civil e união estável?”, indagou a apresentadora, ressaltando que o Supremo Tribunal Federal aprovou a união estável entre casais gays. O estilista Carlos Tufvesson fez depoimento ao programa comemorando a vitória dos homossexuais. “Segundo dados, são 60 mil casais homossexuais no Brasil. Hoje, nós, casais homossexuais, acordamos nos sentindo mais brasileiros”, destacou o estilista.

Marcelo Sampaio contou que ele e Eduardo Indig estão juntos há 18 anos e criam Manoel Eduardo, filho do casal. “Depois que o Manoel veio para a vida da gente, tivemos que questionar tudo. O que é bacana com a aprovação, é que agora temos a segurança que somos vistos como cidadãos”, opinou ele.

Na casa, Ana Maria Braga destacou quais os direitos que os homossexuais não tinham, antes da aprovação: “Não podiam acompanhar o parceiro servidor público transferido. Não podiam ser inventariantes do parceiro falecido. Não tinham garantida a permanência no lar quando o parceiro morre. Não tinham direito a figurar como beneficiário do prêmio do seguro na falta de indicação de beneficiário. Não tinham direito a concorrer a herança com os pais do companheiro, na falta de descendentes destes. Não tinham direito a receber os eventuais direitos de férias e outros benefícios do vínculo empregatício se o companheiro falecer”.

O advogado Luiz Kingel explicou as diferenças entre união estável e casamento civil. “Se eu estiver com união estável, eu continuo solteiro. No casamento civil, a pessoa é considerada casada”, disse. O advogado ainda observou que a união estável garante a divisão dos bens e dos direitos entre duas pessoas.

“A gente precisa separar namoro e união estável. Tem gente que entra no meu escritório namorando e sai casado”, brincou Luiz. “O que acontece com os casais modernos? Não querem morar juntos, cada um quer o seu espaço”, revelou.

“Companheiros podem ter conta conjunta, namorados não. Quando o casal de namorados passa a ter uma relação intensa como a de casal, eles passam a ser tratados como casados. Quando um casal vai a um advogado e reconhece em cartório que está só namorando, ele cai em uma união estável, pois o namoro tem uma intensidade social e financeira comprovada”, explicou o advogado. Luiz enfatizou, ainda, outras situações da legislação brasileira para casais.

Sobre os filhos, o advogado ressaltou que hoje não existe mais filho ilegítimo. “Antes, se eu não deixasse um testamento, o filho adotivo não herdaria nada do meu patrimônio, mas isso foi superado. Hoje, o filho adotivo tem todos os direitos garantidos”, explicou. Ele também enfatizou que, enquanto a união estável não deixa os dois pais (ou as duas mães) registrarem uma criança, com o casamento civil, o filho é registrado no nome dos dois.

“Nós temos que entender a diferença entre aceitar e respeitar. Se você não quer aceitar, não precisa, mas você tem que respeitar. Enquanto para os casais heterossexuais não vai mudar nada, para os casais homoafetivos vai mudar tudo”, destacou o advogado.

Em reportagem, o Mais Você também mostrou como a questão da homossexualidade é tratada em outros países.

fonte: MixBrasil

Pesquisa indica maior incidência de gays entre sobreviventes de câncer

Um estudo realizado na Califórnia, nos Estados Unidos, revelou uma incidência maior de homens homossexuais que relataram terem sobrevivido a algum tipo de câncer do que os heterossexuais. O resultado sugere que este grupo pode precisar de intervenções orientadas para prevenir a doença, afirmam especialistas, embora ainda seja necessário realizar outras pesquisas para responder outras questões.

Por exemplo, homens gays são mais propensos a desenvolver câncer do que os heteros? Ou eles têm maior probabilidade de sobreviver quando descobrem a doença?

- A falta de dados concretos sobre como a orientação sexual afeta o risco de câncer é um dos maiores problemas que temos - disse Liz Margolies, diretora executiva da Rede de Câncer LGBT. - É importante que tenhamos essas informações para financiar e planejar programas - completou ela, que não participou do estudo.

Na tentativa de diminuir a carência de dados deste tipo, os cientistas analisaram as respostas coletadas ao longo de três anos pela Pesquisa de Saúde da Califórnia, que incluiu mais de 120 mil adultos vivendo no estado.

Entre outras questões, os participantes foram perguntados se já haviam sido diagnosticados com câncer e se se identificavam como gays, lésbicas, bissexuais ou heterossexuais. Os resultados foram publicados nesta segunda-feira na revista especializada "Cancer".

Entre os 51 mil homens, aproximadamente 3700 disseram já terem sido diagnosticados com câncer na vida adulta. Cerca de 8% dos gays relataram histórico de câncer, enquanto 5% dos heterossexuais viveram o problema. A disparidade não pode ser atribuída a diferenças de raça, idade ou renda entre homens gays e heterossexuais.

Cerca de 7300 das 71 mil mulheres que participaram da pesquisa foram diagnosticadas com câncer, mas taxas da doença em geral não diferem entre lésbicas, bissexuais e heterossexuais. No entanto, entre as que haviam sobrevivido a câncer, lésbicas e bissexuais somaram mais resposta que remetem a condições de saúde piores do que as heteros.

Urke Boehmer, coordenador do estudo, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston, afirmou que taxas mais altas do vírus do HIV podem estar relacionadas ao aumentou do risco de câncer em homens gays, mas a pesquisa não pôde responder esta questão especificamente.

Para Liz Margolie, outros fatores também são importantes:

- Um grupo de gays tem um monte de fatores de risco.

Por exemplo, gays e lésbicas costumam fumar mais e abusar mais do álcool do que os heteros. Eles também são mais propensos a passar mais tempo sem ir a médicos ou realizar exames. Isso acontece, muitas vezes, porque nem todos os profissionais da saúde são tolerantes com suas identidades, diz ela.

- Não acho que vamos ter pessoas realizando exames periódicos ou indo a médicos, exceto em casos de emergência, até que elas tenham certeza de que serão bem recebidas.

Na opinião dos dois profissionais, gays, lésbicas e bissexuais precisam de mais atenção dos profissionais e instituições de saúde, especialmente quando se trata de riscos de câncer.

- Diante dos resultados, precisamos desenvolver, principalmente, programas para gays que foquem na prevenção primária e detecção precoce do câncer - afirmou Boehmer.

fonte: Extra Online

Ator de “Glee” nega ser gay e ter namorado

Darren Criss vive o namorado de Kurt

darren-criss-gleeO ator Darren Criss criticou, por meio de seus agentes, nota divulgada no site MediaTakeOut, na qual ele é apontado como gay e que estaria namorando o cantor Odain Watson.

Segundo o site, os dois sairam juntos de um evento. A nota também faz reverência a uma relação que une um negro e um branco e anexa fotos dos dois.

O ator criticou o MediaTakeOut pela referência à raça considerando a publicação atorgleecrissnamoradonegropreconceituosa. Criss disse que é hétero em entrevista para a revista "OutMagazine" e que interpretar um homossexual é fortalecer as minorias.

fonte: Toda Forma de Amor

Governo quer criar políticas públicas de combate à violência contra gays

Maria do Rosario e Marta Suplicy no STFApesar de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter recomendado ao Congresso detalhar em lei as consequências do reconhecimento da união estável para gays, o governo não considera que isso seja necessário. Para a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, a Corte já concluiu o assunto ao estender aos homossexuais o mesmo tratamento recebido por uma relação tradicional. Agora, o governo deve apostar em uma nova bandeira: políticas públicas de combate à violência contra homossexuais.

- O governo pretende participar da divulgação da sentença e ampliar as ações em políticas públicas, principalmente contra a violência - disse a ministra. - Do meu ponto de vista, a união homoafetiva foi estabelecida com idênticos critérios da união heterossexual. Sobre isso, já há definição.

Rosário informou que, no último semestre, 12,5% das ligações ao Disque-Denúncia foram sobre maus-tratos a homossexuais. Ela contou que já existe o programa Brasil, Território Livre da Homofobia, com encontros e palestras sobre o tema. E aproveitou para reforçar a cobrança do STF aos parlamentares:

- É sempre bom que o Congresso avance também. Esse sinal do Judiciário pode indicar caminhos para os nossos parlamentares. Não me cabe criticar o Congresso, mas acredito que o Congresso esteja em dívida com os cidadãos brasileiros homossexuais.

Na prática, a decisão do STF não muda em nada o cotidiano no INSS: homossexuais recebem pensão e auxílio-reclusão desde 2000, por decisão da Justiça Federal no Rio Grande do Sul em uma ação civil pública. A pensão pode ser pleiteada quando o cônjuge morre, e o auxílio-reclusão é pago quando o companheiro é preso e tem dependentes para sustentar.

Caixa diz que não mudará seus procedimentos
Em dezembro de 2010, com base em parecer da Advocacia Geral da União, o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, baixou portaria determinando o reconhecimento da união estável homossexual no INSS. O texto estabelece que “dependentes para fins previdenciários devem ser interpretados de forma a abranger a união estável entre pessoas do mesmo sexo”.

A Caixa Econômica Federal informou que também não vai mudar seus procedimentos com base na decisão do STF. Hoje, duas pessoas já podem se unir para assumir um financiamento de imóvel, sendo elas casadas ou não, gays ou não. Em relação ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), quando morre o titular da conta, o dependente pode sacar o saldo. A Caixa costuma verificar no INSS quem é o dependente. Se for um parceiro homossexual, não há empecilho para o saque.

Se não estiver inscrito qualquer dependente no INSS, a Caixa cobra um alvará, retirado na Vara de Família, dizendo quem é o beneficiário. Nesse caso, cabe ao juiz decidir beneficiar o cônjuge homossexual.

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) e a Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), que respondem pelas empresas de planos de saúde, informaram ao GLOBO que seus afiliados já oferecem planos e seguros de saúde para companheiros de uniões civis homossexuais. As duas entidades, no entanto, não estimam quantos brasileiros fazem uso do serviço.

fonte: O Globo

Austrália: Militar é preso por ameaçar colegas gays pela internet

Página foi criada no Facebook

Paul MorganCom o nome falso de "Steve Austin", um soldado das Forças Armadas da Austrália, criou uma página do Facebook para atacar colegas militares. Por conta disso, ele acabou sendo preso.

A prisão dele, aconteceu menos de um mês depois do jornal "The Sydney Mornin Herald" revelar os abusos dirigidos ao major Paul Morgan (foto) e, ainda, a dois outros membros do comando de Sydney e outro soldado.

O major Morgan, um psicólogo, também recebeu um e-mail com ameças que, segundo a polícia, partiu do militar preso. O texto dizia: "Eu vou cortar sua carcaça homossexual em cem pedaços para alimentar os peixes da Baía de Botany".

O criador da página também divulgava vídeos de execuções de gays. Já está marcada a primeira audiência no tribunal para o dia 03 de junho.

fonte: Toda Forma de Amor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...