segunda-feira, 9 de maio de 2011

Rio de Janeiro: Gay humilhado na frente dos colegas de trabalho ganha indenização na Justiça

Funcionário que era alvo de preconceitos por parte do gerente da empresa será indenizado

Um funcionário da SulAmérica Seguros constantemente chamado de “viadinho” diante dos companheiros de trabalho conseguiu provar o preconceito na Justiça e agora irá receber uma indenização de R$ 50 mil por danos morais.

O juiz José Saba Filho, da 73ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, conseguiu obrigar a empresa a indenizar o empregado, vítima de xingamentos por parte do gerente que utilizava palavras ofensivas e depreciativas por ele ser homossexual.

“É evidente que os atos reiterados do gerente, no ambiente de trabalho, ridicularizando o subordinado, chamando-o pejorativamente de ‘viadinho’, revelam discriminação, preconceito e desprezo em relação à pessoa do acionante e, assim, certamente afetaram a sua imagem, o íntimo, o moral, resultando em prejuízo moral que deve ser reparado”, apontou o juiz na sentença, para qual ainda cabe recurso.

Segundo testemunhas, o gerente humilhava com frequência o funcionário na frente dos outros empregados e, para o juiz, o poder do empregador não autoriza que seus gerentes usem o cargo superior para praticar assédio moral e usar tratamento contra as regras de boa conduta. “Ao contrário, é dever do empregador zelar por um ambiente de trabalho sadio e sem que a relação entre os funcionários rompa os limites legais”.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...