segunda-feira, 9 de maio de 2011

Governo pretende popularizar teste rápido de HIV

A fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou na última semana um kit para diagnóstico rápido de HIV que promete o resultado em até 20 minutos. Uma parceria do Instituto Bio-Manguinhos e o laboratório norte-americano Chembio permitiu o desenvolvimento de dois kits: o de triagem, lançado em janeiro, e este, chamado de confirmatório.

O teste é feito com uma picada no dedo. "O kit é sensível e eficaz já a partir do 25º dia de infecção", afirma o gerente do programa de Desenvolvimento de Reativos, Antonio Ferreira. Atualmente, cerca de 40% das pessoas que fazem teste de HIV não voltam para buscar o resultado final do exame. O Ministério da Saúde quer mudar isso.

Inicialmente, o teste será usado em populações vulneráveis (como moradores de rua, prostitutas e garotos de programa) e populações indígenas e ribeirinhas. A proposta é que, em dois anos, esse novo método substitua os atuais, que só podem ser feitos depois de dois meses da infecção e demoram dias para ficarem prontos.

A novidade foi anunciada no 2º Simpósio Internacional de Imunobiólogicos, que aconteceu no Rio de Janeiro na semana passada. O simpósio reuniu cerca de 300 especialistas do Brasil, Estados Unidos e Cuba que discutiram temas relacionados ao assunto.

fonte: G.Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...