terça-feira, 3 de maio de 2011

Casamento ‘gay’ português é aceito por igreja no Brasil

casalygaybrasilO luso-brasileiro Daniel Moraes e o marido, o brasileiro Alexandre Bahia, cujo casamento civil foi celebrado, a duras penas, num consulado português no Brasil, vão casar religiosamente na igreja luterana brasileira, a 30 de Julho.

"Isto nunca aconteceu no continente sul-americano. Vai ter uma grande implicação", diz Daniel.

Mas não é só nisso que ele e Alexandre querem ser pioneiros: "A seguir vamos intentar uma ação para reconhecimento do nosso casamento, para chegar ao Supremo Tribunal Federal".

fonte: Cena G

Paraná: Rapaz é detido por xingar clientes de bar gay

d vinyl clubUm jovem foi detido na madrugada de domingo (01) por agredir verbalmente os frequentadores de um bar gay no Centro de Maringá, no Paraná.

O rapaz, que estava de carro e aparentava estar alcoolizado, teria passado várias vezes em frente ao D-Vinyl Club, na Avenida XV de Novembro, gritando palavras de baixo calão para os clientes e funcionários do estabelecimento.

Ele ainda estacionou o carro em fila dupla e tentou agredir um dos seguranças do bar, que o imobilizou e acionou a Polícia Militar.

O rapaz foi solto após pagar fiança.

fonte: Cena G

Pernambuco: Homossexual é assassinado dentro de casa

Um homicídio chocou os moradores deSirinhaém, na Zona da Mata de Pernambuco.

De acordo com a polícia, o cozinheiro José Batista do Nascimento, 48 anos, estava em casa quando recebeu a visita de um homem, ainda não identificado.

Minutos depois, José Batista, que era homossexual, começou a gritar por socorro, avisando que teria sido agredido com um golpe de faca peixeira. Ele não resistiu ao ferimento e morreu no local.

A polícia ainda não identificou o criminoso e também não tem pistas do assassino.

fonte: Cena G

Enquanto Supremo Tribunal Federal não legitima união gay, estados e municípios criam leis próprias

Igualdade de direitos. É essa a garantia, já instituída pela Constituição Federal, que o movimento de defesa dos homossexuais espera após o julgamento de dois processos sobre união estável entre pessoas do mesmo sexo, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (4). Como não há proteção específica na legislação federal contra a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero no País, os estados acabam criando legislações próprias para atender essa parcela da população.

Em 2010, a Previdência Social de Pernambuco passou a admitir concessão de pensão por morte ao companheiro do mesmo sexo para segurado do regime. Um novo projeto de lei, de autoria do deputado estadual Oscar Barreto, está em tramitação na Assembleia Legislativa.

No Recife, desde 2002, a discriminação contra gays que expressem afeto em público é proibida, conforme a Lei Nº 16.780/2002, da Prefeitura Municipal. As punições vão desde multa, suspensão temporária, cassação do alvará ou autorização de funcionamento. Em 2009, o dia 17 de maio foi incluído como o dia de luta contra a homofobia no município. Além disso, a Parada da Diversidade passou a fazer parte do calendário de eventos da cidade.

A legislação vigente no município, no entanto, é considerada ineficiente pelos grupos de defesa dos direitos civis dos homossexuais. A lei pune órgãos que praticam discriminação contra essa parcela da população. "Apesar disso, existem dois problemas: o primeiro é a aplicabilidade da legislação, pois não há um órgão específico que aplique a punição. A segunda questão é a sociedade, que ainda está passando por um processo de aceitação e maturação", afirma a presidente da ONG Leões do Norte, Manoela Alves.

Segundo dados do Censo 2010, realizado IBGE, o Nordeste é a segunda região com mais casais homossexuais, com 12.196 pessoas. Dos nove estados nordestinos, somente os da Paraíba, da Bahia e do Maranhão posuem legislação própria que prevê penalidades a quem discrimina com base na orientação sexual.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, deverão analisar o reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar e a extensão dos mesmos direitos e deveres aos companheiros nas uniões entre essas pessoas. Será julgada ainda a ação proposta pelo governo do estado do Rio de Janeiro, em março de 2008, a qual solicita que relacionamentos homossexuais de funcionários públicos do estado sejam reconhecidos como união estável, conforme definida por lei.

fonte: NE10

Jean Wyllys torce para que Supremo reconheça união gay

Para o deputado, decisão favorável na Justiça pode incentivar debate no Congresso

O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) afirmou nesta terça-feira (3) que torce por uma resposta positiva do STF (Supremo Tribunal Federal) a duas ações que irão a julgamento nesta quarta (4), que pedem o reconhecimento da união civil entre pessoas no mesmo sexo.

Na opinião do parlamentar, caso a Corte seja favorável à união, o fato poderá influenciar o Congresso. As duas ações que chegaram ao Supremo foram movidas pelo governo do Estado do Rio de Janeiro e pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

- Enquanto Executivo e Judiciário dão passos largos, o Legislativo fica estagnado, e às vezes ameaça retroceder em relação a alguns direitos [dos homossexuais]. Espero que o Judiciário force o Legislativo a se mobilizar.

Wyllys ressaltou, porém, que ao mesmo tempo que demonstra otimismo, procura também manter o “pé no chão”.

Ele disse acreditar que os ministros se baseiem em “dois princípios soberanos - o da defesa da dignidade da pessoa humana e o da não-discriminação da igualdade”.
O deputado reconheceu, no entanto, que a Constituição é clara no artigo que fala de casamento.

- Tem um parágrafo que diz que para fins de proteção do Estado, a união estável reconhecida é entre homem e mulher.

Atualmente, Wyllys recolhe assinaturas para uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que altera tal parágrafo - o novo texto reconhece, para fins de proteção do Estado, a união estável entre homem e mulher ou entre duas pessoas do mesmo sexo.

Já conseguiu cerca de 100 firmas. Para a PEC tramitar, contudo, são necessárias 171 assinaturas.

Ele também criticou o movimento gay, que durante anos brigou pela aprovação da lei que reconhece a união estável entre pessoas do mesmo sexo, mas não se mobilizou para mudar a Constituição.

- Talvez considerassem mais interessante o debate do que a conquista do direito.
Jornalista e professor universitário, Jean Wyllys foi eleito com o menor porcentual de votos no Brasil - 0,16% dos votos no Rio de Janeiro -, mas foi beneficiado pelo coeficiente eleitoral graças à grande votação obtida por Chico Alencar, seu colega no PSOL.

Na Câmara, tornou-se parceiro da senadora Marta Suplicy (PT-SP), com quem divide a coordenação da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), relançada em março, com mais de 100 integrantes.

fonte: R7

Ator que protagonizou primeiro beijo gay em ‘Glee’ ganha destaque na série

Darren CrissDarren Criss chegou a "Glee" para uma participação especial, mas seu personagem causou tanta repercussão, que ganhou destaque na série. O ator entrou no programa como Blaine Anderson, um estudante gay da Academia Dalton, que se envolve com Kurt (Chris Colfer).

Criss interpretou uma versão de "Teenage dream", da cantora Katy Perry, que chamou atenção de todos os fãs da série. E, assim, ele foi ganhando seu espaço em quase todos os episódios da temporada e sua faixa ainda foi parar no novo CD, "Glee: The Music Presents The Warblers".

fonte: O Globo

São Paulo: Gay afirma ter sido agredido e alvo de preconceito em balada LGBT

Agressão a vendedor de 22 anos ocorreu no sábado na The Week, em São Paulo. Gerente da casa noturna diz que denúncia de agressão ‘não procede’.

denuncia620Um vendedor de 22 anos disse ter sido agredido e alvo de preconceito, por ser homossexual, por parte de seguranças da tradicional boate gay The Week, que fica na Lapa, Zona Oeste de São Paulo. O incidente, segundo ele, ocorreu na manhã de sábado (30). Diego Pontes Correia de Andrade e amigos se preparavam para deixar a casa noturna, depois de participarem da chamada Festa Gambiarra, por volta das 6h40.

Fernando Bertolini, gerente da The Week, afirmou ao G1 que a denúncia de agressão “não procede, de forma alguma” e que “não houve qualquer ocorrência” deste tipo no final de semana.

Segundo Andrade, a boate não utiliza o sistema de comandas individuais para marcar os pedidos separadamente de cada cliente. Desta forma, o frequentador é obrigado a comprar fichas no valor correspondente ao que irá consumir durante a balada.

“Quando estávamos saindo, minha prima voltou para trocar uma das fichas que tinha sobrado, de R$ 10, por alguma bebida. Os seguranças liberaram a entrada dela, pois a casa não devolve o valor do que não foi consumido”, afirmou Diego.

Depois de dez minutos, o primo foi até a porta para tentar obter informações sobre a namorada. A reação do segurança foi das mais inesperadas. “Ele disse para o meu primo: ‘Você vai ter de esperar a sua vagabunda aqui fora’. Daí o meu primo foi para cima do segurança para tirar satisfações pelo xingamento. Vieram outros seguranças e começaram as agressões. Nos retiraram a força de lá”, contou o vendedor.

De acordo com o jovem, os seguranças agrediam apenas as garotas e os gays do grupo. “Um deles me pegou com força pelo braço para me colocar para fora. Ele dizia para eu sair já que eu não iria fazer nada mesmo, insinuando que por ser gay eu não me envolveria na briga. O meu primo só foi atingido por um soco porque foi defender a minha prima”, disse.

Andrade, assim como a prima, sofreu escoriações e hematomas no braço. Nervosos, decidiram chamar a polícia. Quando os policiais militares chegaram, apenas o chefe da segurança se apresentou no local. Por isso, segundo o jovem, não foi possível fazer o reconhecimento dos agressores nem registrar boletim de ocorrência.

O desgaste do episódio fez Andrade perder o dia do trabalho e a prima, uma prova na faculdade no sábado. “Gastamos R$ 40 cada um para entrar e R$ 300 de consumação. Acho o cúmulo termos sido expulsos por causa de um tíquete de R$ 10 que sobrou. E nem recebemos um pedido de desculpas da boate. Era o mínimo que podiam fazer: um pedido de desculpas ou uma retratação. Afinal, eu costumo frequentar a casa. Quer dizer, costumava”, afirmou.

fonte: G1

Marcelo Serrado é visto na The Week Rio, diz colunista

Marcelo Serrado 2De acordo com o colunista Ancelmo Góis, do jornal "O Globo", o ator Marcelo Serrado esteve na última sexta-feira (29) na The Week, no Rio de Janeiro.

Sua presença na boate teria sido para estudar melhor o comportamento do público homossexual e tirar informações para auxiliar na composição do personagem gay Crodoaldo, seu novo papel em "Fina Estampa", que substituirá a novela "Insensato Coração", atualmente no ar na TV Globo.

"Fina Estampa" é de Aguinaldo Silva, que no momento está no ar com a série "Lara com Z". Sobre o papel de Serrado, o autor chegou a afirmar que "um não-gay fazendo fica mais interessante".

fonte: A Capa

Rio de Janeiro: Travestis são detidos suspeitos de implantar silicone

Dois travestis foram detidos nesta sexta-feira (29) suspeitos de realizar procedimentos cirúrgicos ilegalmente em Campos, no Norte Fluminense. Segundo a assessoria da Polícia Civil, um dos suspeitos era o responsável por implantar próteses de silicone em outros travestis, enquanto que o outro cuidava da tesouraria. Um homem, que seria companheiro de um dos travestis, também foi detido.

Ainda segundo a polícia, os suspeitos cobravam cerca de R$ 300 para cada implante de silicone. Na casa de um deles foram encontradas próteses de silicones, seringas, material cirúrgico, além de pássaros silvestres, informou a polícia.

Os suspeitos vão responder pelos crimes de exercício ilegal da profissão e curandeirismo em liberdade, informou a assessoria de imprensa da Polícia Civil.

Suspeitos podem ter envolvimento com morte de travesti
A polícia apura se os suspeitos são responsáveis pela morte de um travesti em 2009, depois que ele colocou uma prótese de silicone.

A polícia investiga também uma possível participação dos suspeitos com o crime de exploração sexual de travestis. Segundo os agentes, eles cobravam uma taxa semanal para que travestis se prostituissem em uma determinada região de Campos.

fonte: G1

Santa Catarina: Professor é morto a tesouradas pelo namorado

O professor Jaime Andrade, 46 anos, foi assassinado pelo namorado dele, Felipe Rosa da Silva, 19 anos, em Palhoça, Santa Catarina.

Segundo a Polícia, Felipe disse que matou o professor depois de uma discussão motivada por ciúmes. O professor Jaime levou várias tesouradas no pescoço e morreu no banheiro do apartamento onde morava com o rapaz.

Felipe fugiu com o carro da vítima, mas foi preso depois de se envolver num acidente. Na delegacia, o jovem confessou o crime sem demonstrar arrependimento.

fonte: Cena G

Ex-BBB Diana revela: “Não vou fazer inseminação artificial, quero ter filho com um homem”

altAproveitando que domingo é Dia das Mães, conversamos com a ex-BBB Diana nos Bastidores da sua partipação no Mais Você sobre maternidade. A quarta colocada do reality é bem resolvida quanto a sua sexualidade e nunca teve problema em assumir a preferência por mulheres, mas quando o assunto é filho, Diana admite que os homens são fundamentais. “Não faria inseminação artificial, quero ter um filho da maneira natural, com um homem. Acho a figura paterna fundamental”, revelou.

Mas a loira explicou que não precisa estar em uma relação heterossexual para que isso aconteça. “Se eu tiver me relacionando com um cara e quiser ter um filho, tudo bem, mas poderia ter com um amigo meu, alguém que eu visualizasse como pai. Vários amigos já me fizeram proposta de ser o pai do meu filho”.

Diana não descarta também a possibilidade de formar uma família fora dos padões convencionais. “Se eu tiver em uma relação séria com uma mulher, a gente pode cada uma ter o seu filho, ou até criarmos juntas. Podemos ser ‘mães’ da criança, mas nunca pai. Por mais que eu esteja namorando uma mulher, a presença do pai vai continuar sendo importante”, disse.

Aos 29 anos, Diana revelou que tem muitas amigas da sua idade com filhos e que isso está aumentando a sua vontade de ser mãe. “Eu fico me questionando ‘será que está na minha hora?’. Só de pensar na hipótese de ter uma criaturinha parecida comigo, que eu possa ensinar várias coisas, já me anima”. Mas segundo a ex-sister, os planos de ser mamãe vão ficar de lado por enquanto. “Agora não é o momento porque estou focada na carreira. Eu quero estar preparada financeiramente. Tenho muita amiga que teve filho e ficou sozinha, sem grana e não quero isso para mim”.

Sobre a relação com sua mãe Diana garante que sempre foi muito boa e que se não estiver trabalhando no domingo, vai visitar a família em Teresópolis, região serrana do Rio, para passar a data com a mamãe. Diana aproveitou o assunto para dar um recado: “Tem muita gente careta por aí. É preciso abrir a mente e pensar no amor como um todo e parar de hipocrisia, de ficar julgando os outros”.

Símbolo sexual
Em junho, Diana será a capa de uma revista masculina. A ex-sister garante que o ensaio fotográfico está de muito bom gosto e que se surpreendeu com a experiência. “Me senti super à vontade. Eles aceitaram o tema que eu sugeri e vou ajudar a escolher as fotos. Não ficou vulgar, vai ser do jeito que eu queria”, disse.

Apreensiva com o lançamento da revista, Diana confessa que está curiosa para ver a reação do público. “Estou dando a minha cara a tapa, vai ser um ensaio com uma beleza natural. Eu não sou aquela típica gostosona, com silicone, e estou ansiosa pela repercussão. Criticar todo mundo critica, mas eu sou modelo e já estou acostumada”, disse.

fonte: Globo.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...