quinta-feira, 30 de maio de 2013

Nigéria: Parlamento aprova lei ‘antigay’

Projeto torna crime o casamento homossexual e até adesões a grupos de direitos gays

A Câmara dos Deputados da Nigéria aprovou nesta quinta-feira, 30, por unanimidade, uma lei que torna crime o casamento gay, "relacionamentos amorosos" entre pessoas do mesmo sexo e mesmo a adesão a grupos de direitos gays, desafiando a pressão das potências ocidentais para respeitar os direitos de gays e lésbicas.

O projeto de lei, que contém penas de até 14 anos de prisão, passou no Senado da Nigéria no final de 2011, mas o presidente Goodluck Jonathan deve aprová-lo antes que se torne lei. Dois projetos de lei semelhantes foram propostos desde 2006, mas esta é a primeira vez que foi aprovado pela Assembleia Nacional.

"As pessoas que entram em um contrato de casamento do mesmo sexo ou união civil cometem um crime e são passível de condenação a uma pena de 14 anos de prisão", diz o projeto de lei. "Qualquer pessoa que se registre, opere ou participe em clubes gays, sociedades e organizações ou faz, direta ou indiretamente, demonstração pública de relacionamento amoroso de mesmo sexo na Nigéria comete um delito, devendo cada um ser passível de condenação a uma pena de 10 anos de prisão."

Um porta-voz da presidência não respondeu a um pedido de comentário. Como em grande parte da África subsaariana, o sentimento antigay e a perseguição a homossexuais são comuns na Nigéria, de modo que a nova legislação deve receber apoio popular.

Sob a atual lei federal nigeriana, a sodomia é punida com prisão, mas esta lei caminha para uma repressão mais ampla sobre os homossexuais.

A Grã-Bretanha e outros países ocidentais têm ameaçado com o corte de ajuda internacional os países com esse tipo de projeto. Isso tem contribuído para retardar ou inviabilizar a aprovação de legislações em países dependentes, como Uganda e Malawi.

fonte: Estadão

Atriz de ‘Avenida Brasil’ chora ao relembrar preconceito que sofreu por ter pais homossexuais

Ana Karolina LannesA atriz Ana Karolina Lannes, 13, que interpretou Ágata, a filha da Carminha em “Avenida Brasil”, conversou com o porta UOL e se emocionou ao lembrar do dia em que ouviu no rádio um apresentador criticar sua condição como filha criada por um casal homossexual.

"Ele falou que ia abordar o assunto na rádio sobre mim e sobre meus pais. E me magoou muito", disse ela, que continuou: "Falou que eu ia ser uma criança frustada, com problemas psicológicos, porque não era normal uma criança ter pais homossexuais. E que seria prejudicial pra minha saúde tanto psicológica, quanto física".

Ana Karolina Lannes e os paisDurante bate-papo, Ana Karolina ainda lembrou que o tal apresentador afirmou que seria inevitável ela se tornar lésbica. "Mas era uma coisa que ele não entendia do que ele tava falando, ele não tinha o direito de falar da minha vida. E foi uma das poucas vezes que me magoou com algum assunto sobre meus pais".

Bastante emocionada, a atriz mirim relembrou: "era um programa as 9 da manã, e todo mundo ouvia. Então tinham bilhões de pessoas ouvindo o que ele estava falando".

Karol perdeu a mãe, que morreu vítima de um AVC, quando tinha apenas 4 anos. Em seguida, ela, que nunca conheceu seu pai biológico, foi morar com seu tio Fábio, irmão de sua mãe. Hoje, a menina vive com o tio e com o companheiro dele, o dermatologista João Paulo Afonso, 30.

fonte: Yahoo

Filme com Glória Pires no papel de lésbica ganha trailer

Longa conta a história de poetisa americana que se envolve com arquiteta brasileira

Glória PiresO trailer de “Flores Raras”, filme de Bruno Barreto em que Glória Pires interpreta uma lésbica, já está na web. No longa, a atriz interpreta a arquiteta Lota de Macedo Soares, que se envolve com a poetisa norte-americana Elizabeth Bishop (Miranda Otto).

Baseada em fatos reais, a produção se passa no Rio de Janeiro, entre as décadas de 1950 e 1960.  O longa foi bastante aplaudido no último Festival de Berlim e tem estreia prevista para o Brasil para 16 de agosto.

fonte: ParouTudo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...